Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
- Trabalhadores dos serviços
- Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
- Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.
O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Aeromoça
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes devem:
- controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;
- agir em situações de emergência;
- checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;
- zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;
- trabalhar com segurança;
- atender aos passageiros;
- demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;
- preparar relatórios e ou documentação;
- servir refeições preparadas e bebidas;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- auxiliar passageiros na acomodação de bagagens;
- emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
- combater fogo a bordo;
- preparar a cabine para pouso de emergência;
- identificar-se com a profissão;
- prestar primeiros socorros às pessoas;
- demonstrar empatia;
- promover a sobrevivência, comunicação e sinalização após acidente;
- realocar bagagens perigosas;
- emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
- emitir relatório de alimentos com data de validade vencida;
- monitorar atitudes dos passageiros;
- aquecer refeições;
- repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
- recolher as bandejas e utensílios de mesa;
- inspecionar cabine de passageiros e galley (cozinha);
- retirar pedidos de refeições e bebidas;
- orientar os passageiros quanto ao uso de equipamentos eletrônicos;
- preparar a mesa ou balcão de refeições;
- retirar anéis e alianças;
- checar o volume de água dos reservatórios da aeronave;
- declarar os pertences pessoais;
- verificar a apresentação das refeições e bebidas;
- orientar os passageiros especiais sobre equipamentos da aeronave;
- checar a existência, integridade e operacionalidade dos equipamentos a bordo;
- agir com cortesia;
- fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
- checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
- usar equipamentos de proteção;
- comandar a evacuação da aeronave;
- preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos;
- demonstrar facilidade de comunicação verbal;
- retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação;
- dar provas de agilidade;
- orientar os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência;
- informar os passageiros sobre as acomodações;
- demonstrar boa apresentação pessoal;
- adaptar-se a mudanças de fusos horários;
- registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
- colocar bebidas no gelo;
- demonstrar liderança;
- oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto;
- montar trolley (carrinho) de bebidas e de refeições;
- entregar as bandejas com refeições;
- checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- auxiliar passageiros no preenchimento de formulários de alfândega e de imigração;
- informar os passageiros sobre particularidades do voo ou percurso;
- conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
- comunicar-se em outros idiomas;
- certificar-se de que todos os passageiros foram retirados;
- informar os passageiros sobre situações de emergência;
- recepcionar passageiros;
- checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto;
- relatar as condições de limpeza;
- dar provas de desprendimento;
- demonstrar organização;
- conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais;
- auxiliar no embarque e desembarque de passageiros;
- checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem;
- acomodar os passageiros especiais;
- comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
- participar de treinamentos sobre segurança;
- distribuir material de alfândega e de imigração;
- adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar iniciativa;
- atualizar-se profissionalmente;
Setores que mais contratam Aeromoça no mercado de trabalho
- Transporte aéreo de passageiros regular
- Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
- Transporte aéreo de carga