Salário para o cargo de Técnico em documentação
CBO 3711-10 > Técnicos em biblioteconomia

Técnico em documentação - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Participam da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural. Colaboram no controle e na conservação de equipamentos. Participam de treinamentos e programas de atualização.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos de serviços culturais
        • Técnicos em biblioteconomia

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia

Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.


Funções e atividades do Técnico em documentação

Técnicos em biblioteconomia devem:

  • tratar informação e documentos;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • participar do processo de disseminação da informação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar a manutenção do acervo;
  • atender o usuário nas formas presencial e À distância;
  • participar da organização e manutenção do ambiente;
  • organizar atividades culturais e de extensão;

Atividades

  • elaborar relatórios estatísticos;
  • viabilizar a organização das atividades culturais;
  • selecionar documentos para a encadernação;
  • preencher planilhas de dados estatísticos;
  • pesquisar bases de dados;
  • escrever correspondências;
  • orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
  • controlar o fluxo do usuário;
  • aplicar sanções ao usuário;
  • reproduzir documentos;
  • elaborar mural;
  • participar na realização de saraus culturais;
  • auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
  • demonstrar comprometimento com o trabalho;
  • localizar material no acervo;
  • auxiliar na classificação de documentos;
  • cadastrar documentos;
  • conferir documentos encadernados;
  • carimbar documentos;
  • dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
  • auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
  • cadastrar o usuário;
  • orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
  • cadastrar a produção científica do corpo docente;
  • elaborar cartazes;
  • pesquisar por solicitação do usuário;
  • colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
  • realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
  • preparar documentos para encadernação;
  • controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
  • monitorar visitas à biblioteca;
  • demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
  • arquivar a produção acadêmica;
  • auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
  • desdobrar fichas catalográficas;
  • coletar dados estatísticos;
  • digitalizar materiais;
  • prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
  • cobrar devolução de empréstimos;
  • participar do processo de consistência da base de dados;
  • qualificar-se;
  • executar serviços de digitação e datilografia;
  • auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
  • realizar trabalhos de reparação de documentos;
  • expedir malotes e correios;
  • trabalhar em equipe;
  • auxiliar na realização de feiras de livros;
  • auxiliar no descarte de documentos;
  • elaborar alertas bibliográficos;
  • alimentar bases de dados;
  • participar do remanejamento do acervo;
  • auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
  • manter cadastro de endereços institucionais;
  • auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
  • participar na elaboração de publicações;
  • magnetizar documentos do acervo;
  • proceder com ética;
  • realizar campanhas de doação;
  • participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
  • avaliar o uso e adequação do ambiente;
  • realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
  • participar da organização da hemeroteca;
  • demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
  • realizar serviços de comutação;
  • atualizar o cadastro de usuários;
  • controlar os estoques de material de consumo;
  • controlar aquisição de documentos;
  • auxiliar na organização de exposições;
  • confeccionar o cartão de identificação do usuário;
  • realizar permutas de material bibliográfico;
  • elaborar folhetos;
  • participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
  • emprestar material do acervo;
  • auxiliar nas atividades de ensino à distância;
  • manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
  • conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
  • auxiliar na busca de parcerias;
  • participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
  • etiquetar documentos;
  • demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
  • demonstrar habilidade no trato com o público;
  • controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
  • auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
  • orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
  • fazer levantamentos bibliográficos;
  • participar de redes de discussão em diferentes meios;
  • controlar permutas de documentos;
  • auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
  • participar da organização de concursos literários;
  • auxiliar na indexação de documentos;
  • controlar acervo de duplicatas de documentos;
  • preparar painel para exposição das novas aquisições;
  • apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
  • elaborar a sinalização do ambiente;
  • elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
  • realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
  • realizar empréstimos entre bibliotecas;
  • manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
  • demonstrar iniciativa;
  • elaborar clipping;
  • organizar arquivos administrativos;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • substituir documentos;
  • auxiliar na catalogação de documentos;
  • demonstrar desenvoltura no trato com o público;
  • participar da elaboração de manuais de procedimentos;
  • arquivar fichas catalográficas;
  • realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
  • auxiliar na organização de teleconferências;
  • organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • controlar doação de documentos;
  • auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
  • controlar arquivos administrativos;
  • atualizar-se;
  • divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
  • fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
  • auxiliar na elaboração de resumos;
  • orientar o usuário na preservação do acervo;
  • operar equipamentos audiovisuais;
  • controlar agenda de eventos e cursos;
  • auxiliar na elaboração de projetos;
  • reservar material bibliográfico;
  • tombar documentos para incorporação ao acervo;
  • inventariar o acervo;
  • participar de reuniões de planejamento e avaliação;


Setores que mais contratam Técnico em documentação no mercado de trabalho

  • Outras obras de engenharia civil
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Limpeza em prédios e em domicílios




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