Salário para o cargo de Sub-chefe de máquinas da marinha mercante
CBO 2152-10 > Oficiais de máquinas da marinha mercante

Sub-chefe de máquinas da marinha mercante - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Coordenam e chefiam o funcionamento, a manutenção e o reparo de equipamentos e instalações mecânicas da seção de máquinas, a bordo de um navio, realizam ou dirigem, de um posto situado em terra, os trabalhos de revisão, reparo de equipamentos mecânicos do navio, na sua chegada ao porto. Acompanham e administram o desempenho de máquinas e gerenciam sistemas de manutenção, conduzem equipamentos, realizam manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio do navio, treinam e gerenciam tripulantes da seção de máquinas, coordenam fluxo de informações. Cumprem e fazem cumprir regulamentos, normas e procedimentos técnicos, de segurança, proteção e preservação do meio ambiente e saúde.

Quanto ganha um Sub-chefe de máquinas da marinha mercante

Um Sub-chefe de máquinas da marinha mercante trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.452,56 e R$ 10.552,11, com a média salarial de R$ 5.109,24 e o salário mediana em R$ 4.789,69 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Sub-chefe de máquinas da marinha mercante

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.109,24 61.310,83 1.277,31 25,37
1º Quartil 2.452,56 29.430,74 613,14 12,18
Salário Mediana 4.789,69 57.476,28 1.197,42 23,78
3º Quartil 8.047,49 96.569,89 2.011,87 39,96
Teto Salarial 10.552,11 126.625,34 2.638,03 52,39


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de máquinas da marinha mercante

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.248 - 9.474 5.048,65 2.248,40 5.127,34 7.821,46 9.473,59
Macaé - RJ 2.771 - 11.496 5.738,02 2.771,17 4.789,69 9.490,88 11.495,63
Niterói - RJ 2.173 - 5.979 4.285,57 2.172,93 4.862,80 4.936,68 5.979,45
São João da Barra - RJ 4.790 - 5.801 4.789,69 4.789,69 4.789,69 4.789,69 5.801,42
Guapimirim - RJ 4.000 - 4.845 4.000,00 4.000,00 4.000,00 4.000,00 4.844,92
Itajaí - SC 3.570 - 4.324 3.570,31 3.570,31 3.570,31 3.570,31 4.324,47


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 2.575 - 9.887 5.192,39 2.574,67 4.815,80 8.162,82 9.887,05
Santa Catarina 3.570 - 4.324 3.570,31 3.570,31 3.570,31 3.570,31 4.324,47


Principais locais de trabalho

Oficiais de máquinas da marinha mercante trabalham em transporte aquaviário, serviços portuários, atividades de pesca, construção naval e em organizações internacionais. São assalariados, com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão permanente, confinados em embarcações, em rodízio de turnos e horários irregulares. Em algumas atividades podem trabalhar em alturas, permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e expostos a materiais tóxicos, radiação, altas temperaturas e ruídos. Estão sujeitos aos movimentos da embarcação. As condições de trabalho podem levar ao estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de máquinas da marinha mercante

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas normas da autoridade marítima para aquaviários, Normam-13/2000. Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas das quais o Brasil é signatário. Tratam-se das Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers-95 (STCW95), produzidas pela IMO (International Maritime Organization), organismo da ONU (Organização das Nações Unidas).


Funções e atividades do Sub-chefe de máquinas da marinha mercante

Oficiais de máquinas da marinha mercante devem:

  • realizar manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio do navio;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar fluxos de comunicação;
  • realizar serviços em terra;
  • conduzir equipamentos da seção de máquinas;
  • administrar seção de máquinas;
  • acompanhar desempenho do navio;
  • gerenciar sistemas de manutenção;
  • treinar tripulantes;
  • gerenciar tripulantes;

  • Atividades

    • identificar necessidades de contratação;
    • controlar pressão e temperatura dos sistemas;
    • manter tanques do navio inertizados;
    • fazer cumprir disciplina;
    • controlar sistema de vapor do navio;
    • contatar prestadores de serviços;
    • responder pela direção técnica da embarcação;
    • contratar serviços de manutenção e reparo;
    • ter flexibilidade profissional;
    • demonstrar criatividade;
    • registrar atividades da embarcação;
    • organizar equipes de trabalho;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar desempenho de tripulantes;
    • participar de decisão sobre velocidade do navio;
    • manter hierarquia da embarcação;
    • distribuir serviços na praça de máquinas;
    • monitorar horas de funcionamento dos equipamentos;
    • realizar teste de pressão de carga e descarga;
    • garantir através de treinamento a extinção de fontes poluidoras;
    • exercer liderança;
    • supervisionar distribuição e disposição da carga transportada;
    • efetuar cambação de óleo combustível do motor;
    • realizar teste de pressão de redes de carga e descarga;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • aumentar capacidade de geração de energia;
    • controlar aquisição de materiais e peças de reposição;
    • executar sondagens dos níveis dos tanques;
    • expressar-se oralmente;
    • amenizar a poluição do meio ambiente por emissão de gases;
    • suportar privação familiar e social;
    • segregar resíduos sólidos e líquidos;
    • analisar quimicamente sistemas de água e óleos lubrificantes do navio;
    • simular exercícios de emergência de controle ambiental;
    • simular exercícios de colisão;
    • controlar utilização de gases industriais;
    • testar sistema de partida principal e auxiliar;
    • controlar níveis de óleo e combustível;
    • consultar escrituração de diário de bordo;
    • estabelecer rotinas de manutenção planejadas;
    • controlar processos de descarte e armazenamento de resíduos de embarcação;
    • testar sistema de governo do navio;
    • comunicar aos órgãos competentes agressões ao meio ambiente;
    • raciocinar logicamente;
    • acompanhar docagem de navios;
    • substituir superiores em suas faltas ou impedimentos;
    • ter ética profissional;
    • auditar navio;
    • contatar fornecedores para compra de materiais;
    • tomar decisões;
    • controlar processos de dessalinização da água;
    • realizar cursos de aperfeiçoamentos;
    • reparar equipamentos na seção de máquinas e no convés;
    • tratar efluentes;
    • estabelecer cronograma de trabalho;
    • identificar necessidades de treinamento de tripulantes;
    • simular exercícios de incêndio da embarcação;
    • manter navio disponível para aluguel;
    • sugerir melhorias dos equipamentos junto ao fabricante e ao classificador;
    • supervisionar sistemas de controle eletroeletrônicos;
    • supervisionar tempo de bombeamento da carga;
    • vistoriar quantidades de óleo combustível;
    • participar da previsão orçamentária;
    • realizar treinamento em extinção de fontes poluidoras;
    • analisar relatórios técnicos;
    • supervisionar limpeza e operação de filtros e ralos de máquinas e sistemas de bordo;
    • gerenciar problemas emergenciais;
    • sugerir ações de controle ambiental;
    • gerenciar custos de operações e pedaços;
    • fornecer dados técnicos para equipamento avariado;
    • agir com dinamismo;
    • fiscalizar a escrituração da documentação da seção de máquinas;
    • manter atualizada escrituração de diários de bordo;
    • demonstrar solidariedade;
    • acompanhar vistorias de navios;
    • extinguir fontes poluidoras;
    • preencher folhas de registros de pressão e temperatura;
    • coordenar compra de combustível;
    • otimizar processo de carregamento;
    • supervisionar quantidade de carga transportada;
    • participar das negociações de obras junto a estaleiros;
    • participar das decisões de equipamentos a bordo e em terra;
    • demonstrar coragem;
    • verificar condições normais de temperatura e pressão dos equipamentos;
    • possuir equilíbrio emocional;
    • supervisionar atuação da equipe técnica de suporte;
    • reportar condições de operacionalidade dos equipamentos aos superiores;
    • demonstrar iniciativa;
    • demonstrar capacidade didática;
    • operar controle de velocidade do navio;
    • manter qualidade da carga transportada;
    • coordenar atuação das agências e representantes;
    • assegurar disciplina;
    • prestar suporte técnico de reparo de equipamentos;
    • zelar pela autoestima e bem estar dos tripulantes;
    • providenciar reparos;
    • realizar cursos de aperfeiçoamento;
    • monitorar sistemas de drenagens de tanques e pneumáticos;
    • elaborar relatórios de manutenção;
    • redigir adequadamente textos de forma clara e sucinta;
    • oferecer suporte técnico de instalação de equipamentos;
    • dominar línguas estrangeiras;
    • manter certificação do navio junto a órgãos competentes;
    • avaliar custo de reparo;
    • cumprir normas de proteção ao meio ambiente;
    • controlar estoque de materiais;
    • supervisionar máquinas no convés;
    • supervisionar consumo de combustível em viagem e no porto;
    • planejar atividades de bordo;
    • dominar informática;
    • participar do planejamento da logística de transporte;
    • controlar sistemas hidráulicos do navio;
    • administrar conflitos;
    • verificar sistema de comunicação;
    • realizar manutenção de equipamentos de combate à poluição ambiental;
    • auxiliar negociações sobre contratos de fretes;
    • assistir tecnicamente na manutenção de equipamentos;
    • preparar máquinas de amarração e desamarração;
    • demonstrar motivação;
    • identificar necessidades de capacitação de tripulantes;
    • elaborar relatórios técnicos;
    • adaptar-se às condições e ambiente de trabalho;
    • preparar equipamentos auxiliares para carga e descarga;
    • supervisionar velocidade contratual do navio;
    • acompanhar serviços de docagem em estaleiros;
    • adequar a operação e desempenho do navio para manter o cronograma;
    • garantir a utilização de epi´s;
    • disponibilizar sistema de partida do motor;
    • ambientar tripulantes e visitantes;
    • inspecionar navios;
    • negociar condições de reparo e docagem com a empresa;
    • simular exercícios de abandono de embarcação;
    • reportar problemas emergenciais a superiores;
    • controlar sistemas de ar condicionado e frigorífico;
    • gerenciar cumprimento de cláusulas contratuais;


    Setores que mais contratam Sub-chefe de máquinas da marinha mercante no mercado de trabalho

    • Navegação de apoio marítimo
    • Transporte marítimo de cabotagem - carga
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Escafandria e mergulho
    • Transporte marítimo de longo curso - carga
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Atividades de agenciamento marítimo
    • Atividades de estudos geológicos
    • Outros transportes aquaviários não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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