Salário para o cargo de Superintendente técnico no transporte aquaviário
CBO 2152-20 > Oficiais de máquinas da marinha mercante

Superintendente técnico no transporte aquaviário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Coordenam e chefiam o funcionamento, a manutenção e o reparo de equipamentos e instalações mecânicas da seção de máquinas, a bordo de um navio, realizam ou dirigem, de um posto situado em terra, os trabalhos de revisão, reparo de equipamentos mecânicos do navio, na sua chegada ao porto. Acompanham e administram o desempenho de máquinas e gerenciam sistemas de manutenção, conduzem equipamentos, realizam manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio do navio, treinam e gerenciam tripulantes da seção de máquinas, coordenam fluxo de informações. Cumprem e fazem cumprir regulamentos, normas e procedimentos técnicos, de segurança, proteção e preservação do meio ambiente e saúde.

Quanto ganha um Superintendente técnico no transporte aquaviário

Um Superintendente técnico no transporte aquaviário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.493,28 e R$ 40.002,54, com a média salarial de R$ 15.074,27 e o salário mediana em R$ 12.655,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Superintendente técnico no transporte aquaviário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 15.074,27 180.891,29 3.768,57 71,26
1º Quartil 4.493,28 53.919,35 1.123,32 21,24
Salário Mediana 12.655,50 151.866,00 3.163,88 59,82
3º Quartil 30.507,64 366.091,72 7.626,91 144,21
Teto Salarial 40.002,54 480.030,44 10.000,63 189,10


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de máquinas da marinha mercante

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 13.181 - 46.279 24.963,91 13.181,00 24.230,00 38.208,43 46.279,19
Belém - PA 1.421 - 2.673 1.698,90 1.420,67 1.701,00 2.206,50 2.672,58
Santos - SP 5.018 - 36.066 18.513,60 5.018,00 16.000,00 29.776,00 36.065,58
Brasil Novo - PA 1.412 - 1.710 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.412,00 1.710,26


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 11.625 - 44.346 23.322,76 11.624,89 23.846,15 36.612,56 44.346,23
Pará 1.412 - 5.042 2.144,69 1.412,00 1.553,00 4.163,10 5.042,47
São Paulo 5.018 - 36.066 18.513,60 5.018,00 16.000,00 29.776,00 36.065,58


Principais locais de trabalho

Oficiais de máquinas da marinha mercante trabalham em transporte aquaviário, serviços portuários, atividades de pesca, construção naval e em organizações internacionais. São assalariados, com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão permanente, confinados em embarcações, em rodízio de turnos e horários irregulares. Em algumas atividades podem trabalhar em alturas, permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e expostos a materiais tóxicos, radiação, altas temperaturas e ruídos. Estão sujeitos aos movimentos da embarcação. As condições de trabalho podem levar ao estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de máquinas da marinha mercante

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas normas da autoridade marítima para aquaviários, Normam-13/2000. Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas das quais o Brasil é signatário. Tratam-se das Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers-95 (STCW95), produzidas pela IMO (International Maritime Organization), organismo da ONU (Organização das Nações Unidas).


Funções e atividades do Superintendente técnico no transporte aquaviário

Oficiais de máquinas da marinha mercante devem:

  • gerenciar tripulantes;
  • gerenciar sistemas de manutenção;
  • demonstrar competências pessoais;
  • treinar tripulantes;
  • coordenar fluxos de comunicação;
  • conduzir equipamentos da seção de máquinas;
  • acompanhar desempenho do navio;
  • realizar serviços em terra;
  • administrar seção de máquinas;
  • realizar manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio do navio;

  • Atividades

    • analisar quimicamente sistemas de água e óleos lubrificantes do navio;
    • vistoriar quantidades de óleo combustível;
    • realizar cursos de aperfeiçoamentos;
    • sugerir ações de controle ambiental;
    • extinguir fontes poluidoras;
    • administrar conflitos;
    • simular exercícios de emergência de controle ambiental;
    • auditar navio;
    • dominar línguas estrangeiras;
    • fiscalizar a escrituração da documentação da seção de máquinas;
    • consultar escrituração de diário de bordo;
    • providenciar reparos;
    • supervisionar quantidade de carga transportada;
    • verificar sistema de comunicação;
    • cumprir normas de proteção ao meio ambiente;
    • manter atualizada escrituração de diários de bordo;
    • garantir através de treinamento a extinção de fontes poluidoras;
    • garantir a utilização de epi´s;
    • manter certificação do navio junto a órgãos competentes;
    • adequar a operação e desempenho do navio para manter o cronograma;
    • inspecionar navios;
    • elaborar relatórios de manutenção;
    • supervisionar velocidade contratual do navio;
    • controlar processos de descarte e armazenamento de resíduos de embarcação;
    • controlar sistemas de ar condicionado e frigorífico;
    • adaptar-se às condições e ambiente de trabalho;
    • identificar necessidades de treinamento de tripulantes;
    • expressar-se oralmente;
    • gerenciar cumprimento de cláusulas contratuais;
    • ter ética profissional;
    • simular exercícios de colisão;
    • ter flexibilidade profissional;
    • preencher folhas de registros de pressão e temperatura;
    • substituir superiores em suas faltas ou impedimentos;
    • participar da previsão orçamentária;
    • supervisionar tempo de bombeamento da carga;
    • identificar necessidades de contratação;
    • manter hierarquia da embarcação;
    • participar das negociações de obras junto a estaleiros;
    • demonstrar solidariedade;
    • realizar teste de pressão de redes de carga e descarga;
    • efetuar cambação de óleo combustível do motor;
    • responder pela direção técnica da embarcação;
    • avaliar custo de reparo;
    • avaliar desempenho de tripulantes;
    • organizar equipes de trabalho;
    • executar sondagens dos níveis dos tanques;
    • estabelecer rotinas de manutenção planejadas;
    • dominar informática;
    • controlar estoque de materiais;
    • operar controle de velocidade do navio;
    • controlar processos de dessalinização da água;
    • assegurar disciplina;
    • possuir equilíbrio emocional;
    • negociar condições de reparo e docagem com a empresa;
    • preparar máquinas de amarração e desamarração;
    • raciocinar logicamente;
    • otimizar processo de carregamento;
    • demonstrar criatividade;
    • testar sistema de governo do navio;
    • ambientar tripulantes e visitantes;
    • controlar sistema de vapor do navio;
    • fornecer dados técnicos para equipamento avariado;
    • controlar sistemas hidráulicos do navio;
    • contratar serviços de manutenção e reparo;
    • amenizar a poluição do meio ambiente por emissão de gases;
    • verificar condições normais de temperatura e pressão dos equipamentos;
    • reportar condições de operacionalidade dos equipamentos aos superiores;
    • coordenar compra de combustível;
    • monitorar sistemas de drenagens de tanques e pneumáticos;
    • demonstrar motivação;
    • oferecer suporte técnico de instalação de equipamentos;
    • supervisionar consumo de combustível em viagem e no porto;
    • demonstrar capacidade didática;
    • registrar atividades da embarcação;
    • sugerir melhorias dos equipamentos junto ao fabricante e ao classificador;
    • segregar resíduos sólidos e líquidos;
    • controlar níveis de óleo e combustível;
    • supervisionar máquinas no convés;
    • realizar manutenção de equipamentos de combate à poluição ambiental;
    • acompanhar serviços de docagem em estaleiros;
    • acompanhar vistorias de navios;
    • comunicar aos órgãos competentes agressões ao meio ambiente;
    • planejar atividades de bordo;
    • testar sistema de partida principal e auxiliar;
    • contatar fornecedores para compra de materiais;
    • exercer liderança;
    • supervisionar atuação da equipe técnica de suporte;
    • fazer cumprir disciplina;
    • redigir adequadamente textos de forma clara e sucinta;
    • gerenciar custos de operações e pedaços;
    • prestar suporte técnico de reparo de equipamentos;
    • simular exercícios de incêndio da embarcação;
    • manter tanques do navio inertizados;
    • analisar relatórios técnicos;
    • identificar necessidades de capacitação de tripulantes;
    • supervisionar distribuição e disposição da carga transportada;
    • supervisionar sistemas de controle eletroeletrônicos;
    • monitorar horas de funcionamento dos equipamentos;
    • tomar decisões;
    • auxiliar negociações sobre contratos de fretes;
    • disponibilizar sistema de partida do motor;
    • gerenciar problemas emergenciais;
    • controlar aquisição de materiais e peças de reposição;
    • estabelecer cronograma de trabalho;
    • demonstrar iniciativa;
    • tratar efluentes;
    • controlar pressão e temperatura dos sistemas;
    • acompanhar docagem de navios;
    • participar das decisões de equipamentos a bordo e em terra;
    • aumentar capacidade de geração de energia;
    • trabalhar em equipe;
    • realizar teste de pressão de carga e descarga;
    • preparar equipamentos auxiliares para carga e descarga;
    • coordenar atuação das agências e representantes;
    • demonstrar coragem;
    • reparar equipamentos na seção de máquinas e no convés;
    • elaborar relatórios técnicos;
    • zelar pela autoestima e bem estar dos tripulantes;
    • assistir tecnicamente na manutenção de equipamentos;
    • controlar utilização de gases industriais;
    • realizar cursos de aperfeiçoamento;
    • contatar prestadores de serviços;
    • participar do planejamento da logística de transporte;
    • realizar treinamento em extinção de fontes poluidoras;
    • manter qualidade da carga transportada;
    • distribuir serviços na praça de máquinas;
    • suportar privação familiar e social;
    • agir com dinamismo;
    • participar de decisão sobre velocidade do navio;
    • manter navio disponível para aluguel;
    • supervisionar limpeza e operação de filtros e ralos de máquinas e sistemas de bordo;
    • reportar problemas emergenciais a superiores;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • simular exercícios de abandono de embarcação;


    Setores que mais contratam Superintendente técnico no transporte aquaviário no mercado de trabalho

    • Transporte por navegação de travessia, intermunicipal
    • Transporte marítimo de cabotagem - carga
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Navegação de apoio marítimo
    • Atividades de agenciamento marítimo
    • Frigorífico - abate de bovinos
    • Extração de petróleo e gás natural
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Obras portuárias, marítimas e fluviais
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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