Salário para o cargo de Superintendente de desenvolvimento de produtos e processos
CBO 1237-05 > Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Superintendente de desenvolvimento de produtos e processos - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam do planejamento estratégico, traçam diretrizes científicas e tecnológicas, estabelecem políticas de gestão de p&d, promovem a inovação tecnológica e científica e coordenam a política de comunicação e divulgação na área de p&d, para dar suporte à empresa, instituto de pesquisa ou organização no cumprimento de sua missão. Orientam e dirigem equipes de p&d na execução do planejamento estratégico da instituição.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de pesquisa e desenvolvimento o trabalho pode ser exercido em vários setores de atividade, sendo mais comum em empresas de grande porte ou em instituições de pesquisas vinculadas às áreas pública ou privada, suas atividades se desenvolvem em equipe e, dependendo do tipo de pesquisa de que participam, podem estar submetidos a condições especiais de trabalho (exposição a substâncias nocivas à saúde, fadiga mental etc). Seu vínculo de trabalho mais comum é como empregado com carteira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Dos profissionais da família espera-se que tenham concluído, no mínimo, o nível superior completo ou freqüentado cursos de pósgraduação. É desejável que tenham experiência em função gerencial por mais de cinco anos.


Funções e atividades do Superintendente de desenvolvimento de produtos e processos

Diretores de pesquisa e desenvolvimento devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • promover a inovação tecnológica e científica;
  • comunicar-se;
  • coordenar política de comunicação e divulgação na Área de p&d;
  • participar do planejamento estratégico da instituição;
  • estabelecer políticas de gestão da qualidade em processos de p&d;
  • gerir recursos humanos e materiais;
  • definir planos táticos;
  • traçar diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão;

Atividades

  • participar da definição dos planos estratégicos;
  • trabalhar em equipe;
  • definir portfólio de projetos;
  • desenvolver expressão verbal;
  • delinear visão;
  • definir sistemas de reconhecimento e recompensa;
  • evidenciar vivência em p&d;
  • identificar demandas científicas e tecnológicas;
  • garantir a análise crítica e periódica;
  • demonstrar espírito crítico;
  • desenvolver habilidade de negociação;
  • demonstrar dinamismo;
  • analisar o comportamento do mercado e da concorrência;
  • negociar financiamento para pesquisa;
  • avaliar resultados dos projetos;
  • promover condições para a geração de ideias inovadoras;
  • harmonizar linhas de p&d;
  • monitorar desenvolvimento científico e tecnológico;
  • analisar relatórios do serviço de atendimento ao cliente;
  • propor orçamento;
  • acompanhar execução e desempenho técnico e econômico de planos e projetos;
  • analisar resultados de pesquisas de clima organizacional;
  • definir ações de melhoria;
  • promover a capacitação de recursos humanos;
  • demonstrar liderança;
  • identificar necessidades de mudança;
  • implantar novas metodologias de gestão;
  • exercer ações de ´marketing´ tecnológico;
  • demonstrar persistência;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • definir estratégias;
  • aprovar plano de ação de projeto;
  • identificar fornecedores;
  • cultivar autoconhecimento;
  • desenvolver expressão escrita;
  • desenvolver visão holística;
  • representar a instituição;
  • priorizar o uso dos recursos;
  • aprovar metas para os indicadores;
  • demonstrar habilidade de tomar decisões;
  • autorizar a aplicação de recursos;
  • negociar com os gerentes as metas dos indicadores;
  • promover a transferência de soluções tecnológicas para o setor de produção;
  • cultivar a capacidade de ouvir;
  • desenvolver habilidade para lidar com conflito;
  • definir política de divulgação interna e externa;
  • facilitar a interação entre setores;
  • definir objetivos permanentes e atuais;
  • estabelecer canais de comunicação com o usuário;
  • estabelecer políticas de parcerias;
  • otimizar a alocação de recursos;
  • dimensionar recursos;
  • definir grandes linhas de p&d;
  • definir indicadores de desempenho;
  • coordenar proteção da propriedade intelectual;
  • analisar resultados das pesquisas de opinião;
  • desenvolver capacidade de síntese;
  • estabelecer mecanismos de avaliação de desempenho de fornecedores;
  • melhorar a gestão das interfaces interna e externa;
  • identificar fontes de financiamento;
  • demonstrar criatividade;
  • elaborar orçamento;
  • demonstrar objetividade;
  • participar de eventos (seminários, congressos, feiras).;
  • acompanhar desempenho do processo produtivo;
  • definir missão;
  • avaliar planos e projetos elaborados pela equipe;
  • avaliar execução do plano tático;
  • exercer ações de ´endo-marketing´;
  • cuidar do relacionamento interpessoal;
  • acompanhar orçamento;
  • avaliar desempenho dos recursos;
  • identificar tecnologias críticas e estratégicas;
  • estudar cenários e conjuntura;
  • avaliar fatores de impacto;
  • analisar portfólios de projetos, atividades e produtos;
  • participar de comitês;
  • desenvolver pensamento estratégico;
  • garantir o cumprimento dos aspectos legais e ambientais;
  • promover a formação de grupos multidisciplinares;


Setores que mais contratam Superintendente de desenvolvimento de produtos e processos no mercado de trabalho

  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano




Profissões em Destaque: