Salário para o cargo de Técnico em segurança industrial
CBO 3516-05 > Técnicos em segurança do trabalho

Técnico em segurança industrial - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam da elaboração e implementam política de saúde e segurança do trabalho, realizam diagnóstico da situação de SST da instituição, identificam variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolvem ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho, integram processos de negociação. Participam da adoção de tecnologias e processos de trabalho, investigam, analisam acidentes de trabalho e recomendam medidas de prevenção e controle.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos das ciências administrativas
        • Técnicos em segurança do trabalho

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em segurança do trabalho

O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.


Funções e atividades do Técnico em segurança industrial

Técnicos em segurança do trabalho devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente;
  • desenvolver ações educativas na Área de sst;
  • implantar a política de sst;
  • integrar processos de negociação;
  • participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho;
  • comunicar-se;
  • investigar acidentes de trabalho;
  • realizar diagnóstico da situação de sst da instituição;
  • participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição;

Atividades

  • planejar a política de saúde e segurança do trabalho;
  • elaborar relatório de acidente de trabalho;
  • administrar conflitos;
  • validar indicadores de eficiência e eficácia;
  • desenvolver sistema de gestão de sst;
  • gerenciar a aplicação da política de sst;
  • avaliar os referenciais legais da política a ser implantada;
  • orientar as partes em sst;
  • demonstrar capacidade de observação difusa;
  • promover ação conjunta com a área de saúde;
  • identificar perdas decorrentes do acidente;
  • implementar intercâmbio entre equipes técnicas;
  • gerar relatórios de resultados;
  • analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho;
  • implantar procedimentos técnicos e administrativos;
  • participar do sistema de gestão ambiental;
  • determinar causas de acidentes;
  • promover ações educativas em sst;
  • elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho;
  • selecionar metodologia para investigação de acidentes;
  • difundir informações;
  • realizar inspeção;
  • orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais;
  • elaborar manual do sistema de gestão de sst;
  • verificar implementação de ações preventivas e corretivas;
  • interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados;
  • adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas;
  • demonstrar capacidade de discernimento;
  • coordenar equipes multidisciplinares;
  • identificar as necessidades educativas em sst;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos;
  • avaliar o desempenho do sistema;
  • participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho;
  • adequar a política de sst às disposições legais;
  • realizar análise preliminar de risco (apr);
  • participar de perícias e fiscalizações;
  • utilizar metodologia científica para avaliação;
  • analisar a aplicação de tecnologia;
  • estabelecer mecanismos de intervenção;
  • emitir parecer técnico;
  • documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança;
  • elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde;
  • demonstrar capacidade de atentar a detalhes;
  • demonstrar atitude proativa;
  • verificar eficácia das recomendações;
  • formar multiplicadores;
  • elaborar programas preventivos e/ou corretivos;
  • estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria;
  • estabelecer formas de controle dos riscos associados;
  • tomar decisões;
  • mostrar impacto econômico de implantação da política;
  • verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço;
  • identificar a política administrativa da instituição;
  • delegar atribuições;
  • promover reuniões com as contratadas;
  • controlar atualização de documentos, normas e legislação;
  • propor recomendações técnicas;
  • atualizar registros;
  • mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política;
  • utilizar métodos e técnicas de comunicação;
  • administrar dificuldades de implantação;
  • alimentar rede de informações;
  • trabalhar em equipe;
  • elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos;
  • organizar banco de dados;
  • inspecionar implantação;
  • negociar a aplicabilidade da política;
  • avaliar impacto da adoção;
  • registrar procedimentos técnicos;
  • divulgar a política na instituição ou empresa;
  • demonstrar capacidade de observação técnica;
  • demonstrar capacidade de nexo causal;
  • assessorar nas negociações;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • identificar indicadores para replanejamento do sistema;
  • supervisionar procedimentos técnicos;
  • avaliar ações educativas de segurança e saúde;
  • avaliar o ambiente de trabalho;
  • revisar documentação de sst;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • comparar a situação atual com a legislação;
  • estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável;
  • trabalhar sob pressão;
  • implementar programas preventivos e/ou corretivos;
  • participar de ações emergenciais;
  • analisar causas de acidentes;
  • avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros;
  • diagnosticar condições gerais da área de sst;
  • avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais;


Setores que mais contratam Técnico em segurança industrial no mercado de trabalho

  • Construção de edifícios
  • Serviços de engenharia
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Obras de montagem industrial
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de perícia técnica relacionados à segurança do trabalho
  • Outras obras de engenharia civil
  • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Administração de obras
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Outras atividades de ensino
  • Instalação de máquinas e equipamentos industriais
  • Montagem de estruturas metálicas




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Educador social
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Educador social