Salário para o cargo de Superintendente de desenvolvimento de produtos e processos
CBO 1237-05 > Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Superintendente de desenvolvimento de produtos e processos - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam do planejamento estratégico, traçam diretrizes científicas e tecnológicas, estabelecem políticas de gestão de p&d, promovem a inovação tecnológica e científica e coordenam a política de comunicação e divulgação na área de p&d, para dar suporte à empresa, instituto de pesquisa ou organização no cumprimento de sua missão. Orientam e dirigem equipes de p&d na execução do planejamento estratégico da instituição.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de pesquisa e desenvolvimento o trabalho pode ser exercido em vários setores de atividade, sendo mais comum em empresas de grande porte ou em instituições de pesquisas vinculadas às áreas pública ou privada, suas atividades se desenvolvem em equipe e, dependendo do tipo de pesquisa de que participam, podem estar submetidos a condições especiais de trabalho (exposição a substâncias nocivas à saúde, fadiga mental etc). Seu vínculo de trabalho mais comum é como empregado com carteira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Dos profissionais da família espera-se que tenham concluído, no mínimo, o nível superior completo ou freqüentado cursos de pósgraduação. É desejável que tenham experiência em função gerencial por mais de cinco anos.


Funções e atividades do Superintendente de desenvolvimento de produtos e processos

Diretores de pesquisa e desenvolvimento devem:

  • participar do planejamento estratégico da instituição;
  • estabelecer políticas de gestão da qualidade em processos de p&d;
  • coordenar política de comunicação e divulgação na Área de p&d;
  • gerir recursos humanos e materiais;
  • definir planos táticos;
  • traçar diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão;
  • promover a inovação tecnológica e científica;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • estudar cenários e conjuntura;
  • melhorar a gestão das interfaces interna e externa;
  • definir estratégias;
  • exercer ações de ´endo-marketing´;
  • promover a formação de grupos multidisciplinares;
  • demonstrar persistência;
  • avaliar execução do plano tático;
  • avaliar fatores de impacto;
  • desenvolver habilidade para lidar com conflito;
  • promover a capacitação de recursos humanos;
  • elaborar orçamento;
  • estabelecer canais de comunicação com o usuário;
  • desenvolver expressão escrita;
  • analisar o comportamento do mercado e da concorrência;
  • negociar com os gerentes as metas dos indicadores;
  • otimizar a alocação de recursos;
  • representar a instituição;
  • exercer ações de ´marketing´ tecnológico;
  • identificar fornecedores;
  • definir ações de melhoria;
  • promover a transferência de soluções tecnológicas para o setor de produção;
  • monitorar desenvolvimento científico e tecnológico;
  • acompanhar execução e desempenho técnico e econômico de planos e projetos;
  • negociar financiamento para pesquisa;
  • estabelecer políticas de parcerias;
  • demonstrar objetividade;
  • analisar relatórios do serviço de atendimento ao cliente;
  • acompanhar desempenho do processo produtivo;
  • definir grandes linhas de p&d;
  • desenvolver pensamento estratégico;
  • demonstrar dinamismo;
  • analisar resultados de pesquisas de clima organizacional;
  • definir indicadores de desempenho;
  • acompanhar orçamento;
  • facilitar a interação entre setores;
  • cuidar do relacionamento interpessoal;
  • promover condições para a geração de ideias inovadoras;
  • desenvolver capacidade de síntese;
  • demonstrar habilidade de tomar decisões;
  • propor orçamento;
  • delinear visão;
  • definir política de divulgação interna e externa;
  • desenvolver expressão verbal;
  • dimensionar recursos;
  • avaliar desempenho dos recursos;
  • garantir a análise crítica e periódica;
  • analisar resultados das pesquisas de opinião;
  • participar de comitês;
  • desenvolver habilidade de negociação;
  • coordenar proteção da propriedade intelectual;
  • analisar portfólios de projetos, atividades e produtos;
  • identificar tecnologias críticas e estratégicas;
  • avaliar resultados dos projetos;
  • priorizar o uso dos recursos;
  • demonstrar liderança;
  • definir sistemas de reconhecimento e recompensa;
  • aprovar metas para os indicadores;
  • identificar fontes de financiamento;
  • implantar novas metodologias de gestão;
  • avaliar planos e projetos elaborados pela equipe;
  • identificar demandas científicas e tecnológicas;
  • autorizar a aplicação de recursos;
  • demonstrar espírito crítico;
  • demonstrar criatividade;
  • harmonizar linhas de p&d;
  • evidenciar vivência em p&d;
  • identificar necessidades de mudança;
  • estabelecer mecanismos de avaliação de desempenho de fornecedores;
  • garantir o cumprimento dos aspectos legais e ambientais;
  • participar de eventos (seminários, congressos, feiras).;
  • definir objetivos permanentes e atuais;
  • trabalhar em equipe;
  • aprovar plano de ação de projeto;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • participar da definição dos planos estratégicos;
  • definir portfólio de projetos;
  • definir missão;
  • cultivar a capacidade de ouvir;
  • cultivar autoconhecimento;
  • desenvolver visão holística;


Setores que mais contratam Superintendente de desenvolvimento de produtos e processos no mercado de trabalho

  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano




Profissões em Destaque: