Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Técnicos de serviços culturais
- Técnicos em biblioteconomia
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia
Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.
Funções e atividades do Técnico de biblioteca
Técnicos em biblioteconomia devem:
- atender o usuário nas formas presencial e À distância;
- realizar atividades técnico-administrativas;
- tratar informação e documentos;
- organizar atividades culturais e de extensão;
- demonstrar competências pessoais;
- participar da organização e manutenção do ambiente;
- participar do processo de disseminação da informação;
- realizar a manutenção do acervo;
Atividades
- auxiliar no descarte de documentos;
- atualizar-se;
- cobrar devolução de empréstimos;
- demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
- orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
- digitalizar materiais;
- tombar documentos para incorporação ao acervo;
- controlar o fluxo do usuário;
- conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
- auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
- realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
- proceder com ética;
- participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
- desdobrar fichas catalográficas;
- auxiliar na catalogação de documentos;
- atualizar o cadastro de usuários;
- participar na elaboração de publicações;
- demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
- divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
- cadastrar o usuário;
- participar do remanejamento do acervo;
- alimentar bases de dados;
- controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
- auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
- operar equipamentos audiovisuais;
- selecionar documentos para a encadernação;
- elaborar cartazes;
- aplicar sanções ao usuário;
- inventariar o acervo;
- organizar arquivos administrativos;
- expedir malotes e correios;
- elaborar relatórios estatísticos;
- elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
- auxiliar nas atividades de ensino à distância;
- magnetizar documentos do acervo;
- participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
- reservar material bibliográfico;
- carimbar documentos;
- auxiliar na realização de feiras de livros;
- prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- demonstrar iniciativa;
- realizar trabalhos de reparação de documentos;
- realizar empréstimos entre bibliotecas;
- executar serviços de digitação e datilografia;
- monitorar visitas à biblioteca;
- auxiliar na indexação de documentos;
- preencher planilhas de dados estatísticos;
- demonstrar comprometimento com o trabalho;
- avaliar o uso e adequação do ambiente;
- manter cadastro de endereços institucionais;
- localizar material no acervo;
- elaborar mural;
- controlar agenda de eventos e cursos;
- orientar o usuário na preservação do acervo;
- participar da elaboração de manuais de procedimentos;
- controlar os estoques de material de consumo;
- participar de redes de discussão em diferentes meios;
- manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
- arquivar a produção acadêmica;
- auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
- auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
- elaborar clipping;
- viabilizar a organização das atividades culturais;
- controlar doação de documentos;
- preparar painel para exposição das novas aquisições;
- preparar documentos para encadernação;
- realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
- escrever correspondências;
- elaborar a sinalização do ambiente;
- apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
- auxiliar na elaboração de projetos;
- manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- qualificar-se;
- pesquisar bases de dados;
- cadastrar documentos;
- auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
- demonstrar habilidade no trato com o público;
- participar na realização de saraus culturais;
- participar do processo de consistência da base de dados;
- auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
- orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
- pesquisar por solicitação do usuário;
- emprestar material do acervo;
- auxiliar na elaboração de resumos;
- arquivar fichas catalográficas;
- controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
- auxiliar na classificação de documentos;
- confeccionar o cartão de identificação do usuário;
- controlar acervo de duplicatas de documentos;
- fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
- auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
- substituir documentos;
- auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
- coletar dados estatísticos;
- fazer levantamentos bibliográficos;
- etiquetar documentos;
- auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
- auxiliar na organização de exposições;
- participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
- colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
- auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
- realizar permutas de material bibliográfico;
- participar de reuniões de planejamento e avaliação;
- participar da organização de concursos literários;
- dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
- participar da organização da hemeroteca;
- realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
- realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
- elaborar alertas bibliográficos;
- auxiliar na organização de teleconferências;
- realizar serviços de comutação;
- demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
- controlar arquivos administrativos;
- controlar permutas de documentos;
- organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- auxiliar na busca de parcerias;
- cadastrar a produção científica do corpo docente;
- orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
- conferir documentos encadernados;
- reproduzir documentos;
- realizar campanhas de doação;
- demonstrar desenvoltura no trato com o público;
- controlar aquisição de documentos;
- elaborar folhetos;
- trabalhar em equipe;
Setores que mais contratam Técnico de biblioteca no mercado de trabalho
- Outras obras de engenharia civil
- Holdings de instituições não-financeiras
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Limpeza em prédios e em domicílios