Quanto ganha um Superintendente técnico no transporte aquaviário
Um Superintendente técnico no transporte aquaviário trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.493,28 e R$ 40.002,54, com a média salarial de R$ 15.074,27 e o salário mediana em R$ 12.655,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 15.074,27 | 180.891,29 | 3.768,57 | 71,26 |
1º Quartil | 4.493,28 | 53.919,35 | 1.123,32 | 21,24 |
Salário Mediana | 12.655,50 | 151.866,00 | 3.163,88 | 59,82 |
3º Quartil | 30.507,64 | 366.091,72 | 7.626,91 | 144,21 |
Teto Salarial | 40.002,54 | 480.030,44 | 10.000,63 | 189,10 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de máquinas da marinha mercante
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro - RJ | 13.181 - 46.279 | 24.963,91 | 13.181,00 | 24.230,00 | 38.208,43 | 46.279,19 |
Belém - PA | 1.421 - 2.673 | 1.698,90 | 1.420,67 | 1.701,00 | 2.206,50 | 2.672,58 |
Santos - SP | 5.018 - 36.066 | 18.513,60 | 5.018,00 | 16.000,00 | 29.776,00 | 36.065,58 |
Brasil Novo - PA | 1.412 - 1.710 | 1.412,00 | 1.412,00 | 1.412,00 | 1.412,00 | 1.710,26 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro | 11.625 - 44.346 | 23.322,76 | 11.624,89 | 23.846,15 | 36.612,56 | 44.346,23 |
Pará | 1.412 - 5.042 | 2.144,69 | 1.412,00 | 1.553,00 | 4.163,10 | 5.042,47 |
São Paulo | 5.018 - 36.066 | 18.513,60 | 5.018,00 | 16.000,00 | 29.776,00 | 36.065,58 |
Principais locais de trabalho
Oficiais de máquinas da marinha mercante trabalham em transporte aquaviário, serviços portuários, atividades de pesca, construção naval e em organizações internacionais. São assalariados, com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão permanente, confinados em embarcações, em rodízio de turnos e horários irregulares. Em algumas atividades podem trabalhar em alturas, permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e expostos a materiais tóxicos, radiação, altas temperaturas e ruídos. Estão sujeitos aos movimentos da embarcação. As condições de trabalho podem levar ao estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de máquinas da marinha mercante
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas normas da autoridade marítima para aquaviários, Normam-13/2000. Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas das quais o Brasil é signatário. Tratam-se das Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers-95 (STCW95), produzidas pela IMO (International Maritime Organization), organismo da ONU (Organização das Nações Unidas).
Funções e atividades do Superintendente técnico no transporte aquaviário
Oficiais de máquinas da marinha mercante devem:
Atividades
- ter ética profissional;
- inspecionar navios;
- manter qualidade da carga transportada;
- simular exercícios de emergência de controle ambiental;
- preparar máquinas de amarração e desamarração;
- sugerir ações de controle ambiental;
- supervisionar limpeza e operação de filtros e ralos de máquinas e sistemas de bordo;
- garantir a utilização de epi´s;
- responder pela direção técnica da embarcação;
- auxiliar negociações sobre contratos de fretes;
- tomar decisões;
- coordenar compra de combustível;
- planejar atividades de bordo;
- identificar necessidades de contratação;
- demonstrar criatividade;
- disponibilizar sistema de partida do motor;
- dominar informática;
- analisar relatórios técnicos;
- controlar processos de dessalinização da água;
- coordenar atuação das agências e representantes;
- manter atualizada escrituração de diários de bordo;
- sugerir melhorias dos equipamentos junto ao fabricante e ao classificador;
- suportar privação familiar e social;
- monitorar horas de funcionamento dos equipamentos;
- verificar sistema de comunicação;
- controlar estoque de materiais;
- verificar condições normais de temperatura e pressão dos equipamentos;
- oferecer suporte técnico de instalação de equipamentos;
- controlar sistemas de ar condicionado e frigorífico;
- testar sistema de partida principal e auxiliar;
- amenizar a poluição do meio ambiente por emissão de gases;
- aumentar capacidade de geração de energia;
- controlar sistemas hidráulicos do navio;
- ambientar tripulantes e visitantes;
- redigir adequadamente textos de forma clara e sucinta;
- identificar necessidades de treinamento de tripulantes;
- adequar a operação e desempenho do navio para manter o cronograma;
- zelar pela autoestima e bem estar dos tripulantes;
- supervisionar velocidade contratual do navio;
- avaliar desempenho de tripulantes;
- raciocinar logicamente;
- preencher folhas de registros de pressão e temperatura;
- controlar pressão e temperatura dos sistemas;
- demonstrar capacidade didática;
- testar sistema de governo do navio;
- reportar problemas emergenciais a superiores;
- registrar atividades da embarcação;
- controlar aquisição de materiais e peças de reposição;
- organizar equipes de trabalho;
- efetuar cambação de óleo combustível do motor;
- analisar quimicamente sistemas de água e óleos lubrificantes do navio;
- estabelecer cronograma de trabalho;
- auditar navio;
- comunicar aos órgãos competentes agressões ao meio ambiente;
- vistoriar quantidades de óleo combustível;
- realizar cursos de aperfeiçoamento;
- gerenciar problemas emergenciais;
- fazer cumprir disciplina;
- segregar resíduos sólidos e líquidos;
- preparar equipamentos auxiliares para carga e descarga;
- providenciar reparos;
- supervisionar máquinas no convés;
- extinguir fontes poluidoras;
- monitorar sistemas de drenagens de tanques e pneumáticos;
- simular exercícios de colisão;
- participar das decisões de equipamentos a bordo e em terra;
- fornecer dados técnicos para equipamento avariado;
- identificar necessidades de capacitação de tripulantes;
- ter flexibilidade profissional;
- executar sondagens dos níveis dos tanques;
- gerenciar custos de operações e pedaços;
- negociar condições de reparo e docagem com a empresa;
- contratar serviços de manutenção e reparo;
- supervisionar sistemas de controle eletroeletrônicos;
- participar de decisão sobre velocidade do navio;
- realizar teste de pressão de carga e descarga;
- acompanhar serviços de docagem em estaleiros;
- adaptar-se às condições e ambiente de trabalho;
- supervisionar distribuição e disposição da carga transportada;
- participar das negociações de obras junto a estaleiros;
- controlar utilização de gases industriais;
- demonstrar solidariedade;
- demonstrar motivação;
- operar controle de velocidade do navio;
- supervisionar consumo de combustível em viagem e no porto;
- demonstrar coragem;
- controlar processos de descarte e armazenamento de resíduos de embarcação;
- elaborar relatórios técnicos;
- substituir superiores em suas faltas ou impedimentos;
- realizar treinamento em extinção de fontes poluidoras;
- acompanhar docagem de navios;
- realizar teste de pressão de redes de carga e descarga;
- demonstrar capacidade de observação;
- assegurar disciplina;
- exercer liderança;
- agir com dinamismo;
- gerenciar cumprimento de cláusulas contratuais;
- realizar manutenção de equipamentos de combate à poluição ambiental;
- administrar conflitos;
- avaliar custo de reparo;
- simular exercícios de abandono de embarcação;
- fiscalizar a escrituração da documentação da seção de máquinas;
- manter navio disponível para aluguel;
- possuir equilíbrio emocional;
- contatar fornecedores para compra de materiais;
- simular exercícios de incêndio da embarcação;
- contatar prestadores de serviços;
- supervisionar tempo de bombeamento da carga;
- demonstrar iniciativa;
- supervisionar atuação da equipe técnica de suporte;
- manter tanques do navio inertizados;
- trabalhar em equipe;
- acompanhar vistorias de navios;
- reportar condições de operacionalidade dos equipamentos aos superiores;
- assistir tecnicamente na manutenção de equipamentos;
- manter hierarquia da embarcação;
- expressar-se oralmente;
- manter certificação do navio junto a órgãos competentes;
- participar da previsão orçamentária;
- prestar suporte técnico de reparo de equipamentos;
- distribuir serviços na praça de máquinas;
- estabelecer rotinas de manutenção planejadas;
- controlar sistema de vapor do navio;
- participar do planejamento da logística de transporte;
- elaborar relatórios de manutenção;
- supervisionar quantidade de carga transportada;
- tratar efluentes;
- dominar línguas estrangeiras;
- realizar cursos de aperfeiçoamentos;
- consultar escrituração de diário de bordo;
- garantir através de treinamento a extinção de fontes poluidoras;
- reparar equipamentos na seção de máquinas e no convés;
- controlar níveis de óleo e combustível;
- cumprir normas de proteção ao meio ambiente;
- otimizar processo de carregamento;
Setores que mais contratam Superintendente técnico no transporte aquaviário no mercado de trabalho
- Transporte por navegação de travessia, intermunicipal
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Navegação de apoio marítimo
- Atividades de agenciamento marítimo
- Frigorífico - abate de bovinos
- Extração de petróleo e gás natural
- Locação de mão-de-obra temporária
- Obras portuárias, marítimas e fluviais
- Seleção e agenciamento de mão-de-obra
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br