Salário para o cargo de Superintendente de desenvolvimento de produtos e processos
CBO 1237-05 > Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Superintendente de desenvolvimento de produtos e processos - Descrição, atividades e funções do cargo

Participam do planejamento estratégico, traçam diretrizes científicas e tecnológicas, estabelecem políticas de gestão de p&d, promovem a inovação tecnológica e científica e coordenam a política de comunicação e divulgação na área de p&d, para dar suporte à empresa, instituto de pesquisa ou organização no cumprimento de sua missão. Orientam e dirigem equipes de p&d na execução do planejamento estratégico da instituição.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de pesquisa e desenvolvimento o trabalho pode ser exercido em vários setores de atividade, sendo mais comum em empresas de grande porte ou em instituições de pesquisas vinculadas às áreas pública ou privada, suas atividades se desenvolvem em equipe e, dependendo do tipo de pesquisa de que participam, podem estar submetidos a condições especiais de trabalho (exposição a substâncias nocivas à saúde, fadiga mental etc). Seu vínculo de trabalho mais comum é como empregado com carteira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Dos profissionais da família espera-se que tenham concluído, no mínimo, o nível superior completo ou freqüentado cursos de pósgraduação. É desejável que tenham experiência em função gerencial por mais de cinco anos.


Funções e atividades do Superintendente de desenvolvimento de produtos e processos

Diretores de pesquisa e desenvolvimento devem:

  • estabelecer políticas de gestão da qualidade em processos de p&d;
  • comunicar-se;
  • definir planos táticos;
  • promover a inovação tecnológica e científica;
  • participar do planejamento estratégico da instituição;
  • coordenar política de comunicação e divulgação na Área de p&d;
  • gerir recursos humanos e materiais;
  • demonstrar competências pessoais;
  • traçar diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão;

Atividades

  • identificar fornecedores;
  • definir sistemas de reconhecimento e recompensa;
  • analisar resultados das pesquisas de opinião;
  • estabelecer mecanismos de avaliação de desempenho de fornecedores;
  • facilitar a interação entre setores;
  • desenvolver pensamento estratégico;
  • definir indicadores de desempenho;
  • garantir o cumprimento dos aspectos legais e ambientais;
  • demonstrar persistência;
  • demonstrar espírito crítico;
  • desenvolver expressão escrita;
  • negociar financiamento para pesquisa;
  • exercer ações de ´endo-marketing´;
  • desenvolver habilidade de negociação;
  • demonstrar criatividade;
  • implantar novas metodologias de gestão;
  • acompanhar orçamento;
  • definir política de divulgação interna e externa;
  • avaliar execução do plano tático;
  • analisar relatórios do serviço de atendimento ao cliente;
  • avaliar desempenho dos recursos;
  • evidenciar vivência em p&d;
  • definir grandes linhas de p&d;
  • cultivar autoconhecimento;
  • demonstrar habilidade de tomar decisões;
  • desenvolver expressão verbal;
  • promover a transferência de soluções tecnológicas para o setor de produção;
  • demonstrar liderança;
  • otimizar a alocação de recursos;
  • representar a instituição;
  • identificar tecnologias críticas e estratégicas;
  • desenvolver habilidade para lidar com conflito;
  • estabelecer canais de comunicação com o usuário;
  • autorizar a aplicação de recursos;
  • cultivar a capacidade de ouvir;
  • negociar com os gerentes as metas dos indicadores;
  • cuidar do relacionamento interpessoal;
  • elaborar orçamento;
  • avaliar fatores de impacto;
  • desenvolver visão holística;
  • trabalhar em equipe;
  • propor orçamento;
  • demonstrar dinamismo;
  • definir objetivos permanentes e atuais;
  • dimensionar recursos;
  • harmonizar linhas de p&d;
  • promover condições para a geração de ideias inovadoras;
  • avaliar planos e projetos elaborados pela equipe;
  • coordenar proteção da propriedade intelectual;
  • demonstrar objetividade;
  • estabelecer políticas de parcerias;
  • garantir a análise crítica e periódica;
  • participar da definição dos planos estratégicos;
  • definir estratégias;
  • participar de comitês;
  • avaliar resultados dos projetos;
  • identificar demandas científicas e tecnológicas;
  • definir ações de melhoria;
  • promover a formação de grupos multidisciplinares;
  • participar de eventos (seminários, congressos, feiras).;
  • promover a capacitação de recursos humanos;
  • identificar fontes de financiamento;
  • definir missão;
  • exercer ações de ´marketing´ tecnológico;
  • analisar resultados de pesquisas de clima organizacional;
  • analisar o comportamento do mercado e da concorrência;
  • estudar cenários e conjuntura;
  • monitorar desenvolvimento científico e tecnológico;
  • definir portfólio de projetos;
  • acompanhar desempenho do processo produtivo;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • acompanhar execução e desempenho técnico e econômico de planos e projetos;
  • aprovar metas para os indicadores;
  • aprovar plano de ação de projeto;
  • melhorar a gestão das interfaces interna e externa;
  • analisar portfólios de projetos, atividades e produtos;
  • desenvolver capacidade de síntese;
  • identificar necessidades de mudança;
  • priorizar o uso dos recursos;
  • delinear visão;


Setores que mais contratam Superintendente de desenvolvimento de produtos e processos no mercado de trabalho

  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano




Profissões em Destaque: