Quanto ganha um Chefe de máquinas da marinha mercante
Um Chefe de máquinas da marinha mercante trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 5.946,11 e R$ 17.369,93, com a média salarial de R$ 8.952,74 e o salário mediana em R$ 8.840,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 8.952,74 | 107.432,82 | 2.238,18 | 41,91 |
1º Quartil | 5.946,11 | 71.353,27 | 1.486,53 | 27,83 |
Salário Mediana | 8.840,00 | 106.080,00 | 2.210,00 | 41,38 |
3º Quartil | 13.247,05 | 158.964,59 | 3.311,76 | 62,01 |
Teto Salarial | 17.369,93 | 208.439,14 | 4.342,48 | 81,30 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de máquinas da marinha mercante
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro - RJ | 4.379 - 15.681 | 8.177,10 | 4.378,99 | 7.555,00 | 12.946,06 | 15.680,66 |
Macaé - RJ | 7.278 - 14.776 | 9.560,53 | 7.278,35 | 9.416,00 | 12.198,81 | 14.775,57 |
Rio das Ostras - RJ | 7.119 - 13.625 | 9.342,25 | 7.119,14 | 9.370,85 | 11.248,60 | 13.624,64 |
São Luís - MA | 2.017 - 13.212 | 4.854,03 | 2.017,38 | 2.392,00 | 10.908,00 | 13.212,10 |
Niterói - RJ | 4.563 - 10.792 | 6.410,25 | 4.563,25 | 6.073,00 | 8.909,75 | 10.791,76 |
São Gonçalo - RJ | 19.081 - 37.637 | 26.219,04 | 19.081,42 | 27.200,00 | 31.073,50 | 37.637,16 |
São João da Barra - RJ | 8.980 - 12.053 | 9.631,96 | 8.980,16 | 9.951,00 | 9.951,00 | 12.052,95 |
Itajaí - SC | 8.425 - 15.484 | 10.225,48 | 8.425,00 | 9.927,00 | 12.784,00 | 15.484,36 |
Recife - PE | 4.244 - 13.212 | 9.703,57 | 4.244,00 | 10.319,00 | 10.908,00 | 13.212,10 |
Santos - SP | 11.506 - 14.732 | 12.053,56 | 11.506,33 | 12.163,00 | 12.163,00 | 14.732,19 |
Itaguaí - RJ | 11.506 - 14.732 | 11.768,80 | 11.506,00 | 11.506,00 | 12.163,00 | 14.732,19 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro | 5.064 - 17.896 | 9.412,70 | 5.064,32 | 8.899,00 | 14.774,88 | 17.895,78 |
Maranhão | 2.017 - 13.212 | 4.854,03 | 2.017,38 | 2.392,00 | 10.908,00 | 13.212,10 |
São Paulo | 1.743 - 14.732 | 7.611,79 | 1.743,00 | 6.205,00 | 12.163,00 | 14.732,19 |
Pernambuco | 7.282 - 13.212 | 9.971,22 | 7.281,50 | 10.908,00 | 10.908,00 | 13.212,10 |
Santa Catarina | 8.425 - 15.108 | 10.467,67 | 8.425,00 | 10.677,85 | 12.473,50 | 15.108,28 |
Espírito Santo | 2.291 - 13.207 | 9.180,81 | 2.291,45 | 10.903,00 | 10.903,59 | 13.206,76 |
Principais locais de trabalho
Oficiais de máquinas da marinha mercante trabalham em transporte aquaviário, serviços portuários, atividades de pesca, construção naval e em organizações internacionais. São assalariados, com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão permanente, confinados em embarcações, em rodízio de turnos e horários irregulares. Em algumas atividades podem trabalhar em alturas, permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e expostos a materiais tóxicos, radiação, altas temperaturas e ruídos. Estão sujeitos aos movimentos da embarcação. As condições de trabalho podem levar ao estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de máquinas da marinha mercante
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas normas da autoridade marítima para aquaviários, Normam-13/2000. Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas das quais o Brasil é signatário. Tratam-se das Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers-95 (STCW95), produzidas pela IMO (International Maritime Organization), organismo da ONU (Organização das Nações Unidas).
Funções e atividades do Chefe de máquinas da marinha mercante
Oficiais de máquinas da marinha mercante devem:
Atividades
- exercer liderança;
- oferecer suporte técnico de instalação de equipamentos;
- ambientar tripulantes e visitantes;
- contatar fornecedores para compra de materiais;
- participar das negociações de obras junto a estaleiros;
- analisar relatórios técnicos;
- manter navio disponível para aluguel;
- zelar pela autoestima e bem estar dos tripulantes;
- supervisionar quantidade de carga transportada;
- assegurar disciplina;
- supervisionar limpeza e operação de filtros e ralos de máquinas e sistemas de bordo;
- verificar condições normais de temperatura e pressão dos equipamentos;
- manter certificação do navio junto a órgãos competentes;
- demonstrar criatividade;
- suportar privação familiar e social;
- sugerir ações de controle ambiental;
- aumentar capacidade de geração de energia;
- expressar-se oralmente;
- avaliar custo de reparo;
- simular exercícios de colisão;
- realizar teste de pressão de carga e descarga;
- contratar serviços de manutenção e reparo;
- realizar cursos de aperfeiçoamento;
- controlar sistema de vapor do navio;
- manter tanques do navio inertizados;
- responder pela direção técnica da embarcação;
- estabelecer cronograma de trabalho;
- fiscalizar a escrituração da documentação da seção de máquinas;
- cumprir normas de proteção ao meio ambiente;
- possuir equilíbrio emocional;
- demonstrar motivação;
- demonstrar coragem;
- garantir através de treinamento a extinção de fontes poluidoras;
- realizar treinamento em extinção de fontes poluidoras;
- vistoriar quantidades de óleo combustível;
- reparar equipamentos na seção de máquinas e no convés;
- assistir tecnicamente na manutenção de equipamentos;
- ter ética profissional;
- adequar a operação e desempenho do navio para manter o cronograma;
- negociar condições de reparo e docagem com a empresa;
- identificar necessidades de contratação;
- demonstrar solidariedade;
- preencher folhas de registros de pressão e temperatura;
- reportar condições de operacionalidade dos equipamentos aos superiores;
- demonstrar capacidade didática;
- amenizar a poluição do meio ambiente por emissão de gases;
- controlar estoque de materiais;
- otimizar processo de carregamento;
- acompanhar serviços de docagem em estaleiros;
- controlar aquisição de materiais e peças de reposição;
- sugerir melhorias dos equipamentos junto ao fabricante e ao classificador;
- supervisionar sistemas de controle eletroeletrônicos;
- fazer cumprir disciplina;
- distribuir serviços na praça de máquinas;
- acompanhar docagem de navios;
- dominar informática;
- analisar quimicamente sistemas de água e óleos lubrificantes do navio;
- supervisionar atuação da equipe técnica de suporte;
- operar controle de velocidade do navio;
- gerenciar custos de operações e pedaços;
- substituir superiores em suas faltas ou impedimentos;
- preparar máquinas de amarração e desamarração;
- estabelecer rotinas de manutenção planejadas;
- segregar resíduos sólidos e líquidos;
- contatar prestadores de serviços;
- coordenar atuação das agências e representantes;
- trabalhar em equipe;
- controlar níveis de óleo e combustível;
- redigir adequadamente textos de forma clara e sucinta;
- realizar teste de pressão de redes de carga e descarga;
- comunicar aos órgãos competentes agressões ao meio ambiente;
- manter atualizada escrituração de diários de bordo;
- extinguir fontes poluidoras;
- participar das decisões de equipamentos a bordo e em terra;
- supervisionar tempo de bombeamento da carga;
- planejar atividades de bordo;
- acompanhar vistorias de navios;
- avaliar desempenho de tripulantes;
- supervisionar distribuição e disposição da carga transportada;
- prestar suporte técnico de reparo de equipamentos;
- participar de decisão sobre velocidade do navio;
- gerenciar problemas emergenciais;
- simular exercícios de emergência de controle ambiental;
- raciocinar logicamente;
- elaborar relatórios de manutenção;
- simular exercícios de incêndio da embarcação;
- controlar pressão e temperatura dos sistemas;
- supervisionar máquinas no convés;
- manter qualidade da carga transportada;
- controlar processos de dessalinização da água;
- executar sondagens dos níveis dos tanques;
- controlar sistemas hidráulicos do navio;
- providenciar reparos;
- simular exercícios de abandono de embarcação;
- auxiliar negociações sobre contratos de fretes;
- verificar sistema de comunicação;
- controlar processos de descarte e armazenamento de resíduos de embarcação;
- realizar manutenção de equipamentos de combate à poluição ambiental;
- coordenar compra de combustível;
- supervisionar velocidade contratual do navio;
- garantir a utilização de epi´s;
- monitorar sistemas de drenagens de tanques e pneumáticos;
- demonstrar capacidade de observação;
- adaptar-se às condições e ambiente de trabalho;
- dominar línguas estrangeiras;
- efetuar cambação de óleo combustível do motor;
- gerenciar cumprimento de cláusulas contratuais;
- reportar problemas emergenciais a superiores;
- identificar necessidades de capacitação de tripulantes;
- elaborar relatórios técnicos;
- realizar cursos de aperfeiçoamentos;
- controlar sistemas de ar condicionado e frigorífico;
- disponibilizar sistema de partida do motor;
- monitorar horas de funcionamento dos equipamentos;
- preparar equipamentos auxiliares para carga e descarga;
- tomar decisões;
- fornecer dados técnicos para equipamento avariado;
- manter hierarquia da embarcação;
- inspecionar navios;
- participar do planejamento da logística de transporte;
- demonstrar iniciativa;
- participar da previsão orçamentária;
- controlar utilização de gases industriais;
- organizar equipes de trabalho;
- tratar efluentes;
- consultar escrituração de diário de bordo;
- ter flexibilidade profissional;
- identificar necessidades de treinamento de tripulantes;
- testar sistema de partida principal e auxiliar;
- testar sistema de governo do navio;
- administrar conflitos;
- supervisionar consumo de combustível em viagem e no porto;
- registrar atividades da embarcação;
- auditar navio;
- agir com dinamismo;
Setores que mais contratam Chefe de máquinas da marinha mercante no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Atividades de agenciamento marítimo
- Navegação de apoio portuário
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Locação de mão-de-obra temporária
- Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos
- Transporte marítimo de longo curso - carga
- Obras de montagem industrial
- Operador de transporte multimodal - otm
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br