Salário para o cargo de Peador (trabalhador portuário)
CBO 7832-30 > Trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias

Peador (trabalhador portuário) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Preparam cargas e descargas de mercadorias, movimentam e fixam mercadorias e cargas em navios, aeronaves, caminhões , vagões e instalações portuárias, entregam e coletam encomendas , manuseiam cargas especiais, reparam embalagens danificadas e controlam a qualidade dos serviços prestados. Operam equipamentos de carga e descarga, conectam tubulações às instalações de embarque de cargas. Realizam atividades de limpeza e conservação nos armazéns portuários e nos navios, estabelecem comunicação, emitindo, recebendo e verificando mensagens, notificando e solicitando informações, autorizações e orientações de transporte, embarque e desembarque de mercadorias. Amarram e desamarram embarcações.

Quanto ganha um Peador (trabalhador portuário)

Um Peador (trabalhador portuário) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.157,24 e R$ 3.445,15, com a média salarial de R$ 1.717,35 e o salário mediana em R$ 1.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Peador (trabalhador portuário)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.717,35 20.608,15 429,34 8,33
1º Quartil 1.157,24 13.886,85 289,31 5,61
Salário Mediana 1.500,00 18.000,00 375,00 7,27
3º Quartil 2.627,42 31.528,99 656,85 12,74
Teto Salarial 3.445,15 41.341,75 861,29 16,71


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Trabalhadores de manobras sobre trilhos e movimentação e cargas
        • Trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Paranaguá - PR 1.211 - 2.746 1.678,29 1.211,17 1.283,14 2.267,37 2.746,31
Santos - SP 1.327 - 3.972 2.482,95 1.326,56 2.921,97 3.279,20 3.971,86
Humaitá - AM 1.291 - 2.716 1.697,65 1.291,00 1.666,00 2.242,00 2.715,58
São Paulo - SP 1.217 - 3.315 1.777,19 1.217,09 1.551,16 2.737,00 3.315,14
Presidente Prudente - SP 1.674 - 2.088 1.695,88 1.674,00 1.674,00 1.724,00 2.088,16
São Luís - MA 1.101 - 1.334 1.101,48 1.101,48 1.101,48 1.101,48 1.334,15
Barcarena - PA 1.363 - 1.673 1.377,06 1.363,44 1.381,15 1.381,15 1.672,89
Vitoria - ES 1.047 - 1.817 1.314,55 1.046,91 1.371,90 1.500,00 1.816,85
Curitiba - PR 1.288 - 1.715 1.329,45 1.288,03 1.309,92 1.415,54 1.714,54


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.313 - 3.792 2.100,97 1.312,83 1.724,00 3.131,00 3.792,36
Paraná 1.215 - 2.721 1.651,78 1.215,37 1.298,98 2.246,88 2.721,49
Amazonas 1.291 - 2.626 1.650,87 1.291,00 1.666,00 2.168,33 2.626,35
Maranhão 1.101 - 1.334 1.101,39 1.101,11 1.101,48 1.101,48 1.334,15
Pará 1.158 - 1.673 1.336,46 1.157,68 1.381,15 1.381,15 1.672,89
Espírito Santo 1.050 - 1.839 1.326,43 1.049,70 1.371,90 1.518,23 1.838,92
Rio Grande do Sul 1.650 - 2.271 1.694,98 1.650,00 1.650,00 1.874,92 2.270,96
Minas Gerais 1.087 - 2.118 1.274,92 1.087,00 1.156,50 1.749,00 2.118,44


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias exercem suas funções em empresas de transporte terrestre, aéreo e aquaviário e naquelas cujas atividades são consideradas anexas e auxiliares do ramo de transporte. Os trabalhadores das ocupações carregador (aeronaves) e carregador (armazém) são contratados na condição de trabalhador assalariado, com carteira assinada, enquanto aqueles das ocupações ajudante de motorista, carregador (veículos de transportes terrestres) e estivador atuam como autônomos e, portanto, sem vínculos empregatícios. Os amarradores e desamarradores de embarcações podem trabalhar com carteira assinada ou como avulsos. A maioria dos trabalhadores da ocupação bloqueiro e dos trabalhadores portuários de capatazia atuam como avulsos e portanto sem vínculo empregatício. Trabalham, dependendo da ocupação e do tamanho do meio de transporte, em duplas ou em grupos, sob supervisão ocasional e também permanente, em ambientes fechados, a céu aberto e em veículos. Podem trabalhar no período diurno, em rodízio de turnos diurno e noturno e em horários irregulares. Podem trabalhar em posições desconfortáveis durante longos períodos, em grandes alturas e confinados. Por vezes podem estar expostos a radiação, ruído intenso, altas temperaturas e a materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias

Para o exercício desse cargo não se requer nenhuma escolaridade exceto para a ocupação bloqueiro e trabalhador portuário de capatazia para cujo exercício é exigido a 4a série do 1o grau. Não se requer cursos de qualificação exceto para o trabalhador portuário de capatazia de quem é exigido curso básico de até 200 horas. Não se exige experiência profissional para o bloqueiro e para o trabalhador portuário de capatazia o tempo de experiência exigido para o desempenho pleno da função para as demais ocupações é de menos de um ano. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Peador (trabalhador portuário)

Trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias devem:

  • manusear cargas especiais;
  • reparar embalagens danificadas;
  • controlar qualidade dos serviços prestados;
  • amarrar/ desamarrar embarcações;
  • preparar cargas e descargas de mercadorias;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • conectar tubulações Às instalações de embarque de cargas;
  • fixar cargas;
  • entregar e coletar encomendas;
  • realizar atividades de limpeza e conservação;
  • operar equipamentos de carga e descarga;
  • movimentar mercadorias e cargas em navios, aeronaves, caminhões, vagões e instalações portuárias;

  • Atividades

    • orientar operador de guindaste e de trator através de sinais e/ou rádio comunicador;
    • priorizar embarque por data de validade da mercadoria;
    • limpar máquinas e tanques;
    • operar ship loaders;
    • operar guindaste de bordo, terra, sob rodas e trilhos;
    • escorar cargas;
    • instalar esteira rolante no navio;
    • movimentar mercadorias dos vagões, caminhões, armazéns para embarcações e aeronaves;
    • estivar mercadorias, nos porões e convés de navios;
    • verificar tipo de produto para entrega;
    • dispor cargas em racks móveis e fixos;
    • operar ponte rolante para carga e descarga de mercadorias;
    • reparar pacotes de mercadorias;
    • demonstrar capacidade de avaliar riscos;
    • controlar limites de empilhamento de caixas;
    • verificar peso da carga;
    • movimentar bagagens nas esteiras para embarque/desembarque;
    • estabelecer contato com controlador de rota;
    • verificar mensagens no rádio comunicador;
    • dar posicionamento do veículo, ao gerenciamento de risco;
    • verificar plano de carga;
    • entregar pequenos volumes, em portarias de prédios e empresas;
    • reembalar mercadorias;
    • operar main-deck;
    • encaminhar cargas para câmaras frigoríficas;
    • posicionar embalagens de acordo com orientações;
    • definir material para forração;
    • verificar etiquetas de produtos perigosos;
    • cortar madeira para escoramento/estroncamento;
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • bater ferrugem;
    • colocar o cabo no cabeço ( encapelar);
    • controlar o nível dos tanques de bordo;
    • triar malotes por destino;
    • verificar etiqueta de identificação do volume;
    • receber mensagens;
    • realizar a manobra de cabos ( puxada de navios);
    • engatar pá carregadeira e empilhadeira;
    • trabalhar com segurança;
    • comunicar atracador quando os cabos/cordas estão em mau estado de conservação;
    • operar portêineres e transtêineres;
    • operar carrinho tartaruga;
    • definir material para escoramento /estroncamento;
    • manusear carga resfriada/congelada em ambiente refrigerado;
    • verificar previamente local de entrega do produto;
    • envolver carga com plástico e rede;
    • estivar embarque de veículos;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • identificar avarias;
    • conectar ar condicionado na aeronave;
    • fazer anotações pertinentes;
    • controlar tempo de embarque e desembarque;
    • ordenar entrega conforme programação;
    • solicitar nova embalagem de mercadoria ao cliente;
    • aplicar recomendações de manuseio e acondicionamento constantes nas embalagens;
    • identificar tipo de aeronave a ser carregada;
    • escorar produto siderúrgico;
    • operar trator de reboque;
    • limpar armazéns portuários e retroportuários;
    • definir material para amarração (peação);
    • forrar porões e convés;
    • trabalhar em equipe;
    • proteger cargas das intempéries climáticas;
    • estivar mercadorias nas instalações portuárias;
    • embalar sacos de mercadorias;
    • realizar pintura e conservação;
    • realizar baldeação (lavagem);
    • ajustar gabarito da carga;
    • notificar piloto da aeronave sobre o transporte de produtos magnéticos;
    • vistoriar etiquetas nos paletes, contêineres e mercadorias;
    • descarregar mercadorias;
    • atender rádio de comunicação para o motorista;
    • estivar mercadorias por meio de equipamentos;
    • manusear castanhas na movimentação de contêineres;
    • emitir mensagem via auto track e fax;
    • operar carrinho hidráulico;
    • recolher resíduos descartáveis de carga;
    • monitorar vazamentos de produtos químicos;
    • operar escavadeiras;
    • reconhecer limites da capacidade física;
    • operar esteiras;
    • conectar mangueira para embarque de mercadorias líquidas;
    • estabelecer procedimentos de movimentação de cargas especiais;
    • receber corda retinida;
    • demonstrar senso de responsabilidade;
    • operar carrinho plataforma;
    • conectar usina de força na aeronave;
    • colocar cargas no terminal de embarque;
    • definir estivagem de mercadorias;
    • consertar tambores e todo tipo de embalagem;
    • dirigir veículos automotores terrestres;
    • solicitar autorização para embarque de mercadorias especiais;
    • devolver embalagem avariada;
    • acondicionar produtos perecíveis, em redes;
    • orientar carregador dos paletes;
    • movimentar mercadorias das embarcações para caminhões, vagões e armazéns;
    • tomar iniciativa;
    • escorar tambores;
    • distribuir carga em paletes, tonéis e contêineres;
    • localizar endereço de entrega;
    • conectar mangueiras do serviço de toalete;
    • lançar a corda retinida de volta para a embarcação;
    • conferir notas fiscais;
    • controlar tempo de execução dos serviços;
    • verificar amarração de carga para movimentação;
    • intervir no trânsito de veículos;
    • usar epi;
    • controlar relógio de temperatura dos medidores dos tonéis;
    • posicionar gaiolas de animais vivos nas instalações portuárias e porões com ventilação;
    • operar loader;
    • controlar relógio medidor de fluxo;
    • operar empilhadeiras;
    • comunicar-se por sinais/ oral com a tripulação;
    • ordenar a movimentação de cargas especiais;
    • comunicar mudança de rota;
    • programar transporte, por tipo de carga;
    • operar painel de movimentação de cargas na aeronave;
    • demonstrar destreza manual;
    • demonstrar organização;
    • controlar a distribuição equilibrada da carga no interior do navio;
    • instalar separadores de carga;
    • entregar encomendas, conforme destino;
    • separar cargas avariadas;
    • definir cubagem da carga;
    • realizar transbordo de mercadorias;
    • preparar carga para içamento;
    • recolocar fita lacre na embalagem;
    • realizar reparos de pequena monta;
    • indicar local para armazenamento de cargas especiais;
    • abrir mercadorias e volumes mediante solicitação do funcionário de órgãos competentes (ova e desova);
    • separar cargas perigosas em carregamentos específicos (explosivos);
    • solicitar a tripulação para lacear o cabo;
    • distribuir mercadorias nos compartimentos de aeronaves, navios, vagões e caminhões, conforme escala;
    • conferir carga para movimentação;
    • estivar mercadorias manualmente;
    • unitizar cargas e mercadorias;
    • fiscalizar a distribuição da carga no interior do navio;
    • separar encomendas e mercadorias, segundo o destino;
    • puxar a corda retinida;
    • consultar guia de ruas;
    • fazer amarração de mercadorias e cargas (peação e despeação);
    • juntar mercadorias espalhadas (rechego de carga a granel);
    • demonstrar capacidade de coordenação motora;
    • soltar os cabos ( desencapelar);
    • costurar sacos;
    • demonstrar atenção;
    • limpar porões;
    • orientar cliente quanto à embalagem da mercadoria;
    • operar caminhão escada;
    • orientar motorista na manobra do caminhão;
    • vistoriar lacres nos paletes, contêineres e mercadorias;
    • movimentar material hospitalar;
    • esfriar trem de pouso da aeronave;
    • selecionar lotes para transporte;


    Setores que mais contratam Peador (trabalhador portuário) no mercado de trabalho

    • Operações de terminais
    • Administração da infra-estrutura portuária
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Fabricação de embalagens de papel
    • Carga e descarga
    • Construção de edifícios
    • Edição integrada à impressão de cadastros, listas e outros produtos gráficos
    • Impressão de material para outros usos
    • Comércio varejista de bebidas
    • Hotéis




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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