Salário para o cargo de Operador de rede de teleprocessamento
CBO 3722-05 > Operadores de rede de teleprocessamento

Operador de rede de teleprocessamento - Descrição, atividades e funções do cargo

Operam e monitoram sistemas de comunicação em rede, preparam equipamentos e meios de comunicação, cuidam da segurança operacional por meio de procedimentos específicos e realizam atendimento ao usuário.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos em operação de câmara fotográfica , cinema e de televisão
        • Operadores de rede de teleprocessamento

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Operadores de rede de teleprocessamento trabalham em empresas de informática e departamentos de informática de empresas de diversos ramos de atividade e em entidades que atuam com populações residentes em áreas remotas. São assalariados, com carteira assinada, pela empresa onde atuam ou empresa terceirizada. Trabalham em equipe, sob supervisão, em ambiente fechado, em diferentes regimes de horário de trabalho diurno, noturno, rodízio de turnos e horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de rede de teleprocessamento

Para o exercício desse cargo requer-se formação de nível médio. Para as ocupações de operador de teleprocessamento requer-se, adicionalmente, cursos de especialização de aproximadamente quatrocentas horas-aula. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de rede de teleprocessamento

Operadores de rede de teleprocessamento devem:

  • comunicar-se na rede;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar equipamentos e meios de comunicação;
  • atender usuários;
  • efetuar procedimentos de trabalho;
  • monitorar sistemas;
  • cuidar da segurança operacional;
  • operar sistemas de comunicação;

Atividades

  • identificar se na rede por meio de senha, código e prefixo;
  • monitorar funcionamento de geradores e baterias em caso de falta de energia;
  • orientar usuário sobre condições operacionais, comerciais e climáticas;
  • registrar término do atendimento;
  • bloquear tentativa de acesso não autorizado;
  • regular climatização do ambiente;
  • organizar material de trabalho (fitas, cd);
  • identificar localização do usuário;
  • participar de ginástica laboral;
  • zelar pela segurança no ambiente de trabalho;
  • acionar suporte técnico especializado;
  • protocolar recebimento de mensagens e arquivos;
  • acompanhar desempenho da rede;
  • emitir relatórios estatísticos de atendimento ao usuário;
  • respeitar hierarquia;
  • interpretar códigos de comunicação (morse, cw);
  • consultar plano de contingência;
  • calcular a capacidade do tráfego de dados;
  • registrar ocorrência de problema técnico;
  • definir fila de transmissão de mensagens;
  • prestar apoio técnico à rede;
  • tomar decisões;
  • decriptar arquivos e mensagens;
  • ordenar sequência de impressão;
  • consultar manuais e documentação básica;
  • avaliar resultados de impressão;
  • limpar equipamento periodicamente;
  • localizar área de atendimento;
  • testar funcionamento dos aplicativos;
  • efetuar cópia de segurança de dados;
  • demonstrar capacidade de concentração;
  • trabalhar em equipe;
  • cumprir normas e regulamentos;
  • consultar procedimentos padronizados para transmissão de dados e de radiocomunicação;
  • executar plano de contingência;
  • confirmar transferência de mensagens e arquivos;
  • demonstrar iniciativa;
  • comprometer-se com o trabalho;
  • permitir acesso do usuário ao sistema;
  • acompanhar transferência de mensagens e arquivos;
  • relacionar-se com outros órgãos e usuários de comunicação;
  • administrar situações de conflitos;
  • verificar resultados de processos e operações;
  • manter-se atualizado profissionalmente;
  • zelar pela qualidade das informações;
  • executar testes de capacidade de transmissão;
  • diagnosticar tipo de ocorrência;
  • criptografar arquivos e mensagens;
  • controlar suprimento de insumos (papel, cartucho de tinta);
  • priorizar execução de sistemas críticos;
  • executar cronograma de atividades;
  • organizar cronograma de atividades;
  • acompanhar processo de impressão;
  • priorizar atendimento ao usuário preferencial;
  • verificar a conectividade entre os equipamentos do bastidor;
  • controlar taxa de transmissão de dados;
  • testar fontes de alimentação de energia;
  • cumprir prazos;
  • montar fita ou cartucho no computador central;
  • manter controle emocional;
  • manter sigilo das informações confidenciais;
  • rotular mídia digital;
  • receber solicitação de suporte técnico;
  • acionar setores competentes para emergências (polícia, bombeiros, sos, salva-mar, salva-aero);
  • ajustar equipamentos para operação;
  • executar testes de conexão e comunicação;
  • efetuar retransmissões devido a falhas;
  • agir com ética;
  • transmitir mensagens e dados;
  • identificar possíveis falhas do equipamento na transmissão;
  • registrar ocorrências do período de trabalho;
  • priorizar operações emergenciais;


Setores que mais contratam Operador de rede de teleprocessamento no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Supermercados
  • Consultoria em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
  • Serviços de engenharia
  • Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • Outras atividades de telecomunicações
  • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de teleatendimento
  • Construção de estações e redes de telecomunicações
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais




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