Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
- Trabalhadores dos serviços
- Trabalhadores dos serviços de transporte e turismo
- Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes atuam em companhias de transporte aéreo, terrestre e aquaviário. São assalariados, com carteira assinada que trabalham em equipe ou de forma individual, com supervisão ocasional ou permanente, dependendo da ocupação. Trabalham em horários irregulares nos períodos diurno ou noturno em veículos, confinados ou em grandes altitudes. Podem estar expostos a ruídos, radiação, material tóxico, micro-vibrações, doenças infecto-contagiosas, baixa umidade e baixos índices de oxigênio. Permanecem em pé por longos perídos e podem estar sujeitos a situações de estresse físico e emocional.
O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes
Para o acesso a essas ocupações requer-se ensino médio complementado por curso básico de qualificação profissional que varia de duzentas e quatrocentas horas-aula, dependendo da ocupação exercida. Para o taifeiro, a escolaridade mínima é de ensino fundamental. Os profissionais dessa família ocupacional são treinados para atender a situações de emergência e ou segurança, além do bem- estar dos passageiros. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Aeromoça
Trabalhadores de segurança e atendimento aos usuários nos transportes devem:
- servir refeições preparadas e bebidas;
- agir em situações de emergência;
- atender aos passageiros;
- preparar relatórios e ou documentação;
- zelar pela manutenção da limpeza de aeronaves, trens e embarcações;
- controlar entrada e saída de alimentos e materiais de limpeza;
- checar os equipamentos e instalações a bordo de aeronaves, trens e embarcações;
- trabalhar com segurança;
- demonstrar procedimentos de segurança e de emergência;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- dar provas de agilidade;
- declarar os pertences pessoais;
- orientar os passageiros sobre o uso dos equipamentos e saídas de emergência;
- distribuir material de alfândega e de imigração;
- usar equipamentos de proteção;
- realocar bagagens perigosas;
- checar a existência, integridade e operacionalidade dos equipamentos a bordo;
- monitorar atitudes dos passageiros;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- auxiliar no embarque e desembarque de passageiros;
- oferecer material de leitura e informativo e, kit conforto;
- checar localização, quantidade e validade dos itens de primeiros socorros;
- checar localização, quant. e validade de equipamentos de sobrevivência na selva, mar, gelo e deserto;
- informar os passageiros sobre as acomodações;
- comunicar-se em outros idiomas;
- adaptar-se a diferenças climáticas, culturais e alimentares;
- trabalhar em equipe;
- preparar a cabine para pouso de emergência;
- checar a localização e validade dos equipamentos de combate ao fogo;
- orientar os passageiros especiais sobre equipamentos da aeronave;
- certificar-se de que todos os passageiros foram retirados;
- demonstrar iniciativa;
- combater fogo a bordo;
- dar provas de desprendimento;
- checar sistema de intercomunicação da aeronave e ou trem;
- emitir relatório de gêneros alimentícios e bebidas a bordo;
- acomodar os passageiros especiais;
- informar os passageiros sobre particularidades do voo ou percurso;
- recepcionar passageiros;
- identificar-se com a profissão;
- preparar café, chá, mamadeira, drinks e sucos;
- checar o volume de água dos reservatórios da aeronave;
- conferir documentação de menores desacompanhados e passageiros especiais;
- participar de treinamentos sobre segurança;
- colocar bebidas no gelo;
- demonstrar liderança;
- retirar equipamentos de sobrevivência e emergência da aeronave ou embarcação;
- auxiliar passageiros na acomodação de bagagens;
- demonstrar boa apresentação pessoal;
- inspecionar cabine de passageiros e galley (cozinha);
- informar os passageiros sobre situações de emergência;
- emitir relatório de alimentos com data de validade vencida;
- atualizar-se profissionalmente;
- aquecer refeições;
- agir com cortesia;
- preparar a mesa ou balcão de refeições;
- prestar primeiros socorros às pessoas;
- comunicar ao comandante ou maquinista sobre anormalidades na aeronave, trem ou embarcação;
- conservar a limpeza de bordo de aeronaves, trens e embarcações;
- relatar as condições de limpeza;
- recolher as bandejas e utensílios de mesa;
- entregar as bandejas com refeições;
- demonstrar empatia;
- repor refeições no balcão térmico e ou carrinho;
- demonstrar facilidade de comunicação verbal;
- comandar a evacuação da aeronave;
- emitir relatório de ocorrências e ou anormalidades nas viagens;
- adaptar-se a mudanças de fusos horários;
- auxiliar passageiros no preenchimento de formulários de alfândega e de imigração;
- promover a sobrevivência, comunicação e sinalização após acidente;
- registrar necessidades de reparos ou manutenção a bordo;
- verificar a apresentação das refeições e bebidas;
- montar trolley (carrinho) de bebidas e de refeições;
- orientar os passageiros quanto ao uso de equipamentos eletrônicos;
- fazer cumprir normas e procedimentos de segurança;
- demonstrar organização;
- retirar pedidos de refeições e bebidas;
- retirar anéis e alianças;
Setores que mais contratam Aeromoça no mercado de trabalho
- Transporte aéreo de passageiros regular
- Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas
- Transporte aéreo de carga