Salário para o cargo de Professor de lingüística
CBO 2346-72 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de lingüística - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de lingüística

Um Professor de lingüística trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.910,92 e R$ 9.510,61, com a média salarial de R$ 3.996,57 e o salário mediana em R$ 2.785,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de lingüística

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.996,57 47.958,80 999,14 24,05
1º Quartil 1.910,92 22.931,00 477,73 11,50
Salário Mediana 2.785,50 33.426,00 696,38 16,77
3º Quartil 7.253,20 87.038,40 1.813,30 43,66
Teto Salarial 9.510,61 114.127,36 2.377,65 57,24


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Paulínia - SP 3.742 - 7.994 5.170,50 3.742,00 5.170,00 6.600,00 7.994,12
São Paulo - SP 1.667 - 10.193 4.055,67 1.667,00 3.078,00 8.415,00 10.192,50


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.747 - 8.247 3.921,48 1.746,80 4.260,00 6.808,80 8.247,02
Goiás 1.412 - 4.867 2.270,75 1.412,00 1.516,00 4.018,00 4.866,72


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de lingüística

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • orientar alunos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades de avaliação;

  • Atividades

    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • participar de colegiados;
    • elaborar projetos;
    • participar da correção de exames;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • realizar autoavaliação;
    • traduzir textos;
    • indicar bibliografia;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • trabalhar em equipe;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • analisar processos de comunicação em instituições;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • organizar edições críticas;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • supervisionar estágios;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • promover o estudo de textos;
    • definir conteúdos programáticos;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • preparar programas de cursos;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • escrever verbetes;
    • organizar concursos literários;
    • divulgar a produção discente;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • organizar atlas linguísticos;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • planejar orçamento;
    • programar atividades de pesquisa;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • publicar trabalhos;
    • organizar antologias;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • elaborar tese de doutorado;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • organizar edições diplomáticas;
    • elaborar glossários;
    • elaborar dicionários;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • discutir resultados da produção discente;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • publicar traduções de textos;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • distribuir disciplinas;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • relacionar teoria e prática;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • orientar teses de doutorado;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • selecionar textos para estudo;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • discutir propostas curriculares;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • realizar atividades de editoração;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • montar equipe de pesquisa;
    • avaliar grade curricular;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • elaborar críticas literárias;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;


    Setores que mais contratam Professor de lingüística no mercado de trabalho

    • Ensino de idiomas
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Outras atividades de ensino
    • Ensino médio
    • Educação superior - graduação
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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