Salário para o cargo de Assistente de direção de cinema
CBO 2622-05 > Diretores de espetáculos

Assistente de direção de cinema - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Os diretores de cinema, teatro, de programas de televisão e rádio, artísticos, de produção e de programação dirigem, criando, coordenando, supervisionando e avaliando aspectos artísticos, técnicos e financeiros referentes a realização de filmes, peças de teatro, espetáculos de dança, ópera e musicais, programas e conteúdo para televisão e rádio, vídeos, multimídia e peças publicitárias.

Quanto ganha um Assistente de direção de cinema

Um Assistente de direção de cinema trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.628,41 e R$ 9.576,19, com a média salarial de R$ 4.327,71 e o salário mediana em R$ 3.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Assistente de direção de cinema

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.327,71 51.932,56 1.081,93 20,71
1º Quartil 2.628,41 31.540,96 657,10 12,58
Salário Mediana 3.500,00 42.000,00 875,00 16,75
3º Quartil 7.303,21 87.638,57 1.825,80 34,95
Teto Salarial 9.576,19 114.914,32 2.394,05 45,83


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais de espetáculos e das artes
        • Diretores de espetáculos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.402 - 9.864 4.583,46 2.402,00 3.500,00 8.143,50 9.863,65
Rio de Janeiro - RJ 1.650 - 21.493 5.572,00 1.650,00 3.500,00 17.745,00 21.493,28


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.185 - 9.864 4.480,12 2.185,33 3.500,00 8.143,50 9.863,65
Rio de Janeiro 1.650 - 21.493 5.572,00 1.650,00 3.500,00 17.745,00 21.493,28


Principais locais de trabalho

Diretores de espetáculos trabalham em atividades culturais e recreativas e em outras atividades empresariais. Há intensa mobilidade entre as funções Diretor de cinema, TV, vídeo e teatro, sendo que muitos profissionais ora atuam em um veículo ora em outro e também atuam eventualmente como produtores ou atores, de forma concomitante ou isoladamente. De forma geral, predomina o vínculo como empregado, entre Diretores de TV e rádio e, como autônomo, para as demais ocupações. Suas atividades se desenvolvem em equipes, em horários não regulares e alguns profissionais podem estar sujeitos aos efeitos do trabalho sob pressão, sob ruído intenso, altas temperaturas e grandes alturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de espetáculos

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao superior completo. O exercício pleno das atividades demanda de quatro a cinco anos de experiência, uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida.


Funções e atividades do Assistente de direção de cinema

Diretores de espetáculos devem:

  • criar projetos;
  • dirigir realizações em artes cênicas, musicais, audiovisuais e multimídia;
  • avaliar os resultados;
  • planejar produção;
  • planejar grades de programação em múltiplas janelas;
  • decupar conteúdo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • formar equipe;
  • comunicar-se;
  • desenvolver ideias;
  • executar grades de programação;

  • Atividades

    • aprovar o conteúdo dos programas;
    • demarcar a utilização de equipamentos;
    • administrar conflitos;
    • gerir exibição da grade de programação em múltiplas janelas;
    • elaborar roteiros;
    • interagir com as equipes;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • supervisionar a pós-produção e finalização;
    • supervisionar a pré-produção;
    • construir desenho de produção do projeto;
    • mapear os recursos necessários;
    • conceituar projetos;
    • redigir textos para periódicos;
    • supervisionar a produção, realização, montagem, apresentação;
    • desenvolver parcerias;
    • avaliar desempenho da equipe;
    • realizar testes técnicos;
    • disponibilizar informações para a equipe;
    • analisar audiência, conteúdo e comportamento;
    • considerar o projeto do ponto de vista técnico;
    • demonstrar capacidade de flexibilidade;
    • promover reuniões com as equipes;
    • divulgar a realização na mídia;
    • reformatar produto;
    • supervisionar a criação;
    • dirigir talentos artísticos (atores, apresentadores, cantores, etc.);
    • realizar testes com talentos artísticos;
    • pesquisar as características do público-alvo;
    • planejar ciclos de vida dos produtos;
    • ministrar cursos, palestras, oficinas, etc;
    • estabelecer acordos com produtor e patrocinador;
    • compartilhar as ideias com a equipe;
    • acompanhar audiência;
    • adequar a realização às circunstâncias (artísticas, técnicas, financeira, de mercado, etc.);
    • aplicar determinações da legislação pertinente;
    • criar o formato da obra;
    • analisar os resultados das avaliações externas;
    • aprovar o cronograma de produção;
    • interagir com o público;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • delegar atribuições aos diferentes setores;
    • prestar assessorias;
    • considerar o projeto do ponto de vista mercadológico;
    • administrar o tempo da realização;
    • definir cenários e locações;
    • demonstrar capacidade de criatividade;
    • selecionar os temas a serem trabalhados;
    • considerar o projeto do ponto de vista financeiro;
    • demonstrar capacidade de percepção estética;
    • analisar as demandas do mercado;
    • adquirir conteúdo e formatos;
    • pesquisar temas;
    • avaliar os resultados parciais do processo de produção;
    • demonstrar sintonia com as transformações comportamentais;
    • controlar falhas de exibição;
    • planejar recursos necessários dentro do ciclo de vida dos produtos;
    • planejar mídia;
    • considerar o projeto do ponto de vista operacional;
    • gerir exibição do roteiro comercial;
    • gerir curadoria de conteúdo do acervo;
    • elaborar orçamento;
    • demonstrar capacidade de encontrar soluções;
    • dirigir ensaios;
    • encomendar conteúdo;
    • supervisionar a organização da produção;
    • definir desenho narrativo da obra;
    • realizar leitura técnica e estética do roteiro;
    • demonstrar sintonia com as inovações tecnológicas;
    • identificar público alvo;
    • adequar o produto de acordo com a grade e/ou plataforma;
    • considerar o projeto do ponto de vista artístico;
    • aprovar equipes;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • avaliar os resultados finais do processo de produção;
    • indicar equipe artística;
    • conduzir o ritmo interno da obra;
    • dirigir as equipes durante o processo de realização;
    • selecionar material para a elaboração do programa;
    • coletar informações, dados;
    • indicar equipe de produção;
    • realizar interface com setores afins;
    • indicar equipe de programação;
    • estabelecer ações estratégicas de programação;
    • realizar estudo de viabilidade do projeto;
    • registrar a ideia ou argumento;
    • estabelecer parâmetros e diretrizes para cada setor da realização (luz, som, etc);
    • definir a produção das peças promocionais;
    • indicar equipe técnica;


    Setores que mais contratam Assistente de direção de cinema no mercado de trabalho

    • Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Atividades de televisão aberta
    • Estúdios cinematográficos
    • Atividades de condicionamento físico
    • Agências de publicidade
    • Edição de revistas
    • Outras atividades de publicidade
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: