Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Técnicos de serviços culturais
- Técnicos em biblioteconomia
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Técnicos em biblioteconomia trabalham em bibliotecas, centros de documentação, arquivos,por exemplo, em escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissional, associações profissionais, empresas, órgãos de administração pública direta e indireta, institutos de pesquisa e estatística, organizações não governamentais etc. Seu vínculo de trabalho predominante é como empregado com carteira e seu trabalho se dá, em geral, em grupos com supervisão ocasional ou permanente. Em algumas atividades, alguns profissionais podem trabalhar em condições especiais, sujeitos aos efeitos de esforços repetitivos e de microorganismos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Técnicos em biblioteconomia
Para o exercício das ocupações requer-se formação técnica em biblioteconomia em nível médio e entre quatro e cinco anos de experiência para o exercício pleno das atividades os auxiliares de biblioteca são técnicos de nível médio que estão no início de carreira, cujo exercício não requer experiência profissional anterior. Os profissionais sem formação técnica profissionalizante devem ser classificados como 4151 - auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.
Funções e atividades do Técnico de biblioteca
Técnicos em biblioteconomia devem:
- realizar atividades técnico-administrativas;
- atender o usuário nas formas presencial e À distância;
- participar da organização e manutenção do ambiente;
- tratar informação e documentos;
- participar do processo de disseminação da informação;
- realizar a manutenção do acervo;
- organizar atividades culturais e de extensão;
- demonstrar competências pessoais;
Atividades
- reservar material bibliográfico;
- orientar o usuário sobre as diversas linguagens para recuperação da informação;
- participar de reuniões de planejamento e avaliação;
- organizar arquivos administrativos;
- magnetizar documentos do acervo;
- reproduzir documentos;
- aplicar sanções ao usuário;
- auxiliar na organização de exposições;
- elaborar mural;
- demonstrar iniciativa;
- auxiliar na busca de parcerias;
- orientar o usuário sobre o funcionamento, regulamento e recursos da unidade de informação;
- demonstrar habilidade no trato com o público;
- confeccionar o cartão de identificação do usuário;
- cadastrar documentos;
- participar na elaboração de publicações;
- controlar as condições de higiene e limpeza do ambiente;
- auxiliar na indexação de documentos;
- participar do processo de consistência da base de dados;
- realizar campanhas de doação;
- preparar painel para exposição das novas aquisições;
- viabilizar a organização das atividades culturais;
- cobrar devolução de empréstimos;
- alimentar bases de dados;
- pesquisar bases de dados;
- elaborar relatórios estatísticos;
- realizar a venda de publicações e materiais correlatos;
- controlar empréstimo, devolução, renovação e reserva de material;
- controlar doação de documentos;
- realizar serviços de comutação;
- elaborar programas culturais em conjunto com a comunidade;
- auxiliar o usuário em pesquisa bibliográfica;
- conferir a existência de defeitos nos documentos adquiridos;
- digitalizar materiais;
- qualificar-se;
- controlar aquisição de documentos;
- operar equipamentos audiovisuais;
- auxiliar na seleção de documentos para incorporação ao acervo;
- participar na elaboração e análise de critérios estatísticos;
- auxiliar na realização de feiras de livros;
- colaborar na elaboração do regimento interno da biblioteca;
- coletar dados estatísticos;
- prestar informações para desenvolvimento de programas de computador para sistemas de informação;
- proceder com ética;
- fazer levantamentos bibliográficos;
- desdobrar fichas catalográficas;
- emprestar material do acervo;
- elaborar folhetos;
- auxiliar na capacitação do usuário para o uso e apropriação da informação;
- arquivar a produção acadêmica;
- atualizar o cadastro de usuários;
- controlar acervo de duplicatas de documentos;
- elaborar a sinalização do ambiente;
- auxiliar na aquisição de documentos para incorporação ao acervo;
- avaliar o uso e adequação do ambiente;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- elaborar cartazes;
- auxiliar nas atividades de ensino à distância;
- realizar trabalhos de reparação de documentos;
- realizar atividades de leitura em hospitais, presídios e outras instituições;
- demonstrar desenvoltura no trato com o público;
- auxiliar na elaboração de resumos;
- escrever correspondências;
- etiquetar documentos;
- tombar documentos para incorporação ao acervo;
- auxiliar na catalogação de documentos;
- manter cadastro de endereços institucionais;
- preparar documentos para encadernação;
- participar na gestão administrativa da unidade de informação e documentação;
- controlar arquivos administrativos;
- auxiliar no controle do uso e manutenção dos equipamentos;
- atualizar-se;
- selecionar documentos para a encadernação;
- divulgar materiais promocionais e eventos culturais;
- manter o acervo em ordem de acordo com sistema de classificação adotado;
- auxiliar na realização da biblioteca itinerante;
- auxiliar no descarte de documentos;
- realizar empréstimos entre bibliotecas;
- inventariar o acervo;
- cadastrar a produção científica do corpo docente;
- executar serviços de digitação e datilografia;
- preencher planilhas de dados estatísticos;
- orientar nas normas de apresentação de trabalhos acadêmicos;
- organizar a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- monitorar visitas à biblioteca;
- controlar permutas de documentos;
- expedir malotes e correios;
- arquivar fichas catalográficas;
- participar na realização de saraus culturais;
- elaborar clipping;
- trabalhar em equipe;
- realizar contatos com lideranças e instituições da comunidade;
- participar da elaboração de manuais de procedimentos;
- participar de redes de discussão em diferentes meios;
- manter a disposição do mobiliário e equipamentos no ambiente;
- realizar permutas de material bibliográfico;
- controlar os estoques de material de consumo;
- auxiliar na aquisição de material de consumo, mobiliário e equipamentos;
- carimbar documentos;
- demonstrar habilidade de operar aplicativos de informática;
- localizar material no acervo;
- auxiliar na editoração de trabalhos acadêmicos;
- auxiliar na classificação de documentos;
- substituir documentos;
- cadastrar o usuário;
- realizar atividades de leitura, escrita e oralidade;
- auxiliar na organização de teleconferências;
- conferir documentos encadernados;
- participar da organização de concursos literários;
- auxiliar na operação de sistemas de contratos eletrônicos;
- orientar o usuário na preservação do acervo;
- participar do remanejamento do acervo;
- dominar linguagem da área de atuação da unidade de informação;
- apoiar ações da associação de amigos da biblioteca;
- controlar agenda de eventos e cursos;
- demonstrar comprometimento com o trabalho;
- demonstrar capacidade de adaptação a novos métodos de trabalho;
- participar da organização da hemeroteca;
- demonstrar capacidade de leitura instrumental de idiomas estrangeiros;
- auxiliar no inventário de bens patrimoniais não bibliográficos;
- auxiliar na elaboração de projetos;
- fazer contatos com profissionais para atividades de incentivo à leitura;
- controlar o fluxo do usuário;
- elaborar alertas bibliográficos;
- pesquisar por solicitação do usuário;
- participar do estudo das demandas existentes e potenciais;
Setores que mais contratam Técnico de biblioteca no mercado de trabalho
- Outras obras de engenharia civil
- Holdings de instituições não-financeiras
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Limpeza em prédios e em domicílios