Salário para o cargo de Técnico em segurança industrial
CBO 3516-05 > Técnicos em segurança do trabalho

Técnico em segurança industrial - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam da elaboração e implementam política de saúde e segurança do trabalho, realizam diagnóstico da situação de SST da instituição, identificam variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolvem ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho, integram processos de negociação. Participam da adoção de tecnologias e processos de trabalho, investigam, analisam acidentes de trabalho e recomendam medidas de prevenção e controle.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos das ciências administrativas
        • Técnicos em segurança do trabalho

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em segurança do trabalho

O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.


Funções e atividades do Técnico em segurança industrial

Técnicos em segurança do trabalho devem:

  • participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição;
  • realizar diagnóstico da situação de sst da instituição;
  • participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho;
  • comunicar-se;
  • integrar processos de negociação;
  • desenvolver ações educativas na Área de sst;
  • investigar acidentes de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • implantar a política de sst;
  • identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente;

Atividades

  • identificar a política administrativa da instituição;
  • registrar procedimentos técnicos;
  • trabalhar em equipe;
  • participar de perícias e fiscalizações;
  • selecionar metodologia para investigação de acidentes;
  • supervisionar procedimentos técnicos;
  • delegar atribuições;
  • demonstrar capacidade de atentar a detalhes;
  • avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais;
  • elaborar programas preventivos e/ou corretivos;
  • estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria;
  • atualizar registros;
  • validar indicadores de eficiência e eficácia;
  • elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho;
  • promover reuniões com as contratadas;
  • avaliar os referenciais legais da política a ser implantada;
  • administrar dificuldades de implantação;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • emitir parecer técnico;
  • avaliar o desempenho do sistema;
  • emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos;
  • implementar intercâmbio entre equipes técnicas;
  • estabelecer mecanismos de intervenção;
  • implementar programas preventivos e/ou corretivos;
  • identificar indicadores para replanejamento do sistema;
  • administrar conflitos;
  • demonstrar capacidade de discernimento;
  • comparar a situação atual com a legislação;
  • diagnosticar condições gerais da área de sst;
  • documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança;
  • elaborar manual do sistema de gestão de sst;
  • realizar inspeção;
  • divulgar a política na instituição ou empresa;
  • desenvolver sistema de gestão de sst;
  • utilizar metodologia científica para avaliação;
  • avaliar impacto da adoção;
  • orientar as partes em sst;
  • elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde;
  • determinar causas de acidentes;
  • promover ação conjunta com a área de saúde;
  • utilizar métodos e técnicas de comunicação;
  • analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • tomar decisões;
  • assessorar nas negociações;
  • avaliar o ambiente de trabalho;
  • adequar a política de sst às disposições legais;
  • elaborar relatório de acidente de trabalho;
  • participar do sistema de gestão ambiental;
  • verificar eficácia das recomendações;
  • avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros;
  • alimentar rede de informações;
  • organizar banco de dados;
  • implantar procedimentos técnicos e administrativos;
  • verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço;
  • demonstrar capacidade de observação técnica;
  • gerar relatórios de resultados;
  • participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho;
  • estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável;
  • trabalhar sob pressão;
  • coordenar equipes multidisciplinares;
  • revisar documentação de sst;
  • mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política;
  • adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas;
  • formar multiplicadores;
  • interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados;
  • analisar a aplicação de tecnologia;
  • analisar causas de acidentes;
  • controlar atualização de documentos, normas e legislação;
  • promover ações educativas em sst;
  • orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais;
  • realizar análise preliminar de risco (apr);
  • demonstrar capacidade de nexo causal;
  • avaliar ações educativas de segurança e saúde;
  • difundir informações;
  • gerenciar a aplicação da política de sst;
  • inspecionar implantação;
  • mostrar impacto econômico de implantação da política;
  • propor recomendações técnicas;
  • identificar as necessidades educativas em sst;
  • demonstrar atitude proativa;
  • negociar a aplicabilidade da política;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • demonstrar capacidade de observação difusa;
  • planejar a política de saúde e segurança do trabalho;
  • elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos;
  • estabelecer formas de controle dos riscos associados;
  • participar de ações emergenciais;
  • identificar perdas decorrentes do acidente;
  • verificar implementação de ações preventivas e corretivas;


Setores que mais contratam Técnico em segurança industrial no mercado de trabalho

  • Construção de edifícios
  • Serviços de engenharia
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Obras de montagem industrial
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de perícia técnica relacionados à segurança do trabalho
  • Outras obras de engenharia civil
  • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Administração de obras
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Outras atividades de ensino
  • Instalação de máquinas e equipamentos industriais
  • Montagem de estruturas metálicas




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