Salário para o cargo de Técnico em segurança do trabalho
CBO 3516-05 > Técnicos em segurança do trabalho

Técnico em segurança do trabalho - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam da elaboração e implementam política de saúde e segurança do trabalho, realizam diagnóstico da situação de SST da instituição, identificam variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolvem ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho, integram processos de negociação. Participam da adoção de tecnologias e processos de trabalho, investigam, analisam acidentes de trabalho e recomendam medidas de prevenção e controle.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos das ciências administrativas
        • Técnicos em segurança do trabalho

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em segurança do trabalho

O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.


Funções e atividades do Técnico em segurança do trabalho

Técnicos em segurança do trabalho devem:

  • participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição;
  • demonstrar competências pessoais;
  • integrar processos de negociação;
  • realizar diagnóstico da situação de sst da instituição;
  • participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho;
  • implantar a política de sst;
  • investigar acidentes de trabalho;
  • identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente;
  • comunicar-se;
  • desenvolver ações educativas na Área de sst;

Atividades

  • controlar atualização de documentos, normas e legislação;
  • analisar causas de acidentes;
  • orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais;
  • verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço;
  • mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política;
  • demonstrar capacidade de nexo causal;
  • implementar intercâmbio entre equipes técnicas;
  • elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde;
  • realizar inspeção;
  • elaborar programas preventivos e/ou corretivos;
  • adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas;
  • implementar programas preventivos e/ou corretivos;
  • diagnosticar condições gerais da área de sst;
  • demonstrar capacidade de atentar a detalhes;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • participar do sistema de gestão ambiental;
  • analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho;
  • demonstrar atitude proativa;
  • demonstrar capacidade de discernimento;
  • validar indicadores de eficiência e eficácia;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • estabelecer mecanismos de intervenção;
  • gerenciar a aplicação da política de sst;
  • verificar eficácia das recomendações;
  • alimentar rede de informações;
  • promover ação conjunta com a área de saúde;
  • divulgar a política na instituição ou empresa;
  • implantar procedimentos técnicos e administrativos;
  • realizar análise preliminar de risco (apr);
  • avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais;
  • difundir informações;
  • inspecionar implantação;
  • demonstrar capacidade de observação difusa;
  • identificar a política administrativa da instituição;
  • elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos;
  • identificar perdas decorrentes do acidente;
  • administrar dificuldades de implantação;
  • utilizar metodologia científica para avaliação;
  • avaliar ações educativas de segurança e saúde;
  • atualizar registros;
  • analisar a aplicação de tecnologia;
  • propor recomendações técnicas;
  • desenvolver sistema de gestão de sst;
  • tomar decisões;
  • coordenar equipes multidisciplinares;
  • emitir parecer técnico;
  • promover reuniões com as contratadas;
  • elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho;
  • participar de perícias e fiscalizações;
  • supervisionar procedimentos técnicos;
  • delegar atribuições;
  • formar multiplicadores;
  • orientar as partes em sst;
  • comparar a situação atual com a legislação;
  • avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança;
  • selecionar metodologia para investigação de acidentes;
  • negociar a aplicabilidade da política;
  • participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho;
  • adequar a política de sst às disposições legais;
  • identificar as necessidades educativas em sst;
  • planejar a política de saúde e segurança do trabalho;
  • administrar conflitos;
  • avaliar os referenciais legais da política a ser implantada;
  • trabalhar em equipe;
  • estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria;
  • elaborar relatório de acidente de trabalho;
  • avaliar impacto da adoção;
  • gerar relatórios de resultados;
  • avaliar o ambiente de trabalho;
  • estabelecer formas de controle dos riscos associados;
  • emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos;
  • identificar indicadores para replanejamento do sistema;
  • interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados;
  • assessorar nas negociações;
  • elaborar manual do sistema de gestão de sst;
  • mostrar impacto econômico de implantação da política;
  • verificar implementação de ações preventivas e corretivas;
  • determinar causas de acidentes;
  • revisar documentação de sst;
  • demonstrar capacidade de observação técnica;
  • registrar procedimentos técnicos;
  • estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável;
  • trabalhar sob pressão;
  • avaliar o desempenho do sistema;
  • participar de ações emergenciais;
  • utilizar métodos e técnicas de comunicação;
  • promover ações educativas em sst;
  • organizar banco de dados;


Setores que mais contratam Técnico em segurança do trabalho no mercado de trabalho

  • Construção de edifícios
  • Serviços de engenharia
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Obras de montagem industrial
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de perícia técnica relacionados à segurança do trabalho
  • Outras obras de engenharia civil
  • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Administração de obras
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Outras atividades de ensino
  • Instalação de máquinas e equipamentos industriais
  • Montagem de estruturas metálicas




Profissões em Destaque: