Salário para o cargo de Dirigente e administrador de organização religiosa
CBO 1143-05 > Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Dirigente e administrador de organização religiosa - Descrição, atividades e funções do cargo

Implementam a missão religiosa, representam, jurídica e legalmente, a instituição, gerenciam operações administrativas e financeiras, coordenam atividades, articulam recursos humanos e materiais, comunicam-se oralmente e por escrito.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de entidades religiosas podem exercer suas funções como trabalhadores de instituições de caráter religioso, entidades filantrópicas, instituições de assistência social e educacional, centros e comunidades sociais, educacionais e religiosas, congregações e paróquias. São contratados, dependendo do grupo religioso ao qual pertencem, na condição de empregados com carteira assinada, por conta própria, como autônomos ou ainda, como voluntários. Atuam em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Em determinadas instituições e entidades religiosas, a função de direção e gestão é exercida por pessoas com formação religiosa profissional. De modo geral, requer-se que os trabalhadores dessa família ocupacional tenham escolaridade de nível superior. O tempo exigido para o pleno exercício das funções é de, no mínimo, cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente e administrador de organização religiosa

Dirigentes e administradores de entidades religiosas devem:

  • implementar a missão religiosa;
  • representar a instituição;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • articular recursos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • coordenar atividades;

Atividades

  • demonstrar ética;
  • participar de conselhos inter-religiosos;
  • elaborar orçamento;
  • atender o público;
  • elaborar estatutos;
  • promover festas e eventos;
  • aprovar verbas;
  • conferir documentos formais (atas e relatórios);
  • representar a instituição junto à mídia;
  • definir rotinas operacionais;
  • assessorar a elaboração do projeto arquitetônico dos espaços para culto;
  • demonstrar coerência;
  • publicar artigos;
  • definir objetivos e metas;
  • articular conselhos da entidade (religioso, consultivo, administrativo);
  • traçar diretrizes;
  • formar comitês;
  • estabelecer normas e regras administrativas;
  • respeitar a diversidade;
  • demonstrar capacidade de compartilhar;
  • mobilizar recursos;
  • participar de programas de rádio e tv;
  • indicar representantes;
  • elaborar estratégias de ensino;
  • promover a formação de voluntários;
  • promover campanhas religiosas, sociais e institucionais;
  • implementar plano de ação;
  • publicar boletins internos e periódicos;
  • demonstrar conhecimento religioso;
  • pesquisar usos e costumes da região;
  • recrutar voluntários;
  • coordenar grupos de estudos religiosos;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • gerenciar plano de comunicação;
  • interagir com a comunidade;
  • demonstrar autocontrole;
  • gerenciar os serviços contratados de terceiros;
  • administrar o patrimônio da organização;
  • organizar equipes;
  • proferir palestras;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • demonstrar amor ao próximo;
  • promover orientação espiritual nas escolas;
  • demonstrar organização;
  • preparar voluntários;
  • saber ouvir;
  • supervisionar programas e projetos da instituição;
  • desenvolver ações estratégicas;
  • participar de conselhos políticos e comunitários;
  • elaborar documentos formais (atas, relatórios, contratos etc.);
  • acompanhar a arrecadação financeira;
  • definir estratégias para divulgar a missão;
  • gerenciar as atividades da entidade (administrativas, sociais etc.);
  • formular princípios da organização;
  • organizar comemorações religiosas;
  • recepcionar personalidades públicas;
  • identificar lideranças na comunidade;
  • visitar projetos e entidades sociais;
  • demonstrar carisma;
  • organizar seminários, acampamentos, retiros, cursos;
  • elaborar plano de ação;
  • desenvolver material de divulgação;
  • organizar eventos;
  • avaliar a compatibilidade de princípios e estratégias de gestão com a missão religiosa;
  • atender órgãos de imprensa;
  • gerenciar equipes;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • planejar calendário religioso;
  • alocar recursos;
  • elaborar projetos e programas missionários;
  • acompanhar o quadro associativo (sócios, membros e mantenedores);
  • elaborar estratégias e plano de comunicação da entidade;
  • participar de eventos inter-religiosos;
  • administrar o fluxo de caixa;
  • demonstrar tolerância;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar sensibilidade social e psicológica;
  • articular parcerias;
  • respeitar o próximo;
  • verificar viabilidade de programas e projetos;
  • promover ações sociais;
  • buscar apoio institucional;
  • supervisionar a administração de entidades vinculadas à organização;
  • captar recursos financeiros;
  • participar de campanhas de utilidade pública;
  • coordenar equipes de trabalho;
  • administrar conflitos;


Setores que mais contratam Dirigente e administrador de organização religiosa no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações religiosas




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