Salário para o cargo de Técnico em documentação
CBO 3711-10 > Técnicos em biblioteconomia

Técnico em documentação - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Participam da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural. Colaboram no controle e na conservação de equipamentos. Participam de treinamentos e programas de atualização.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos de serviços culturais
        • Técnicos em biblioteconomia

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia

Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.


Funções e atividades do Técnico em documentação

Técnicos em biblioteconomia devem:

  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • atender o usuário nas formas presencial e À distância;
  • participar da organização e manutenção do ambiente;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar a manutenção do acervo;
  • participar do processo de disseminação da informação;
  • tratar informação e documentos;
  • organizar atividades culturais e de extensão;

Atividades

  • operar equipamentos audiovisuais;
  • elaborar cartazes;
  • realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
  • prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
  • realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
  • auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
  • confeccionar o cartão de identificação do usuário;
  • realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
  • conferir documentos encadernados;
  • manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • trabalhar em equipe;
  • realizar campanhas de doação;
  • substituir documentos;
  • demonstrar desenvoltura no trato com o público;
  • atualizar-se;
  • monitorar visitas à biblioteca;
  • organizar arquivos administrativos;
  • realizar permutas de material bibliográfico;
  • cobrar devolução de empréstimos;
  • demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
  • controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
  • auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
  • auxiliar na catalogação de documentos;
  • controlar acervo de duplicatas de documentos;
  • elaborar folhetos;
  • controlar aquisição de documentos;
  • preparar painel para exposição das novas aquisições;
  • elaborar relatórios estatísticos;
  • participar da elaboração de manuais de procedimentos;
  • alimentar bases de dados;
  • orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
  • controlar permutas de documentos;
  • controlar agenda de eventos e cursos;
  • elaborar clipping;
  • colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
  • participar na realização de saraus culturais;
  • digitalizar materiais;
  • participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
  • elaborar a sinalização do ambiente;
  • pesquisar por solicitação do usuário;
  • elaborar mural;
  • realizar serviços de comutação;
  • executar serviços de digitação e datilografia;
  • conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
  • atualizar o cadastro de usuários;
  • orientar o usuário na preservação do acervo;
  • participar na elaboração de publicações;
  • auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
  • auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
  • fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • selecionar documentos para a encadernação;
  • viabilizar a organização das atividades culturais;
  • demonstrar iniciativa;
  • auxiliar na realização de feiras de livros;
  • demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
  • cadastrar o usuário;
  • auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
  • auxiliar na organização de exposições;
  • tombar documentos para incorporação ao acervo;
  • cadastrar a produção científica do corpo docente;
  • auxiliar na classificação de documentos;
  • preparar documentos para encadernação;
  • participar de redes de discussão em diferentes meios;
  • reservar material bibliográfico;
  • escrever correspondências;
  • auxiliar no descarte de documentos;
  • participar de reuniões de planejamento e avaliação;
  • dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
  • etiquetar documentos;
  • auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
  • inventariar o acervo;
  • pesquisar bases de dados;
  • aplicar sanções ao usuário;
  • divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
  • manter cadastro de endereços institucionais;
  • localizar material no acervo;
  • arquivar a produção acadêmica;
  • reproduzir documentos;
  • participar da organização da hemeroteca;
  • demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
  • fazer levantamentos bibliográficos;
  • elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
  • auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
  • preencher planilhas de dados estatísticos;
  • auxiliar na elaboração de projetos;
  • carimbar documentos;
  • orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
  • arquivar fichas catalográficas;
  • auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
  • desdobrar fichas catalográficas;
  • controlar doação de documentos;
  • emprestar material do acervo;
  • controlar os estoques de material de consumo;
  • participar da organização de concursos literários;
  • auxiliar nas atividades de ensino à distância;
  • controlar arquivos administrativos;
  • orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
  • coletar dados estatísticos;
  • organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
  • proceder com ética;
  • auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
  • avaliar o uso e adequação do ambiente;
  • participar do processo de consistência da base de dados;
  • qualificar-se;
  • auxiliar na indexação de documentos;
  • demonstrar comprometimento com o trabalho;
  • apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
  • realizar empréstimos entre bibliotecas;
  • participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
  • expedir malotes e correios;
  • realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
  • auxiliar na organização de teleconferências;
  • controlar o fluxo do usuário;
  • manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
  • magnetizar documentos do acervo;
  • elaborar alertas bibliográficos;
  • realizar trabalhos de reparação de documentos;
  • demonstrar habilidade no trato com o público;
  • auxiliar na elaboração de resumos;
  • participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
  • auxiliar na busca de parcerias;
  • cadastrar documentos;
  • participar do remanejamento do acervo;
  • controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;


Setores que mais contratam Técnico em documentação no mercado de trabalho

  • Outras obras de engenharia civil
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Limpeza em prédios e em domicílios




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