Salário para o cargo de Técnico de biblioteca
CBO 3711-10 > Técnicos em biblioteconomia

Técnico de biblioteca - Descrição, atividades e funções do cargo

Atuam no tratamento, recuperação e disseminação da informação e executam atividades especializadas e administrativas relacionadas à rotina de unidades ou centros de documentação ou informação, quer no atendimento ao usuário, quer na administração do acervo, ou na manutenção de bancos de dados. Participam da gestão administrativa, elaboração e realização de projetos de extensão cultural. Colaboram no controle e na conservação de equipamentos. Participam de treinamentos e programas de atualização.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Técnicos de serviços culturais
        • Técnicos em biblioteconomia

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia

Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.


Funções e atividades do Técnico de biblioteca

Técnicos em biblioteconomia devem:

  • atender o usuário nas formas presencial e À distância;
  • tratar informação e documentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar do processo de disseminação da informação;
  • realizar atividades técnico-administrativas;
  • realizar a manutenção do acervo;
  • participar da organização e manutenção do ambiente;
  • organizar atividades culturais e de extensão;

Atividades

  • realizar permutas de material bibliográfico;
  • demonstrar desenvoltura no trato com o público;
  • demonstrar habilidade no trato com o público;
  • elaborar clipping;
  • controlar agenda de eventos e cursos;
  • participar na realização de saraus culturais;
  • auxiliar na catalogação de documentos;
  • demonstrar comprometimento com o trabalho;
  • auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
  • auxiliar na elaboração de resumos;
  • realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
  • controlar doação de documentos;
  • controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
  • participar da organização da hemeroteca;
  • participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
  • tombar documentos para incorporação ao acervo;
  • demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
  • organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • aplicar sanções ao usuário;
  • proceder com ética;
  • digitalizar materiais;
  • realizar serviços de comutação;
  • participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
  • controlar permutas de documentos;
  • orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
  • realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
  • avaliar o uso e adequação do ambiente;
  • atualizar-se;
  • confeccionar o cartão de identificação do usuário;
  • realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
  • auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
  • auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
  • controlar acervo de duplicatas de documentos;
  • elaborar cartazes;
  • viabilizar a organização das atividades culturais;
  • alimentar bases de dados;
  • auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
  • participar de reuniões de planejamento e avaliação;
  • cobrar devolução de empréstimos;
  • selecionar documentos para a encadernação;
  • arquivar a produção acadêmica;
  • monitorar visitas à biblioteca;
  • elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
  • elaborar a sinalização do ambiente;
  • expedir malotes e correios;
  • pesquisar bases de dados;
  • escrever correspondências;
  • realizar empréstimos entre bibliotecas;
  • demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
  • manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
  • participar do processo de consistência da base de dados;
  • magnetizar documentos do acervo;
  • auxiliar no descarte de documentos;
  • demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
  • participar da organização de concursos literários;
  • controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
  • auxiliar na elaboração de projetos;
  • executar serviços de digitação e datilografia;
  • realizar campanhas de doação;
  • auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
  • inventariar o acervo;
  • realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
  • elaborar folhetos;
  • participar de redes de discussão em diferentes meios;
  • apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
  • controlar o fluxo do usuário;
  • emprestar material do acervo;
  • auxiliar na realização de feiras de livros;
  • pesquisar por solicitação do usuário;
  • participar da elaboração de manuais de procedimentos;
  • orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
  • participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
  • dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
  • auxiliar nas atividades de ensino à distância;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • reproduzir documentos;
  • prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
  • orientar o usuário na preservação do acervo;
  • auxiliar na organização de exposições;
  • conferir documentos encadernados;
  • localizar material no acervo;
  • manter cadastro de endereços institucionais;
  • trabalhar em equipe;
  • carimbar documentos;
  • auxiliar na busca de parcerias;
  • participar na elaboração de publicações;
  • etiquetar documentos;
  • divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
  • arquivar fichas catalográficas;
  • fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
  • controlar os estoques de material de consumo;
  • cadastrar a produção científica do corpo docente;
  • conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
  • auxiliar na organização de teleconferências;
  • elaborar relatórios estatísticos;
  • qualificar-se;
  • organizar arquivos administrativos;
  • auxiliar na indexação de documentos;
  • manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
  • substituir documentos;
  • cadastrar o usuário;
  • operar equipamentos audiovisuais;
  • elaborar mural;
  • reservar material bibliográfico;
  • realizar trabalhos de reparação de documentos;
  • controlar aquisição de documentos;
  • preparar painel para exposição das novas aquisições;
  • auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
  • preparar documentos para encadernação;
  • participar do remanejamento do acervo;
  • fazer levantamentos bibliográficos;
  • colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
  • auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
  • auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
  • controlar arquivos administrativos;
  • desdobrar fichas catalográficas;
  • coletar dados estatísticos;
  • orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
  • elaborar alertas bibliográficos;
  • cadastrar documentos;
  • auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
  • demonstrar iniciativa;
  • atualizar o cadastro de usuários;
  • auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
  • auxiliar na classificação de documentos;
  • preencher planilhas de dados estatísticos;


Setores que mais contratam Técnico de biblioteca no mercado de trabalho

  • Outras obras de engenharia civil
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Limpeza em prédios e em domicílios




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