Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
- Profissionais da medicina, saúde
- Fonoaudiólogos
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Fonoaudiólogos trabalham nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados, em horários diurnos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Fonoaudiólogos
Para o exercício da ocupação Fonoaudiólogo Geral é exigido curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente. Para as demais ocupações de Fonoaudiólogo, além do curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente, é exigido curso de qualificação profissional na área de mais de 400 horas.
Funções e atividades do Fonoaudiólogo em audiologia
Fonoaudiólogos devem:
- aplicar procedimentos fonoaudiológicos;
- comunicar-se;
- avaliar pacientes e clientes;
- realizar diagnóstico fonoaudiológico;
- exercer atividades técnico-científicas e administrativas;
- orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar tratamento fonoaudiológico;
- atuar em programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida;
Atividades
- analisar exames;
- analisar viabilidade dos procedimentos junto à população-alvo;
- eleger procedimentos terapêuticos;
- avaliar resultados do tratamento;
- desenvolver metodologias e recursos tecnológicos;
- avaliar habilidades cognitivas;
- habilitar sistema auditivo;
- eleger instrumentos para avaliação;
- organizar eventos técnico-científicos;
- participar de comissões técnico-científicas;
- gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros;
- verificar a compreensão da orientação;
- estimular adesão e continuidade do tratamento;
- apreciar trabalhos técnico-científicos;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar criatividade;
- capacitar profissionais;
- elaborar material educativo e informativo;
- avaliar impacto da disfunção na qualidade de vida;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- analisar avaliações clínicas de outros profissionais;
- avaliar sistema vestibular;
- detectar expectativas de pacientes e clientes;
- ministrar cursos e palestras;
- demonstrar procedimentos e técnicas;
- participar de programas institucionais;
- reabilitar sistema vestibular;
- encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais;
- acompanhar evolução clínica;
- dar alta;
- estabelecer critérios de elegibilidade;
- transmitir segurança;
- participar de diagnóstico interdisciplinar;
- esclarecer dúvidas;
- esclarecer prognóstico de tratamento;
- orientar procedimentos ergonômicos;
- avaliar postura corporal;
- demonstrar capacidade de análise e síntese;
- elaborar relatórios;
- solicitar laudos, relatórios, pareceres;
- orientar pesquisas;
- auditorar programas e serviços;
- avaliar condições para o desempenho socio-ocupacional;
- discutir casos com outros profissionais;
- supervisionar profissionais;
- contornar situações adversas;
- demonstrar iniciativa;
- organizar publicações;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- redigir artigos, capítulos e livros;
- prescrever órteses, próteses e adaptações;
- aplicar procedimentos para aperfeiçoamento das habilidades comunicativas;
- preparar material terapêutico;
- emitir atestados;
- supervisionar estágios;
- levantar hipóteses diagnósticas;
- estabelecer parâmetros de alta;
- demonstrar objetividade;
- dar devolutiva da avaliação;
- orientar condutas terapêuticas;
- realizar anamnese;
- elaborar manuais técnico-administrativos;
- prestar consultoria ou assessoria;
- adaptar órteses e próteses;
- realizar perícia;
- caracterizar população-alvo;
- adaptar tecnologia assistiva;
- avaliar processamento auditivo;
- realizar exames/avaliações pré, peri e pós-operatórios;
- demonstrar capacidade de observação;
- tomar decisões;
- orientar hábitos de saúde;
- visitar domicílios, instituições e locais de trabalho;
- capacitar para o uso de órteses, próteses e adaptações;
- demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
- avaliar órteses, próteses e adaptações;
- mediar reuniões clínicas;
- explicar procedimentos e rotinas;
- aplicar testes e provas;
- trabalhar com biossegurança;
- realizar exames complementares;
- demonstrar organização;
- indicar tecnologia assistiva;
- estabelecer prognóstico;
- realizar pesquisas;
- elaborar laudos;
- estabelecer plano terapêutico;
- prescrever terapêutica;
- informar sobre riscos e limites de tratamento/intervenção;
- aplicar procedimentos em ambientes específicos (uti, ps, etc);
- solicitar exames complementares;
- introduzir formas alternativas de comunicação;
- avaliar funcionalidade de órteses, próteses e adaptações;
- desenvolver habilidades auditivas;
- demonstrar dinamismo;
- avaliar sistema auditivo;
- registrar dados em prontuário;
- definir indicadores de evolução do tratamento/ação;
- avaliar aspectos socioculturais e ambientais;
- divulgar trabalhos;
- analisar resultados da avaliação fonoaudiológica;
Setores que mais contratam Fonoaudiólogo em audiologia no mercado de trabalho
- Comércio varejista de artigos médicos e ortopédicos
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Atividades de fonoaudiologia