Salário para o cargo de Disc-jockey (rádio)
CBO 2617-15 > Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Disc-jockey (rádio) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Apresentam programas de rádio, televisão e noticiários, ancorando programas, nos quais interpretam o conteúdo da apresentação, noticiam e comentam fatos, leem textos no ar, narram transmissão de eventos, tecem comentários sobre os mesmos, fazem locução gravando voz para mídias, entrevistam pessoas, anunciam produtos e serviços, preparam conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, atuam em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias audiovisuais.

Quanto ganha um Disc-jockey (rádio)

Um Disc-jockey (rádio) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.211,60 e R$ 3.568,36, com a média salarial de R$ 1.767,23 e o salário mediana em R$ 1.450,74 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Disc-jockey (rádio)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.767,23 21.206,73 441,81 9,56
1º Quartil 1.211,60 14.539,22 302,90 6,55
Salário Mediana 1.450,74 17.408,82 362,68 7,85
3º Quartil 2.721,38 32.656,56 680,35 14,72
Teto Salarial 3.568,36 42.820,26 892,09 19,30


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Comunicadores, artistas e religiosos
      • Profissionais da comunicação e da informação
        • Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.226 - 4.326 2.011,75 1.226,29 1.605,05 3.571,35 4.325,72
São Paulo - SP 1.496 - 16.899 5.019,76 1.495,72 2.170,00 13.951,64 16.898,65
Belo Horizonte - MG 1.376 - 3.891 2.160,53 1.376,26 1.852,23 3.212,03 3.890,50
Brasília - DF 1.178 - 5.604 2.541,42 1.178,48 1.680,00 4.626,69 5.603,98
Fortaleza - CE 1.270 - 5.116 2.233,54 1.270,22 1.672,30 4.223,71 5.115,89
Duque de Caxias - RJ 1.249 - 1.964 1.373,39 1.249,00 1.300,00 1.621,50 1.964,01
Porto Alegre - RS 1.443 - 2.993 1.742,96 1.442,70 1.538,04 2.471,42 2.993,46
Nova Iguaçu - RJ 1.178 - 2.198 1.429,20 1.177,61 1.370,93 1.814,91 2.198,27
São Gonçalo - RJ 1.257 - 2.054 1.412,44 1.256,75 1.341,60 1.695,61 2.053,78
Recife - PE 1.298 - 3.572 1.924,04 1.297,61 1.516,65 2.948,98 3.571,89
Curitiba - PR 1.364 - 4.273 2.134,61 1.364,41 1.978,07 3.528,08 4.273,32
Belém - PA 1.115 - 2.293 1.368,43 1.115,06 1.242,89 1.893,13 2.293,02
Manaus - AM 1.134 - 3.433 1.905,84 1.134,38 1.500,00 2.833,99 3.432,61
João Pessoa - PB 1.118 - 3.041 1.520,76 1.117,69 1.231,97 2.510,70 3.041,04
São Luís - MA 1.193 - 3.248 1.702,63 1.193,23 1.352,00 2.681,79 3.248,26
São João de Meriti - RJ 1.119 - 2.368 1.486,73 1.119,34 1.395,00 1.955,07 2.368,04
Campo Grande - MS 1.057 - 2.998 1.697,02 1.057,00 1.567,50 2.475,47 2.998,36
Cascavel - PR 1.511 - 2.923 1.863,74 1.510,60 1.758,46 2.413,20 2.922,94
Divinópolis - MG 1.180 - 2.730 1.549,75 1.180,33 1.400,00 2.254,31 2.730,48
Feira de Santana - BA 1.161 - 1.660 1.240,72 1.161,25 1.196,00 1.370,53 1.660,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.196 - 3.188 1.691,54 1.195,86 1.500,00 2.632,01 3.187,97
Minas Gerais 1.053 - 2.818 1.515,38 1.053,09 1.309,68 2.326,62 2.818,07
São Paulo 1.259 - 8.045 2.784,82 1.259,27 1.537,72 6.642,12 8.045,14
Paraná 1.215 - 3.754 1.872,09 1.215,33 1.500,00 3.099,17 3.753,81
Rio Grande do Sul 1.087 - 2.743 1.547,89 1.087,41 1.499,80 2.264,52 2.742,86
Santa Catarina 1.180 - 3.563 1.791,68 1.180,08 1.500,00 2.941,31 3.562,60
Mato Grosso 1.096 - 3.547 1.930,36 1.096,27 1.996,00 2.928,44 3.547,02
Bahia 1.081 - 3.048 1.606,77 1.080,87 1.300,00 2.516,33 3.047,86
Pará 1.066 - 2.343 1.394,24 1.065,94 1.280,50 1.934,78 2.343,46
Goiás 1.068 - 2.765 1.484,94 1.068,31 1.250,00 2.283,19 2.765,47
Pernambuco 1.120 - 2.941 1.567,26 1.119,56 1.400,00 2.427,99 2.940,85
Ceará 1.087 - 3.950 1.800,05 1.087,49 1.377,13 3.261,25 3.950,13
Maranhão 1.124 - 2.638 1.478,39 1.124,01 1.333,39 2.178,10 2.638,18
Mato Grosso do Sul 1.049 - 2.469 1.391,10 1.048,75 1.290,00 2.038,02 2.468,51
Espírito Santo 1.176 - 2.636 1.544,41 1.176,07 1.418,06 2.176,04 2.635,68
Paraíba 1.081 - 2.561 1.407,68 1.080,96 1.185,00 2.114,12 2.560,69
Distrito Federal 1.178 - 5.604 2.541,42 1.178,48 1.680,00 4.626,69 5.603,98
Rondônia 1.129 - 2.149 1.393,46 1.128,64 1.353,30 1.774,05 2.148,79
Rio Grande do Norte 1.054 - 2.394 1.422,05 1.053,78 1.266,50 1.976,49 2.393,98
Piauí 1.050 - 2.767 1.440,55 1.050,33 1.140,75 2.284,37 2.766,89
Amazonas 1.064 - 3.352 1.710,09 1.064,30 1.500,00 2.767,49 3.352,06
Alagoas 1.065 - 2.349 1.423,33 1.064,91 1.422,00 1.938,95 2.348,52
Sergipe 1.278 - 3.106 1.780,32 1.278,24 1.641,43 2.564,58 3.106,30
Roraima 1.081 - 2.643 1.433,03 1.080,67 1.300,00 2.182,33 2.643,31
Tocantins 1.073 - 2.624 1.509,78 1.073,45 1.412,84 2.166,67 2.624,33
Acre 1.045 - 2.818 1.368,80 1.045,00 1.128,60 2.326,15 2.817,50


Principais locais de trabalho

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.


Funções e atividades do Disc-jockey (rádio)

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais devem:

  • anunciar produtos e serviços;
  • entrevistar pessoas;
  • comentar os fatos;
  • apresentar eventos;
  • narrar transmissão de eventos;
  • gravar voz para mídias;
  • apresentar programas e noticiários;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar conteúdo para apresentação;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de expressão corporal;
    • anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas);
    • demonstrar acuidade auditiva;
    • ajustar a narração ao evento;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • interromper o entrevistado;
    • apresentar programações diversas;
    • demonstrar capacidade e interagir com público e pares;
    • anunciar promoções e peças publicitárias;
    • demonstrar qualidade de voz e dicção;
    • analisar fatos, notícias e eventos;
    • mediar debates;
    • interpretar o conteúdo da apresentação;
    • demonstrar facilidade de relacionamento humano;
    • envolver o entrevistado;
    • gravar voz padrão para emissoras;
    • chamar reportagem;
    • adequar o tempo da entrevista;
    • checar as informações;
    • gravar voz para conteúdo indoor;
    • passar o texto;
    • ler os comerciais no ar;
    • chamar os comerciais;
    • anunciar chamadas;
    • relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia);
    • realizar análise crítica e técnica dos eventos;
    • operar equipamentos (mesa de som e outros);
    • redigir a notícia;
    • apresentar os participantes do evento;
    • provocar o entrevistado;
    • demonstrar capacidade de administrar tempo;
    • analisar roteiro de apresentação;
    • demonstrar capacidade de tomar decisões;
    • rebater o entrevistado;
    • administrar chamadas e inserts comerciais;
    • demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto;
    • editar material gravado;
    • elaborar o roteiro da entrevista;
    • animar o programa;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • reproduzir o fato ocorrido durante o evento;
    • demonstrar imparcialidade;
    • construir a cena;
    • gravar reportagens;
    • fazer enquete;
    • noticiar fatos;
    • demonstrar capacidade de observação técnica;
    • locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc);
    • editar textos;
    • fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção;
    • seguir o roteiro do evento;
    • locutar voz para sistemas digitais (uras);
    • administrar tempo para o evento;
    • locutar conteúdos para programas digitais;
    • demonstrar capacidade de emocionar o público;
    • levantar informações e dados;
    • gravar voz para peças publicitárias e institucionais;
    • ensaiar a apresentação;
    • selecionar material;
    • locutar audiodescrição;
    • ancorar programas;
    • locutar documentários;
    • sugerir nomes para entrevistas;
    • anunciar programação;
    • demonstrar credibilidade;
    • formular perguntas;
    • participar de debates e mesas redondas;
    • posicionar os participantes do evento;
    • instruir o entrevistado;
    • anunciar/desanunciar músicas;
    • ler o texto no ar;
    • demonstrar dinamismo;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • delimitar o conteúdo;
    • anunciar eventos ao vivo;
    • demonstrar capacidade de propor soluções;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • participar da definição da pauta;
    • descrever o evento;
    • demonstrar flexibilidade;
    • organizar as informações;
    • opinar a respeito do evento;
    • demonstrar cordialidade;


    Setores que mais contratam Disc-jockey (rádio) no mercado de trabalho

    • Atividades de rádio
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Atividades de televisão aberta
    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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