Salário para o cargo de Oficial superior de máquinas da marinha mercante
CBO 2152-05 > Oficiais de máquinas da marinha mercante

Oficial superior de máquinas da marinha mercante - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Coordenam e chefiam o funcionamento, a manutenção e o reparo de equipamentos e instalações mecânicas da seção de máquinas, a bordo de um navio, realizam ou dirigem, de um posto situado em terra, os trabalhos de revisão, reparo de equipamentos mecânicos do navio, na sua chegada ao porto. Acompanham e administram o desempenho de máquinas e gerenciam sistemas de manutenção, conduzem equipamentos, realizam manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio do navio, treinam e gerenciam tripulantes da seção de máquinas, coordenam fluxo de informações. Cumprem e fazem cumprir regulamentos, normas e procedimentos técnicos, de segurança, proteção e preservação do meio ambiente e saúde.

Quanto ganha um Oficial superior de máquinas da marinha mercante

Um Oficial superior de máquinas da marinha mercante trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.344,85 e R$ 16.076,65, com a média salarial de R$ 6.879,21 e o salário mediana em R$ 6.077,32 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Oficial superior de máquinas da marinha mercante

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.879,21 82.550,57 1.719,80 33,84
1º Quartil 2.344,85 28.138,26 586,21 11,53
Salário Mediana 6.077,32 72.927,84 1.519,33 29,89
3º Quartil 12.260,74 147.128,91 3.065,19 60,30
Teto Salarial 16.076,65 192.919,83 4.019,16 79,07


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de máquinas da marinha mercante

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 3.277 - 13.292 6.840,03 3.277,02 6.330,03 10.974,29 13.292,38
Macaé - RJ 4.956 - 19.897 9.800,21 4.955,71 9.092,40 16.426,96 19.896,83
Santos - SP 2.058 - 11.702 5.798,31 2.057,57 6.218,49 9.661,66 11.702,49
Niterói - RJ 2.696 - 7.335 4.300,07 2.695,98 3.695,74 6.056,21 7.335,46
São Luís - MA 1.544 - 10.268 5.913,90 1.544,00 8.427,27 8.477,27 10.267,92
São João da Barra - RJ 5.524 - 7.740 5.957,26 5.524,31 5.957,41 6.389,88 7.739,62
São Gonçalo - RJ 4.786 - 8.538 6.012,97 4.786,08 6.302,50 7.049,03 8.538,00
Recife - PE 2.696 - 18.793 8.345,19 2.696,31 8.841,60 15.515,72 18.793,11
Serra - ES 1.742 - 2.326 1.834,42 1.742,40 1.800,07 1.920,60 2.326,29
Aracruz - ES 4.260 - 16.890 9.134,54 4.260,46 9.231,12 13.944,23 16.889,67
Rio Grande - RS 1.791 - 11.721 6.537,89 1.790,73 9.677,00 9.677,00 11.721,07
Brasília - DF 1.045 - 1.516 1.186,80 1.045,00 1.232,00 1.252,00 1.516,46
Maceió - AL 5.000 - 7.831 5.457,00 5.000,00 5.000,00 6.465,00 7.830,60
Anápolis - GO 1.945 - 2.356 1.945,15 1.945,15 1.945,15 1.945,15 2.356,02


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 3.563 - 15.833 7.476,20 3.563,35 6.077,32 13.071,82 15.832,98
São Paulo 1.949 - 11.876 5.666,19 1.948,97 6.218,49 9.804,87 11.875,96
Maranhão 1.544 - 10.268 5.913,90 1.544,00 8.427,27 8.477,27 10.267,92
Espírito Santo 1.765 - 15.607 5.913,26 1.765,47 4.260,46 12.885,00 15.606,70
Pernambuco 2.146 - 16.098 7.736,85 2.145,87 8.513,25 13.291,01 16.098,47
Alagoas 5.000 - 7.831 5.592,50 5.000,00 5.410,00 6.465,00 7.830,60
Distrito Federal 1.045 - 1.516 1.186,80 1.045,00 1.232,00 1.252,00 1.516,46
Goiás 1.945 - 2.356 1.945,15 1.945,15 1.945,15 1.945,15 2.356,02
Pará 1.296 - 9.549 2.636,48 1.296,13 1.334,24 7.883,55 9.548,79
Rio Grande do Sul 1.791 - 11.721 6.537,89 1.790,73 9.677,00 9.677,00 11.721,07


Principais locais de trabalho

Oficiais de máquinas da marinha mercante trabalham em transporte aquaviário, serviços portuários, atividades de pesca, construção naval e em organizações internacionais. São assalariados, com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão permanente, confinados em embarcações, em rodízio de turnos e horários irregulares. Em algumas atividades podem trabalhar em alturas, permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e expostos a materiais tóxicos, radiação, altas temperaturas e ruídos. Estão sujeitos aos movimentos da embarcação. As condições de trabalho podem levar ao estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de máquinas da marinha mercante

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas normas da autoridade marítima para aquaviários, Normam-13/2000. Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas das quais o Brasil é signatário. Tratam-se das Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers-95 (STCW95), produzidas pela IMO (International Maritime Organization), organismo da ONU (Organização das Nações Unidas).


Funções e atividades do Oficial superior de máquinas da marinha mercante

Oficiais de máquinas da marinha mercante devem:

  • gerenciar tripulantes;
  • administrar seção de máquinas;
  • acompanhar desempenho do navio;
  • treinar tripulantes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • conduzir equipamentos da seção de máquinas;
  • realizar serviços em terra;
  • coordenar fluxos de comunicação;
  • gerenciar sistemas de manutenção;
  • realizar manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio do navio;

  • Atividades

    • auxiliar negociações sobre contratos de fretes;
    • testar sistema de governo do navio;
    • acompanhar docagem de navios;
    • contatar prestadores de serviços;
    • supervisionar consumo de combustível em viagem e no porto;
    • elaborar relatórios técnicos;
    • operar controle de velocidade do navio;
    • adaptar-se às condições e ambiente de trabalho;
    • preparar equipamentos auxiliares para carga e descarga;
    • extinguir fontes poluidoras;
    • consultar escrituração de diário de bordo;
    • supervisionar limpeza e operação de filtros e ralos de máquinas e sistemas de bordo;
    • contratar serviços de manutenção e reparo;
    • supervisionar sistemas de controle eletroeletrônicos;
    • adequar a operação e desempenho do navio para manter o cronograma;
    • avaliar custo de reparo;
    • expressar-se oralmente;
    • realizar cursos de aperfeiçoamento;
    • monitorar horas de funcionamento dos equipamentos;
    • reportar problemas emergenciais a superiores;
    • distribuir serviços na praça de máquinas;
    • coordenar compra de combustível;
    • simular exercícios de colisão;
    • garantir através de treinamento a extinção de fontes poluidoras;
    • elaborar relatórios de manutenção;
    • executar sondagens dos níveis dos tanques;
    • sugerir melhorias dos equipamentos junto ao fabricante e ao classificador;
    • fornecer dados técnicos para equipamento avariado;
    • gerenciar custos de operações e pedaços;
    • controlar processos de descarte e armazenamento de resíduos de embarcação;
    • demonstrar iniciativa;
    • realizar manutenção de equipamentos de combate à poluição ambiental;
    • comunicar aos órgãos competentes agressões ao meio ambiente;
    • demonstrar capacidade didática;
    • controlar níveis de óleo e combustível;
    • manter qualidade da carga transportada;
    • controlar sistemas de ar condicionado e frigorífico;
    • controlar sistema de vapor do navio;
    • registrar atividades da embarcação;
    • ambientar tripulantes e visitantes;
    • prestar suporte técnico de reparo de equipamentos;
    • acompanhar vistorias de navios;
    • zelar pela autoestima e bem estar dos tripulantes;
    • simular exercícios de emergência de controle ambiental;
    • identificar necessidades de contratação;
    • realizar teste de pressão de redes de carga e descarga;
    • reparar equipamentos na seção de máquinas e no convés;
    • auditar navio;
    • efetuar cambação de óleo combustível do motor;
    • estabelecer cronograma de trabalho;
    • redigir adequadamente textos de forma clara e sucinta;
    • tomar decisões;
    • controlar processos de dessalinização da água;
    • suportar privação familiar e social;
    • responder pela direção técnica da embarcação;
    • controlar aquisição de materiais e peças de reposição;
    • ter flexibilidade profissional;
    • monitorar sistemas de drenagens de tanques e pneumáticos;
    • oferecer suporte técnico de instalação de equipamentos;
    • demonstrar coragem;
    • fiscalizar a escrituração da documentação da seção de máquinas;
    • preencher folhas de registros de pressão e temperatura;
    • controlar sistemas hidráulicos do navio;
    • participar das negociações de obras junto a estaleiros;
    • planejar atividades de bordo;
    • manter certificação do navio junto a órgãos competentes;
    • cumprir normas de proteção ao meio ambiente;
    • demonstrar criatividade;
    • providenciar reparos;
    • realizar cursos de aperfeiçoamentos;
    • tratar efluentes;
    • demonstrar solidariedade;
    • exercer liderança;
    • segregar resíduos sólidos e líquidos;
    • vistoriar quantidades de óleo combustível;
    • otimizar processo de carregamento;
    • identificar necessidades de capacitação de tripulantes;
    • simular exercícios de abandono de embarcação;
    • supervisionar quantidade de carga transportada;
    • controlar pressão e temperatura dos sistemas;
    • aumentar capacidade de geração de energia;
    • realizar teste de pressão de carga e descarga;
    • contatar fornecedores para compra de materiais;
    • administrar conflitos;
    • demonstrar motivação;
    • controlar utilização de gases industriais;
    • preparar máquinas de amarração e desamarração;
    • testar sistema de partida principal e auxiliar;
    • manter hierarquia da embarcação;
    • participar de decisão sobre velocidade do navio;
    • dominar informática;
    • analisar relatórios técnicos;
    • fazer cumprir disciplina;
    • organizar equipes de trabalho;
    • assistir tecnicamente na manutenção de equipamentos;
    • ter ética profissional;
    • participar da previsão orçamentária;
    • avaliar desempenho de tripulantes;
    • supervisionar atuação da equipe técnica de suporte;
    • raciocinar logicamente;
    • negociar condições de reparo e docagem com a empresa;
    • inspecionar navios;
    • disponibilizar sistema de partida do motor;
    • assegurar disciplina;
    • supervisionar velocidade contratual do navio;
    • gerenciar cumprimento de cláusulas contratuais;
    • garantir a utilização de epi´s;
    • manter tanques do navio inertizados;
    • possuir equilíbrio emocional;
    • sugerir ações de controle ambiental;
    • supervisionar distribuição e disposição da carga transportada;
    • supervisionar tempo de bombeamento da carga;
    • coordenar atuação das agências e representantes;
    • reportar condições de operacionalidade dos equipamentos aos superiores;
    • verificar sistema de comunicação;
    • agir com dinamismo;
    • manter navio disponível para aluguel;
    • gerenciar problemas emergenciais;
    • acompanhar serviços de docagem em estaleiros;
    • estabelecer rotinas de manutenção planejadas;
    • realizar treinamento em extinção de fontes poluidoras;
    • dominar línguas estrangeiras;
    • verificar condições normais de temperatura e pressão dos equipamentos;
    • participar do planejamento da logística de transporte;
    • controlar estoque de materiais;
    • analisar quimicamente sistemas de água e óleos lubrificantes do navio;
    • participar das decisões de equipamentos a bordo e em terra;
    • trabalhar em equipe;
    • substituir superiores em suas faltas ou impedimentos;
    • identificar necessidades de treinamento de tripulantes;
    • manter atualizada escrituração de diários de bordo;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • amenizar a poluição do meio ambiente por emissão de gases;
    • supervisionar máquinas no convés;
    • simular exercícios de incêndio da embarcação;


    Setores que mais contratam Oficial superior de máquinas da marinha mercante no mercado de trabalho

    • Navegação de apoio marítimo
    • Navegação de apoio portuário
    • Transporte marítimo de cabotagem - carga
    • Atividades de agenciamento marítimo
    • Operações de terminais
    • Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia
    • Locação de embarcações sem tripulação, exceto para fins recreativos
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
    • Instalações hidráulicas, sanitárias e de gás




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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