Salário para o cargo de Peador (trabalhador portuário)
CBO 7832-30 > Trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias

Peador (trabalhador portuário) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Preparam cargas e descargas de mercadorias, movimentam e fixam mercadorias e cargas em navios, aeronaves, caminhões , vagões e instalações portuárias, entregam e coletam encomendas , manuseiam cargas especiais, reparam embalagens danificadas e controlam a qualidade dos serviços prestados. Operam equipamentos de carga e descarga, conectam tubulações às instalações de embarque de cargas. Realizam atividades de limpeza e conservação nos armazéns portuários e nos navios, estabelecem comunicação, emitindo, recebendo e verificando mensagens, notificando e solicitando informações, autorizações e orientações de transporte, embarque e desembarque de mercadorias. Amarram e desamarram embarcações.

Quanto ganha um Peador (trabalhador portuário)

Um Peador (trabalhador portuário) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.157,24 e R$ 3.445,15, com a média salarial de R$ 1.717,35 e o salário mediana em R$ 1.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Peador (trabalhador portuário)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.717,35 20.608,15 429,34 8,33
1º Quartil 1.157,24 13.886,85 289,31 5,61
Salário Mediana 1.500,00 18.000,00 375,00 7,27
3º Quartil 2.627,42 31.528,99 656,85 12,74
Teto Salarial 3.445,15 41.341,75 861,29 16,71


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Trabalhadores de manobras sobre trilhos e movimentação e cargas
        • Trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Paranaguá - PR 1.211 - 2.746 1.678,29 1.211,17 1.283,14 2.267,37 2.746,31
Santos - SP 1.327 - 3.972 2.482,95 1.326,56 2.921,97 3.279,20 3.971,86
Humaitá - AM 1.291 - 2.716 1.697,65 1.291,00 1.666,00 2.242,00 2.715,58
São Paulo - SP 1.217 - 3.315 1.777,19 1.217,09 1.551,16 2.737,00 3.315,14
Presidente Prudente - SP 1.674 - 2.088 1.695,88 1.674,00 1.674,00 1.724,00 2.088,16
São Luís - MA 1.101 - 1.334 1.101,48 1.101,48 1.101,48 1.101,48 1.334,15
Barcarena - PA 1.363 - 1.673 1.377,06 1.363,44 1.381,15 1.381,15 1.672,89
Vitoria - ES 1.047 - 1.817 1.314,55 1.046,91 1.371,90 1.500,00 1.816,85
Curitiba - PR 1.288 - 1.715 1.329,45 1.288,03 1.309,92 1.415,54 1.714,54


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.313 - 3.792 2.100,97 1.312,83 1.724,00 3.131,00 3.792,36
Paraná 1.215 - 2.721 1.651,78 1.215,37 1.298,98 2.246,88 2.721,49
Amazonas 1.291 - 2.626 1.650,87 1.291,00 1.666,00 2.168,33 2.626,35
Maranhão 1.101 - 1.334 1.101,39 1.101,11 1.101,48 1.101,48 1.334,15
Pará 1.158 - 1.673 1.336,46 1.157,68 1.381,15 1.381,15 1.672,89
Espírito Santo 1.050 - 1.839 1.326,43 1.049,70 1.371,90 1.518,23 1.838,92
Rio Grande do Sul 1.650 - 2.271 1.694,98 1.650,00 1.650,00 1.874,92 2.270,96
Minas Gerais 1.087 - 2.118 1.274,92 1.087,00 1.156,50 1.749,00 2.118,44


Principais locais de trabalho

Trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias exercem suas funções em empresas de transporte terrestre, aéreo e aquaviário e naquelas cujas atividades são consideradas anexas e auxiliares do ramo de transporte. Os trabalhadores das ocupações carregador (aeronaves) e carregador (armazém) são contratados na condição de trabalhador assalariado, com carteira assinada, enquanto aqueles das ocupações ajudante de motorista, carregador (veículos de transportes terrestres) e estivador atuam como autônomos e, portanto, sem vínculos empregatícios. Os amarradores e desamarradores de embarcações podem trabalhar com carteira assinada ou como avulsos. A maioria dos trabalhadores da ocupação bloqueiro e dos trabalhadores portuários de capatazia atuam como avulsos e portanto sem vínculo empregatício. Trabalham, dependendo da ocupação e do tamanho do meio de transporte, em duplas ou em grupos, sob supervisão ocasional e também permanente, em ambientes fechados, a céu aberto e em veículos. Podem trabalhar no período diurno, em rodízio de turnos diurno e noturno e em horários irregulares. Podem trabalhar em posições desconfortáveis durante longos períodos, em grandes alturas e confinados. Por vezes podem estar expostos a radiação, ruído intenso, altas temperaturas e a materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias

Para o exercício desse cargo não se requer nenhuma escolaridade exceto para a ocupação bloqueiro e trabalhador portuário de capatazia para cujo exercício é exigido a 4a série do 1o grau. Não se requer cursos de qualificação exceto para o trabalhador portuário de capatazia de quem é exigido curso básico de até 200 horas. Não se exige experiência profissional para o bloqueiro e para o trabalhador portuário de capatazia o tempo de experiência exigido para o desempenho pleno da função para as demais ocupações é de menos de um ano. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Peador (trabalhador portuário)

Trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias devem:

  • comunicar-se;
  • entregar e coletar encomendas;
  • operar equipamentos de carga e descarga;
  • preparar cargas e descargas de mercadorias;
  • amarrar/ desamarrar embarcações;
  • movimentar mercadorias e cargas em navios, aeronaves, caminhões, vagões e instalações portuárias;
  • fixar cargas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • reparar embalagens danificadas;
  • manusear cargas especiais;
  • realizar atividades de limpeza e conservação;
  • controlar qualidade dos serviços prestados;
  • conectar tubulações Às instalações de embarque de cargas;

  • Atividades

    • instalar separadores de carga;
    • estivar mercadorias nas instalações portuárias;
    • demonstrar destreza manual;
    • conectar ar condicionado na aeronave;
    • reparar pacotes de mercadorias;
    • esfriar trem de pouso da aeronave;
    • preparar carga para içamento;
    • verificar plano de carga;
    • limpar porões;
    • escorar cargas;
    • definir material para escoramento /estroncamento;
    • verificar etiqueta de identificação do volume;
    • verificar amarração de carga para movimentação;
    • fiscalizar a distribuição da carga no interior do navio;
    • definir material para amarração (peação);
    • consertar tambores e todo tipo de embalagem;
    • tomar iniciativa;
    • escorar produto siderúrgico;
    • usar epi;
    • movimentar bagagens nas esteiras para embarque/desembarque;
    • dar posicionamento do veículo, ao gerenciamento de risco;
    • estabelecer procedimentos de movimentação de cargas especiais;
    • definir estivagem de mercadorias;
    • conectar mangueira para embarque de mercadorias líquidas;
    • movimentar material hospitalar;
    • encaminhar cargas para câmaras frigoríficas;
    • definir material para forração;
    • receber mensagens;
    • demonstrar capacidade de avaliar riscos;
    • verificar etiquetas de produtos perigosos;
    • unitizar cargas e mercadorias;
    • realizar pintura e conservação;
    • estivar embarque de veículos;
    • ordenar entrega conforme programação;
    • colocar o cabo no cabeço ( encapelar);
    • triar malotes por destino;
    • demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos;
    • operar guindaste de bordo, terra, sob rodas e trilhos;
    • operar trator de reboque;
    • intervir no trânsito de veículos;
    • operar painel de movimentação de cargas na aeronave;
    • controlar o nível dos tanques de bordo;
    • realizar a manobra de cabos ( puxada de navios);
    • movimentar mercadorias das embarcações para caminhões, vagões e armazéns;
    • comunicar mudança de rota;
    • operar escavadeiras;
    • posicionar embalagens de acordo com orientações;
    • vistoriar lacres nos paletes, contêineres e mercadorias;
    • controlar tempo de embarque e desembarque;
    • limpar máquinas e tanques;
    • escorar tambores;
    • lançar a corda retinida de volta para a embarcação;
    • operar carrinho hidráulico;
    • orientar cliente quanto à embalagem da mercadoria;
    • distribuir mercadorias nos compartimentos de aeronaves, navios, vagões e caminhões, conforme escala;
    • demonstrar capacidade de coordenação motora;
    • receber corda retinida;
    • selecionar lotes para transporte;
    • controlar tempo de execução dos serviços;
    • costurar sacos;
    • comunicar-se por sinais/ oral com a tripulação;
    • demonstrar atenção;
    • solicitar autorização para embarque de mercadorias especiais;
    • realizar reparos de pequena monta;
    • acondicionar produtos perecíveis, em redes;
    • operar esteiras;
    • solicitar nova embalagem de mercadoria ao cliente;
    • limpar armazéns portuários e retroportuários;
    • controlar a distribuição equilibrada da carga no interior do navio;
    • conectar mangueiras do serviço de toalete;
    • abrir mercadorias e volumes mediante solicitação do funcionário de órgãos competentes (ova e desova);
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • manusear carga resfriada/congelada em ambiente refrigerado;
    • estabelecer contato com controlador de rota;
    • verificar mensagens no rádio comunicador;
    • puxar a corda retinida;
    • definir cubagem da carga;
    • solicitar a tripulação para lacear o cabo;
    • realizar transbordo de mercadorias;
    • controlar limites de empilhamento de caixas;
    • estivar mercadorias manualmente;
    • operar ponte rolante para carga e descarga de mercadorias;
    • localizar endereço de entrega;
    • separar cargas avariadas;
    • consultar guia de ruas;
    • fazer anotações pertinentes;
    • operar main-deck;
    • demonstrar organização;
    • entregar pequenos volumes, em portarias de prédios e empresas;
    • orientar carregador dos paletes;
    • descarregar mercadorias;
    • posicionar gaiolas de animais vivos nas instalações portuárias e porões com ventilação;
    • priorizar embarque por data de validade da mercadoria;
    • identificar avarias;
    • indicar local para armazenamento de cargas especiais;
    • estivar mercadorias por meio de equipamentos;
    • engatar pá carregadeira e empilhadeira;
    • reembalar mercadorias;
    • verificar previamente local de entrega do produto;
    • ajustar gabarito da carga;
    • manusear castanhas na movimentação de contêineres;
    • demonstrar senso de responsabilidade;
    • colocar cargas no terminal de embarque;
    • emitir mensagem via auto track e fax;
    • controlar relógio medidor de fluxo;
    • separar cargas perigosas em carregamentos específicos (explosivos);
    • recolher resíduos descartáveis de carga;
    • controlar relógio de temperatura dos medidores dos tonéis;
    • entregar encomendas, conforme destino;
    • bater ferrugem;
    • identificar tipo de aeronave a ser carregada;
    • programar transporte, por tipo de carga;
    • dirigir veículos automotores terrestres;
    • reconhecer limites da capacidade física;
    • separar encomendas e mercadorias, segundo o destino;
    • proteger cargas das intempéries climáticas;
    • notificar piloto da aeronave sobre o transporte de produtos magnéticos;
    • embalar sacos de mercadorias;
    • operar carrinho plataforma;
    • envolver carga com plástico e rede;
    • orientar motorista na manobra do caminhão;
    • operar ship loaders;
    • ordenar a movimentação de cargas especiais;
    • forrar porões e convés;
    • realizar baldeação (lavagem);
    • monitorar vazamentos de produtos químicos;
    • dispor cargas em racks móveis e fixos;
    • vistoriar etiquetas nos paletes, contêineres e mercadorias;
    • operar loader;
    • operar carrinho tartaruga;
    • trabalhar com segurança;
    • conectar usina de força na aeronave;
    • soltar os cabos ( desencapelar);
    • operar portêineres e transtêineres;
    • cortar madeira para escoramento/estroncamento;
    • fazer amarração de mercadorias e cargas (peação e despeação);
    • devolver embalagem avariada;
    • operar caminhão escada;
    • verificar peso da carga;
    • movimentar mercadorias dos vagões, caminhões, armazéns para embarcações e aeronaves;
    • conferir carga para movimentação;
    • orientar operador de guindaste e de trator através de sinais e/ou rádio comunicador;
    • atender rádio de comunicação para o motorista;
    • estivar mercadorias, nos porões e convés de navios;
    • recolocar fita lacre na embalagem;
    • verificar tipo de produto para entrega;
    • trabalhar em equipe;
    • distribuir carga em paletes, tonéis e contêineres;
    • operar empilhadeiras;
    • conferir notas fiscais;
    • comunicar atracador quando os cabos/cordas estão em mau estado de conservação;
    • aplicar recomendações de manuseio e acondicionamento constantes nas embalagens;
    • instalar esteira rolante no navio;
    • juntar mercadorias espalhadas (rechego de carga a granel);


    Setores que mais contratam Peador (trabalhador portuário) no mercado de trabalho

    • Operações de terminais
    • Administração da infra-estrutura portuária
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Fabricação de embalagens de papel
    • Carga e descarga
    • Construção de edifícios
    • Edição integrada à impressão de cadastros, listas e outros produtos gráficos
    • Impressão de material para outros usos
    • Comércio varejista de bebidas
    • Comércio varejista de madeira e artefatos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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