Salário para o cargo de Técnico de biblioteca
CBO 3711-10 > Técnicos em biblioteconomia

Técnico de biblioteca - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Participam da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural. Colaboram no controle e na conservação de equipamentos. Participam de treinamentos e programas de atualização.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos de serviços culturais
        • Técnicos em biblioteconomia

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia

Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.


Funções e atividades do Técnico de biblioteca

Técnicos em biblioteconomia devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • organizar atividades culturais e de extensão;
  • participar do processo de disseminação da informação;
  • realizar a manutenção do acervo;
  • atender o usuário nas formas presencial e À distância;
  • tratar informação e documentos;
  • participar da organização e manutenção do ambiente;

Atividades

  • pesquisar por solicitação do usuário;
  • controlar doação de documentos;
  • participar de redes de discussão em diferentes meios;
  • realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
  • auxiliar na busca de parcerias;
  • realizar trabalhos de reparação de documentos;
  • colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
  • demonstrar desenvoltura no trato com o público;
  • orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
  • selecionar documentos para a encadernação;
  • orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
  • digitalizar materiais;
  • demonstrar comprometimento com o trabalho;
  • manter cadastro de endereços institucionais;
  • auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
  • etiquetar documentos;
  • auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
  • participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
  • auxiliar no descarte de documentos;
  • controlar aquisição de documentos;
  • manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
  • atualizar-se;
  • elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
  • confeccionar o cartão de identificação do usuário;
  • auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
  • monitorar visitas à biblioteca;
  • organizar arquivos administrativos;
  • atualizar o cadastro de usuários;
  • controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
  • participar na realização de saraus culturais;
  • coletar dados estatísticos;
  • participar do processo de consistência da base de dados;
  • desdobrar fichas catalográficas;
  • fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
  • preencher planilhas de dados estatísticos;
  • auxiliar na realização de feiras de livros;
  • realizar campanhas de doação;
  • realizar permutas de material bibliográfico;
  • inventariar o acervo;
  • auxiliar na classificação de documentos;
  • demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
  • carimbar documentos;
  • proceder com ética;
  • qualificar-se;
  • elaborar a sinalização do ambiente;
  • auxiliar nas atividades de ensino à distância;
  • reservar material bibliográfico;
  • elaborar alertas bibliográficos;
  • controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
  • auxiliar na organização de teleconferências;
  • controlar os estoques de material de consumo;
  • elaborar folhetos;
  • preparar painel para exposição das novas aquisições;
  • auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
  • magnetizar documentos do acervo;
  • auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
  • cadastrar o usuário;
  • auxiliar na catalogação de documentos;
  • auxiliar na elaboração de projetos;
  • orientar o usuário na preservação do acervo;
  • realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
  • viabilizar a organização das atividades culturais;
  • auxiliar na elaboração de resumos;
  • manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
  • divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
  • participar do remanejamento do acervo;
  • substituir documentos;
  • participar da elaboração de manuais de procedimentos;
  • organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
  • dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
  • elaborar relatórios estatísticos;
  • demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
  • aplicar sanções ao usuário;
  • auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
  • arquivar a produção acadêmica;
  • realizar empréstimos entre bibliotecas;
  • auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
  • expedir malotes e correios;
  • realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
  • tombar documentos para incorporação ao acervo;
  • fazer levantamentos bibliográficos;
  • cadastrar a produção científica do corpo docente;
  • participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
  • participar da organização da hemeroteca;
  • controlar acervo de duplicatas de documentos;
  • participar da organização de concursos literários;
  • executar serviços de digitação e datilografia;
  • reproduzir documentos;
  • demonstrar habilidade no trato com o público;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • participar na elaboração de publicações;
  • emprestar material do acervo;
  • participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
  • realizar serviços de comutação;
  • demonstrar iniciativa;
  • elaborar cartazes;
  • demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
  • arquivar fichas catalográficas;
  • controlar o fluxo do usuário;
  • auxiliar na indexação de documentos;
  • alimentar bases de dados;
  • controlar agenda de eventos e cursos;
  • localizar material no acervo;
  • conferir documentos encadernados;
  • cobrar devolução de empréstimos;
  • avaliar o uso e adequação do ambiente;
  • controlar arquivos administrativos;
  • auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
  • auxiliar na organização de exposições;
  • elaborar clipping;
  • cadastrar documentos;
  • elaborar mural;
  • escrever correspondências;
  • controlar permutas de documentos;
  • preparar documentos para encadernação;
  • trabalhar em equipe;
  • participar de reuniões de planejamento e avaliação;
  • pesquisar bases de dados;
  • auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
  • operar equipamentos audiovisuais;
  • auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
  • conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
  • apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
  • orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;


Setores que mais contratam Técnico de biblioteca no mercado de trabalho

  • Outras obras de engenharia civil
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Limpeza em prédios e em domicílios




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