Salário para o cargo de Peador (trabalhador portuário)
CBO 7832-30 > Trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias

Peador (trabalhador portuário) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Preparam cargas e descargas de mercadorias, movimentam e fixam mercadorias e cargas em navios, aeronaves, caminhões , vagões e instalações portuárias, entregam e coletam encomendas , manuseiam cargas especiais, reparam embalagens danificadas e controlam a qualidade dos serviços prestados. Operam equipamentos de carga e descarga, conectam tubulações às instalações de embarque de cargas. Realizam atividades de limpeza e conservação nos armazéns portuários e nos navios, estabelecem comunicação, emitindo, recebendo e verificando mensagens, notificando e solicitando informações, autorizações e orientações de transporte, embarque e desembarque de mercadorias. Amarram e desamarram embarcações.

Quanto ganha um Peador (trabalhador portuário)

Um Peador (trabalhador portuário) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.157,24 e R$ 3.445,15, com a média salarial de R$ 1.717,35 e o salário mediana em R$ 1.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Peador (trabalhador portuário)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.717,35 20.608,15 429,34 8,33
1º Quartil 1.157,24 13.886,85 289,31 5,61
Salário Mediana 1.500,00 18.000,00 375,00 7,27
3º Quartil 2.627,42 31.528,99 656,85 12,74
Teto Salarial 3.445,15 41.341,75 861,29 16,71


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Trabalhadores de manobras sobre trilhos e movimentação e cargas
        • Trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Paranaguá - PR 1.211 - 2.746 1.678,29 1.211,17 1.283,14 2.267,37 2.746,31
Santos - SP 1.327 - 3.972 2.482,95 1.326,56 2.921,97 3.279,20 3.971,86
Humaitá - AM 1.291 - 2.716 1.697,65 1.291,00 1.666,00 2.242,00 2.715,58
São Paulo - SP 1.217 - 3.315 1.777,19 1.217,09 1.551,16 2.737,00 3.315,14
Presidente Prudente - SP 1.674 - 2.088 1.695,88 1.674,00 1.674,00 1.724,00 2.088,16
São Luís - MA 1.101 - 1.334 1.101,48 1.101,48 1.101,48 1.101,48 1.334,15
Barcarena - PA 1.363 - 1.673 1.377,06 1.363,44 1.381,15 1.381,15 1.672,89
Vitoria - ES 1.047 - 1.817 1.314,55 1.046,91 1.371,90 1.500,00 1.816,85
Curitiba - PR 1.288 - 1.715 1.329,45 1.288,03 1.309,92 1.415,54 1.714,54


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.313 - 3.792 2.100,97 1.312,83 1.724,00 3.131,00 3.792,36
Paraná 1.215 - 2.721 1.651,78 1.215,37 1.298,98 2.246,88 2.721,49
Amazonas 1.291 - 2.626 1.650,87 1.291,00 1.666,00 2.168,33 2.626,35
Maranhão 1.101 - 1.334 1.101,39 1.101,11 1.101,48 1.101,48 1.334,15
Pará 1.158 - 1.673 1.336,46 1.157,68 1.381,15 1.381,15 1.672,89
Espírito Santo 1.050 - 1.839 1.326,43 1.049,70 1.371,90 1.518,23 1.838,92
Rio Grande do Sul 1.650 - 2.271 1.694,98 1.650,00 1.650,00 1.874,92 2.270,96
Minas Gerais 1.087 - 2.118 1.274,92 1.087,00 1.156,50 1.749,00 2.118,44


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias exercem suas funções em empresas de transporte terrestre, aéreo e aquaviário e naquelas cujas atividades são consideradas anexas e auxiliares do ramo de transporte. Os trabalhadores das ocupações carregador (aeronaves) e carregador (armazém) são contratados na condição de trabalhador assalariado, com carteira assinada, enquanto aqueles das ocupações ajudante de motorista, carregador (veículos de transportes terrestres) e estivador atuam como autônomos e, portanto, sem vínculos empregatícios. Os amarradores e desamarradores de embarcações podem trabalhar com carteira assinada ou como avulsos. A maioria dos trabalhadores da ocupação bloqueiro e dos trabalhadores portuários de capatazia atuam como avulsos e portanto sem vínculo empregatício. Trabalham, dependendo da ocupação e do tamanho do meio de transporte, em duplas ou em grupos, sob supervisão ocasional e também permanente, em ambientes fechados, a céu aberto e em veículos. Podem trabalhar no período diurno, em rodízio de turnos diurno e noturno e em horários irregulares. Podem trabalhar em posições desconfortáveis durante longos períodos, em grandes alturas e confinados. Por vezes podem estar expostos a radiação, ruído intenso, altas temperaturas e a materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias

Para o exercício desse cargo não se requer nenhuma escolaridade exceto para a ocupação bloqueiro e trabalhador portuário de capatazia para cujo exercício é exigido a 4a série do 1o grau. Não se requer cursos de qualificação exceto para o trabalhador portuário de capatazia de quem é exigido curso básico de até 200 horas. Não se exige experiência profissional para o bloqueiro e para o trabalhador portuário de capatazia o tempo de experiência exigido para o desempenho pleno da função para as demais ocupações é de menos de um ano. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Peador (trabalhador portuário)

Trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias devem:

  • movimentar mercadorias e cargas em navios, aeronaves, caminhões, vagões e instalações portuárias;
  • comunicar-se;
  • conectar tubulações Às instalações de embarque de cargas;
  • preparar cargas e descargas de mercadorias;
  • fixar cargas;
  • entregar e coletar encomendas;
  • operar equipamentos de carga e descarga;
  • realizar atividades de limpeza e conservação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • amarrar/ desamarrar embarcações;
  • reparar embalagens danificadas;
  • manusear cargas especiais;
  • controlar qualidade dos serviços prestados;

  • Atividades

    • trabalhar com segurança;
    • colocar o cabo no cabeço ( encapelar);
    • reconhecer limites da capacidade física;
    • cortar madeira para escoramento/estroncamento;
    • operar trator de reboque;
    • operar ponte rolante para carga e descarga de mercadorias;
    • solicitar nova embalagem de mercadoria ao cliente;
    • costurar sacos;
    • verificar tipo de produto para entrega;
    • embalar sacos de mercadorias;
    • verificar peso da carga;
    • identificar tipo de aeronave a ser carregada;
    • estivar mercadorias por meio de equipamentos;
    • receber corda retinida;
    • comunicar mudança de rota;
    • limpar armazéns portuários e retroportuários;
    • controlar relógio de temperatura dos medidores dos tonéis;
    • orientar motorista na manobra do caminhão;
    • operar ship loaders;
    • movimentar bagagens nas esteiras para embarque/desembarque;
    • identificar avarias;
    • manusear carga resfriada/congelada em ambiente refrigerado;
    • operar carrinho hidráulico;
    • puxar a corda retinida;
    • entregar pequenos volumes, em portarias de prédios e empresas;
    • colocar cargas no terminal de embarque;
    • posicionar embalagens de acordo com orientações;
    • dispor cargas em racks móveis e fixos;
    • soltar os cabos ( desencapelar);
    • definir estivagem de mercadorias;
    • esfriar trem de pouso da aeronave;
    • controlar relógio medidor de fluxo;
    • dar posicionamento do veículo, ao gerenciamento de risco;
    • realizar baldeação (lavagem);
    • escorar produto siderúrgico;
    • devolver embalagem avariada;
    • unitizar cargas e mercadorias;
    • limpar porões;
    • encaminhar cargas para câmaras frigoríficas;
    • conectar usina de força na aeronave;
    • operar carrinho plataforma;
    • usar epi;
    • instalar separadores de carga;
    • orientar operador de guindaste e de trator através de sinais e/ou rádio comunicador;
    • aplicar recomendações de manuseio e acondicionamento constantes nas embalagens;
    • operar loader;
    • realizar reparos de pequena monta;
    • realizar a manobra de cabos ( puxada de navios);
    • controlar tempo de execução dos serviços;
    • operar escavadeiras;
    • dirigir veículos automotores terrestres;
    • verificar etiquetas de produtos perigosos;
    • movimentar material hospitalar;
    • priorizar embarque por data de validade da mercadoria;
    • monitorar vazamentos de produtos químicos;
    • juntar mercadorias espalhadas (rechego de carga a granel);
    • estivar embarque de veículos;
    • movimentar mercadorias dos vagões, caminhões, armazéns para embarcações e aeronaves;
    • verificar mensagens no rádio comunicador;
    • estabelecer procedimentos de movimentação de cargas especiais;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • intervir no trânsito de veículos;
    • estivar mercadorias nas instalações portuárias;
    • verificar etiqueta de identificação do volume;
    • demonstrar capacidade de coordenação motora;
    • definir material para escoramento /estroncamento;
    • limpar máquinas e tanques;
    • conectar ar condicionado na aeronave;
    • movimentar mercadorias das embarcações para caminhões, vagões e armazéns;
    • ajustar gabarito da carga;
    • engatar pá carregadeira e empilhadeira;
    • fazer amarração de mercadorias e cargas (peação e despeação);
    • reembalar mercadorias;
    • localizar endereço de entrega;
    • comunicar-se por sinais/ oral com a tripulação;
    • bater ferrugem;
    • controlar tempo de embarque e desembarque;
    • controlar limites de empilhamento de caixas;
    • estabelecer contato com controlador de rota;
    • programar transporte, por tipo de carga;
    • receber mensagens;
    • operar empilhadeiras;
    • triar malotes por destino;
    • realizar transbordo de mercadorias;
    • definir material para amarração (peação);
    • separar cargas perigosas em carregamentos específicos (explosivos);
    • notificar piloto da aeronave sobre o transporte de produtos magnéticos;
    • comunicar atracador quando os cabos/cordas estão em mau estado de conservação;
    • demonstrar organização;
    • instalar esteira rolante no navio;
    • distribuir carga em paletes, tonéis e contêineres;
    • verificar amarração de carga para movimentação;
    • lançar a corda retinida de volta para a embarcação;
    • solicitar autorização para embarque de mercadorias especiais;
    • reparar pacotes de mercadorias;
    • fiscalizar a distribuição da carga no interior do navio;
    • definir material para forração;
    • tomar iniciativa;
    • controlar a distribuição equilibrada da carga no interior do navio;
    • separar encomendas e mercadorias, segundo o destino;
    • recolher resíduos descartáveis de carga;
    • orientar cliente quanto à embalagem da mercadoria;
    • escorar cargas;
    • estivar mercadorias manualmente;
    • definir cubagem da carga;
    • consertar tambores e todo tipo de embalagem;
    • escorar tambores;
    • demonstrar senso de responsabilidade;
    • conectar mangueiras do serviço de toalete;
    • selecionar lotes para transporte;
    • operar painel de movimentação de cargas na aeronave;
    • controlar o nível dos tanques de bordo;
    • solicitar a tripulação para lacear o cabo;
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • acondicionar produtos perecíveis, em redes;
    • proteger cargas das intempéries climáticas;
    • ordenar a movimentação de cargas especiais;
    • separar cargas avariadas;
    • preparar carga para içamento;
    • demonstrar destreza manual;
    • abrir mercadorias e volumes mediante solicitação do funcionário de órgãos competentes (ova e desova);
    • operar caminhão escada;
    • distribuir mercadorias nos compartimentos de aeronaves, navios, vagões e caminhões, conforme escala;
    • verificar previamente local de entrega do produto;
    • vistoriar etiquetas nos paletes, contêineres e mercadorias;
    • envolver carga com plástico e rede;
    • forrar porões e convés;
    • recolocar fita lacre na embalagem;
    • operar portêineres e transtêineres;
    • ordenar entrega conforme programação;
    • posicionar gaiolas de animais vivos nas instalações portuárias e porões com ventilação;
    • operar guindaste de bordo, terra, sob rodas e trilhos;
    • orientar carregador dos paletes;
    • conectar mangueira para embarque de mercadorias líquidas;
    • fazer anotações pertinentes;
    • operar carrinho tartaruga;
    • emitir mensagem via auto track e fax;
    • atender rádio de comunicação para o motorista;
    • descarregar mercadorias;
    • conferir notas fiscais;
    • trabalhar em equipe;
    • conferir carga para movimentação;
    • operar main-deck;
    • entregar encomendas, conforme destino;
    • estivar mercadorias, nos porões e convés de navios;
    • manusear castanhas na movimentação de contêineres;
    • demonstrar capacidade de avaliar riscos;
    • indicar local para armazenamento de cargas especiais;
    • demonstrar atenção;
    • realizar pintura e conservação;
    • vistoriar lacres nos paletes, contêineres e mercadorias;
    • operar esteiras;
    • consultar guia de ruas;
    • verificar plano de carga;


    Setores que mais contratam Peador (trabalhador portuário) no mercado de trabalho

    • Operações de terminais
    • Administração da infra-estrutura portuária
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Fabricação de embalagens de papel
    • Carga e descarga
    • Construção de edifícios
    • Edição integrada à impressão de cadastros, listas e outros produtos gráficos
    • Impressão de material para outros usos
    • Comércio varejista de bebidas
    • Hotéis




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Chargista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Chargista