Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Técnicos de serviços culturais
- Técnicos em biblioteconomia
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia
Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.
Funções e atividades do Técnico em documentação
Técnicos em biblioteconomia devem:
- realizar a manutenção do acervo;
- participar da organização e manutenção do ambiente;
- participar do processo de disseminação da informação;
- demonstrar competências pessoais;
- tratar informação e documentos;
- realizar atividades técnico-administrativas;
- organizar atividades culturais e de extensão;
- atender o usuário nas formas presencial e À distância;
Atividades
- realizar trabalhos de reparação de documentos;
- auxiliar na elaboração de projetos;
- demonstrar iniciativa;
- controlar acervo de duplicatas de documentos;
- executar serviços de digitação e datilografia;
- preencher planilhas de dados estatísticos;
- auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
- auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
- controlar arquivos administrativos;
- realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
- preparar painel para exposição das novas aquisições;
- cadastrar o usuário;
- viabilizar a organização das atividades culturais;
- realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
- cadastrar documentos;
- arquivar a produção acadêmica;
- participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
- participar de reuniões de planejamento e avaliação;
- controlar doação de documentos;
- aplicar sanções ao usuário;
- elaborar folhetos;
- manter cadastro de endereços institucionais;
- avaliar o uso e adequação do ambiente;
- demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
- desdobrar fichas catalográficas;
- escrever correspondências;
- elaborar alertas bibliográficos;
- participar da organização de concursos literários;
- elaborar mural;
- confeccionar o cartão de identificação do usuário;
- auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
- participar na elaboração de publicações;
- demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
- conferir documentos encadernados;
- auxiliar na classificação de documentos;
- colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
- auxiliar no descarte de documentos;
- preparar documentos para encadernação;
- auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
- prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
- orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
- coletar dados estatísticos;
- controlar os estoques de material de consumo;
- auxiliar na busca de parcerias;
- auxiliar na catalogação de documentos;
- controlar agenda de eventos e cursos;
- auxiliar na elaboração de resumos;
- realizar permutas de material bibliográfico;
- manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
- participar da elaboração de manuais de procedimentos;
- etiquetar documentos;
- cobrar devolução de empréstimos;
- reservar material bibliográfico;
- atualizar-se;
- controlar permutas de documentos;
- operar equipamentos audiovisuais;
- orientar o usuário na preservação do acervo;
- apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
- auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
- inventariar o acervo;
- proceder com ética;
- controlar o fluxo do usuário;
- realizar campanhas de doação;
- pesquisar bases de dados;
- participar do processo de consistência da base de dados;
- carimbar documentos;
- organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- trabalhar em equipe;
- tombar documentos para incorporação ao acervo;
- participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
- divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
- demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
- controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
- participar na realização de saraus culturais;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- demonstrar desenvoltura no trato com o público;
- digitalizar materiais;
- participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
- manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- monitorar visitas à biblioteca;
- auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
- auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
- auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
- elaborar a sinalização do ambiente;
- selecionar documentos para a encadernação;
- elaborar cartazes;
- alimentar bases de dados;
- arquivar fichas catalográficas;
- conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
- emprestar material do acervo;
- localizar material no acervo;
- elaborar clipping;
- auxiliar na indexação de documentos;
- pesquisar por solicitação do usuário;
- participar da organização da hemeroteca;
- realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
- substituir documentos;
- elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
- auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
- demonstrar habilidade no trato com o público;
- orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
- fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
- elaborar relatórios estatísticos;
- orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
- cadastrar a produção científica do corpo docente;
- fazer levantamentos bibliográficos;
- expedir malotes e correios;
- auxiliar na realização de feiras de livros;
- dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
- controlar aquisição de documentos;
- demonstrar comprometimento com o trabalho;
- auxiliar na organização de teleconferências;
- realizar empréstimos entre bibliotecas;
- atualizar o cadastro de usuários;
- magnetizar documentos do acervo;
- qualificar-se;
- realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
- auxiliar nas atividades de ensino à distância;
- participar de redes de discussão em diferentes meios;
- organizar arquivos administrativos;
- participar do remanejamento do acervo;
- realizar serviços de comutação;
- reproduzir documentos;
- auxiliar na organização de exposições;
- controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
- auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
Setores que mais contratam Técnico em documentação no mercado de trabalho
- Outras obras de engenharia civil
- Holdings de instituições não-financeiras
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Limpeza em prédios e em domicílios