Salário para o cargo de Técnico em documentação
CBO 3711-10 > Técnicos em biblioteconomia

Técnico em documentação - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Participam da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural. Colaboram no controle e na conservação de equipamentos. Participam de treinamentos e programas de atualização.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos de serviços culturais
        • Técnicos em biblioteconomia

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia

Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.


Funções e atividades do Técnico em documentação

Técnicos em biblioteconomia devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar a manutenção do acervo;
  • participar do processo de disseminação da informação;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • atender o usuário nas formas presencial e À distância;
  • organizar atividades culturais e de extensão;
  • participar da organização e manutenção do ambiente;
  • tratar informação e documentos;

Atividades

  • auxiliar na organização de exposições;
  • etiquetar documentos;
  • controlar permutas de documentos;
  • auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
  • participar na realização de saraus culturais;
  • controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
  • auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
  • realizar serviços de comutação;
  • auxiliar na organização de teleconferências;
  • elaborar folhetos;
  • controlar agenda de eventos e cursos;
  • auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
  • desdobrar fichas catalográficas;
  • arquivar fichas catalográficas;
  • manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
  • participar da organização da hemeroteca;
  • demonstrar habilidade no trato com o público;
  • participar de reuniões de planejamento e avaliação;
  • controlar os estoques de material de consumo;
  • emprestar material do acervo;
  • demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
  • realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
  • conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
  • conferir documentos encadernados;
  • cadastrar a produção científica do corpo docente;
  • orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
  • fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
  • escrever correspondências;
  • realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
  • participar do processo de consistência da base de dados;
  • orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
  • demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
  • arquivar a produção acadêmica;
  • atualizar-se;
  • substituir documentos;
  • demonstrar comprometimento com o trabalho;
  • controlar o fluxo do usuário;
  • carimbar documentos;
  • auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
  • participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
  • trabalhar em equipe;
  • coletar dados estatísticos;
  • selecionar documentos para a encadernação;
  • participar na elaboração de publicações;
  • alimentar bases de dados;
  • auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
  • auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
  • cadastrar o usuário;
  • preencher planilhas de dados estatísticos;
  • dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
  • orientar o usuário na preservação do acervo;
  • digitalizar materiais;
  • pesquisar por solicitação do usuário;
  • qualificar-se;
  • preparar documentos para encadernação;
  • orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
  • monitorar visitas à biblioteca;
  • auxiliar na catalogação de documentos;
  • cobrar devolução de empréstimos;
  • manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
  • elaborar cartazes;
  • viabilizar a organização das atividades culturais;
  • confeccionar o cartão de identificação do usuário;
  • divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
  • auxiliar nas atividades de ensino à distância;
  • elaborar relatórios estatísticos;
  • auxiliar na busca de parcerias;
  • elaborar alertas bibliográficos;
  • fazer levantamentos bibliográficos;
  • auxiliar no descarte de documentos;
  • executar serviços de digitação e datilografia;
  • expedir malotes e correios;
  • localizar material no acervo;
  • elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
  • reservar material bibliográfico;
  • realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
  • participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
  • controlar arquivos administrativos;
  • proceder com ética;
  • participar do remanejamento do acervo;
  • inventariar o acervo;
  • controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
  • prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
  • auxiliar na elaboração de resumos;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • manter cadastro de endereços institucionais;
  • demonstrar desenvoltura no trato com o público;
  • auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
  • participar de redes de discussão em diferentes meios;
  • organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • aplicar sanções ao usuário;
  • elaborar clipping;
  • auxiliar na realização de feiras de livros;
  • auxiliar na indexação de documentos;
  • reproduzir documentos;
  • participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
  • realizar campanhas de doação;
  • cadastrar documentos;
  • auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
  • auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
  • preparar painel para exposição das novas aquisições;
  • participar da organização de concursos literários;
  • demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
  • auxiliar na classificação de documentos;
  • tombar documentos para incorporação ao acervo;
  • realizar permutas de material bibliográfico;
  • operar equipamentos audiovisuais;
  • auxiliar na elaboração de projetos;
  • colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
  • participar da elaboração de manuais de procedimentos;
  • controlar doação de documentos;
  • avaliar o uso e adequação do ambiente;
  • magnetizar documentos do acervo;
  • controlar aquisição de documentos;
  • elaborar a sinalização do ambiente;
  • controlar acervo de duplicatas de documentos;
  • apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
  • realizar empréstimos entre bibliotecas;
  • elaborar mural;
  • auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
  • organizar arquivos administrativos;
  • demonstrar iniciativa;
  • atualizar o cadastro de usuários;
  • pesquisar bases de dados;
  • realizar trabalhos de reparação de documentos;


Setores que mais contratam Técnico em documentação no mercado de trabalho

  • Outras obras de engenharia civil
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Limpeza em prédios e em domicílios




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