Salário para o cargo de Técnico em higiene ocupacional
CBO 3516-10 > Técnicos em segurança do trabalho

Técnico em higiene ocupacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Participam da elaboração e implementam política de saúde e segurança do trabalho, realizam diagnóstico da situação de SST da instituição, identificam variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolvem ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho, integram processos de negociação. Participam da adoção de tecnologias e processos de trabalho, investigam, analisam acidentes de trabalho e recomendam medidas de prevenção e controle.

Quanto ganha um Técnico em higiene ocupacional

Um Técnico em higiene ocupacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.519,89 e R$ 5.403,15, com a média salarial de R$ 2.510,29 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico em higiene ocupacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.510,29 30.123,50 627,57 11,58
1º Quartil 1.519,89 18.238,68 379,97 7,01
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 9,22
3º Quartil 4.120,67 49.448,04 1.030,17 19,00
Teto Salarial 5.403,15 64.837,75 1.350,79 24,92


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos das ciências administrativas
        • Técnicos em segurança do trabalho

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.468 - 3.837 1.880,35 1.468,30 1.468,30 3.168,02 3.837,21
Campinas - SP 2.986 - 4.844 3.524,34 2.985,80 3.500,00 3.999,49 4.844,30
São Caetano do Sul - SP 1.580 - 2.391 1.765,82 1.580,00 1.700,00 1.974,40 2.391,45
Curitiba - PR 1.200 - 3.876 1.657,14 1.200,00 1.200,00 3.200,00 3.875,94
Camaçari - BA 1.409 - 3.816 2.335,80 1.408,50 2.237,31 3.150,20 3.815,62
Belo Horizonte - MG 1.804 - 7.202 2.887,99 1.804,00 2.200,00 5.946,17 7.202,18


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.468 - 4.926 2.423,22 1.468,30 1.900,00 4.067,21 4.926,33
Paraná 1.200 - 3.595 1.791,09 1.200,00 1.200,00 2.967,70 3.594,56
Bahia 1.426 - 4.663 2.588,71 1.425,76 2.586,79 3.850,00 4.663,24
Minas Gerais 1.094 - 6.242 2.571,80 1.094,10 2.153,52 5.153,53 6.242,10
Rio de Janeiro 1.900 - 12.112 3.849,60 1.900,00 2.228,96 10.000,00 12.112,30


Principais locais de trabalho

Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em segurança do trabalho

O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.


Funções e atividades do Técnico em higiene ocupacional

Técnicos em segurança do trabalho devem:

  • participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição;
  • investigar acidentes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • desenvolver ações educativas na Área de sst;
  • participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho;
  • integrar processos de negociação;
  • implantar a política de sst;
  • realizar diagnóstico da situação de sst da instituição;
  • identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente;

  • Atividades

    • tomar decisões;
    • determinar causas de acidentes;
    • identificar a política administrativa da instituição;
    • identificar perdas decorrentes do acidente;
    • selecionar metodologia para investigação de acidentes;
    • assessorar nas negociações;
    • inspecionar implantação;
    • divulgar a política na instituição ou empresa;
    • adequar a política de sst às disposições legais;
    • efetuar o tratamento estatístico das medições;
    • gerar relatórios de resultados;
    • demonstrar capacidade de observação difusa;
    • implementar programas preventivos e/ou corretivos;
    • participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar qualitativamente os agentes de risco ocupacional;
    • interpretar o resultado do tratamento estatístico;
    • elaborar programas preventivos e/ou corretivos;
    • implementar intercâmbio entre equipes técnicas;
    • revisar documentação de sst;
    • promover reuniões com as contratadas;
    • validar indicadores de eficiência e eficácia;
    • elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde;
    • adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas;
    • mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política;
    • estabelecer formas de controle dos riscos associados;
    • elaborar procedimentos de melhoria;
    • avaliar o desempenho do sistema;
    • documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança;
    • medir agentes de risco ocupacional (avaliação quantitativa);
    • implantar procedimentos técnicos e administrativos;
    • participar de perícias e fiscalizações;
    • avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros;
    • verificar eficácia das recomendações;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • participar da definição dos indicadores da política;
    • identificar indicadores para replanejamento do sistema;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • formar multiplicadores;
    • estabelecer mecanismos de intervenção;
    • difundir informações;
    • utilizar metodologia científica para avaliação;
    • desenvolver sistema de gestão de sst;
    • propor recomendações técnicas;
    • analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho;
    • participar de ações emergenciais;
    • elaborar relatório de acidente de trabalho;
    • realizar análise preliminar de risco (apr);
    • promover ação conjunta com a área de saúde;
    • negociar a aplicabilidade da política;
    • gerenciar a aplicação da política de sst;
    • avaliar os referenciais legais da política a ser implantada;
    • identificar grupos homogêneos de exposição;
    • promover ações educativas em sst;
    • utilizar métodos e técnicas de comunicação;
    • realizar inspeção;
    • validar coleta da amostra;
    • elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho;
    • priorizar riscos, ghes, atividade e ambiente de trabalho a serem avaliados;
    • emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos;
    • emitir parecer técnico;
    • organizar banco de dados;
    • supervisionar procedimentos técnicos;
    • registrar procedimentos técnicos;
    • reconhecer agentes de risco ocupacional;
    • caracterizar agentes de risco ocupacional;
    • elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos;
    • analisar projetos, processos, instalação de máquinas e equipamentos;
    • coordenar equipes multidisciplinares;
    • elaborar manual do sistema de gestão de sst;
    • orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais;
    • administrar dificuldades de implantação;
    • orientar as partes em sst;
    • identificar as necessidades educativas em sst;
    • analisar a aplicação de tecnologia;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • mostrar impacto econômico de implantação da política;
    • avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais;
    • avaliar impacto da adoção;
    • demonstrar capacidade de discernimento;
    • comparar a situação atual com a legislação;
    • demonstrar atitude proativa;
    • verificar implementação de ações preventivas e corretivas;
    • trabalhar sob pressão;
    • administrar conflitos;
    • controlar atualização de documentos, normas e legislação;
    • planejar a política de saúde e segurança do trabalho;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável;
    • avaliar ações educativas de segurança e saúde;
    • interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados;
    • alimentar rede de informações;
    • recomendar medidas de controle cabíveis em função do diagnóstico;
    • diagnosticar condições gerais da área de sst;
    • mostrar impacto na saúde do trabalhador na implantação da política;
    • avaliar o ambiente de trabalho;
    • demonstrar capacidade de atentar a detalhes;
    • demonstrar capacidade de nexo causal;
    • delegar atribuições;
    • verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço;
    • analisar causas de acidentes;
    • estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria;
    • realizar análise preliminar de risco ocupacional (aprho);
    • participar do sistema de gestão ambiental;
    • atualizar registros;


    Setores que mais contratam Técnico em higiene ocupacional no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Serviços de engenharia
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Serviços de perícia técnica relacionados à segurança do trabalho
    • Outras obras de engenharia civil
    • Construção de edifícios
    • Atividades de limpeza
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Fabricação de aditivos de uso industrial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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