Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Técnicos de serviços culturais
- Técnicos em biblioteconomia
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia
Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.
Funções e atividades do Técnico em documentação
Técnicos em biblioteconomia devem:
- atender o usuário nas formas presencial e À distância;
- tratar informação e documentos;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar atividades técnico-administrativas;
- organizar atividades culturais e de extensão;
- realizar a manutenção do acervo;
- participar do processo de disseminação da informação;
- participar da organização e manutenção do ambiente;
Atividades
- controlar doação de documentos;
- substituir documentos;
- demonstrar iniciativa;
- arquivar a produção acadêmica;
- prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- auxiliar nas atividades de ensino à distância;
- elaborar alertas bibliográficos;
- participar na elaboração de publicações;
- atualizar o cadastro de usuários;
- participar da elaboração de manuais de procedimentos;
- cadastrar o usuário;
- controlar aquisição de documentos;
- controlar agenda de eventos e cursos;
- auxiliar na realização de feiras de livros;
- atualizar-se;
- manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
- auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
- etiquetar documentos;
- realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
- participar na realização de saraus culturais;
- realizar permutas de material bibliográfico;
- carimbar documentos;
- cadastrar documentos;
- demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
- demonstrar habilidade no trato com o público;
- divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
- auxiliar na indexação de documentos;
- cadastrar a produção científica do corpo docente;
- aplicar sanções ao usuário;
- auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
- demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
- controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
- elaborar clipping;
- pesquisar bases de dados;
- dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
- participar do processo de consistência da base de dados;
- selecionar documentos para a encadernação;
- tombar documentos para incorporação ao acervo;
- confeccionar o cartão de identificação do usuário;
- auxiliar na elaboração de projetos;
- trabalhar em equipe;
- auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
- pesquisar por solicitação do usuário;
- localizar material no acervo;
- preparar painel para exposição das novas aquisições;
- controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
- coletar dados estatísticos;
- auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
- elaborar relatórios estatísticos;
- auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
- participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
- participar de reuniões de planejamento e avaliação;
- apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
- participar da organização de concursos literários;
- auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
- realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
- auxiliar na organização de teleconferências;
- desdobrar fichas catalográficas;
- controlar acervo de duplicatas de documentos;
- elaborar folhetos;
- inventariar o acervo;
- fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
- preparar documentos para encadernação;
- manter cadastro de endereços institucionais;
- realizar campanhas de doação;
- participar do remanejamento do acervo;
- operar equipamentos audiovisuais;
- auxiliar na classificação de documentos;
- preencher planilhas de dados estatísticos;
- viabilizar a organização das atividades culturais;
- orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
- alimentar bases de dados;
- realizar serviços de comutação;
- demonstrar comprometimento com o trabalho;
- digitalizar materiais;
- controlar o fluxo do usuário;
- realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
- conferir documentos encadernados;
- elaborar cartazes;
- executar serviços de digitação e datilografia;
- auxiliar no descarte de documentos;
- participar de redes de discussão em diferentes meios;
- reservar material bibliográfico;
- controlar permutas de documentos;
- escrever correspondências;
- demonstrar desenvoltura no trato com o público;
- organizar arquivos administrativos;
- auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
- auxiliar na elaboração de resumos;
- realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
- orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
- colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
- proceder com ética;
- elaborar a sinalização do ambiente;
- manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
- controlar os estoques de material de consumo;
- participar da organização da hemeroteca;
- auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
- orientar o usuário na preservação do acervo;
- expedir malotes e correios;
- auxiliar na organização de exposições;
- reproduzir documentos;
- participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
- participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
- auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
- qualificar-se;
- monitorar visitas à biblioteca;
- cobrar devolução de empréstimos;
- elaborar mural;
- avaliar o uso e adequação do ambiente;
- magnetizar documentos do acervo;
- fazer levantamentos bibliográficos;
- arquivar fichas catalográficas;
- controlar arquivos administrativos;
- elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
- realizar empréstimos entre bibliotecas;
- conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
- demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
- realizar trabalhos de reparação de documentos;
- auxiliar na busca de parcerias;
- orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
- organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- emprestar material do acervo;
- auxiliar na catalogação de documentos;
Setores que mais contratam Técnico em documentação no mercado de trabalho
- Outras obras de engenharia civil
- Holdings de instituições não-financeiras
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Limpeza em prédios e em domicílios