Salário para o cargo de Técnico em segurança industrial
CBO 3516-05 > Técnicos em segurança do trabalho

Técnico em segurança industrial - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Participam da elaboração e implementam política de saúde e segurança do trabalho, realizam diagnóstico da situação de SST da instituição, identificam variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolvem ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho, integram processos de negociação. Participam da adoção de tecnologias e processos de trabalho, investigam, analisam acidentes de trabalho e recomendam medidas de prevenção e controle.

Quanto ganha um Técnico em segurança industrial

Um Técnico em segurança industrial trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.661,16 e R$ 6.139,69, com a média salarial de R$ 3.633,83 e o salário mediana em R$ 3.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Técnico em segurança industrial

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.633,83 43.605,96 908,46 16,90
1º Quartil 2.661,16 31.933,92 665,29 12,38
Salário Mediana 3.500,00 42.000,00 875,00 16,28
3º Quartil 5.068,97 60.827,64 1.267,24 23,58
Teto Salarial 6.139,69 73.676,28 1.534,92 28,56


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos das ciências administrativas
        • Técnicos em segurança do trabalho

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em segurança do trabalho

O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.


Funções e atividades do Técnico em segurança industrial

Técnicos em segurança do trabalho devem:

  • integrar processos de negociação;
  • realizar diagnóstico da situação de sst da instituição;
  • comunicar-se;
  • participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição;
  • participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho;
  • investigar acidentes de trabalho;
  • identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implantar a política de sst;
  • desenvolver ações educativas na Área de sst;

Atividades

  • mostrar impacto econômico de implantação da política;
  • avaliar o desempenho do sistema;
  • supervisionar procedimentos técnicos;
  • analisar a aplicação de tecnologia;
  • promover ações educativas em sst;
  • determinar causas de acidentes;
  • emitir parecer técnico;
  • mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política;
  • implementar intercâmbio entre equipes técnicas;
  • orientar as partes em sst;
  • assessorar nas negociações;
  • elaborar relatório de acidente de trabalho;
  • elaborar manual do sistema de gestão de sst;
  • realizar análise preliminar de risco (apr);
  • avaliar ações educativas de segurança e saúde;
  • gerenciar a aplicação da política de sst;
  • participar de ações emergenciais;
  • diagnosticar condições gerais da área de sst;
  • trabalhar em equipe;
  • inspecionar implantação;
  • analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho;
  • administrar conflitos;
  • coordenar equipes multidisciplinares;
  • estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável;
  • estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria;
  • atualizar registros;
  • elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos;
  • alimentar rede de informações;
  • identificar perdas decorrentes do acidente;
  • participar do sistema de gestão ambiental;
  • delegar atribuições;
  • revisar documentação de sst;
  • tomar decisões;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho;
  • negociar a aplicabilidade da política;
  • divulgar a política na instituição ou empresa;
  • adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas;
  • elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde;
  • analisar causas de acidentes;
  • desenvolver sistema de gestão de sst;
  • avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros;
  • emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • utilizar métodos e técnicas de comunicação;
  • avaliar o ambiente de trabalho;
  • realizar inspeção;
  • organizar banco de dados;
  • demonstrar capacidade de observação difusa;
  • documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança;
  • comparar a situação atual com a legislação;
  • promover ação conjunta com a área de saúde;
  • validar indicadores de eficiência e eficácia;
  • verificar eficácia das recomendações;
  • trabalhar sob pressão;
  • demonstrar atitude proativa;
  • demonstrar capacidade de discernimento;
  • identificar a política administrativa da instituição;
  • interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados;
  • orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais;
  • registrar procedimentos técnicos;
  • adequar a política de sst às disposições legais;
  • participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho;
  • verificar implementação de ações preventivas e corretivas;
  • administrar dificuldades de implantação;
  • identificar indicadores para replanejamento do sistema;
  • demonstrar capacidade de atentar a detalhes;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • avaliar impacto da adoção;
  • demonstrar capacidade de nexo causal;
  • avaliar os referenciais legais da política a ser implantada;
  • elaborar programas preventivos e/ou corretivos;
  • verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço;
  • controlar atualização de documentos, normas e legislação;
  • propor recomendações técnicas;
  • demonstrar capacidade de observação técnica;
  • formar multiplicadores;
  • implementar programas preventivos e/ou corretivos;
  • gerar relatórios de resultados;
  • promover reuniões com as contratadas;
  • participar de perícias e fiscalizações;
  • selecionar metodologia para investigação de acidentes;
  • planejar a política de saúde e segurança do trabalho;
  • utilizar metodologia científica para avaliação;
  • difundir informações;
  • estabelecer mecanismos de intervenção;
  • implantar procedimentos técnicos e administrativos;
  • identificar as necessidades educativas em sst;
  • estabelecer formas de controle dos riscos associados;
  • avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais;


Setores que mais contratam Técnico em segurança industrial no mercado de trabalho

  • Construção de edifícios
  • Serviços de engenharia
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Obras de montagem industrial
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de perícia técnica relacionados à segurança do trabalho
  • Outras obras de engenharia civil
  • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Administração de obras
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Outras atividades de ensino
  • Instalação de máquinas e equipamentos industriais
  • Montagem de estruturas metálicas




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