Salário para o cargo de Técnico em documentação
CBO 3711-10 > Técnicos em biblioteconomia

Técnico em documentação - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Participam da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural. Colaboram no controle e na conservação de equipamentos. Participam de treinamentos e programas de atualização.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos de serviços culturais
        • Técnicos em biblioteconomia

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia

Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.


Funções e atividades do Técnico em documentação

Técnicos em biblioteconomia devem:

  • participar da organização e manutenção do ambiente;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • organizar atividades culturais e de extensão;
  • realizar a manutenção do acervo;
  • atender o usuário nas formas presencial e À distância;
  • tratar informação e documentos;
  • participar do processo de disseminação da informação;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
  • reservar material bibliográfico;
  • auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
  • auxiliar na indexação de documentos;
  • participar da elaboração de manuais de procedimentos;
  • controlar acervo de duplicatas de documentos;
  • cadastrar documentos;
  • avaliar o uso e adequação do ambiente;
  • fazer levantamentos bibliográficos;
  • participar da organização da hemeroteca;
  • prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
  • demonstrar desenvoltura no trato com o público;
  • aplicar sanções ao usuário;
  • etiquetar documentos;
  • auxiliar nas atividades de ensino à distância;
  • tombar documentos para incorporação ao acervo;
  • demonstrar iniciativa;
  • auxiliar na realização de feiras de livros;
  • manter cadastro de endereços institucionais;
  • conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
  • controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
  • controlar permutas de documentos;
  • manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
  • localizar material no acervo;
  • demonstrar comprometimento com o trabalho;
  • controlar aquisição de documentos;
  • auxiliar na organização de exposições;
  • auxiliar na busca de parcerias;
  • auxiliar na elaboração de projetos;
  • participar do processo de consistência da base de dados;
  • digitalizar materiais;
  • apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
  • auxiliar no descarte de documentos;
  • orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
  • manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
  • escrever correspondências;
  • elaborar cartazes;
  • auxiliar na elaboração de resumos;
  • demonstrar habilidade no trato com o público;
  • realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
  • emprestar material do acervo;
  • demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
  • controlar o fluxo do usuário;
  • participar na realização de saraus culturais;
  • viabilizar a organização das atividades culturais;
  • participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
  • demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
  • participar na elaboração de publicações;
  • elaborar clipping;
  • preparar painel para exposição das novas aquisições;
  • colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
  • controlar arquivos administrativos;
  • desdobrar fichas catalográficas;
  • substituir documentos;
  • dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
  • atualizar-se;
  • alimentar bases de dados;
  • pesquisar bases de dados;
  • operar equipamentos audiovisuais;
  • auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
  • pesquisar por solicitação do usuário;
  • conferir documentos encadernados;
  • proceder com ética;
  • participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
  • realizar trabalhos de reparação de documentos;
  • orientar o usuário na preservação do acervo;
  • auxiliar na catalogação de documentos;
  • elaborar folhetos;
  • inventariar o acervo;
  • executar serviços de digitação e datilografia;
  • controlar doação de documentos;
  • controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
  • arquivar a produção acadêmica;
  • qualificar-se;
  • auxiliar na classificação de documentos;
  • carimbar documentos;
  • fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
  • selecionar documentos para a encadernação;
  • magnetizar documentos do acervo;
  • elaborar mural;
  • atualizar o cadastro de usuários;
  • monitorar visitas à biblioteca;
  • cadastrar a produção científica do corpo docente;
  • auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
  • realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
  • auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
  • coletar dados estatísticos;
  • auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
  • auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
  • preencher planilhas de dados estatísticos;
  • demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
  • trabalhar em equipe;
  • controlar agenda de eventos e cursos;
  • auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
  • realizar campanhas de doação;
  • elaborar alertas bibliográficos;
  • participar do remanejamento do acervo;
  • participar de redes de discussão em diferentes meios;
  • realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
  • elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
  • confeccionar o cartão de identificação do usuário;
  • orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
  • orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
  • participar de reuniões de planejamento e avaliação;
  • realizar permutas de material bibliográfico;
  • cadastrar o usuário;
  • auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
  • arquivar fichas catalográficas;
  • realizar serviços de comutação;
  • realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
  • participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
  • realizar empréstimos entre bibliotecas;
  • auxiliar na organização de teleconferências;
  • participar da organização de concursos literários;
  • controlar os estoques de material de consumo;
  • elaborar relatórios estatísticos;
  • organizar arquivos administrativos;
  • expedir malotes e correios;
  • auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
  • reproduzir documentos;
  • elaborar a sinalização do ambiente;
  • cobrar devolução de empréstimos;
  • preparar documentos para encadernação;


Setores que mais contratam Técnico em documentação no mercado de trabalho

  • Outras obras de engenharia civil
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Limpeza em prédios e em domicílios




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