Salário para o cargo de Diretor de operações de obras pública e civil
CBO 1223-05 > Diretores de operações de obras em empresa de construção

Diretor de operações de obras pública e civil - Descrição, atividades e funções do cargo

Supervisionam contratos de obras, dirigem, como representantes dos proprietários, acionistas ou por conta própria, as atividades de desenvolvimento e operações de negócios de empresas de construção, participam do planejamento estratégico da empresa, planejam atividades técnicas e definem tecnologias de construção, administram recursos humanos, analisam viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos e gerenciam atendimento pós-venda.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de operações de obras em empresa de construção

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de operações de obras em empresa de construção esses profissionais atuam em todos os setores da construção civil, incluindo as áreas de grandes obras, habitação, saneamento, indústria, comércio, escolas etc. , Tanto no setor público como no privado. Podem ser empregados com carteira, com supervisão ocasional, ou empregadores. Trabalham em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de operações de obras em empresa de construção

Para ingressar nesse emprego/ocupação é exigido curso superior completo. A formação profissional é feita na prática, com cinco anos ou mais de experiência na área.


Funções e atividades do Diretor de operações de obras pública e civil

Diretores de operações de obras em empresa de construção devem:

  • supervisionar contratos de obras;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver negócios;
  • definir tecnologias de construção;
  • gerenciar atendimento pós venda;
  • planejar atividades técnicas;
  • analisar viabilidade técnica e econômica de contratos e empreendimentos;
  • administrar recursos humanos;
  • participar do planejamento estratégico da empresa;

Atividades

  • gerenciar o relacionamento empresa-clientes públicos;
  • definir nível de autonomia das gerências;
  • monitorar indicadores estatísticos da empresa;
  • relacionar-se com entidades de classes;
  • propor fontes alternativas de recursos financeiros para clientes;
  • analisar relatórios gerenciais;
  • propor metas;
  • aprovar termos aditivos contratuais;
  • avaliar o grau de satisfação do cliente;
  • avaliar tecnicamente a concorrência;
  • participar da formulação da política de recursos humanos;
  • definir processos de construção;
  • indicar responsáveis por obras;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • estabelecer contatos com clientes;
  • aprovar promoções de funcionários;
  • definir critérios para elaboração de projetos executivos;
  • pesquisar novos produtos e fornecedores;
  • demonstrar capacidade de influenciar pessoas;
  • formar parcerias;
  • definir critérios de elaboração de cronogramas físico-financeiro;
  • definir critérios de elaboração de orçamentos de execução de obras;
  • analisar projetos;
  • reavaliar planejamento de obras;
  • acompanhar cronograma físico-financeiro;
  • demonstrar capacidade de adaptabilidade;
  • analisar a influência da conjuntura econômica nos negócios;
  • levantar subsídios para aprimorar tecnologias em uso;
  • gerenciar relacionamento empresa-clientes privados;
  • determinar medidas preventivas de ocorrências de garantia;
  • definir diretrizes de segurança e medicina do trabalho;
  • negociar aquisições estratégicas;
  • analisar mercado;
  • demonstrar criatividade;
  • elaborar relatórios para diretoria;
  • promover programas de qualidade e produtividade;
  • participar de feiras, cursos e congressos;
  • acompanhar custos de obras;
  • analisar impacto ambiental;
  • analisar experiências anteriores;
  • demonstrar espírito empreendedor;
  • prospectar oportunidades de negócios;
  • demonstrar capacidade de relacionamento;
  • acompanhar implantação de novas tecnologias e produtos;
  • negociar subcontratações estratégicas;
  • analisar legislação pertinente;
  • gerenciar o equilíbrio econômico-financeiro do contrato;
  • manter-se atualizado;
  • controlar indicadores de resultados;
  • gerenciar as interfaces com órgãos públicos e concessionárias;
  • analisar custos;
  • monitorar ocorrências de garantia;
  • participar da definição dos critérios para aferição da satisfação do cliente;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • demonstrar versatilidade;
  • analisar custos das ocorrências de garantia;
  • selecionar editais de licitações;
  • aprovar propostas técnicas;
  • realizar estudos técnicos preliminares;
  • definir metas de qualificação da equipe de trabalho;
  • desenvolver novas tecnologias e produtos;
  • aprovar propostas comerciais;
  • supervisionar equipe de trabalho;
  • determinar procedimentos para atendimento pós venda;
  • analisar contratos;
  • aprovar organograma de obras;
  • implementar políticas de recursos humanos;
  • realizar inspeções às obras;
  • definir critérios de elaboração de memorial descritivo;
  • realocar equipes de trabalho;
  • demonstrar iniciativa;


Setores que mais contratam Diretor de operações de obras pública e civil no mercado de trabalho

  • Construção de edifícios
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Serviços de engenharia
  • Administração pública em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica




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