Salário para o cargo de Técnico em segurança do trabalho
CBO 3516-05 > Técnicos em segurança do trabalho

Técnico em segurança do trabalho - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam da elaboração e implementam política de saúde e segurança do trabalho, realizam diagnóstico da situação de SST da instituição, identificam variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolvem ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho, integram processos de negociação. Participam da adoção de tecnologias e processos de trabalho, investigam, analisam acidentes de trabalho e recomendam medidas de prevenção e controle.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos das ciências administrativas
        • Técnicos em segurança do trabalho

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em segurança do trabalho

O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.


Funções e atividades do Técnico em segurança do trabalho

Técnicos em segurança do trabalho devem:

  • identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente;
  • desenvolver ações educativas na Área de sst;
  • participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição;
  • participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho;
  • integrar processos de negociação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • investigar acidentes de trabalho;
  • comunicar-se;
  • realizar diagnóstico da situação de sst da instituição;
  • implantar a política de sst;

Atividades

  • verificar eficácia das recomendações;
  • elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde;
  • inspecionar implantação;
  • organizar banco de dados;
  • administrar conflitos;
  • coordenar equipes multidisciplinares;
  • elaborar programas preventivos e/ou corretivos;
  • mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política;
  • trabalhar sob pressão;
  • utilizar metodologia científica para avaliação;
  • participar de perícias e fiscalizações;
  • atualizar registros;
  • analisar causas de acidentes;
  • gerenciar a aplicação da política de sst;
  • elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos;
  • orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais;
  • avaliar o ambiente de trabalho;
  • emitir parecer técnico;
  • revisar documentação de sst;
  • implantar procedimentos técnicos e administrativos;
  • adequar a política de sst às disposições legais;
  • implementar intercâmbio entre equipes técnicas;
  • analisar a aplicação de tecnologia;
  • desenvolver sistema de gestão de sst;
  • formar multiplicadores;
  • supervisionar procedimentos técnicos;
  • delegar atribuições;
  • orientar as partes em sst;
  • demonstrar capacidade de observação técnica;
  • estabelecer formas de controle dos riscos associados;
  • participar de ações emergenciais;
  • promover ação conjunta com a área de saúde;
  • registrar procedimentos técnicos;
  • avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais;
  • utilizar métodos e técnicas de comunicação;
  • determinar causas de acidentes;
  • administrar dificuldades de implantação;
  • verificar implementação de ações preventivas e corretivas;
  • difundir informações;
  • elaborar manual do sistema de gestão de sst;
  • estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável;
  • gerar relatórios de resultados;
  • participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho;
  • trabalhar em equipe;
  • estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria;
  • demonstrar capacidade de discernimento;
  • propor recomendações técnicas;
  • promover reuniões com as contratadas;
  • emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos;
  • estabelecer mecanismos de intervenção;
  • avaliar o desempenho do sistema;
  • promover ações educativas em sst;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • participar do sistema de gestão ambiental;
  • identificar perdas decorrentes do acidente;
  • tomar decisões;
  • planejar a política de saúde e segurança do trabalho;
  • analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho;
  • identificar as necessidades educativas em sst;
  • demonstrar capacidade de observação difusa;
  • validar indicadores de eficiência e eficácia;
  • avaliar os referenciais legais da política a ser implantada;
  • avaliar ações educativas de segurança e saúde;
  • realizar análise preliminar de risco (apr);
  • identificar a política administrativa da instituição;
  • assessorar nas negociações;
  • demonstrar atitude proativa;
  • selecionar metodologia para investigação de acidentes;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • diagnosticar condições gerais da área de sst;
  • interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados;
  • verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço;
  • demonstrar capacidade de atentar a detalhes;
  • negociar a aplicabilidade da política;
  • mostrar impacto econômico de implantação da política;
  • documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança;
  • alimentar rede de informações;
  • elaborar relatório de acidente de trabalho;
  • avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros;
  • implementar programas preventivos e/ou corretivos;
  • demonstrar visão sistêmica;
  • identificar indicadores para replanejamento do sistema;
  • adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas;
  • demonstrar capacidade de nexo causal;
  • comparar a situação atual com a legislação;
  • realizar inspeção;
  • avaliar impacto da adoção;
  • elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho;
  • controlar atualização de documentos, normas e legislação;
  • divulgar a política na instituição ou empresa;


Setores que mais contratam Técnico em segurança do trabalho no mercado de trabalho

  • Construção de edifícios
  • Serviços de engenharia
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Construção de rodovias e ferrovias
  • Obras de montagem industrial
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de perícia técnica relacionados à segurança do trabalho
  • Outras obras de engenharia civil
  • Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Administração de obras
  • Incorporação de empreendimentos imobiliários
  • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Outras atividades de ensino
  • Instalação de máquinas e equipamentos industriais
  • Montagem de estruturas metálicas




Profissões em Destaque: