Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
- Trabalhadores dos serviços
- Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
- Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.
O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Aeromoça
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes devem:
- atender aos passageiros;
- agir em situações de emergência;
- zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;
- servir refeições preparadas e bebidas;
- controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;
- trabalhar com segurança;
- demonstrar competências pessoais;
- preparar relatórios e ou documentação;
- checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;
- demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;
Atividades
- demonstrar organização;
- comandar a evacuação da aeronave;
- emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
- comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
- colocar bebidas no gelo;
- auxiliar passageiros na acomodação de bagagens;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- atualizar-se profissionalmente;
- certificar-se de que todos os passageiros foram retirados;
- dar provas de agilidade;
- conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
- emitir relatório de alimentos com data de validade vencida;
- distribuir material de alfândega e de imigração;
- informar os passageiros sobre particularidades do voo ou percurso;
- declarar os pertences pessoais;
- preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos;
- recepcionar passageiros;
- preparar a mesa ou balcão de refeições;
- checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros;
- combater fogo a bordo;
- demonstrar boa apresentação pessoal;
- auxiliar passageiros no preenchimento de formulários de alfândega e de imigração;
- relatar as condições de limpeza;
- checar a existência, integridade e operacionalidade dos equipamentos a bordo;
- prestar primeiros socorros às pessoas;
- acomodar os passageiros especiais;
- trabalhar em equipe;
- usar equipamentos de proteção;
- adaptar-se a mudanças de fusos horários;
- demonstrar facilidade de comunicação verbal;
- auxiliar no embarque e desembarque de passageiros;
- checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem;
- retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação;
- monitorar atitudes dos passageiros;
- demonstrar liderança;
- montar trolley (carrinho) de bebidas e de refeições;
- dar provas de desprendimento;
- inspecionar cabine de passageiros e galley (cozinha);
- oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto;
- informar os passageiros sobre situações de emergência;
- checar o volume de água dos reservatórios da aeronave;
- registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
- demonstrar iniciativa;
- agir com cortesia;
- verificar a apresentação das refeições e bebidas;
- checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
- checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto;
- recolher as bandejas e utensílios de mesa;
- conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais;
- participar de treinamentos sobre segurança;
- orientar os passageiros especiais sobre equipamentos da aeronave;
- retirar pedidos de refeições e bebidas;
- adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
- identificar-se com a profissão;
- entregar as bandejas com refeições;
- fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
- promover a sobrevivência, comunicação e sinalização após acidente;
- orientar os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência;
- comunicar-se em outros idiomas;
- orientar os passageiros quanto ao uso de equipamentos eletrônicos;
- emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
- repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
- preparar a cabine para pouso de emergência;
- realocar bagagens perigosas;
- aquecer refeições;
- informar os passageiros sobre as acomodações;
- demonstrar empatia;
- retirar anéis e alianças;
Setores que mais contratam Aeromoça no mercado de trabalho
- Transporte aéreo de passageiros regular
- Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
- Transporte aéreo de carga