Salário para o cargo de Técnico em documentação
CBO 3711-10 > Técnicos em biblioteconomia

Técnico em documentação - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Participam da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural. Colaboram no controle e na conservação de equipamentos. Participam de treinamentos e programas de atualização.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos de serviços culturais
        • Técnicos em biblioteconomia

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia

Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.


Funções e atividades do Técnico em documentação

Técnicos em biblioteconomia devem:

  • atender o usuário nas formas presencial e À distância;
  • organizar atividades culturais e de extensão;
  • participar da organização e manutenção do ambiente;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar a manutenção do acervo;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • participar do processo de disseminação da informação;
  • tratar informação e documentos;

Atividades

  • inventariar o acervo;
  • orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
  • auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
  • fazer levantamentos bibliográficos;
  • qualificar-se;
  • participar na elaboração de publicações;
  • orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
  • elaborar a sinalização do ambiente;
  • digitalizar materiais;
  • magnetizar documentos do acervo;
  • auxiliar na realização de feiras de livros;
  • realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
  • auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
  • monitorar visitas à biblioteca;
  • cadastrar a produção científica do corpo docente;
  • controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
  • participar da organização de concursos literários;
  • demonstrar habilidade no trato com o público;
  • colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
  • divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
  • cadastrar o usuário;
  • realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
  • participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
  • avaliar o uso e adequação do ambiente;
  • auxiliar na elaboração de projetos;
  • escrever correspondências;
  • apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
  • auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
  • controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
  • auxiliar na organização de teleconferências;
  • organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • viabilizar a organização das atividades culturais;
  • trabalhar em equipe;
  • controlar doação de documentos;
  • confeccionar o cartão de identificação do usuário;
  • organizar arquivos administrativos;
  • realizar permutas de material bibliográfico;
  • auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
  • elaborar alertas bibliográficos;
  • conferir documentos encadernados;
  • participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
  • pesquisar por solicitação do usuário;
  • controlar acervo de duplicatas de documentos;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • realizar campanhas de doação;
  • cobrar devolução de empréstimos;
  • selecionar documentos para a encadernação;
  • participar da elaboração de manuais de procedimentos;
  • realizar serviços de comutação;
  • elaborar folhetos;
  • controlar permutas de documentos;
  • controlar os estoques de material de consumo;
  • participar do remanejamento do acervo;
  • emprestar material do acervo;
  • auxiliar na classificação de documentos;
  • proceder com ética;
  • orientar o usuário na preservação do acervo;
  • demonstrar comprometimento com o trabalho;
  • localizar material no acervo;
  • auxiliar na catalogação de documentos;
  • elaborar cartazes;
  • arquivar a produção acadêmica;
  • fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
  • auxiliar na indexação de documentos;
  • controlar o fluxo do usuário;
  • aplicar sanções ao usuário;
  • auxiliar nas atividades de ensino à distância;
  • auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
  • preparar painel para exposição das novas aquisições;
  • elaborar clipping;
  • substituir documentos;
  • reproduzir documentos;
  • etiquetar documentos;
  • cadastrar documentos;
  • reservar material bibliográfico;
  • manter cadastro de endereços institucionais;
  • preencher planilhas de dados estatísticos;
  • coletar dados estatísticos;
  • participar da organização da hemeroteca;
  • controlar arquivos administrativos;
  • manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
  • realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
  • auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
  • participar na realização de saraus culturais;
  • arquivar fichas catalográficas;
  • demonstrar desenvoltura no trato com o público;
  • participar de redes de discussão em diferentes meios;
  • dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
  • auxiliar no descarte de documentos;
  • orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
  • conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
  • prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
  • auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
  • alimentar bases de dados;
  • demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
  • elaborar relatórios estatísticos;
  • participar de reuniões de planejamento e avaliação;
  • controlar aquisição de documentos;
  • elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
  • pesquisar bases de dados;
  • realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
  • auxiliar na busca de parcerias;
  • manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • auxiliar na elaboração de resumos;
  • auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
  • demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
  • atualizar-se;
  • realizar trabalhos de reparação de documentos;
  • desdobrar fichas catalográficas;
  • executar serviços de digitação e datilografia;
  • demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
  • atualizar o cadastro de usuários;
  • auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
  • elaborar mural;
  • preparar documentos para encadernação;
  • realizar empréstimos entre bibliotecas;
  • demonstrar iniciativa;
  • auxiliar na organização de exposições;
  • tombar documentos para incorporação ao acervo;
  • carimbar documentos;
  • participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
  • controlar agenda de eventos e cursos;
  • participar do processo de consistência da base de dados;
  • operar equipamentos audiovisuais;
  • auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
  • expedir malotes e correios;


Setores que mais contratam Técnico em documentação no mercado de trabalho

  • Outras obras de engenharia civil
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Limpeza em prédios e em domicílios




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