Salário para o cargo de Secretário-executivo de entidade religiosa
CBO 1143-05 > Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Secretário-executivo de entidade religiosa - Descrição, atividades e funções do cargo

Implementam a missão religiosa, representam, jurídica e legalmente, a instituição, gerenciam operações administrativas e financeiras, coordenam atividades, articulam recursos humanos e materiais, comunicam-se oralmente e por escrito.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de entidades religiosas podem exercer suas funções como trabalhadores de instituições de caráter religioso, entidades filantrópicas, instituições de assistência social e educacional, centros e comunidades sociais, educacionais e religiosas, congregações e paróquias. São contratados, dependendo do grupo religioso ao qual pertencem, na condição de empregados com carteira assinada, por conta própria, como autônomos ou ainda, como voluntários. Atuam em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Em determinadas instituições e entidades religiosas, a função de direção e gestão é exercida por pessoas com formação religiosa profissional. De modo geral, requer-se que os trabalhadores dessa família ocupacional tenham escolaridade de nível superior. O tempo exigido para o pleno exercício das funções é de, no mínimo, cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Secretário-executivo de entidade religiosa

Dirigentes e administradores de entidades religiosas devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar atividades;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • articular recursos;
  • representar a instituição;
  • implementar a missão religiosa;
  • comunicar-se;

Atividades

  • implementar plano de ação;
  • respeitar o próximo;
  • participar de conselhos políticos e comunitários;
  • gerenciar os serviços contratados de terceiros;
  • definir rotinas operacionais;
  • elaborar estatutos;
  • recepcionar personalidades públicas;
  • assessorar a elaboração do projeto arquitetônico dos espaços para culto;
  • publicar artigos;
  • demonstrar sensibilidade social e psicológica;
  • promover festas e eventos;
  • verificar viabilidade de programas e projetos;
  • participar de conselhos inter-religiosos;
  • demonstrar amor ao próximo;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • administrar conflitos;
  • estabelecer normas e regras administrativas;
  • identificar lideranças na comunidade;
  • publicar boletins internos e periódicos;
  • demonstrar tolerância;
  • atender o público;
  • participar de eventos inter-religiosos;
  • demonstrar liderança;
  • promover campanhas religiosas, sociais e institucionais;
  • promover a formação de voluntários;
  • organizar comemorações religiosas;
  • elaborar documentos formais (atas, relatórios, contratos etc.);
  • atender órgãos de imprensa;
  • articular conselhos da entidade (religioso, consultivo, administrativo);
  • definir estratégias para divulgar a missão;
  • pesquisar usos e costumes da região;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • conferir documentos formais (atas e relatórios);
  • coordenar grupos de estudos religiosos;
  • avaliar a compatibilidade de princípios e estratégias de gestão com a missão religiosa;
  • interagir com a comunidade;
  • administrar o fluxo de caixa;
  • mobilizar recursos;
  • desenvolver ações estratégicas;
  • aprovar verbas;
  • respeitar a diversidade;
  • demonstrar capacidade de compartilhar;
  • saber ouvir;
  • demonstrar coerência;
  • acompanhar a arrecadação financeira;
  • elaborar plano de ação;
  • buscar apoio institucional;
  • indicar representantes;
  • supervisionar programas e projetos da instituição;
  • demonstrar organização;
  • visitar projetos e entidades sociais;
  • organizar eventos;
  • elaborar orçamento;
  • formular princípios da organização;
  • definir objetivos e metas;
  • elaborar estratégias de ensino;
  • elaborar projetos e programas missionários;
  • organizar equipes;
  • gerenciar equipes;
  • proferir palestras;
  • promover orientação espiritual nas escolas;
  • gerenciar as atividades da entidade (administrativas, sociais etc.);
  • demonstrar carisma;
  • desenvolver material de divulgação;
  • recrutar voluntários;
  • captar recursos financeiros;
  • administrar o patrimônio da organização;
  • planejar calendário religioso;
  • participar de campanhas de utilidade pública;
  • acompanhar o quadro associativo (sócios, membros e mantenedores);
  • gerenciar plano de comunicação;
  • demonstrar autocontrole;
  • organizar seminários, acampamentos, retiros, cursos;
  • demonstrar ética;
  • participar de programas de rádio e tv;
  • traçar diretrizes;
  • coordenar equipes de trabalho;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • formar comitês;
  • elaborar estratégias e plano de comunicação da entidade;
  • preparar voluntários;
  • promover ações sociais;
  • alocar recursos;
  • supervisionar a administração de entidades vinculadas à organização;
  • demonstrar conhecimento religioso;
  • articular parcerias;
  • acompanhar a execução orçamentária;


Setores que mais contratam Secretário-executivo de entidade religiosa no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações religiosas




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