Salário para o cargo de Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante
CBO 2152-10 > Oficiais de máquinas da marinha mercante

Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Coordenam e chefiam o funcionamento, a manutenção e o reparo de equipamentos e instalações mecânicas da seção de máquinas, a bordo de um navio, realizam ou dirigem, de um posto situado em terra, os trabalhos de revisão, reparo de equipamentos mecânicos do navio, na sua chegada ao porto. Acompanham e administram o desempenho de máquinas e gerenciam sistemas de manutenção, conduzem equipamentos, realizam manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio do navio, treinam e gerenciam tripulantes da seção de máquinas, coordenam fluxo de informações. Cumprem e fazem cumprir regulamentos, normas e procedimentos técnicos, de segurança, proteção e preservação do meio ambiente e saúde.

Quanto ganha um Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante

Um Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.452,56 e R$ 10.552,11, com a média salarial de R$ 5.109,24 e o salário mediana em R$ 4.789,69 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.109,24 61.310,83 1.277,31 25,37
1º Quartil 2.452,56 29.430,74 613,14 12,18
Salário Mediana 4.789,69 57.476,28 1.197,42 23,78
3º Quartil 8.047,49 96.569,89 2.011,87 39,96
Teto Salarial 10.552,11 126.625,34 2.638,03 52,39


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de máquinas da marinha mercante

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.248 - 9.474 5.048,65 2.248,40 5.127,34 7.821,46 9.473,59
Macaé - RJ 2.771 - 11.496 5.738,02 2.771,17 4.789,69 9.490,88 11.495,63
Niterói - RJ 2.173 - 5.979 4.285,57 2.172,93 4.862,80 4.936,68 5.979,45
São João da Barra - RJ 4.790 - 5.801 4.789,69 4.789,69 4.789,69 4.789,69 5.801,42
Guapimirim - RJ 4.000 - 4.845 4.000,00 4.000,00 4.000,00 4.000,00 4.844,92
Itajaí - SC 3.570 - 4.324 3.570,31 3.570,31 3.570,31 3.570,31 4.324,47


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 2.575 - 9.887 5.192,39 2.574,67 4.815,80 8.162,82 9.887,05
Santa Catarina 3.570 - 4.324 3.570,31 3.570,31 3.570,31 3.570,31 4.324,47


Principais locais de trabalho

Oficiais de máquinas da marinha mercante trabalham em transporte aquaviário, serviços portuários, atividades de pesca, construção naval e em organizações internacionais. São assalariados, com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão permanente, confinados em embarcações, em rodízio de turnos e horários irregulares. Em algumas atividades podem trabalhar em alturas, permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e expostos a materiais tóxicos, radiação, altas temperaturas e ruídos. Estão sujeitos aos movimentos da embarcação. As condições de trabalho podem levar ao estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de máquinas da marinha mercante

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas normas da autoridade marítima para aquaviários, Normam-13/2000. Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas das quais o Brasil é signatário. Tratam-se das Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers-95 (STCW95), produzidas pela IMO (International Maritime Organization), organismo da ONU (Organização das Nações Unidas).


Funções e atividades do Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante

Oficiais de máquinas da marinha mercante devem:

  • realizar serviços em terra;
  • realizar manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio do navio;
  • acompanhar desempenho do navio;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar fluxos de comunicação;
  • gerenciar sistemas de manutenção;
  • gerenciar tripulantes;
  • conduzir equipamentos da seção de máquinas;
  • treinar tripulantes;
  • administrar seção de máquinas;

  • Atividades

    • manter navio disponível para aluguel;
    • substituir superiores em suas faltas ou impedimentos;
    • controlar níveis de óleo e combustível;
    • controlar sistemas hidráulicos do navio;
    • ter flexibilidade profissional;
    • controlar aquisição de materiais e peças de reposição;
    • comunicar aos órgãos competentes agressões ao meio ambiente;
    • vistoriar quantidades de óleo combustível;
    • reparar equipamentos na seção de máquinas e no convés;
    • controlar utilização de gases industriais;
    • acompanhar docagem de navios;
    • auditar navio;
    • agir com dinamismo;
    • exercer liderança;
    • assegurar disciplina;
    • manter hierarquia da embarcação;
    • fazer cumprir disciplina;
    • demonstrar iniciativa;
    • auxiliar negociações sobre contratos de fretes;
    • participar de decisão sobre velocidade do navio;
    • demonstrar solidariedade;
    • planejar atividades de bordo;
    • redigir adequadamente textos de forma clara e sucinta;
    • organizar equipes de trabalho;
    • trabalhar em equipe;
    • participar das decisões de equipamentos a bordo e em terra;
    • fiscalizar a escrituração da documentação da seção de máquinas;
    • identificar necessidades de capacitação de tripulantes;
    • elaborar relatórios técnicos;
    • otimizar processo de carregamento;
    • controlar processos de dessalinização da água;
    • supervisionar atuação da equipe técnica de suporte;
    • controlar processos de descarte e armazenamento de resíduos de embarcação;
    • identificar necessidades de treinamento de tripulantes;
    • verificar condições normais de temperatura e pressão dos equipamentos;
    • executar sondagens dos níveis dos tanques;
    • supervisionar tempo de bombeamento da carga;
    • avaliar custo de reparo;
    • inspecionar navios;
    • consultar escrituração de diário de bordo;
    • preparar máquinas de amarração e desamarração;
    • supervisionar distribuição e disposição da carga transportada;
    • administrar conflitos;
    • participar das negociações de obras junto a estaleiros;
    • supervisionar velocidade contratual do navio;
    • realizar cursos de aperfeiçoamentos;
    • analisar quimicamente sistemas de água e óleos lubrificantes do navio;
    • contatar fornecedores para compra de materiais;
    • prestar suporte técnico de reparo de equipamentos;
    • coordenar atuação das agências e representantes;
    • supervisionar limpeza e operação de filtros e ralos de máquinas e sistemas de bordo;
    • simular exercícios de incêndio da embarcação;
    • preparar equipamentos auxiliares para carga e descarga;
    • realizar teste de pressão de redes de carga e descarga;
    • amenizar a poluição do meio ambiente por emissão de gases;
    • monitorar horas de funcionamento dos equipamentos;
    • supervisionar consumo de combustível em viagem e no porto;
    • gerenciar cumprimento de cláusulas contratuais;
    • tomar decisões;
    • estabelecer rotinas de manutenção planejadas;
    • garantir através de treinamento a extinção de fontes poluidoras;
    • negociar condições de reparo e docagem com a empresa;
    • zelar pela autoestima e bem estar dos tripulantes;
    • realizar treinamento em extinção de fontes poluidoras;
    • controlar sistema de vapor do navio;
    • extinguir fontes poluidoras;
    • aumentar capacidade de geração de energia;
    • manter tanques do navio inertizados;
    • realizar teste de pressão de carga e descarga;
    • elaborar relatórios de manutenção;
    • acompanhar vistorias de navios;
    • registrar atividades da embarcação;
    • monitorar sistemas de drenagens de tanques e pneumáticos;
    • ambientar tripulantes e visitantes;
    • oferecer suporte técnico de instalação de equipamentos;
    • participar da previsão orçamentária;
    • operar controle de velocidade do navio;
    • sugerir melhorias dos equipamentos junto ao fabricante e ao classificador;
    • coordenar compra de combustível;
    • estabelecer cronograma de trabalho;
    • analisar relatórios técnicos;
    • controlar pressão e temperatura dos sistemas;
    • demonstrar criatividade;
    • possuir equilíbrio emocional;
    • adaptar-se às condições e ambiente de trabalho;
    • responder pela direção técnica da embarcação;
    • supervisionar sistemas de controle eletroeletrônicos;
    • demonstrar capacidade didática;
    • disponibilizar sistema de partida do motor;
    • controlar sistemas de ar condicionado e frigorífico;
    • assistir tecnicamente na manutenção de equipamentos;
    • realizar cursos de aperfeiçoamento;
    • manter qualidade da carga transportada;
    • fornecer dados técnicos para equipamento avariado;
    • gerenciar problemas emergenciais;
    • realizar manutenção de equipamentos de combate à poluição ambiental;
    • supervisionar quantidade de carga transportada;
    • raciocinar logicamente;
    • demonstrar motivação;
    • participar do planejamento da logística de transporte;
    • dominar informática;
    • simular exercícios de abandono de embarcação;
    • demonstrar coragem;
    • manter atualizada escrituração de diários de bordo;
    • expressar-se oralmente;
    • tratar efluentes;
    • efetuar cambação de óleo combustível do motor;
    • gerenciar custos de operações e pedaços;
    • ter ética profissional;
    • dominar línguas estrangeiras;
    • contratar serviços de manutenção e reparo;
    • reportar condições de operacionalidade dos equipamentos aos superiores;
    • testar sistema de governo do navio;
    • reportar problemas emergenciais a superiores;
    • controlar estoque de materiais;
    • simular exercícios de colisão;
    • manter certificação do navio junto a órgãos competentes;
    • adequar a operação e desempenho do navio para manter o cronograma;
    • preencher folhas de registros de pressão e temperatura;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • garantir a utilização de epi´s;
    • sugerir ações de controle ambiental;
    • cumprir normas de proteção ao meio ambiente;
    • segregar resíduos sólidos e líquidos;
    • distribuir serviços na praça de máquinas;
    • acompanhar serviços de docagem em estaleiros;
    • verificar sistema de comunicação;
    • providenciar reparos;
    • testar sistema de partida principal e auxiliar;
    • supervisionar máquinas no convés;
    • suportar privação familiar e social;
    • simular exercícios de emergência de controle ambiental;
    • avaliar desempenho de tripulantes;
    • identificar necessidades de contratação;
    • contatar prestadores de serviços;


    Setores que mais contratam Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante no mercado de trabalho

    • Navegação de apoio marítimo
    • Transporte marítimo de cabotagem - carga
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Escafandria e mergulho
    • Transporte marítimo de longo curso - carga
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Atividades de agenciamento marítimo
    • Atividades de estudos geológicos
    • Outros transportes aquaviários não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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