Salário para o cargo de Trabalhador portuário de bloco
CBO 7832-30 > Trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias

Trabalhador portuário de bloco - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Preparam cargas e descargas de mercadorias, movimentam e fixam mercadorias e cargas em navios, aeronaves, caminhões , vagões e instalações portuárias, entregam e coletam encomendas , manuseiam cargas especiais, reparam embalagens danificadas e controlam a qualidade dos serviços prestados. Operam equipamentos de carga e descarga, conectam tubulações às instalações de embarque de cargas. Realizam atividades de limpeza e conservação nos armazéns portuários e nos navios, estabelecem comunicação, emitindo, recebendo e verificando mensagens, notificando e solicitando informações, autorizações e orientações de transporte, embarque e desembarque de mercadorias. Amarram e desamarram embarcações.

Quanto ganha um Trabalhador portuário de bloco

Um Trabalhador portuário de bloco trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.157,24 e R$ 3.445,15, com a média salarial de R$ 1.717,35 e o salário mediana em R$ 1.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Trabalhador portuário de bloco

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.717,35 20.608,15 429,34 8,33
1º Quartil 1.157,24 13.886,85 289,31 5,61
Salário Mediana 1.500,00 18.000,00 375,00 7,27
3º Quartil 2.627,42 31.528,99 656,85 12,74
Teto Salarial 3.445,15 41.341,75 861,29 16,71


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Trabalhadores de manobras sobre trilhos e movimentação e cargas
        • Trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Paranaguá - PR 1.211 - 2.746 1.678,29 1.211,17 1.283,14 2.267,37 2.746,31
Santos - SP 1.327 - 3.972 2.482,95 1.326,56 2.921,97 3.279,20 3.971,86
Humaitá - AM 1.291 - 2.716 1.697,65 1.291,00 1.666,00 2.242,00 2.715,58
São Paulo - SP 1.217 - 3.315 1.777,19 1.217,09 1.551,16 2.737,00 3.315,14
Presidente Prudente - SP 1.674 - 2.088 1.695,88 1.674,00 1.674,00 1.724,00 2.088,16
São Luís - MA 1.101 - 1.334 1.101,48 1.101,48 1.101,48 1.101,48 1.334,15
Barcarena - PA 1.363 - 1.673 1.377,06 1.363,44 1.381,15 1.381,15 1.672,89
Vitoria - ES 1.047 - 1.817 1.314,55 1.046,91 1.371,90 1.500,00 1.816,85
Curitiba - PR 1.288 - 1.715 1.329,45 1.288,03 1.309,92 1.415,54 1.714,54


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.313 - 3.792 2.100,97 1.312,83 1.724,00 3.131,00 3.792,36
Paraná 1.215 - 2.721 1.651,78 1.215,37 1.298,98 2.246,88 2.721,49
Amazonas 1.291 - 2.626 1.650,87 1.291,00 1.666,00 2.168,33 2.626,35
Maranhão 1.101 - 1.334 1.101,39 1.101,11 1.101,48 1.101,48 1.334,15
Pará 1.158 - 1.673 1.336,46 1.157,68 1.381,15 1.381,15 1.672,89
Espírito Santo 1.050 - 1.839 1.326,43 1.049,70 1.371,90 1.518,23 1.838,92
Rio Grande do Sul 1.650 - 2.271 1.694,98 1.650,00 1.650,00 1.874,92 2.270,96
Minas Gerais 1.087 - 2.118 1.274,92 1.087,00 1.156,50 1.749,00 2.118,44


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias exercem suas funções em empresas de transporte terrestre, aéreo e aquaviário e naquelas cujas atividades são consideradas anexas e auxiliares do ramo de transporte. Os trabalhadores das ocupações carregador (aeronaves) e carregador (armazém) são contratados na condição de trabalhador assalariado, com carteira assinada, enquanto aqueles das ocupações ajudante de motorista, carregador (veículos de transportes terrestres) e estivador atuam como autônomos e, portanto, sem vínculos empregatícios. Os amarradores e desamarradores de embarcações podem trabalhar com carteira assinada ou como avulsos. A maioria dos trabalhadores da ocupação bloqueiro e dos trabalhadores portuários de capatazia atuam como avulsos e portanto sem vínculo empregatício. Trabalham, dependendo da ocupação e do tamanho do meio de transporte, em duplas ou em grupos, sob supervisão ocasional e também permanente, em ambientes fechados, a céu aberto e em veículos. Podem trabalhar no período diurno, em rodízio de turnos diurno e noturno e em horários irregulares. Podem trabalhar em posições desconfortáveis durante longos períodos, em grandes alturas e confinados. Por vezes podem estar expostos a radiação, ruído intenso, altas temperaturas e a materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias

Para o exercício desse cargo não se requer nenhuma escolaridade exceto para a ocupação bloqueiro e trabalhador portuário de capatazia para cujo exercício é exigido a 4a série do 1o grau. Não se requer cursos de qualificação exceto para o trabalhador portuário de capatazia de quem é exigido curso básico de até 200 horas. Não se exige experiência profissional para o bloqueiro e para o trabalhador portuário de capatazia o tempo de experiência exigido para o desempenho pleno da função para as demais ocupações é de menos de um ano. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Trabalhador portuário de bloco

Trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias devem:

  • amarrar/ desamarrar embarcações;
  • fixar cargas;
  • conectar tubulações Às instalações de embarque de cargas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • operar equipamentos de carga e descarga;
  • realizar atividades de limpeza e conservação;
  • preparar cargas e descargas de mercadorias;
  • comunicar-se;
  • controlar qualidade dos serviços prestados;
  • movimentar mercadorias e cargas em navios, aeronaves, caminhões, vagões e instalações portuárias;
  • manusear cargas especiais;
  • reparar embalagens danificadas;
  • entregar e coletar encomendas;

  • Atividades

    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • solicitar nova embalagem de mercadoria ao cliente;
    • controlar tempo de execução dos serviços;
    • demonstrar destreza manual;
    • dirigir veículos automotores terrestres;
    • controlar limites de empilhamento de caixas;
    • bater ferrugem;
    • aplicar recomendações de manuseio e acondicionamento constantes nas embalagens;
    • conectar mangueiras do serviço de toalete;
    • conectar usina de força na aeronave;
    • operar caminhão escada;
    • escorar cargas;
    • limpar porões;
    • triar malotes por destino;
    • verificar plano de carga;
    • operar main-deck;
    • monitorar vazamentos de produtos químicos;
    • localizar endereço de entrega;
    • limpar máquinas e tanques;
    • vistoriar lacres nos paletes, contêineres e mercadorias;
    • operar trator de reboque;
    • vistoriar etiquetas nos paletes, contêineres e mercadorias;
    • operar carrinho plataforma;
    • controlar relógio de temperatura dos medidores dos tonéis;
    • lançar a corda retinida de volta para a embarcação;
    • notificar piloto da aeronave sobre o transporte de produtos magnéticos;
    • devolver embalagem avariada;
    • definir material para escoramento /estroncamento;
    • realizar baldeação (lavagem);
    • separar encomendas e mercadorias, segundo o destino;
    • conferir carga para movimentação;
    • controlar tempo de embarque e desembarque;
    • posicionar gaiolas de animais vivos nas instalações portuárias e porões com ventilação;
    • realizar pintura e conservação;
    • entregar encomendas, conforme destino;
    • atender rádio de comunicação para o motorista;
    • operar carrinho tartaruga;
    • entregar pequenos volumes, em portarias de prédios e empresas;
    • estabelecer procedimentos de movimentação de cargas especiais;
    • intervir no trânsito de veículos;
    • movimentar material hospitalar;
    • consultar guia de ruas;
    • movimentar mercadorias dos vagões, caminhões, armazéns para embarcações e aeronaves;
    • verificar mensagens no rádio comunicador;
    • fazer anotações pertinentes;
    • receber corda retinida;
    • descarregar mercadorias;
    • movimentar bagagens nas esteiras para embarque/desembarque;
    • estivar mercadorias, nos porões e convés de navios;
    • ajustar gabarito da carga;
    • recolher resíduos descartáveis de carga;
    • controlar relógio medidor de fluxo;
    • dar posicionamento do veículo, ao gerenciamento de risco;
    • operar esteiras;
    • proteger cargas das intempéries climáticas;
    • costurar sacos;
    • verificar etiquetas de produtos perigosos;
    • instalar esteira rolante no navio;
    • manusear carga resfriada/congelada em ambiente refrigerado;
    • definir estivagem de mercadorias;
    • verificar peso da carga;
    • conectar mangueira para embarque de mercadorias líquidas;
    • separar cargas perigosas em carregamentos específicos (explosivos);
    • definir material para forração;
    • operar portêineres e transtêineres;
    • movimentar mercadorias das embarcações para caminhões, vagões e armazéns;
    • ordenar a movimentação de cargas especiais;
    • demonstrar atenção;
    • manusear castanhas na movimentação de contêineres;
    • verificar previamente local de entrega do produto;
    • estivar mercadorias nas instalações portuárias;
    • colocar o cabo no cabeço ( encapelar);
    • cortar madeira para escoramento/estroncamento;
    • operar ship loaders;
    • solicitar autorização para embarque de mercadorias especiais;
    • verificar etiqueta de identificação do volume;
    • estivar embarque de veículos;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • colocar cargas no terminal de embarque;
    • identificar tipo de aeronave a ser carregada;
    • demonstrar capacidade de coordenação motora;
    • realizar reparos de pequena monta;
    • limpar armazéns portuários e retroportuários;
    • emitir mensagem via auto track e fax;
    • consertar tambores e todo tipo de embalagem;
    • acondicionar produtos perecíveis, em redes;
    • dispor cargas em racks móveis e fixos;
    • envolver carga com plástico e rede;
    • demonstrar organização;
    • estabelecer contato com controlador de rota;
    • soltar os cabos ( desencapelar);
    • realizar a manobra de cabos ( puxada de navios);
    • orientar operador de guindaste e de trator através de sinais e/ou rádio comunicador;
    • unitizar cargas e mercadorias;
    • comunicar-se por sinais/ oral com a tripulação;
    • engatar pá carregadeira e empilhadeira;
    • ordenar entrega conforme programação;
    • reparar pacotes de mercadorias;
    • escorar tambores;
    • encaminhar cargas para câmaras frigoríficas;
    • operar painel de movimentação de cargas na aeronave;
    • receber mensagens;
    • conectar ar condicionado na aeronave;
    • operar loader;
    • operar escavadeiras;
    • operar empilhadeiras;
    • definir cubagem da carga;
    • preparar carga para içamento;
    • embalar sacos de mercadorias;
    • orientar cliente quanto à embalagem da mercadoria;
    • demonstrar capacidade de avaliar riscos;
    • usar epi;
    • verificar amarração de carga para movimentação;
    • distribuir carga em paletes, tonéis e contêineres;
    • orientar motorista na manobra do caminhão;
    • operar guindaste de bordo, terra, sob rodas e trilhos;
    • recolocar fita lacre na embalagem;
    • selecionar lotes para transporte;
    • controlar a distribuição equilibrada da carga no interior do navio;
    • escorar produto siderúrgico;
    • estivar mercadorias manualmente;
    • priorizar embarque por data de validade da mercadoria;
    • posicionar embalagens de acordo com orientações;
    • juntar mercadorias espalhadas (rechego de carga a granel);
    • demonstrar senso de responsabilidade;
    • abrir mercadorias e volumes mediante solicitação do funcionário de órgãos competentes (ova e desova);
    • solicitar a tripulação para lacear o cabo;
    • reembalar mercadorias;
    • reconhecer limites da capacidade física;
    • conferir notas fiscais;
    • comunicar mudança de rota;
    • comunicar atracador quando os cabos/cordas estão em mau estado de conservação;
    • controlar o nível dos tanques de bordo;
    • fazer amarração de mercadorias e cargas (peação e despeação);
    • definir material para amarração (peação);
    • operar ponte rolante para carga e descarga de mercadorias;
    • instalar separadores de carga;
    • identificar avarias;
    • operar carrinho hidráulico;
    • esfriar trem de pouso da aeronave;
    • verificar tipo de produto para entrega;
    • orientar carregador dos paletes;
    • puxar a corda retinida;
    • separar cargas avariadas;
    • estivar mercadorias por meio de equipamentos;
    • tomar iniciativa;
    • programar transporte, por tipo de carga;
    • forrar porões e convés;
    • trabalhar com segurança;
    • distribuir mercadorias nos compartimentos de aeronaves, navios, vagões e caminhões, conforme escala;
    • fiscalizar a distribuição da carga no interior do navio;
    • realizar transbordo de mercadorias;
    • indicar local para armazenamento de cargas especiais;


    Setores que mais contratam Trabalhador portuário de bloco no mercado de trabalho

    • Operações de terminais
    • Administração da infra-estrutura portuária
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Fabricação de embalagens de papel
    • Carga e descarga
    • Construção de edifícios
    • Edição integrada à impressão de cadastros, listas e outros produtos gráficos
    • Impressão de material para outros usos
    • Comércio varejista de bebidas
    • Hotéis




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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