Salário para o cargo de Diretor de pesquisa e desenvolvimento (p&d)
CBO 1237-05 > Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Diretor de pesquisa e desenvolvimento (p&d) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Participam do planejamento estratégico, traçam diretrizes científicas e tecnológicas, estabelecem políticas de gestão de p&d, promovem a inovação tecnológica e científica e coordenam a política de comunicação e divulgação na área de p&d, para dar suporte à empresa, instituto de pesquisa ou organização no cumprimento de sua missão. Orientam e dirigem equipes de p&d na execução do planejamento estratégico da instituição.

Quanto ganha um Diretor de pesquisa e desenvolvimento (p&d)

Um Diretor de pesquisa e desenvolvimento (p&d) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 13.382,60 e R$ 68.163,39, com a média salarial de R$ 31.395,66 e o salário mediana em R$ 31.627,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Diretor de pesquisa e desenvolvimento (p&d)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 31.395,66 376.747,92 7.848,92 149,50
1º Quartil 13.382,60 160.591,20 3.345,65 63,73
Salário Mediana 31.627,50 379.530,00 7.906,88 150,61
3º Quartil 56.276,18 675.314,16 14.069,05 267,98
Teto Salarial 68.163,39 817.960,68 17.040,85 324,59


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de Áreas de apoio
        • Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Diretores de pesquisa e desenvolvimento o trabalho pode ser exercido em vários setores de atividade, sendo mais comum em empresas de grande porte ou em instituições de pesquisas vinculadas às áreas pública ou privada, suas atividades se desenvolvem em equipe e, dependendo do tipo de pesquisa de que participam, podem estar submetidos a condições especiais de trabalho (exposição a substâncias nocivas à saúde, fadiga mental etc). Seu vínculo de trabalho mais comum é como empregado com carteira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de pesquisa e desenvolvimento

Dos profissionais da família espera-se que tenham concluído, no mínimo, o nível superior completo ou freqüentado cursos de pósgraduação. É desejável que tenham experiência em função gerencial por mais de cinco anos.


Funções e atividades do Diretor de pesquisa e desenvolvimento (p&d)

Diretores de pesquisa e desenvolvimento devem:

  • participar do planejamento estratégico da instituição;
  • promover a inovação tecnológica e científica;
  • comunicar-se;
  • traçar diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão;
  • definir planos táticos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estabelecer políticas de gestão da qualidade em processos de p&d;
  • coordenar política de comunicação e divulgação na Área de p&d;
  • gerir recursos humanos e materiais;

Atividades

  • definir política de divulgação interna e externa;
  • acompanhar execução e desempenho técnico e econômico de planos e projetos;
  • desenvolver expressão escrita;
  • cultivar a capacidade de ouvir;
  • demonstrar dinamismo;
  • harmonizar linhas de p&d;
  • desenvolver capacidade de síntese;
  • avaliar planos e projetos elaborados pela equipe;
  • melhorar a gestão das interfaces interna e externa;
  • trabalhar em equipe;
  • demonstrar capacidade de delegar;
  • estabelecer canais de comunicação com o usuário;
  • identificar demandas científicas e tecnológicas;
  • acompanhar desempenho do processo produtivo;
  • negociar com os gerentes as metas dos indicadores;
  • analisar resultados de pesquisas de clima organizacional;
  • demonstrar criatividade;
  • negociar financiamento para pesquisa;
  • promover condições para a geração de ideias inovadoras;
  • desenvolver habilidade de negociação;
  • estabelecer mecanismos de avaliação de desempenho de fornecedores;
  • definir grandes linhas de p&d;
  • acompanhar orçamento;
  • desenvolver expressão verbal;
  • participar de eventos (seminários, congressos, feiras).;
  • analisar relatórios do serviço de atendimento ao cliente;
  • cultivar autoconhecimento;
  • elaborar orçamento;
  • evidenciar vivência em p&d;
  • promover a formação de grupos multidisciplinares;
  • avaliar fatores de impacto;
  • definir ações de melhoria;
  • analisar resultados das pesquisas de opinião;
  • definir estratégias;
  • identificar fornecedores;
  • avaliar resultados dos projetos;
  • exercer ações de ´marketing´ tecnológico;
  • implantar novas metodologias de gestão;
  • estudar cenários e conjuntura;
  • garantir o cumprimento dos aspectos legais e ambientais;
  • identificar tecnologias críticas e estratégicas;
  • autorizar a aplicação de recursos;
  • definir missão;
  • estabelecer políticas de parcerias;
  • definir portfólio de projetos;
  • avaliar desempenho dos recursos;
  • garantir a análise crítica e periódica;
  • identificar necessidades de mudança;
  • demonstrar liderança;
  • participar da definição dos planos estratégicos;
  • aprovar metas para os indicadores;
  • cuidar do relacionamento interpessoal;
  • demonstrar objetividade;
  • avaliar execução do plano tático;
  • otimizar a alocação de recursos;
  • promover a capacitação de recursos humanos;
  • participar de comitês;
  • definir indicadores de desempenho;
  • definir sistemas de reconhecimento e recompensa;
  • desenvolver visão holística;
  • delinear visão;
  • dimensionar recursos;
  • identificar fontes de financiamento;
  • analisar o comportamento do mercado e da concorrência;
  • promover a transferência de soluções tecnológicas para o setor de produção;
  • exercer ações de ´endo-marketing´;
  • coordenar proteção da propriedade intelectual;
  • demonstrar habilidade de tomar decisões;
  • desenvolver pensamento estratégico;
  • analisar portfólios de projetos, atividades e produtos;
  • aprovar plano de ação de projeto;
  • propor orçamento;
  • definir objetivos permanentes e atuais;
  • representar a instituição;
  • demonstrar espírito crítico;
  • demonstrar persistência;
  • priorizar o uso dos recursos;
  • facilitar a interação entre setores;
  • desenvolver habilidade para lidar com conflito;
  • monitorar desenvolvimento científico e tecnológico;


Setores que mais contratam Diretor de pesquisa e desenvolvimento (p&d) no mercado de trabalho

  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
  • Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais
  • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano




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