Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Técnicos de serviços culturais
- Técnicos em biblioteconomia
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia
Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.
Funções e atividades do Técnico em documentação
Técnicos em biblioteconomia devem:
- realizar atividades técnico-administrativas;
- demonstrar competências pessoais;
- organizar atividades culturais e de extensão;
- atender o usuário nas formas presencial e À distância;
- tratar informação e documentos;
- realizar a manutenção do acervo;
- participar do processo de disseminação da informação;
- participar da organização e manutenção do ambiente;
Atividades
- auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
- reproduzir documentos;
- localizar material no acervo;
- participar na elaboração de publicações;
- organizar arquivos administrativos;
- monitorar visitas à biblioteca;
- elaborar clipping;
- orientar o usuário na preservação do acervo;
- conferir documentos encadernados;
- pesquisar bases de dados;
- realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
- substituir documentos;
- dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
- realizar permutas de material bibliográfico;
- elaborar mural;
- prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
- auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
- participar da organização de concursos literários;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
- auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
- auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
- auxiliar na elaboração de resumos;
- auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
- elaborar cartazes;
- aplicar sanções ao usuário;
- auxiliar nas atividades de ensino à distância;
- cadastrar o usuário;
- tombar documentos para incorporação ao acervo;
- auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
- demonstrar desenvoltura no trato com o público;
- auxiliar no descarte de documentos;
- pesquisar por solicitação do usuário;
- manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- participar na realização de saraus culturais;
- auxiliar na busca de parcerias;
- auxiliar na elaboração de projetos;
- elaborar relatórios estatísticos;
- escrever correspondências;
- demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
- auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
- fazer levantamentos bibliográficos;
- fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
- expedir malotes e correios;
- proceder com ética;
- participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
- elaborar folhetos;
- realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
- magnetizar documentos do acervo;
- operar equipamentos audiovisuais;
- selecionar documentos para a encadernação;
- reservar material bibliográfico;
- controlar permutas de documentos;
- demonstrar habilidade no trato com o público;
- auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
- realizar campanhas de doação;
- controlar arquivos administrativos;
- arquivar fichas catalográficas;
- carimbar documentos;
- participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
- trabalhar em equipe;
- preparar documentos para encadernação;
- executar serviços de digitação e datilografia;
- participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
- preparar painel para exposição das novas aquisições;
- controlar o fluxo do usuário;
- elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
- participar da organização da hemeroteca;
- realizar empréstimos entre bibliotecas;
- arquivar a produção acadêmica;
- apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
- orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
- emprestar material do acervo;
- manter cadastro de endereços institucionais;
- demonstrar comprometimento com o trabalho;
- digitalizar materiais;
- organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- etiquetar documentos;
- realizar trabalhos de reparação de documentos;
- participar de reuniões de planejamento e avaliação;
- controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
- colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
- auxiliar na classificação de documentos;
- cobrar devolução de empréstimos;
- realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
- realizar serviços de comutação;
- realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
- divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
- auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
- auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
- atualizar-se;
- elaborar alertas bibliográficos;
- auxiliar na realização de feiras de livros;
- participar do processo de consistência da base de dados;
- elaborar a sinalização do ambiente;
- demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
- manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
- controlar doação de documentos;
- orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
- controlar agenda de eventos e cursos;
- confeccionar o cartão de identificação do usuário;
- auxiliar na catalogação de documentos;
- qualificar-se;
- preencher planilhas de dados estatísticos;
- desdobrar fichas catalográficas;
- controlar aquisição de documentos;
- participar da elaboração de manuais de procedimentos;
- cadastrar a produção científica do corpo docente;
- cadastrar documentos;
- participar de redes de discussão em diferentes meios;
- auxiliar na indexação de documentos;
- viabilizar a organização das atividades culturais;
- conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
- auxiliar na organização de exposições;
- controlar acervo de duplicatas de documentos;
- controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
- auxiliar na organização de teleconferências;
- coletar dados estatísticos;
- inventariar o acervo;
- avaliar o uso e adequação do ambiente;
- alimentar bases de dados;
- atualizar o cadastro de usuários;
- controlar os estoques de material de consumo;
- demonstrar iniciativa;
- orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
- participar do remanejamento do acervo;
Setores que mais contratam Técnico em documentação no mercado de trabalho
- Outras obras de engenharia civil
- Holdings de instituições não-financeiras
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Limpeza em prédios e em domicílios