Salário para o cargo de Técnico em documentação
CBO 3711-10 > Técnicos em biblioteconomia

Técnico em documentação - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Participam da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural. Colaboram no controle e na conservação de equipamentos. Participam de treinamentos e programas de atualização.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos de serviços culturais
        • Técnicos em biblioteconomia

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia

Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.


Funções e atividades do Técnico em documentação

Técnicos em biblioteconomia devem:

  • tratar informação e documentos;
  • participar do processo de disseminação da informação;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • realizar a manutenção do acervo;
  • atender o usuário nas formas presencial e À distância;
  • participar da organização e manutenção do ambiente;
  • demonstrar competências pessoais;
  • organizar atividades culturais e de extensão;

Atividades

  • localizar material no acervo;
  • fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
  • participar da elaboração de manuais de procedimentos;
  • controlar os estoques de material de consumo;
  • controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
  • participar da organização da hemeroteca;
  • auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
  • digitalizar materiais;
  • organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
  • elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
  • elaborar clipping;
  • cobrar devolução de empréstimos;
  • fazer levantamentos bibliográficos;
  • demonstrar desenvoltura no trato com o público;
  • qualificar-se;
  • coletar dados estatísticos;
  • preparar painel para exposição das novas aquisições;
  • realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
  • auxiliar na classificação de documentos;
  • realizar empréstimos entre bibliotecas;
  • auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
  • auxiliar na realização de feiras de livros;
  • participar do remanejamento do acervo;
  • auxiliar na elaboração de resumos;
  • cadastrar o usuário;
  • manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
  • demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
  • operar equipamentos audiovisuais;
  • orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
  • auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
  • pesquisar por solicitação do usuário;
  • demonstrar comprometimento com o trabalho;
  • conferir documentos encadernados;
  • participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
  • arquivar fichas catalográficas;
  • emprestar material do acervo;
  • auxiliar no descarte de documentos;
  • controlar o fluxo do usuário;
  • substituir documentos;
  • controlar doação de documentos;
  • reproduzir documentos;
  • participar de reuniões de planejamento e avaliação;
  • auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
  • tombar documentos para incorporação ao acervo;
  • controlar permutas de documentos;
  • cadastrar documentos;
  • magnetizar documentos do acervo;
  • conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
  • controlar acervo de duplicatas de documentos;
  • auxiliar na catalogação de documentos;
  • pesquisar bases de dados;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • cadastrar a produção científica do corpo docente;
  • apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
  • participar na realização de saraus culturais;
  • controlar agenda de eventos e cursos;
  • auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
  • elaborar relatórios estatísticos;
  • atualizar-se;
  • realizar permutas de material bibliográfico;
  • manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
  • participar da organização de concursos literários;
  • realizar trabalhos de reparação de documentos;
  • monitorar visitas à biblioteca;
  • controlar arquivos administrativos;
  • colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
  • realizar serviços de comutação;
  • participar do processo de consistência da base de dados;
  • confeccionar o cartão de identificação do usuário;
  • auxiliar na organização de teleconferências;
  • orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
  • realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
  • auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
  • auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
  • auxiliar nas atividades de ensino à distância;
  • elaborar alertas bibliográficos;
  • auxiliar na organização de exposições;
  • participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
  • desdobrar fichas catalográficas;
  • participar na elaboração de publicações;
  • auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
  • realizar campanhas de doação;
  • participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
  • demonstrar iniciativa;
  • orientar o usuário na preservação do acervo;
  • inventariar o acervo;
  • etiquetar documentos;
  • elaborar mural;
  • proceder com ética;
  • auxiliar na busca de parcerias;
  • carimbar documentos;
  • escrever correspondências;
  • auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
  • orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
  • arquivar a produção acadêmica;
  • elaborar folhetos;
  • trabalhar em equipe;
  • controlar aquisição de documentos;
  • preencher planilhas de dados estatísticos;
  • demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
  • alimentar bases de dados;
  • avaliar o uso e adequação do ambiente;
  • viabilizar a organização das atividades culturais;
  • expedir malotes e correios;
  • auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
  • selecionar documentos para a encadernação;
  • preparar documentos para encadernação;
  • demonstrar habilidade no trato com o público;
  • aplicar sanções ao usuário;
  • organizar arquivos administrativos;
  • executar serviços de digitação e datilografia;
  • atualizar o cadastro de usuários;
  • auxiliar na indexação de documentos;
  • elaborar a sinalização do ambiente;
  • realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
  • auxiliar na elaboração de projetos;
  • manter cadastro de endereços institucionais;
  • participar de redes de discussão em diferentes meios;
  • dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
  • controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
  • elaborar cartazes;
  • reservar material bibliográfico;
  • prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
  • demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;


Setores que mais contratam Técnico em documentação no mercado de trabalho

  • Outras obras de engenharia civil
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Limpeza em prédios e em domicílios




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