Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Técnicos de serviços culturais
- Técnicos em biblioteconomia
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia
Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.
Funções e atividades do Técnico de biblioteca
Técnicos em biblioteconomia devem:
- demonstrar competências pessoais;
- atender o usuário nas formas presencial e À distância;
- participar do processo de disseminação da informação;
- tratar informação e documentos;
- participar da organização e manutenção do ambiente;
- realizar atividades técnico-administrativas;
- realizar a manutenção do acervo;
- organizar atividades culturais e de extensão;
Atividades
- qualificar-se;
- auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
- realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
- demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
- pesquisar bases de dados;
- elaborar folhetos;
- substituir documentos;
- participar da organização da hemeroteca;
- escrever correspondências;
- participar da organização de concursos literários;
- controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
- executar serviços de digitação e datilografia;
- controlar aquisição de documentos;
- realizar empréstimos entre bibliotecas;
- atualizar o cadastro de usuários;
- aplicar sanções ao usuário;
- participar do processo de consistência da base de dados;
- proceder com ética;
- preencher planilhas de dados estatísticos;
- demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
- controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
- colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
- atualizar-se;
- auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
- realizar campanhas de doação;
- controlar os estoques de material de consumo;
- auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
- preparar documentos para encadernação;
- viabilizar a organização das atividades culturais;
- orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
- prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
- arquivar a produção acadêmica;
- elaborar relatórios estatísticos;
- realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
- monitorar visitas à biblioteca;
- orientar o usuário na preservação do acervo;
- expedir malotes e correios;
- apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
- realizar permutas de material bibliográfico;
- auxiliar na elaboração de resumos;
- auxiliar no descarte de documentos;
- avaliar o uso e adequação do ambiente;
- tombar documentos para incorporação ao acervo;
- auxiliar na organização de teleconferências;
- auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
- operar equipamentos audiovisuais;
- auxiliar na realização de feiras de livros;
- controlar acervo de duplicatas de documentos;
- carimbar documentos;
- confeccionar o cartão de identificação do usuário;
- cadastrar a produção científica do corpo docente;
- controlar permutas de documentos;
- conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
- participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
- dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
- auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
- demonstrar iniciativa;
- pesquisar por solicitação do usuário;
- divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
- controlar o fluxo do usuário;
- participar na elaboração de publicações;
- auxiliar na busca de parcerias;
- demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
- controlar doação de documentos;
- selecionar documentos para a encadernação;
- realizar serviços de comutação;
- realizar trabalhos de reparação de documentos;
- auxiliar na catalogação de documentos;
- elaborar a sinalização do ambiente;
- elaborar mural;
- controlar agenda de eventos e cursos;
- alimentar bases de dados;
- participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
- organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- desdobrar fichas catalográficas;
- fazer levantamentos bibliográficos;
- orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
- elaborar alertas bibliográficos;
- fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
- auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
- participar na realização de saraus culturais;
- cadastrar o usuário;
- localizar material no acervo;
- arquivar fichas catalográficas;
- manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
- participar de redes de discussão em diferentes meios;
- conferir documentos encadernados;
- realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
- etiquetar documentos;
- elaborar clipping;
- reservar material bibliográfico;
- digitalizar materiais;
- demonstrar desenvoltura no trato com o público;
- participar da elaboração de manuais de procedimentos;
- cadastrar documentos;
- inventariar o acervo;
- orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
- reproduzir documentos;
- auxiliar na indexação de documentos;
- controlar arquivos administrativos;
- auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
- auxiliar na organização de exposições;
- participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
- realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
- auxiliar na elaboração de projetos;
- demonstrar comprometimento com o trabalho;
- cobrar devolução de empréstimos;
- manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
- coletar dados estatísticos;
- preparar painel para exposição das novas aquisições;
- emprestar material do acervo;
- trabalhar em equipe;
- manter cadastro de endereços institucionais;
- organizar arquivos administrativos;
- elaborar cartazes;
- participar do remanejamento do acervo;
- auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
- participar de reuniões de planejamento e avaliação;
- auxiliar na classificação de documentos;
- auxiliar nas atividades de ensino à distância;
- magnetizar documentos do acervo;
- demonstrar habilidade no trato com o público;
- auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
Setores que mais contratam Técnico de biblioteca no mercado de trabalho
- Outras obras de engenharia civil
- Holdings de instituições não-financeiras
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Limpeza em prédios e em domicílios