Salário para o cargo de Técnico em documentação
CBO 3711-10 > Técnicos em biblioteconomia

Técnico em documentação - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Participam da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural. Colaboram no controle e na conservação de equipamentos. Participam de treinamentos e programas de atualização.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos de serviços culturais
        • Técnicos em biblioteconomia

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia

Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.


Funções e atividades do Técnico em documentação

Técnicos em biblioteconomia devem:

  • participar da organização e manutenção do ambiente;
  • participar do processo de disseminação da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • tratar informação e documentos;
  • atender o usuário nas formas presencial e À distância;
  • organizar atividades culturais e de extensão;
  • realizar a manutenção do acervo;
  • realizar atividades técnico-administrativas;

Atividades

  • auxiliar na realização de feiras de livros;
  • conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
  • arquivar fichas catalográficas;
  • controlar o fluxo do usuário;
  • cadastrar o usuário;
  • auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
  • dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
  • controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
  • participar da organização de concursos literários;
  • fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
  • viabilizar a organização das atividades culturais;
  • participar do processo de consistência da base de dados;
  • manter cadastro de endereços institucionais;
  • arquivar a produção acadêmica;
  • qualificar-se;
  • elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
  • apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
  • executar serviços de digitação e datilografia;
  • expedir malotes e correios;
  • auxiliar na elaboração de projetos;
  • auxiliar na busca de parcerias;
  • realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
  • demonstrar comprometimento com o trabalho;
  • demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
  • digitalizar materiais;
  • manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
  • manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
  • colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
  • auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
  • orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
  • controlar agenda de eventos e cursos;
  • participar do remanejamento do acervo;
  • cadastrar documentos;
  • aplicar sanções ao usuário;
  • controlar permutas de documentos;
  • realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
  • controlar acervo de duplicatas de documentos;
  • fazer levantamentos bibliográficos;
  • atualizar-se;
  • pesquisar por solicitação do usuário;
  • participar da elaboração de manuais de procedimentos;
  • operar equipamentos audiovisuais;
  • monitorar visitas à biblioteca;
  • participar de reuniões de planejamento e avaliação;
  • organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
  • realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
  • cobrar devolução de empréstimos;
  • realizar serviços de comutação;
  • desdobrar fichas catalográficas;
  • coletar dados estatísticos;
  • auxiliar nas atividades de ensino à distância;
  • elaborar clipping;
  • demonstrar desenvoltura no trato com o público;
  • escrever correspondências;
  • auxiliar na classificação de documentos;
  • realizar campanhas de doação;
  • participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
  • reproduzir documentos;
  • preparar documentos para encadernação;
  • magnetizar documentos do acervo;
  • controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
  • conferir documentos encadernados;
  • auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
  • auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
  • controlar os estoques de material de consumo;
  • elaborar a sinalização do ambiente;
  • participar na realização de saraus culturais;
  • preencher planilhas de dados estatísticos;
  • elaborar alertas bibliográficos;
  • participar da organização da hemeroteca;
  • auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
  • selecionar documentos para a encadernação;
  • controlar doação de documentos;
  • elaborar cartazes;
  • orientar o usuário na preservação do acervo;
  • reservar material bibliográfico;
  • auxiliar no descarte de documentos;
  • etiquetar documentos;
  • auxiliar na elaboração de resumos;
  • elaborar relatórios estatísticos;
  • demonstrar iniciativa;
  • participar na elaboração de publicações;
  • divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
  • auxiliar na organização de exposições;
  • preparar painel para exposição das novas aquisições;
  • confeccionar o cartão de identificação do usuário;
  • elaborar folhetos;
  • controlar arquivos administrativos;
  • realizar permutas de material bibliográfico;
  • participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
  • controlar aquisição de documentos;
  • auxiliar na catalogação de documentos;
  • orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
  • realizar trabalhos de reparação de documentos;
  • trabalhar em equipe;
  • participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
  • atualizar o cadastro de usuários;
  • cadastrar a produção científica do corpo docente;
  • substituir documentos;
  • auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
  • alimentar bases de dados;
  • realizar empréstimos entre bibliotecas;
  • avaliar o uso e adequação do ambiente;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • participar de redes de discussão em diferentes meios;
  • proceder com ética;
  • tombar documentos para incorporação ao acervo;
  • auxiliar na organização de teleconferências;
  • demonstrar habilidade no trato com o público;
  • auxiliar na indexação de documentos;
  • emprestar material do acervo;
  • localizar material no acervo;
  • auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
  • carimbar documentos;
  • auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
  • inventariar o acervo;
  • pesquisar bases de dados;
  • auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
  • realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
  • auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
  • demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
  • elaborar mural;
  • prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
  • organizar arquivos administrativos;


Setores que mais contratam Técnico em documentação no mercado de trabalho

  • Outras obras de engenharia civil
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Limpeza em prédios e em domicílios




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