Salário para o cargo de Gestor de entidade religiosa
CBO 1143-05 > Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Gestor de entidade religiosa - Descrição, atividades e funções do cargo

Implementam a missão religiosa, representam, jurídica e legalmente, a instituição, gerenciam operações administrativas e financeiras, coordenam atividades, articulam recursos humanos e materiais, comunicam-se oralmente e por escrito.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de entidades religiosas podem exercer suas funções como trabalhadores de instituições de caráter religioso, entidades filantrópicas, instituições de assistência social e educacional, centros e comunidades sociais, educacionais e religiosas, congregações e paróquias. São contratados, dependendo do grupo religioso ao qual pertencem, na condição de empregados com carteira assinada, por conta própria, como autônomos ou ainda, como voluntários. Atuam em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Em determinadas instituições e entidades religiosas, a função de direção e gestão é exercida por pessoas com formação religiosa profissional. De modo geral, requer-se que os trabalhadores dessa família ocupacional tenham escolaridade de nível superior. O tempo exigido para o pleno exercício das funções é de, no mínimo, cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Gestor de entidade religiosa

Dirigentes e administradores de entidades religiosas devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • representar a instituição;
  • coordenar atividades;
  • implementar a missão religiosa;
  • articular recursos;
  • comunicar-se;

Atividades

  • buscar apoio institucional;
  • visitar projetos e entidades sociais;
  • definir objetivos e metas;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • coordenar grupos de estudos religiosos;
  • formar comitês;
  • traçar diretrizes;
  • demonstrar capacidade de compartilhar;
  • organizar eventos;
  • formular princípios da organização;
  • publicar boletins internos e periódicos;
  • administrar conflitos;
  • gerenciar as atividades da entidade (administrativas, sociais etc.);
  • avaliar a compatibilidade de princípios e estratégias de gestão com a missão religiosa;
  • atender o público;
  • recrutar voluntários;
  • gerenciar plano de comunicação;
  • acompanhar o quadro associativo (sócios, membros e mantenedores);
  • atender órgãos de imprensa;
  • promover campanhas religiosas, sociais e institucionais;
  • implementar plano de ação;
  • demonstrar autocontrole;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar sensibilidade social e psicológica;
  • recepcionar personalidades públicas;
  • planejar calendário religioso;
  • participar de programas de rádio e tv;
  • participar de campanhas de utilidade pública;
  • definir rotinas operacionais;
  • organizar equipes;
  • participar de eventos inter-religiosos;
  • administrar o patrimônio da organização;
  • alocar recursos;
  • mobilizar recursos;
  • elaborar plano de ação;
  • demonstrar tolerância;
  • elaborar estatutos;
  • estabelecer normas e regras administrativas;
  • promover orientação espiritual nas escolas;
  • definir estratégias para divulgar a missão;
  • promover ações sociais;
  • conferir documentos formais (atas e relatórios);
  • articular conselhos da entidade (religioso, consultivo, administrativo);
  • aprovar verbas;
  • promover a formação de voluntários;
  • elaborar estratégias e plano de comunicação da entidade;
  • desenvolver ações estratégicas;
  • organizar seminários, acampamentos, retiros, cursos;
  • indicar representantes;
  • saber ouvir;
  • participar de conselhos políticos e comunitários;
  • elaborar projetos e programas missionários;
  • desenvolver material de divulgação;
  • elaborar documentos formais (atas, relatórios, contratos etc.);
  • gerenciar os serviços contratados de terceiros;
  • demonstrar coerência;
  • verificar viabilidade de programas e projetos;
  • demonstrar conhecimento religioso;
  • promover festas e eventos;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • demonstrar carisma;
  • supervisionar a administração de entidades vinculadas à organização;
  • demonstrar amor ao próximo;
  • interagir com a comunidade;
  • publicar artigos;
  • participar de conselhos inter-religiosos;
  • gerenciar equipes;
  • acompanhar a arrecadação financeira;
  • coordenar equipes de trabalho;
  • proferir palestras;
  • articular parcerias;
  • demonstrar organização;
  • elaborar orçamento;
  • elaborar estratégias de ensino;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • preparar voluntários;
  • assessorar a elaboração do projeto arquitetônico dos espaços para culto;
  • demonstrar ética;
  • administrar o fluxo de caixa;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • supervisionar programas e projetos da instituição;
  • pesquisar usos e costumes da região;
  • respeitar o próximo;
  • organizar comemorações religiosas;
  • identificar lideranças na comunidade;
  • respeitar a diversidade;
  • captar recursos financeiros;


Setores que mais contratam Gestor de entidade religiosa no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações religiosas




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