Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Técnicos de serviços culturais
- Técnicos em biblioteconomia
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia
Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.
Funções e atividades do Técnico de biblioteca
Técnicos em biblioteconomia devem:
- atender o usuário nas formas presencial e À distância;
- realizar atividades técnico-administrativas;
- realizar a manutenção do acervo;
- participar da organização e manutenção do ambiente;
- organizar atividades culturais e de extensão;
- demonstrar competências pessoais;
- participar do processo de disseminação da informação;
- tratar informação e documentos;
Atividades
- participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
- participar na elaboração de publicações;
- expedir malotes e correios;
- auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
- auxiliar nas atividades de ensino à distância;
- fazer levantamentos bibliográficos;
- auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
- preencher planilhas de dados estatísticos;
- reproduzir documentos;
- manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- controlar os estoques de material de consumo;
- controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
- tombar documentos para incorporação ao acervo;
- viabilizar a organização das atividades culturais;
- preparar documentos para encadernação;
- conferir documentos encadernados;
- preparar painel para exposição das novas aquisições;
- apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
- executar serviços de digitação e datilografia;
- auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
- participar da organização da hemeroteca;
- cadastrar documentos;
- demonstrar desenvoltura no trato com o público;
- carimbar documentos;
- magnetizar documentos do acervo;
- colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
- pesquisar por solicitação do usuário;
- cobrar devolução de empréstimos;
- controlar agenda de eventos e cursos;
- elaborar mural;
- desdobrar fichas catalográficas;
- inventariar o acervo;
- cadastrar a produção científica do corpo docente;
- avaliar o uso e adequação do ambiente;
- auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
- controlar acervo de duplicatas de documentos;
- elaborar clipping;
- auxiliar na elaboração de projetos;
- realizar empréstimos entre bibliotecas;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- auxiliar no descarte de documentos;
- coletar dados estatísticos;
- auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
- controlar arquivos administrativos;
- reservar material bibliográfico;
- trabalhar em equipe;
- participar da elaboração de manuais de procedimentos;
- fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
- realizar permutas de material bibliográfico;
- substituir documentos;
- controlar o fluxo do usuário;
- pesquisar bases de dados;
- participar do remanejamento do acervo;
- alimentar bases de dados;
- cadastrar o usuário;
- auxiliar na busca de parcerias;
- manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
- controlar aquisição de documentos;
- participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
- divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
- realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
- auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
- etiquetar documentos;
- elaborar folhetos;
- auxiliar na classificação de documentos;
- demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
- realizar trabalhos de reparação de documentos;
- prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
- elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
- realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
- participar de reuniões de planejamento e avaliação;
- participar de redes de discussão em diferentes meios;
- orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
- orientar o usuário na preservação do acervo;
- qualificar-se;
- localizar material no acervo;
- realizar campanhas de doação;
- monitorar visitas à biblioteca;
- dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
- demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
- auxiliar na organização de exposições;
- realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
- demonstrar iniciativa;
- elaborar alertas bibliográficos;
- selecionar documentos para a encadernação;
- elaborar a sinalização do ambiente;
- arquivar a produção acadêmica;
- elaborar relatórios estatísticos;
- auxiliar na elaboração de resumos;
- demonstrar habilidade no trato com o público;
- arquivar fichas catalográficas;
- atualizar-se;
- demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
- confeccionar o cartão de identificação do usuário;
- orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
- auxiliar na catalogação de documentos;
- proceder com ética;
- demonstrar comprometimento com o trabalho;
- realizar serviços de comutação;
- auxiliar na indexação de documentos;
- participar da organização de concursos literários;
- auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
- atualizar o cadastro de usuários;
- controlar permutas de documentos;
- auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
- auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
- realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
- organizar arquivos administrativos;
- participar do processo de consistência da base de dados;
- auxiliar na realização de feiras de livros;
- controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
- participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
- elaborar cartazes;
- digitalizar materiais;
- auxiliar na organização de teleconferências;
- auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
- orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
- emprestar material do acervo;
- aplicar sanções ao usuário;
- conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
- participar na realização de saraus culturais;
- manter cadastro de endereços institucionais;
- controlar doação de documentos;
- operar equipamentos audiovisuais;
- escrever correspondências;
Setores que mais contratam Técnico de biblioteca no mercado de trabalho
- Outras obras de engenharia civil
- Holdings de instituições não-financeiras
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Limpeza em prédios e em domicílios