Salário para o cargo de Técnico em higiene ocupacional
CBO 3516-10 > Técnicos em segurança do trabalho

Técnico em higiene ocupacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Participam da elaboração e implementam política de saúde e segurança do trabalho, realizam diagnóstico da situação de SST da instituição, identificam variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolvem ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho, integram processos de negociação. Participam da adoção de tecnologias e processos de trabalho, investigam, analisam acidentes de trabalho e recomendam medidas de prevenção e controle.

Quanto ganha um Técnico em higiene ocupacional

Um Técnico em higiene ocupacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.361,75 e R$ 5.890,64, com a média salarial de R$ 2.510,29 e o salário mediana em R$ 2.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Técnico em higiene ocupacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.510,29 30.123,50 627,57 11,58
1º Quartil 1.361,75 16.341,04 340,44 6,28
Salário Mediana 2.000,00 24.000,00 500,00 9,22
3º Quartil 4.492,45 53.909,46 1.123,11 20,72
Teto Salarial 5.890,64 70.687,70 1.472,66 27,17


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos das ciências administrativas
        • Técnicos em segurança do trabalho

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.468 - 3.837 1.880,35 1.468,30 1.468,30 3.168,02 3.837,21
São Caetano do Sul - SP 1.580 - 2.391 1.765,82 1.580,00 1.700,00 1.974,40 2.391,45
Campinas - SP 2.986 - 4.844 3.524,34 2.985,80 3.500,00 3.999,49 4.844,30
Curitiba - PR 1.200 - 3.876 1.657,14 1.200,00 1.200,00 3.200,00 3.875,94
Camaçari - BA 1.409 - 3.816 2.335,80 1.408,50 2.237,31 3.150,20 3.815,62
Belo Horizonte - MG 1.804 - 7.202 2.887,99 1.804,00 2.200,00 5.946,17 7.202,18


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.468 - 4.926 2.423,22 1.468,30 1.900,00 4.067,21 4.926,33
Paraná 1.200 - 3.595 1.791,09 1.200,00 1.200,00 2.967,70 3.594,56
Bahia 1.426 - 4.663 2.588,71 1.425,76 2.586,79 3.850,00 4.663,24
Minas Gerais 1.094 - 6.242 2.571,80 1.094,10 2.153,52 5.153,53 6.242,10
Rio de Janeiro 1.900 - 12.112 3.849,60 1.900,00 2.228,96 10.000,00 12.112,30


Principais locais de trabalho

Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em segurança do trabalho

O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.


Funções e atividades do Técnico em higiene ocupacional

Técnicos em segurança do trabalho devem:

  • investigar acidentes de trabalho;
  • desenvolver ações educativas na Área de sst;
  • realizar diagnóstico da situação de sst da instituição;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implantar a política de sst;
  • participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho;
  • integrar processos de negociação;
  • identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente;
  • participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • assessorar nas negociações;
    • avaliar qualitativamente os agentes de risco ocupacional;
    • avaliar ações educativas de segurança e saúde;
    • selecionar metodologia para investigação de acidentes;
    • administrar dificuldades de implantação;
    • promover ação conjunta com a área de saúde;
    • utilizar métodos e técnicas de comunicação;
    • estabelecer formas de controle dos riscos associados;
    • avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais;
    • realizar análise preliminar de risco (apr);
    • verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço;
    • elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos;
    • emitir parecer técnico;
    • mostrar impacto na saúde do trabalhador na implantação da política;
    • mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política;
    • adequar a política de sst às disposições legais;
    • atualizar registros;
    • identificar as necessidades educativas em sst;
    • elaborar manual do sistema de gestão de sst;
    • realizar inspeção;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • promover reuniões com as contratadas;
    • avaliar impacto da adoção;
    • implementar intercâmbio entre equipes técnicas;
    • promover ações educativas em sst;
    • estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria;
    • recomendar medidas de controle cabíveis em função do diagnóstico;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • realizar análise preliminar de risco ocupacional (aprho);
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • participar de perícias e fiscalizações;
    • gerar relatórios de resultados;
    • demonstrar capacidade de nexo causal;
    • comparar a situação atual com a legislação;
    • analisar a aplicação de tecnologia;
    • participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho;
    • elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho;
    • verificar eficácia das recomendações;
    • propor recomendações técnicas;
    • orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais;
    • trabalhar sob pressão;
    • elaborar programas preventivos e/ou corretivos;
    • avaliar o desempenho do sistema;
    • adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas;
    • supervisionar procedimentos técnicos;
    • negociar a aplicabilidade da política;
    • delegar atribuições;
    • avaliar os referenciais legais da política a ser implantada;
    • avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros;
    • gerenciar a aplicação da política de sst;
    • identificar grupos homogêneos de exposição;
    • diagnosticar condições gerais da área de sst;
    • identificar a política administrativa da instituição;
    • implantar procedimentos técnicos e administrativos;
    • organizar banco de dados;
    • demonstrar atitude proativa;
    • documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança;
    • inspecionar implantação;
    • demonstrar capacidade de atentar a detalhes;
    • analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho;
    • orientar as partes em sst;
    • demonstrar capacidade de discernimento;
    • participar de ações emergenciais;
    • priorizar riscos, ghes, atividade e ambiente de trabalho a serem avaliados;
    • determinar causas de acidentes;
    • participar do sistema de gestão ambiental;
    • difundir informações;
    • trabalhar em equipe;
    • implementar programas preventivos e/ou corretivos;
    • analisar projetos, processos, instalação de máquinas e equipamentos;
    • formar multiplicadores;
    • estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável;
    • divulgar a política na instituição ou empresa;
    • medir agentes de risco ocupacional (avaliação quantitativa);
    • planejar a política de saúde e segurança do trabalho;
    • reconhecer agentes de risco ocupacional;
    • elaborar relatório de acidente de trabalho;
    • avaliar o ambiente de trabalho;
    • registrar procedimentos técnicos;
    • efetuar o tratamento estatístico das medições;
    • utilizar metodologia científica para avaliação;
    • verificar implementação de ações preventivas e corretivas;
    • validar coleta da amostra;
    • identificar perdas decorrentes do acidente;
    • demonstrar capacidade de observação difusa;
    • mostrar impacto econômico de implantação da política;
    • coordenar equipes multidisciplinares;
    • caracterizar agentes de risco ocupacional;
    • identificar indicadores para replanejamento do sistema;
    • emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos;
    • estabelecer mecanismos de intervenção;
    • revisar documentação de sst;
    • alimentar rede de informações;
    • desenvolver sistema de gestão de sst;
    • interpretar o resultado do tratamento estatístico;
    • administrar conflitos;
    • analisar causas de acidentes;
    • interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados;
    • participar da definição dos indicadores da política;
    • elaborar procedimentos de melhoria;
    • demonstrar visão sistêmica;
    • controlar atualização de documentos, normas e legislação;
    • validar indicadores de eficiência e eficácia;
    • elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde;
    • tomar decisões;


    Setores que mais contratam Técnico em higiene ocupacional no mercado de trabalho

    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Serviços de engenharia
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Serviços de perícia técnica relacionados à segurança do trabalho
    • Outras obras de engenharia civil
    • Construção de edifícios
    • Atividades de limpeza
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Acabamento de calçados de couro sob contrato




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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