Salário para o cargo de Técnico em higiene ocupacional
CBO 3516-10 > Técnicos em segurança do trabalho

Técnico em higiene ocupacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Participam da elaboração e implementam política de saúde e segurança do trabalho, realizam diagnóstico da situação de SST da instituição, identificam variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolvem ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho, integram processos de negociação. Participam da adoção de tecnologias e processos de trabalho, investigam, analisam acidentes de trabalho e recomendam medidas de prevenção e controle.

Quanto ganha um Técnico em higiene ocupacional

Um Técnico em higiene ocupacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.361,75 e R$ 5.890,64, com a média salarial de R$ 2.510,29 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico em higiene ocupacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.510,29 30.123,50 627,57 11,58
1º Quartil 1.361,75 16.341,04 340,44 6,28
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 9,22
3º Quartil 4.492,45 53.909,46 1.123,11 20,72
Teto Salarial 5.890,64 70.687,70 1.472,66 27,17


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos das ciências administrativas
        • Técnicos em segurança do trabalho

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.468 - 3.837 1.880,35 1.468,30 1.468,30 3.168,02 3.837,21
São Caetano do Sul - SP 1.580 - 2.391 1.765,82 1.580,00 1.700,00 1.974,40 2.391,45
Campinas - SP 2.986 - 4.844 3.524,34 2.985,80 3.500,00 3.999,49 4.844,30
Curitiba - PR 1.200 - 3.876 1.657,14 1.200,00 1.200,00 3.200,00 3.875,94
Camaçari - BA 1.409 - 3.816 2.335,80 1.408,50 2.237,31 3.150,20 3.815,62
Belo Horizonte - MG 1.804 - 7.202 2.887,99 1.804,00 2.200,00 5.946,17 7.202,18


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.468 - 4.926 2.423,22 1.468,30 1.900,00 4.067,21 4.926,33
Paraná 1.200 - 3.595 1.791,09 1.200,00 1.200,00 2.967,70 3.594,56
Bahia 1.426 - 4.663 2.588,71 1.425,76 2.586,79 3.850,00 4.663,24
Minas Gerais 1.094 - 6.242 2.571,80 1.094,10 2.153,52 5.153,53 6.242,10
Rio de Janeiro 1.900 - 12.112 3.849,60 1.900,00 2.228,96 10.000,00 12.112,30


Principais locais de trabalho

Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em segurança do trabalho

O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.


Funções e atividades do Técnico em higiene ocupacional

Técnicos em segurança do trabalho devem:

  • desenvolver ações educativas na Área de sst;
  • identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente;
  • participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição;
  • investigar acidentes de trabalho;
  • realizar diagnóstico da situação de sst da instituição;
  • participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • integrar processos de negociação;
  • implantar a política de sst;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • gerar relatórios de resultados;
    • supervisionar procedimentos técnicos;
    • difundir informações;
    • demonstrar capacidade de atentar a detalhes;
    • avaliar o desempenho do sistema;
    • priorizar riscos, ghes, atividade e ambiente de trabalho a serem avaliados;
    • elaborar manual do sistema de gestão de sst;
    • identificar indicadores para replanejamento do sistema;
    • alimentar rede de informações;
    • implementar programas preventivos e/ou corretivos;
    • implantar procedimentos técnicos e administrativos;
    • emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos;
    • promover ações educativas em sst;
    • administrar conflitos;
    • identificar a política administrativa da instituição;
    • verificar implementação de ações preventivas e corretivas;
    • organizar banco de dados;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • utilizar metodologia científica para avaliação;
    • tomar decisões;
    • coordenar equipes multidisciplinares;
    • estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria;
    • promover reuniões com as contratadas;
    • estabelecer formas de controle dos riscos associados;
    • gerenciar a aplicação da política de sst;
    • utilizar métodos e técnicas de comunicação;
    • participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho;
    • participar de ações emergenciais;
    • avaliar ações educativas de segurança e saúde;
    • identificar perdas decorrentes do acidente;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos;
    • analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho;
    • elaborar procedimentos de melhoria;
    • analisar a aplicação de tecnologia;
    • selecionar metodologia para investigação de acidentes;
    • medir agentes de risco ocupacional (avaliação quantitativa);
    • elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho;
    • demonstrar atitude proativa;
    • estabelecer mecanismos de intervenção;
    • caracterizar agentes de risco ocupacional;
    • analisar causas de acidentes;
    • verificar eficácia das recomendações;
    • avaliar impacto da adoção;
    • identificar grupos homogêneos de exposição;
    • mostrar impacto econômico de implantação da política;
    • participar do sistema de gestão ambiental;
    • interpretar o resultado do tratamento estatístico;
    • avaliar o ambiente de trabalho;
    • inspecionar implantação;
    • promover ação conjunta com a área de saúde;
    • controlar atualização de documentos, normas e legislação;
    • registrar procedimentos técnicos;
    • demonstrar capacidade de observação difusa;
    • trabalhar sob pressão;
    • elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde;
    • elaborar relatório de acidente de trabalho;
    • participar da definição dos indicadores da política;
    • revisar documentação de sst;
    • mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política;
    • divulgar a política na instituição ou empresa;
    • delegar atribuições;
    • adequar a política de sst às disposições legais;
    • realizar inspeção;
    • verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço;
    • participar de perícias e fiscalizações;
    • demonstrar capacidade de discernimento;
    • propor recomendações técnicas;
    • implementar intercâmbio entre equipes técnicas;
    • elaborar programas preventivos e/ou corretivos;
    • desenvolver sistema de gestão de sst;
    • adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas;
    • avaliar qualitativamente os agentes de risco ocupacional;
    • comparar a situação atual com a legislação;
    • documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança;
    • validar coleta da amostra;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais;
    • demonstrar capacidade de nexo causal;
    • realizar análise preliminar de risco (apr);
    • recomendar medidas de controle cabíveis em função do diagnóstico;
    • realizar análise preliminar de risco ocupacional (aprho);
    • determinar causas de acidentes;
    • trabalhar em equipe;
    • orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais;
    • administrar dificuldades de implantação;
    • atualizar registros;
    • avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros;
    • orientar as partes em sst;
    • diagnosticar condições gerais da área de sst;
    • analisar projetos, processos, instalação de máquinas e equipamentos;
    • emitir parecer técnico;
    • efetuar o tratamento estatístico das medições;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • validar indicadores de eficiência e eficácia;
    • estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável;
    • mostrar impacto na saúde do trabalhador na implantação da política;
    • formar multiplicadores;
    • reconhecer agentes de risco ocupacional;
    • interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados;
    • identificar as necessidades educativas em sst;
    • assessorar nas negociações;
    • planejar a política de saúde e segurança do trabalho;
    • negociar a aplicabilidade da política;
    • avaliar os referenciais legais da política a ser implantada;


    Setores que mais contratam Técnico em higiene ocupacional no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Serviços de engenharia
    • Serviços de perícia técnica relacionados à segurança do trabalho
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Outras obras de engenharia civil
    • Construção de edifícios
    • Atividades de limpeza
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Fabricação de aditivos de uso industrial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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