Salário para o cargo de Secretário-executivo de entidade religiosa
CBO 1143-05 > Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Secretário-executivo de entidade religiosa - Descrição, atividades e funções do cargo

Implementam a missão religiosa, representam, jurídica e legalmente, a instituição, gerenciam operações administrativas e financeiras, coordenam atividades, articulam recursos humanos e materiais, comunicam-se oralmente e por escrito.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de entidades religiosas podem exercer suas funções como trabalhadores de instituições de caráter religioso, entidades filantrópicas, instituições de assistência social e educacional, centros e comunidades sociais, educacionais e religiosas, congregações e paróquias. São contratados, dependendo do grupo religioso ao qual pertencem, na condição de empregados com carteira assinada, por conta própria, como autônomos ou ainda, como voluntários. Atuam em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Em determinadas instituições e entidades religiosas, a função de direção e gestão é exercida por pessoas com formação religiosa profissional. De modo geral, requer-se que os trabalhadores dessa família ocupacional tenham escolaridade de nível superior. O tempo exigido para o pleno exercício das funções é de, no mínimo, cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Secretário-executivo de entidade religiosa

Dirigentes e administradores de entidades religiosas devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • representar a instituição;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • implementar a missão religiosa;
  • articular recursos;
  • comunicar-se;
  • coordenar atividades;

Atividades

  • captar recursos financeiros;
  • planejar calendário religioso;
  • gerenciar as atividades da entidade (administrativas, sociais etc.);
  • demonstrar amor ao próximo;
  • traçar diretrizes;
  • administrar o patrimônio da organização;
  • acompanhar a arrecadação financeira;
  • promover orientação espiritual nas escolas;
  • estabelecer normas e regras administrativas;
  • demonstrar ética;
  • coordenar grupos de estudos religiosos;
  • promover festas e eventos;
  • coordenar equipes de trabalho;
  • identificar lideranças na comunidade;
  • demonstrar organização;
  • participar de conselhos políticos e comunitários;
  • elaborar documentos formais (atas, relatórios, contratos etc.);
  • proferir palestras;
  • elaborar estratégias e plano de comunicação da entidade;
  • participar de campanhas de utilidade pública;
  • participar de conselhos inter-religiosos;
  • supervisionar a administração de entidades vinculadas à organização;
  • visitar projetos e entidades sociais;
  • demonstrar liderança;
  • publicar boletins internos e periódicos;
  • supervisionar programas e projetos da instituição;
  • respeitar o próximo;
  • promover campanhas religiosas, sociais e institucionais;
  • acompanhar o quadro associativo (sócios, membros e mantenedores);
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • mobilizar recursos;
  • alocar recursos;
  • recepcionar personalidades públicas;
  • demonstrar capacidade de compartilhar;
  • verificar viabilidade de programas e projetos;
  • administrar conflitos;
  • promover ações sociais;
  • formar comitês;
  • avaliar a compatibilidade de princípios e estratégias de gestão com a missão religiosa;
  • pesquisar usos e costumes da região;
  • recrutar voluntários;
  • elaborar plano de ação;
  • articular parcerias;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • gerenciar os serviços contratados de terceiros;
  • gerenciar equipes;
  • atender o público;
  • administrar o fluxo de caixa;
  • buscar apoio institucional;
  • desenvolver ações estratégicas;
  • elaborar orçamento;
  • definir rotinas operacionais;
  • definir estratégias para divulgar a missão;
  • respeitar a diversidade;
  • elaborar estatutos;
  • demonstrar carisma;
  • implementar plano de ação;
  • interagir com a comunidade;
  • desenvolver material de divulgação;
  • elaborar projetos e programas missionários;
  • organizar seminários, acampamentos, retiros, cursos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • elaborar estratégias de ensino;
  • gerenciar plano de comunicação;
  • articular conselhos da entidade (religioso, consultivo, administrativo);
  • formular princípios da organização;
  • demonstrar sensibilidade social e psicológica;
  • atender órgãos de imprensa;
  • participar de programas de rádio e tv;
  • promover a formação de voluntários;
  • organizar eventos;
  • organizar comemorações religiosas;
  • saber ouvir;
  • demonstrar tolerância;
  • assessorar a elaboração do projeto arquitetônico dos espaços para culto;
  • indicar representantes;
  • aprovar verbas;
  • preparar voluntários;
  • definir objetivos e metas;
  • conferir documentos formais (atas e relatórios);
  • organizar equipes;
  • demonstrar autocontrole;
  • demonstrar coerência;
  • participar de eventos inter-religiosos;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • publicar artigos;
  • demonstrar conhecimento religioso;


Setores que mais contratam Secretário-executivo de entidade religiosa no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações religiosas




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