Salário para o cargo de Dirigente e administrador de organização religiosa
CBO 1143-05 > Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Dirigente e administrador de organização religiosa - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam a missão religiosa, representam, jurídica e legalmente, a instituição, gerenciam operações administrativas e financeiras, coordenam atividades, articulam recursos humanos e materiais, comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Dirigente e administrador de organização religiosa

Um Dirigente e administrador de organização religiosa trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.355,34 e R$ 7.953,53, com a média salarial de R$ 3.372,36 e o salário mediana em R$ 3.316,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Dirigente e administrador de organização religiosa

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.372,36 40.468,27 843,09 16,78
1º Quartil 1.355,34 16.264,02 338,83 6,75
Salário Mediana 3.316,50 39.798,00 829,13 16,51
3º Quartil 6.065,70 72.788,42 1.516,43 30,19
Teto Salarial 7.953,53 95.442,36 1.988,38 39,58


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.757 - 13.923 7.070,71 4.757,00 6.938,35 11.495,00 13.923,09


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.455 - 11.262 5.232,41 1.455,35 5.350,45 9.297,59 11.261,52
Paraná 1.485 - 4.953 2.414,23 1.485,00 2.051,40 4.089,53 4.953,36
Rio de Janeiro 1.308 - 6.235 2.679,20 1.307,83 1.653,92 5.148,00 6.235,41
Rio Grande do Sul 3.656 - 4.552 3.714,63 3.655,95 3.700,32 3.758,28 4.552,14


Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de entidades religiosas podem exercer suas funções como trabalhadores de instituições de caráter religioso, entidades filantrópicas, instituições de assistência social e educacional, centros e comunidades sociais, educacionais e religiosas, congregações e paróquias. São contratados, dependendo do grupo religioso ao qual pertencem, na condição de empregados com carteira assinada, por conta própria, como autônomos ou ainda, como voluntários. Atuam em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Em determinadas instituições e entidades religiosas, a função de direção e gestão é exercida por pessoas com formação religiosa profissional. De modo geral, requer-se que os trabalhadores dessa família ocupacional tenham escolaridade de nível superior. O tempo exigido para o pleno exercício das funções é de, no mínimo, cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Dirigente e administrador de organização religiosa

Dirigentes e administradores de entidades religiosas devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • coordenar atividades;
  • articular recursos;
  • implementar a missão religiosa;
  • representar a instituição;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;

  • Atividades

    • recrutar voluntários;
    • participar de eventos inter-religiosos;
    • captar recursos financeiros;
    • promover orientação espiritual nas escolas;
    • preparar voluntários;
    • representar a instituição junto à mídia;
    • indicar representantes;
    • formar comitês;
    • acompanhar a arrecadação financeira;
    • gerenciar as atividades da entidade (administrativas, sociais etc.);
    • elaborar estratégias e plano de comunicação da entidade;
    • conferir documentos formais (atas e relatórios);
    • desenvolver material de divulgação;
    • articular conselhos da entidade (religioso, consultivo, administrativo);
    • supervisionar a administração de entidades vinculadas à organização;
    • participar de programas de rádio e tv;
    • identificar lideranças na comunidade;
    • acompanhar o quadro associativo (sócios, membros e mantenedores);
    • visitar projetos e entidades sociais;
    • administrar conflitos;
    • alocar recursos;
    • elaborar projetos e programas missionários;
    • respeitar a diversidade;
    • representar jurídica e legalmente a instituição;
    • participar de campanhas de utilidade pública;
    • acompanhar a execução orçamentária;
    • mobilizar recursos;
    • recepcionar personalidades públicas;
    • promover campanhas religiosas, sociais e institucionais;
    • buscar apoio institucional;
    • definir estratégias para divulgar a missão;
    • demonstrar organização;
    • proferir palestras;
    • aprovar verbas;
    • organizar equipes;
    • demonstrar amor ao próximo;
    • promover festas e eventos;
    • gerenciar os serviços contratados de terceiros;
    • atender órgãos de imprensa;
    • verificar viabilidade de programas e projetos;
    • elaborar orçamento;
    • assessorar a elaboração do projeto arquitetônico dos espaços para culto;
    • organizar comemorações religiosas;
    • demonstrar tolerância;
    • elaborar estatutos;
    • gerenciar plano de comunicação;
    • respeitar o próximo;
    • avaliar a compatibilidade de princípios e estratégias de gestão com a missão religiosa;
    • implementar plano de ação;
    • administrar o fluxo de caixa;
    • organizar eventos;
    • gerenciar equipes;
    • atender o público;
    • estabelecer normas e regras administrativas;
    • articular parcerias;
    • demonstrar conhecimento religioso;
    • demonstrar liderança;
    • elaborar documentos formais (atas, relatórios, contratos etc.);
    • organizar seminários, acampamentos, retiros, cursos;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • participar de conselhos políticos e comunitários;
    • coordenar grupos de estudos religiosos;
    • supervisionar programas e projetos da instituição;
    • formular princípios da organização;
    • traçar diretrizes;
    • demonstrar carisma;
    • demonstrar comunicabilidade;
    • interagir com a comunidade;
    • participar de conselhos inter-religiosos;
    • desenvolver ações estratégicas;
    • definir rotinas operacionais;
    • elaborar estratégias de ensino;
    • promover ações sociais;
    • definir objetivos e metas;
    • saber ouvir;
    • promover a formação de voluntários;
    • demonstrar autocontrole;
    • demonstrar capacidade de compartilhar;
    • publicar boletins internos e periódicos;
    • demonstrar ética;
    • demonstrar sensibilidade social e psicológica;
    • pesquisar usos e costumes da região;
    • elaborar plano de ação;
    • demonstrar coerência;
    • planejar calendário religioso;
    • administrar o patrimônio da organização;
    • publicar artigos;


    Setores que mais contratam Dirigente e administrador de organização religiosa no mercado de trabalho

    • Atividades de organizações religiosas
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
    • Atividades de assistência social prestadas em residências coletivas e particulares
    • Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Educação superior - graduação
    • Atividades de assistência psicossocial e à saúde a portadores de distúrbios psíquicos, deficiência mental e dependência química não especificadas ante
    • Serviços de assistência social sem alojamento




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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