Salário para o cargo de Superintendente técnico no transporte aquaviário
CBO 2152-20 > Oficiais de máquinas da marinha mercante

Superintendente técnico no transporte aquaviário - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Coordenam e chefiam o funcionamento, a manutenção e o reparo de equipamentos e instalações mecânicas da seção de máquinas, a bordo de um navio, realizam ou dirigem, de um posto situado em terra, os trabalhos de revisão, reparo de equipamentos mecânicos do navio, na sua chegada ao porto. Acompanham e administram o desempenho de máquinas e gerenciam sistemas de manutenção, conduzem equipamentos, realizam manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio do navio, treinam e gerenciam tripulantes da seção de máquinas, coordenam fluxo de informações. Cumprem e fazem cumprir regulamentos, normas e procedimentos técnicos, de segurança, proteção e preservação do meio ambiente e saúde.

Quanto ganha um Superintendente técnico no transporte aquaviário

Um Superintendente técnico no transporte aquaviário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.629,96 e R$ 28.218,99, com a média salarial de R$ 9.096,97 e o salário mediana em R$ 7.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Superintendente técnico no transporte aquaviário

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 9.096,97 109.163,62 2.274,24 43,67
1º Quartil 1.629,96 19.559,50 407,49 7,83
Salário Mediana 7.500,00 90.000,00 1.875,00 36,01
3º Quartil 21.521,01 258.252,11 5.380,25 103,32
Teto Salarial 28.218,99 338.627,91 7.054,75 135,48


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de máquinas da marinha mercante

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 10.208 - 37.117 18.371,94 10.208,36 16.500,00 30.643,87 37.116,77
São Paulo - SP 2.130 - 10.897 3.562,97 2.129,60 2.562,92 8.996,54 10.896,88


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 6.199 - 34.281 15.135,30 6.199,37 14.500,00 28.302,52 34.280,86
São Paulo 2.130 - 23.619 5.839,69 2.129,60 2.805,84 19.500,00 23.618,99
Pará 1.279 - 9.989 2.672,20 1.278,58 1.278,58 8.246,66 9.988,60


Principais locais de trabalho

Oficiais de máquinas da marinha mercante trabalham em transporte aquaviário, serviços portuários, atividades de pesca, construção naval e em organizações internacionais. São assalariados, com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão permanente, confinados em embarcações, em rodízio de turnos e horários irregulares. Em algumas atividades podem trabalhar em alturas, permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e expostos a materiais tóxicos, radiação, altas temperaturas e ruídos. Estão sujeitos aos movimentos da embarcação. As condições de trabalho podem levar ao estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de máquinas da marinha mercante

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas normas da autoridade marítima para aquaviários, Normam-13/2000. Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas das quais o Brasil é signatário. Tratam-se das Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers-95 (STCW95), produzidas pela IMO (International Maritime Organization), organismo da ONU (Organização das Nações Unidas).


Funções e atividades do Superintendente técnico no transporte aquaviário

Oficiais de máquinas da marinha mercante devem:

  • gerenciar tripulantes;
  • realizar serviços em terra;
  • treinar tripulantes;
  • realizar manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio do navio;
  • gerenciar sistemas de manutenção;
  • administrar seção de máquinas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar fluxos de comunicação;
  • conduzir equipamentos da seção de máquinas;
  • acompanhar desempenho do navio;

  • Atividades

    • efetuar cambação de óleo combustível do motor;
    • controlar sistemas de ar condicionado e frigorífico;
    • demonstrar iniciativa;
    • dominar informática;
    • manter atualizada escrituração de diários de bordo;
    • simular exercícios de emergência de controle ambiental;
    • analisar relatórios técnicos;
    • disponibilizar sistema de partida do motor;
    • preparar equipamentos auxiliares para carga e descarga;
    • segregar resíduos sólidos e líquidos;
    • supervisionar distribuição e disposição da carga transportada;
    • gerenciar problemas emergenciais;
    • substituir superiores em suas faltas ou impedimentos;
    • ter ética profissional;
    • identificar necessidades de capacitação de tripulantes;
    • assegurar disciplina;
    • supervisionar quantidade de carga transportada;
    • manter qualidade da carga transportada;
    • preparar máquinas de amarração e desamarração;
    • monitorar horas de funcionamento dos equipamentos;
    • sugerir melhorias dos equipamentos junto ao fabricante e ao classificador;
    • simular exercícios de colisão;
    • cumprir normas de proteção ao meio ambiente;
    • controlar sistema de vapor do navio;
    • comunicar aos órgãos competentes agressões ao meio ambiente;
    • organizar equipes de trabalho;
    • contatar fornecedores para compra de materiais;
    • fornecer dados técnicos para equipamento avariado;
    • trabalhar em equipe;
    • executar sondagens dos níveis dos tanques;
    • demonstrar capacidade didática;
    • amenizar a poluição do meio ambiente por emissão de gases;
    • acompanhar serviços de docagem em estaleiros;
    • acompanhar vistorias de navios;
    • exercer liderança;
    • contatar prestadores de serviços;
    • identificar necessidades de contratação;
    • estabelecer rotinas de manutenção planejadas;
    • negociar condições de reparo e docagem com a empresa;
    • demonstrar criatividade;
    • realizar teste de pressão de carga e descarga;
    • controlar pressão e temperatura dos sistemas;
    • auditar navio;
    • participar da previsão orçamentária;
    • assistir tecnicamente na manutenção de equipamentos;
    • controlar utilização de gases industriais;
    • supervisionar máquinas no convés;
    • estabelecer cronograma de trabalho;
    • demonstrar motivação;
    • controlar aquisição de materiais e peças de reposição;
    • garantir através de treinamento a extinção de fontes poluidoras;
    • prestar suporte técnico de reparo de equipamentos;
    • testar sistema de partida principal e auxiliar;
    • fazer cumprir disciplina;
    • adaptar-se às condições e ambiente de trabalho;
    • adequar a operação e desempenho do navio para manter o cronograma;
    • preencher folhas de registros de pressão e temperatura;
    • supervisionar tempo de bombeamento da carga;
    • supervisionar velocidade contratual do navio;
    • distribuir serviços na praça de máquinas;
    • reportar problemas emergenciais a superiores;
    • expressar-se oralmente;
    • responder pela direção técnica da embarcação;
    • aumentar capacidade de geração de energia;
    • oferecer suporte técnico de instalação de equipamentos;
    • participar das negociações de obras junto a estaleiros;
    • avaliar custo de reparo;
    • supervisionar limpeza e operação de filtros e ralos de máquinas e sistemas de bordo;
    • consultar escrituração de diário de bordo;
    • realizar treinamento em extinção de fontes poluidoras;
    • verificar sistema de comunicação;
    • registrar atividades da embarcação;
    • supervisionar sistemas de controle eletroeletrônicos;
    • otimizar processo de carregamento;
    • controlar processos de dessalinização da água;
    • realizar cursos de aperfeiçoamento;
    • providenciar reparos;
    • realizar manutenção de equipamentos de combate à poluição ambiental;
    • elaborar relatórios de manutenção;
    • gerenciar cumprimento de cláusulas contratuais;
    • acompanhar docagem de navios;
    • coordenar atuação das agências e representantes;
    • verificar condições normais de temperatura e pressão dos equipamentos;
    • auxiliar negociações sobre contratos de fretes;
    • contratar serviços de manutenção e reparo;
    • reportar condições de operacionalidade dos equipamentos aos superiores;
    • supervisionar consumo de combustível em viagem e no porto;
    • demonstrar solidariedade;
    • redigir adequadamente textos de forma clara e sucinta;
    • zelar pela autoestima e bem estar dos tripulantes;
    • raciocinar logicamente;
    • possuir equilíbrio emocional;
    • fiscalizar a escrituração da documentação da seção de máquinas;
    • tomar decisões;
    • realizar teste de pressão de redes de carga e descarga;
    • controlar sistemas hidráulicos do navio;
    • participar do planejamento da logística de transporte;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • analisar quimicamente sistemas de água e óleos lubrificantes do navio;
    • operar controle de velocidade do navio;
    • avaliar desempenho de tripulantes;
    • ambientar tripulantes e visitantes;
    • inspecionar navios;
    • testar sistema de governo do navio;
    • demonstrar coragem;
    • manter hierarquia da embarcação;
    • gerenciar custos de operações e pedaços;
    • extinguir fontes poluidoras;
    • garantir a utilização de epi´s;
    • ter flexibilidade profissional;
    • elaborar relatórios técnicos;
    • administrar conflitos;
    • tratar efluentes;
    • dominar línguas estrangeiras;
    • agir com dinamismo;
    • participar de decisão sobre velocidade do navio;
    • vistoriar quantidades de óleo combustível;
    • simular exercícios de incêndio da embarcação;
    • reparar equipamentos na seção de máquinas e no convés;
    • controlar níveis de óleo e combustível;
    • realizar cursos de aperfeiçoamentos;
    • simular exercícios de abandono de embarcação;
    • suportar privação familiar e social;
    • sugerir ações de controle ambiental;
    • manter navio disponível para aluguel;
    • controlar processos de descarte e armazenamento de resíduos de embarcação;
    • participar das decisões de equipamentos a bordo e em terra;
    • manter tanques do navio inertizados;
    • identificar necessidades de treinamento de tripulantes;
    • monitorar sistemas de drenagens de tanques e pneumáticos;
    • planejar atividades de bordo;
    • manter certificação do navio junto a órgãos competentes;
    • coordenar compra de combustível;
    • controlar estoque de materiais;
    • supervisionar atuação da equipe técnica de suporte;


    Setores que mais contratam Superintendente técnico no transporte aquaviário no mercado de trabalho

    • Obras portuárias, marítimas e fluviais
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Fabricação de artigos de cutelaria
    • Navegação de apoio marítimo
    • Extração de petróleo e gás natural
    • Escafandria e mergulho
    • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Serviços de borracharia para veículos automotores
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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