Salário para o cargo de Secretário-executivo de entidade religiosa
CBO 1143-05 > Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Secretário-executivo de entidade religiosa - Descrição, atividades e funções do cargo

Implementam a missão religiosa, representam, jurídica e legalmente, a instituição, gerenciam operações administrativas e financeiras, coordenam atividades, articulam recursos humanos e materiais, comunicam-se oralmente e por escrito.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de entidades religiosas podem exercer suas funções como trabalhadores de instituições de caráter religioso, entidades filantrópicas, instituições de assistência social e educacional, centros e comunidades sociais, educacionais e religiosas, congregações e paróquias. São contratados, dependendo do grupo religioso ao qual pertencem, na condição de empregados com carteira assinada, por conta própria, como autônomos ou ainda, como voluntários. Atuam em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Em determinadas instituições e entidades religiosas, a função de direção e gestão é exercida por pessoas com formação religiosa profissional. De modo geral, requer-se que os trabalhadores dessa família ocupacional tenham escolaridade de nível superior. O tempo exigido para o pleno exercício das funções é de, no mínimo, cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Secretário-executivo de entidade religiosa

Dirigentes e administradores de entidades religiosas devem:

  • articular recursos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • representar a instituição;
  • implementar a missão religiosa;
  • coordenar atividades;
  • comunicar-se;

Atividades

  • preparar voluntários;
  • captar recursos financeiros;
  • mobilizar recursos;
  • demonstrar tolerância;
  • recrutar voluntários;
  • respeitar o próximo;
  • formar comitês;
  • participar de campanhas de utilidade pública;
  • participar de conselhos inter-religiosos;
  • identificar lideranças na comunidade;
  • demonstrar organização;
  • demonstrar amor ao próximo;
  • demonstrar sensibilidade social e psicológica;
  • participar de programas de rádio e tv;
  • supervisionar programas e projetos da instituição;
  • gerenciar as atividades da entidade (administrativas, sociais etc.);
  • demonstrar ética;
  • organizar seminários, acampamentos, retiros, cursos;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • gerenciar equipes;
  • coordenar equipes de trabalho;
  • visitar projetos e entidades sociais;
  • promover festas e eventos;
  • saber ouvir;
  • organizar comemorações religiosas;
  • administrar o patrimônio da organização;
  • aprovar verbas;
  • definir objetivos e metas;
  • demonstrar liderança;
  • gerenciar plano de comunicação;
  • elaborar orçamento;
  • recepcionar personalidades públicas;
  • acompanhar a arrecadação financeira;
  • assessorar a elaboração do projeto arquitetônico dos espaços para culto;
  • traçar diretrizes;
  • desenvolver ações estratégicas;
  • gerenciar os serviços contratados de terceiros;
  • atender órgãos de imprensa;
  • demonstrar carisma;
  • publicar boletins internos e periódicos;
  • interagir com a comunidade;
  • avaliar a compatibilidade de princípios e estratégias de gestão com a missão religiosa;
  • organizar equipes;
  • promover orientação espiritual nas escolas;
  • promover ações sociais;
  • estabelecer normas e regras administrativas;
  • buscar apoio institucional;
  • supervisionar a administração de entidades vinculadas à organização;
  • elaborar documentos formais (atas, relatórios, contratos etc.);
  • demonstrar capacidade de compartilhar;
  • pesquisar usos e costumes da região;
  • proferir palestras;
  • respeitar a diversidade;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • definir rotinas operacionais;
  • implementar plano de ação;
  • demonstrar conhecimento religioso;
  • demonstrar autocontrole;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • elaborar estatutos;
  • acompanhar o quadro associativo (sócios, membros e mantenedores);
  • administrar o fluxo de caixa;
  • atender o público;
  • elaborar projetos e programas missionários;
  • indicar representantes;
  • verificar viabilidade de programas e projetos;
  • elaborar plano de ação;
  • publicar artigos;
  • articular conselhos da entidade (religioso, consultivo, administrativo);
  • definir estratégias para divulgar a missão;
  • articular parcerias;
  • coordenar grupos de estudos religiosos;
  • promover a formação de voluntários;
  • participar de conselhos políticos e comunitários;
  • planejar calendário religioso;
  • organizar eventos;
  • conferir documentos formais (atas e relatórios);
  • administrar conflitos;
  • desenvolver material de divulgação;
  • promover campanhas religiosas, sociais e institucionais;
  • demonstrar coerência;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • formular princípios da organização;
  • elaborar estratégias de ensino;
  • alocar recursos;
  • elaborar estratégias e plano de comunicação da entidade;
  • participar de eventos inter-religiosos;


Setores que mais contratam Secretário-executivo de entidade religiosa no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações religiosas




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