Salário para o cargo de Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação
CBO 2345-15 > Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejam atividades relativas a cursos e pesquisas, realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionam formação pedagógica em estágios, orientam alunos, avaliam o trabalho acadêmico científico, coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho, prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal), participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação

Um Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.905,64 e R$ 20.971,77, com a média salarial de R$ 8.769,14 e o salário mediana em R$ 7.421,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.769,14 105.229,67 2.192,28 58,75
1º Quartil 3.905,64 46.867,62 976,41 26,17
Salário Mediana 7.421,00 89.052,00 1.855,25 49,72
3º Quartil 15.993,97 191.927,60 3.998,49 107,16
Teto Salarial 20.971,77 251.661,23 5.242,94 140,51


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 5.681 - 24.695 12.423,33 5.680,85 10.606,00 20.388,53 24.695,20
Maringá - PR 1.651 - 22.047 7.621,85 1.650,63 4.321,00 18.202,32 22.047,19
Votuporanga - SP 4.994 - 20.689 9.477,10 4.994,46 7.992,00 17.080,77 20.688,74
Campinas - SP 5.657 - 22.216 10.311,75 5.656,60 8.825,00 18.341,80 22.216,14
Rio de Janeiro - RJ 1.696 - 19.086 8.762,38 1.696,33 9.227,00 15.757,33 19.085,75
Curitiba - PR 5.785 - 17.159 10.397,69 5.785,40 11.112,00 14.166,36 17.158,72
Joinville - SC 4.617 - 17.007 9.178,23 4.617,20 9.658,00 14.040,80 17.006,64
Aracaju - SE 2.107 - 17.540 6.463,84 2.106,50 5.676,00 14.480,75 17.539,52
Balsas - MA 1.501 - 3.401 2.045,00 1.500,50 1.995,00 2.807,75 3.400,83
Caxias do Sul - RS 1.429 - 7.250 2.805,73 1.429,00 1.834,00 5.985,33 7.249,62
Barueri - SP 6.282 - 18.151 10.373,93 6.282,33 8.825,00 14.986,00 18.151,49
Blumenau - SC 9.290 - 11.703 9.529,14 9.290,00 9.662,00 9.662,00 11.702,90
Sorocaba - SP 6.616 - 13.835 7.885,42 6.616,00 6.751,50 11.422,67 13.835,48
Salvador - BA 8.133 - 28.327 14.363,92 8.133,33 13.000,00 23.387,00 28.327,04
Uberlândia - MG 2.739 - 3.450 2.768,73 2.739,00 2.739,00 2.848,00 3.449,58
Saquarema - RJ 8.658 - 26.746 13.305,20 8.658,00 10.377,00 22.081,50 26.745,78
Canindé de São Francisco - SE 4.730 - 7.638 5.679,22 4.730,00 5.676,00 6.306,00 7.638,02
São Bernardo do Campo - SP 2.103 - 6.302 3.518,91 2.103,00 3.209,00 5.203,14 6.302,20
Porto Alegre - RS 1.486 - 13.908 4.340,69 1.486,00 2.046,78 11.482,50 13.907,95
Cachoeira - BA 1.711 - 7.560 3.076,71 1.711,00 2.360,00 6.242,00 7.560,50


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 4.895 - 23.733 11.062,30 4.895,50 9.843,00 19.593,74 23.732,52
Paraná 1.772 - 21.076 8.258,45 1.771,84 8.104,40 17.400,43 21.075,93
Santa Catarina 3.284 - 14.663 8.088,54 3.283,73 9.290,00 12.105,90 14.663,03
Rio de Janeiro 1.863 - 21.469 9.791,51 1.863,33 10.377,00 17.724,56 21.468,51
Rio Grande do Sul 1.429 - 8.450 2.999,29 1.429,00 1.798,00 6.976,38 8.449,99
Minas Gerais 2.472 - 21.952 6.664,00 2.472,43 3.690,00 18.123,71 21.951,99
Bahia 1.549 - 21.138 7.205,43 1.548,71 3.324,50 17.451,57 21.137,87
Sergipe 2.490 - 13.328 6.211,64 2.489,71 5.676,00 11.003,86 13.328,20
Maranhão 1.528 - 4.970 2.360,12 1.528,28 1.995,00 4.103,67 4.970,48
Distrito Federal 3.673 - 14.611 6.591,80 3.673,00 5.685,00 12.063,00 14.611,07
Goiás 5.703 - 10.659 6.941,80 5.703,00 5.703,00 8.800,00 10.658,82


Principais locais de trabalho

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.


Funções e atividades do Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:

  • planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
  • orientar alunos;
  • prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
  • realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • avaliar o trabalho acadêmico científico;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
  • participar de atividades administrativas;
  • supervisionar formação pedagógica em estágios;
  • produzir material de trabalho;
  • atualizar-se na Área;

  • Atividades

    • produzir hipertextos;
    • divulgar resultados de pesquisas;
    • preencher relatórios de atividades;
    • discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
    • avaliar políticas educacionais;
    • analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
    • atribuir notas e conceitos;
    • produzir textos para uso pedagógico;
    • orientar monitores;
    • avaliar trabalhos científicos;
    • participar de associações científicas;
    • coordenar estágios;
    • auto avaliar-se;
    • colaborar em comissões de avaliação;
    • participar de atividades culturais;
    • planejar projetos de intervenção pedagógica;
    • atuar no processo de seleção de alunos e professores;
    • avaliar projetos de pesquisa;
    • gerenciar projetos;
    • avaliar a própria prática de pesquisa;
    • gerenciar convênios;
    • coordenar grupos de pesquisa;
    • realizar revisão da literatura na área;
    • estudar a produção científica da área;
    • demonstrar postura ética;
    • estudar outros idiomas;
    • atuar em projetos de extensão;
    • supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
    • avaliar cursos;
    • avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
    • estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • produzir vídeos;
    • indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
    • dialogar com os alunos;
    • organizar publicações;
    • elaborar programas e cronogramas;
    • supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
    • coordenar áreas, disciplinas e turmas;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • estudar propostas e políticas educacionais;
    • estudar a constituição de profissões no campo educacional;
    • realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
    • coordenar equipes de trabalho;
    • planejar projetos de extensão;
    • programar cursos para atendimento a demandas externas;
    • avaliar o desempenho dos alunos;
    • estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
    • estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
    • participar de congressos e eventos científicos;
    • sistematizar conteúdos;
    • orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
    • elaborar projetos de extensão;
    • treinar auxiliares de pesquisa;
    • avaliar currículos de alunos;
    • organizar coletâneas;
    • participar de reuniões;
    • problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
    • estudar a legislação educacional;
    • participar de comissões;
    • prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
    • planejar pesquisas;
    • trabalhar em equipe;
    • dialogar com as entidades representativas;
    • avaliar currículos e propostas pedagógicas;
    • planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
    • coordenar convênios;
    • produzir artigos para divulgação;
    • discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
    • utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
    • orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
    • coordenar projetos pedagógicos;
    • promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
    • atender alunos, individualmente e em grupo;
    • redigir relatórios de pesquisa;
    • participar de colegiados;
    • avaliar material didático;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • constituir grupos de pesquisa;
    • orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
    • produzir planos de cursos e de aulas;
    • atuar em comissões editoriais;
    • atuar em debates;
    • orientar alunos de iniciação científica;
    • elaborar pareceres;
    • planejar estágios;
    • analisar os problemas da realidade brasileira;
    • estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
    • planejar os ambientes de aprendizagem;
    • estudar diferentes formas de comunicação;
    • trabalhar com diferentes formas de interação humana;
    • estabelecer relações com os órgãos de fomento;
    • desenvolver propostas de avaliação;
    • prever fontes de financiamento;
    • coordenar pesquisas;
    • mediar a relação do estagiário com a instituição;
    • participar de associações de classe;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
    • produzir transparências;
    • coordenar eventos;
    • desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • produzir cartazes;
    • planejar aulas;
    • discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
    • dialogar com os professores da instituição;
    • exercer cargos de direção;
    • sugerir composição de bancas examinadoras;
    • coordenar cursos;
    • atuar em banca examinadora docente e discente;
    • planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • avaliar planos de ação pedagógica;
    • proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
    • redigir publicações científicas;
    • ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
    • mapear campos para estágio;
    • avaliar projetos de extensão;
    • compromissar-se social e politicamente;
    • exercer cargos de representação;
    • analisar pesquisas educacionais;
    • desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
    • supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
    • desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
    • planejar eventos e seminários;
    • ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
    • desenvolver atividades interativas;
    • acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
    • coordenar projetos de extensão;
    • coordenar reuniões;
    • dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • discutir resultados de avaliação;
    • problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
    • orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
    • avaliar o desenvolvimento das aulas;
    • sistematizar dados e materiais de pesquisa;
    • orientar alunos sobre campos de estágio;
    • planejar a produção de materiais didáticos;
    • prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
    • demonstrar postura crítica;
    • proferir palestras;
    • realizar eventos;
    • dominar a língua portuguesa;
    • orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;


    Setores que mais contratam Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa em educação no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Outras atividades de ensino
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
    • Educação profissional de nível técnico
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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