Salário para o cargo de Professor de ensino pré-escolar
CBO 2311-05 > Professores de nível superior na educação infantil

Professor de ensino pré-escolar - Descrição, atividades e funções do cargo

Promovem educação e a relação ensino-aprendizagem de crianças de até seis anos, cuidam de alunos, planejam a prática educacional e avaliam as práticas pedagógicas. Organizam atividades, pesquisam, interagem com a família e a comunidade e realizam tarefas administrativas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores de nível superior na educação infantil e no ensino fundamental
        • Professores de nível superior na educação infantil

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível superior na educação infantil exercem suas funções em instituições de ensino, públicas ou privadas. São estatutários ou contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno. Podem estar expostos à ação de ruído intenso, no desenvolvimento de algumas atividades.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível superior na educação infantil

O exercício desse cargo requer formação de nível superior na área de educação e concurso público, no caso da rede pública.


Funções e atividades do Professor de ensino pré-escolar

Professores de nível superior na educação infantil devem:

  • interagir com a família e a comunidade;
  • pesquisar;
  • organizar as atividades;
  • planejar a prática educacional;
  • cuidar dos alunos;
  • realizar tarefas administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover a educação dos alunos;
  • avaliar as práticas pedagógicas;
  • promover a relação ensino-aprendizagem;

Atividades

  • estabelecer normas e regras de conduta;
  • levantar bibliografia;
  • definir critérios de agrupamentos de alunos;
  • dançar;
  • passar lição de casa;
  • trabalhar áreas de conhecimento;
  • prestar esclarecimento aos pais;
  • demonstrar bom humor;
  • orientar os pais sobre alimentação saudável;
  • expor conteúdos;
  • requisitar material;
  • promover a conscientização sobre direitos e deveres da cidadania;
  • documentar as observações;
  • demonstrar capacidade de tomar decisões;
  • estudar casos (situações especiais);
  • participar de reuniões e encontros (coordenação, professores);
  • ministrar reuniões de pais;
  • acompanhar a refeição;
  • encaminhar documentos e relatórios à secretaria;
  • revisar o planejamento;
  • avaliar o desenvolvimento cognitivo;
  • planejar a rotina dos alunos;
  • acompanhar momento de sono;
  • demonstrar dinamismo;
  • passear com os alunos;
  • pesquisar conteúdos;
  • sondar necessidades e potencialidades do grupo;
  • ler para os alunos;
  • encaminhar comunicados aos pais (avisos de atividades extraclasses, autorização de saída);
  • demonstrar preparo físico;
  • registrar ocorrências;
  • preparar projetos pedagógicos;
  • promover encontros e atividades com os pais;
  • acolher os alunos;
  • prestar primeiros socorros;
  • organizar a refeição;
  • lidar com a diversidade cultural, social e econômica;
  • preparar reunião de pais;
  • observar a interação dos alunos;
  • selecionar recursos didáticos;
  • demonstrar disposição;
  • pesquisar recursos didáticos;
  • organizar o espaço das atividades;
  • preencher documentos com informações dos alunos;
  • preparar projetos para interação com a comunidade;
  • preservar equipamentos, espaços e mobiliário;
  • desenvolver trabalhos coletivos;
  • demonstrar paciência;
  • analisar situações de aprendizagem;
  • receber comunicados dos pais (agenda, circular);
  • estabelecer objetivos e metas educacionais para o grupo de alunos;
  • sondar o conhecimento prévio dos alunos;
  • preparar o ambiente para as atividades;
  • organizar comemorações de aniversário;
  • demonstrar sensibilidade;
  • preparar adaptação de casos especiais;
  • demonstrar alegria;
  • demonstrar empatia;
  • desenvolver atividades artísticas (pintar, modelar e desenhar);
  • demonstrar disciplina;
  • guardar o material;
  • construir material didático;
  • estabelecer rotinas;
  • realizar autoavaliação;
  • registrar frequência dos alunos;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • criar recursos didáticos;
  • acompanhar os alunos nas atividades recreativas;
  • cantar;
  • brincar com os alunos;
  • alfabetizar os alunos;
  • demonstrar autocontrole;
  • demonstrar organização;
  • comprar material;
  • definir estratégias pedagógicas;
  • promover atividades integradoras;
  • promover a convivência social (socializar);
  • receber alunos novos;
  • manter-se atualizado;
  • contar histórias;
  • realizar visitas temáticas;
  • reconhecer as características do grupo e subgrupos;
  • agrupar os alunos;
  • mediar situações de conflitos no grupo;
  • participar de cursos e treinamentos profissionais;
  • criar situações de aprendizagem;
  • selecionar material;
  • mostrar-se atento;
  • avaliar o desenvolvimento sócio afetivo;
  • demonstrar bom senso;
  • programar atividades extraclasses;
  • orientar sobre noções de higiene;
  • atender alunos, individualmente;
  • improvisar atividades;
  • observar o comportamento dos alunos;
  • elaborar relatórios de avaliação dos alunos;
  • registrar entrevistas com os pais;
  • rever normas de conduta com as crianças;
  • escrever para os alunos;
  • estimar a necessidade de material;
  • programar atividades diárias;
  • pesquisar atividades extracurriculares (atividades teatrais, exposições);
  • definir conteúdo programático do ano letivo;
  • demonstrar capacidade de compreensão oral;
  • controlar a saída de alunos;
  • orientar sobre hábitos alimentares;
  • ministrar aulas;
  • preparar a sala;
  • demonstrar flexibilidade;
  • participar de eventos da comunidade;
  • discutir casos específicos com a coordenação;
  • avaliar o desenvolvimento psicomotor;
  • estabelecer limites;
  • organizar o material didático;
  • dramatizar histórias e situações do cotidiano;
  • encaminhar para atendimento médico em casos emergenciais;
  • reelaborar o planejamento;
  • convocar pais de alunos;
  • demonstrar criatividade;
  • atender pais;
  • auxiliar os alunos na colocação roupas;
  • demonstrar ética;
  • orientar sobre noções de segurança;
  • corrigir trabalhos com os alunos;
  • intervir em situações de risco para os alunos;
  • organizar a entrada e a saída dos alunos;
  • conferir material;
  • convidar personalidades e entidades;
  • enviar comunicados ao pais;
  • organizar eventos;


Setores que mais contratam Professor de ensino pré-escolar no mercado de trabalho

  • Educação infantil - creche
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino fundamental
  • Administração pública em geral
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Ensino médio
  • Outras atividades de ensino
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Atividades associativas
  • Educação superior - graduação
  • Atividades de apoio à educação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Atividades de organizações religiosas
  • Outras atividades de recreação e lazer
  • Educação profissional de nível técnico
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
  • Ensino de idiomas




Profissões em Destaque: