Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
- Trabalhadores dos serviços
- Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
- Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.
O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Aeromoça
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes devem:
- controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;
- zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;
- agir em situações de emergência;
- demonstrar competências pessoais;
- atender aos passageiros;
- servir refeições preparadas e bebidas;
- trabalhar com segurança;
- checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;
- preparar relatórios e ou documentação;
- demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;
Atividades
- oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto;
- demonstrar boa apresentação pessoal;
- entregar as bandejas com refeições;
- promover a sobrevivência, comunicação e sinalização após acidente;
- auxiliar passageiros na acomodação de bagagens;
- combater fogo a bordo;
- acomodar os passageiros especiais;
- checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto;
- preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos;
- orientar os passageiros especiais sobre equipamentos da aeronave;
- checar a existência, integridade e operacionalidade dos equipamentos a bordo;
- demonstrar liderança;
- monitorar atitudes dos passageiros;
- emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
- comunicar-se em outros idiomas;
- auxiliar no embarque e desembarque de passageiros;
- repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
- inspecionar cabine de passageiros e galley (cozinha);
- preparar a mesa ou balcão de refeições;
- retirar pedidos de refeições e bebidas;
- emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
- orientar os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência;
- verificar a apresentação das refeições e bebidas;
- checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem;
- recolher as bandejas e utensílios de mesa;
- auxiliar passageiros no preenchimento de formulários de alfândega e de imigração;
- demonstrar facilidade de comunicação verbal;
- recepcionar passageiros;
- informar os passageiros sobre particularidades do voo ou percurso;
- relatar as condições de limpeza;
- preparar a cabine para pouso de emergência;
- comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
- demonstrar empatia;
- comandar a evacuação da aeronave;
- aquecer refeições;
- conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais;
- participar de treinamentos sobre segurança;
- demonstrar iniciativa;
- conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- certificar-se de que todos os passageiros foram retirados;
- demonstrar organização;
- agir com cortesia;
- prestar primeiros socorros às pessoas;
- realocar bagagens perigosas;
- informar os passageiros sobre as acomodações;
- identificar-se com a profissão;
- checar o volume de água dos reservatórios da aeronave;
- fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
- usar equipamentos de proteção;
- retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação;
- dar provas de desprendimento;
- montar trolley (carrinho) de bebidas e de refeições;
- distribuir material de alfândega e de imigração;
- informar os passageiros sobre situações de emergência;
- atualizar-se profissionalmente;
- trabalhar em equipe;
- colocar bebidas no gelo;
- dar provas de agilidade;
- checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
- adaptar-se a mudanças de fusos horários;
- emitir relatório de alimentos com data de validade vencida;
- adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
- checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros;
- orientar os passageiros quanto ao uso de equipamentos eletrônicos;
- retirar anéis e alianças;
- declarar os pertences pessoais;
- registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
Setores que mais contratam Aeromoça no mercado de trabalho
- Transporte aéreo de passageiros regular
- Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
- Transporte aéreo de carga