Salário para o cargo de Técnico de documentação e informação
CBO 3711-10 > Técnicos em biblioteconomia

Técnico de documentação e informação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Participam da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural. Colaboram no controle e na conservação de equipamentos. Participam de treinamentos e programas de atualização.

Quanto ganha um Técnico de documentação e informação

Um Técnico de documentação e informação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.194,52 e R$ 7.057,19, com a média salarial de R$ 2.660,47 e o salário mediana em R$ 1.955,34 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico de documentação e informação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.660,47 31.925,66 665,12 12,91
1º Quartil 1.194,52 14.334,22 298,63 5,80
Salário Mediana 1.955,34 23.464,08 488,84 9,49
3º Quartil 5.382,11 64.585,36 1.345,53 26,12
Teto Salarial 7.057,19 84.686,26 1.764,30 34,25


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos de serviços culturais
        • Técnicos em biblioteconomia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.467 - 12.105 4.180,61 1.467,40 2.608,07 9.994,03 12.105,07
Serra - ES 1.200 - 1.696 1.250,00 1.200,00 1.200,00 1.400,00 1.695,72
Salvador - BA 1.196 - 4.191 1.737,54 1.196,46 1.213,45 3.460,51 4.191,47
Rio de Janeiro - RJ 1.531 - 7.671 3.335,28 1.531,13 2.500,00 6.333,33 7.671,12
Indaial - SC 1.552 - 3.589 2.398,59 1.552,17 2.962,87 2.962,87 3.588,72
Ribeirão Preto - SP 1.432 - 1.771 1.454,50 1.432,00 1.462,00 1.462,00 1.770,82
Brasília - DF 1.955 - 4.847 2.865,30 1.955,34 2.784,00 4.002,00 4.847,34
Camaçari - BA 1.156 - 4.603 2.497,56 1.156,00 2.500,00 3.800,00 4.602,67
Araras - SP 1.363 - 2.193 1.477,37 1.363,02 1.398,89 1.810,34 2.192,74
Fundão - ES 1.200 - 2.180 1.300,00 1.200,00 1.200,00 1.800,00 2.180,21


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.406 - 8.893 3.373,08 1.406,40 2.495,70 7.341,88 8.892,71
Espírito Santo 1.200 - 1.776 1.260,13 1.200,00 1.200,00 1.466,27 1.775,99
Bahia 1.190 - 4.851 1.981,95 1.189,72 1.213,45 4.004,63 4.850,53
Santa Catarina 1.552 - 3.589 2.491,39 1.552,17 2.800,00 2.962,87 3.588,72
Rio de Janeiro 1.531 - 7.671 3.234,65 1.531,13 2.500,00 6.333,33 7.671,12
Distrito Federal 1.955 - 4.847 2.865,30 1.955,34 2.784,00 4.002,00 4.847,34
Rio Grande do Sul 1.400 - 6.016 3.372,08 1.400,00 3.788,35 4.966,75 6.015,88
Paraná 1.642 - 4.745 2.703,52 1.641,82 2.900,00 3.917,31 4.744,76


Principais locais de trabalho

Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia

Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.


Funções e atividades do Técnico de documentação e informação

Técnicos em biblioteconomia devem:

  • participar do processo de disseminação da informação;
  • participar da organização e manutenção do ambiente;
  • tratar informação e documentos;
  • atender o usuário nas formas presencial e À distância;
  • realizar a manutenção do acervo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • organizar atividades culturais e de extensão;

  • Atividades

    • viabilizar a organização das atividades culturais;
    • demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
    • realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
    • elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
    • digitalizar materiais;
    • elaborar a sinalização do ambiente;
    • organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
    • elaborar folhetos;
    • cobrar devolução de empréstimos;
    • controlar arquivos administrativos;
    • auxiliar na classificação de documentos;
    • cadastrar o usuário;
    • participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
    • emprestar material do acervo;
    • desdobrar fichas catalográficas;
    • auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
    • auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
    • elaborar clipping;
    • aplicar sanções ao usuário;
    • guardar os documentos;
    • organizar arquivos administrativos;
    • fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
    • localizar material no acervo;
    • auxiliar nas atividades de ensino à distância;
    • auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
    • controlar agenda de eventos e cursos;
    • qualificar-se;
    • auxiliar na elaboração de resumos;
    • manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
    • atualizar-se;
    • substituir documentos;
    • preparar painel para exposição das novas aquisições;
    • auxiliar na catalogação de documentos;
    • expedir malotes e correios;
    • participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
    • coletar dados estatísticos;
    • auxiliar na elaboração de projetos;
    • participar do processo de consistência da base de dados;
    • participar de reuniões de planejamento e avaliação;
    • participar da organização da hemeroteca;
    • auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
    • demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
    • controlar o fluxo do usuário;
    • auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
    • participar da organização de concursos literários;
    • inventariar o acervo;
    • reproduzir documentos;
    • auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • tombar documentos para incorporação ao acervo;
    • executar serviços de digitação e datilografia;
    • auxiliar na busca de parcerias;
    • monitorar visitas à biblioteca;
    • preencher planilhas de dados estatísticos;
    • manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
    • controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
    • trabalhar em equipe;
    • realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
    • pesquisar bases de dados;
    • manter cadastro de endereços institucionais;
    • auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
    • demonstrar iniciativa;
    • preparar documentos para encadernação;
    • confeccionar o cartão de identificação do usuário;
    • elaborar alertas bibliográficos;
    • participar do remanejamento do acervo;
    • realizar trabalhos de reparação de documentos;
    • elaborar cartazes;
    • realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
    • controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
    • orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
    • participar na elaboração de publicações;
    • reservar material bibliográfico;
    • escrever correspondências;
    • pesquisar por solicitação do usuário;
    • magnetizar documentos do acervo;
    • selecionar documentos para a encadernação;
    • controlar os estoques de material de consumo;
    • avaliar o uso e adequação do ambiente;
    • alimentar bases de dados;
    • controlar doação de documentos;
    • auxiliar na organização de teleconferências;
    • elaborar relatórios estatísticos;
    • realizar empréstimos entre bibliotecas;
    • etiquetar documentos;
    • proceder com ética;
    • conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
    • auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
    • controlar acervo de duplicatas de documentos;
    • prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
    • operar equipamentos audiovisuais;
    • orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
    • orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
    • colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
    • realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
    • realizar permutas de material bibliográfico;
    • conferir documentos encadernados;
    • cadastrar a produção científica do corpo docente;
    • realizar serviços de comutação;
    • auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
    • participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
    • demonstrar comprometimento com o trabalho;
    • atualizar o cadastro de usuários;
    • divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
    • auxiliar na organização de exposições;
    • auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
    • participar da elaboração de manuais de procedimentos;
    • demonstrar habilidade no trato com o público;
    • elaborar mural;
    • demonstrar desenvoltura no trato com o público;
    • auxiliar no descarte de documentos;
    • controlar permutas de documentos;
    • cadastrar documentos;
    • apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
    • carimbar documentos;
    • demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
    • dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
    • arquivar fichas catalográficas;
    • arquivar a produção acadêmica;
    • participar de redes de discussão em diferentes meios;
    • fazer levantamentos bibliográficos;
    • controlar aquisição de documentos;
    • realizar campanhas de doação;
    • auxiliar na realização de feiras de livros;
    • auxiliar na indexação de documentos;
    • orientar o usuário na preservação do acervo;
    • participar na realização de saraus culturais;
    • higienizar material;


    Setores que mais contratam Técnico de documentação e informação no mercado de trabalho

    • Atividades de bibliotecas e arquivos
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Educação superior - graduação
    • Comércio varejista de artigos de papelaria
    • Serviços de engenharia
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Ensino fundamental
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Construção de redes de transportes por dutos, exceto para água e esgoto




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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