Salário para o cargo de Secretário-executivo de entidade religiosa
CBO 1143-05 > Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Secretário-executivo de entidade religiosa - Descrição, atividades e funções do cargo

Implementam a missão religiosa, representam, jurídica e legalmente, a instituição, gerenciam operações administrativas e financeiras, coordenam atividades, articulam recursos humanos e materiais, comunicam-se oralmente e por escrito.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de entidades religiosas podem exercer suas funções como trabalhadores de instituições de caráter religioso, entidades filantrópicas, instituições de assistência social e educacional, centros e comunidades sociais, educacionais e religiosas, congregações e paróquias. São contratados, dependendo do grupo religioso ao qual pertencem, na condição de empregados com carteira assinada, por conta própria, como autônomos ou ainda, como voluntários. Atuam em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Em determinadas instituições e entidades religiosas, a função de direção e gestão é exercida por pessoas com formação religiosa profissional. De modo geral, requer-se que os trabalhadores dessa família ocupacional tenham escolaridade de nível superior. O tempo exigido para o pleno exercício das funções é de, no mínimo, cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Secretário-executivo de entidade religiosa

Dirigentes e administradores de entidades religiosas devem:

  • articular recursos;
  • coordenar atividades;
  • implementar a missão religiosa;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • representar a instituição;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;

Atividades

  • recrutar voluntários;
  • organizar comemorações religiosas;
  • promover festas e eventos;
  • conferir documentos formais (atas e relatórios);
  • promover campanhas religiosas, sociais e institucionais;
  • participar de campanhas de utilidade pública;
  • estabelecer normas e regras administrativas;
  • traçar diretrizes;
  • administrar conflitos;
  • elaborar projetos e programas missionários;
  • promover orientação espiritual nas escolas;
  • preparar voluntários;
  • organizar eventos;
  • saber ouvir;
  • demonstrar carisma;
  • visitar projetos e entidades sociais;
  • supervisionar a administração de entidades vinculadas à organização;
  • participar de eventos inter-religiosos;
  • acompanhar a arrecadação financeira;
  • demonstrar liderança;
  • coordenar equipes de trabalho;
  • desenvolver ações estratégicas;
  • elaborar documentos formais (atas, relatórios, contratos etc.);
  • elaborar estratégias e plano de comunicação da entidade;
  • administrar o patrimônio da organização;
  • demonstrar sensibilidade social e psicológica;
  • elaborar orçamento;
  • articular parcerias;
  • verificar viabilidade de programas e projetos;
  • aprovar verbas;
  • participar de conselhos políticos e comunitários;
  • participar de conselhos inter-religiosos;
  • participar de programas de rádio e tv;
  • publicar artigos;
  • captar recursos financeiros;
  • gerenciar plano de comunicação;
  • promover ações sociais;
  • demonstrar ética;
  • demonstrar organização;
  • gerenciar os serviços contratados de terceiros;
  • demonstrar autocontrole;
  • demonstrar amor ao próximo;
  • indicar representantes;
  • demonstrar capacidade de compartilhar;
  • assessorar a elaboração do projeto arquitetônico dos espaços para culto;
  • recepcionar personalidades públicas;
  • definir estratégias para divulgar a missão;
  • gerenciar as atividades da entidade (administrativas, sociais etc.);
  • respeitar o próximo;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • acompanhar o quadro associativo (sócios, membros e mantenedores);
  • elaborar plano de ação;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • demonstrar tolerância;
  • avaliar a compatibilidade de princípios e estratégias de gestão com a missão religiosa;
  • implementar plano de ação;
  • demonstrar conhecimento religioso;
  • planejar calendário religioso;
  • atender órgãos de imprensa;
  • organizar seminários, acampamentos, retiros, cursos;
  • interagir com a comunidade;
  • coordenar grupos de estudos religiosos;
  • demonstrar coerência;
  • mobilizar recursos;
  • publicar boletins internos e periódicos;
  • administrar o fluxo de caixa;
  • organizar equipes;
  • proferir palestras;
  • promover a formação de voluntários;
  • pesquisar usos e costumes da região;
  • elaborar estatutos;
  • atender o público;
  • supervisionar programas e projetos da instituição;
  • articular conselhos da entidade (religioso, consultivo, administrativo);
  • formar comitês;
  • definir objetivos e metas;
  • elaborar estratégias de ensino;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • definir rotinas operacionais;
  • gerenciar equipes;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • buscar apoio institucional;
  • formular princípios da organização;
  • desenvolver material de divulgação;
  • identificar lideranças na comunidade;
  • alocar recursos;
  • respeitar a diversidade;


Setores que mais contratam Secretário-executivo de entidade religiosa no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações religiosas




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