Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Técnicos de serviços culturais
- Técnicos em biblioteconomia
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia
Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.
Funções e atividades do Técnico em documentação
Técnicos em biblioteconomia devem:
- demonstrar competências pessoais;
- organizar atividades culturais e de extensão;
- realizar atividades técnico-administrativas;
- tratar informação e documentos;
- participar do processo de disseminação da informação;
- realizar a manutenção do acervo;
- participar da organização e manutenção do ambiente;
- atender o usuário nas formas presencial e À distância;
Atividades
- auxiliar na realização de feiras de livros;
- participar na elaboração de publicações;
- manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
- auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
- realizar permutas de material bibliográfico;
- atualizar-se;
- auxiliar na indexação de documentos;
- participar da elaboração de manuais de procedimentos;
- controlar aquisição de documentos;
- controlar permutas de documentos;
- desdobrar fichas catalográficas;
- organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- confeccionar o cartão de identificação do usuário;
- escrever correspondências;
- arquivar fichas catalográficas;
- demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
- demonstrar iniciativa;
- elaborar relatórios estatísticos;
- controlar doação de documentos;
- orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
- auxiliar na catalogação de documentos;
- participar da organização de concursos literários;
- substituir documentos;
- conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
- localizar material no acervo;
- auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
- realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
- apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
- arquivar a produção acadêmica;
- realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
- qualificar-se;
- dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
- executar serviços de digitação e datilografia;
- aplicar sanções ao usuário;
- selecionar documentos para a encadernação;
- orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
- elaborar a sinalização do ambiente;
- elaborar alertas bibliográficos;
- divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
- auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
- elaborar folhetos;
- carimbar documentos;
- elaborar clipping;
- auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
- demonstrar desenvoltura no trato com o público;
- participar na realização de saraus culturais;
- proceder com ética;
- tombar documentos para incorporação ao acervo;
- expedir malotes e correios;
- realizar serviços de comutação;
- realizar trabalhos de reparação de documentos;
- coletar dados estatísticos;
- cadastrar documentos;
- preparar painel para exposição das novas aquisições;
- cobrar devolução de empréstimos;
- cadastrar a produção científica do corpo docente;
- pesquisar por solicitação do usuário;
- elaborar mural;
- fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
- organizar arquivos administrativos;
- realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
- digitalizar materiais;
- emprestar material do acervo;
- participar do processo de consistência da base de dados;
- auxiliar nas atividades de ensino à distância;
- manter cadastro de endereços institucionais;
- magnetizar documentos do acervo;
- auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
- participar de redes de discussão em diferentes meios;
- cadastrar o usuário;
- controlar arquivos administrativos;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- elaborar cartazes;
- auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
- inventariar o acervo;
- demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
- orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
- participar da organização da hemeroteca;
- demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
- auxiliar na elaboração de resumos;
- auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
- operar equipamentos audiovisuais;
- realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
- avaliar o uso e adequação do ambiente;
- preencher planilhas de dados estatísticos;
- atualizar o cadastro de usuários;
- demonstrar comprometimento com o trabalho;
- participar de reuniões de planejamento e avaliação;
- conferir documentos encadernados;
- participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
- manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
- prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
- realizar empréstimos entre bibliotecas;
- auxiliar na classificação de documentos;
- viabilizar a organização das atividades culturais;
- controlar os estoques de material de consumo;
- pesquisar bases de dados;
- trabalhar em equipe;
- colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
- auxiliar no descarte de documentos;
- auxiliar na elaboração de projetos;
- controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
- reproduzir documentos;
- reservar material bibliográfico;
- auxiliar na organização de teleconferências;
- controlar agenda de eventos e cursos;
- realizar campanhas de doação;
- demonstrar habilidade no trato com o público;
- auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
- monitorar visitas à biblioteca;
- auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
- controlar o fluxo do usuário;
- participar do remanejamento do acervo;
- participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
- participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
- controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
- auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
- controlar acervo de duplicatas de documentos;
- auxiliar na busca de parcerias;
- fazer levantamentos bibliográficos;
- alimentar bases de dados;
- orientar o usuário na preservação do acervo;
- auxiliar na organização de exposições;
- preparar documentos para encadernação;
- etiquetar documentos;
Setores que mais contratam Técnico em documentação no mercado de trabalho
- Outras obras de engenharia civil
- Holdings de instituições não-financeiras
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Limpeza em prédios e em domicílios