Salário para o cargo de Coordenador de entidade religiosa
CBO 1143-05 > Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Coordenador de entidade religiosa - Descrição, atividades e funções do cargo

Implementam a missão religiosa, representam, jurídica e legalmente, a instituição, gerenciam operações administrativas e financeiras, coordenam atividades, articulam recursos humanos e materiais, comunicam-se oralmente e por escrito.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de entidades religiosas podem exercer suas funções como trabalhadores de instituições de caráter religioso, entidades filantrópicas, instituições de assistência social e educacional, centros e comunidades sociais, educacionais e religiosas, congregações e paróquias. São contratados, dependendo do grupo religioso ao qual pertencem, na condição de empregados com carteira assinada, por conta própria, como autônomos ou ainda, como voluntários. Atuam em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Em determinadas instituições e entidades religiosas, a função de direção e gestão é exercida por pessoas com formação religiosa profissional. De modo geral, requer-se que os trabalhadores dessa família ocupacional tenham escolaridade de nível superior. O tempo exigido para o pleno exercício das funções é de, no mínimo, cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Coordenador de entidade religiosa

Dirigentes e administradores de entidades religiosas devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • articular recursos;
  • implementar a missão religiosa;
  • comunicar-se;
  • coordenar atividades;
  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • representar a instituição;

Atividades

  • demonstrar capacidade de compartilhar;
  • administrar o fluxo de caixa;
  • demonstrar organização;
  • pesquisar usos e costumes da região;
  • assessorar a elaboração do projeto arquitetônico dos espaços para culto;
  • articular parcerias;
  • elaborar projetos e programas missionários;
  • definir rotinas operacionais;
  • estabelecer normas e regras administrativas;
  • implementar plano de ação;
  • elaborar estratégias e plano de comunicação da entidade;
  • promover ações sociais;
  • publicar boletins internos e periódicos;
  • desenvolver ações estratégicas;
  • gerenciar plano de comunicação;
  • demonstrar carisma;
  • elaborar estratégias de ensino;
  • demonstrar amor ao próximo;
  • organizar seminários, acampamentos, retiros, cursos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • formar comitês;
  • demonstrar autocontrole;
  • acompanhar o quadro associativo (sócios, membros e mantenedores);
  • identificar lideranças na comunidade;
  • respeitar o próximo;
  • participar de conselhos políticos e comunitários;
  • atender órgãos de imprensa;
  • demonstrar coerência;
  • visitar projetos e entidades sociais;
  • participar de eventos inter-religiosos;
  • participar de campanhas de utilidade pública;
  • desenvolver material de divulgação;
  • demonstrar conhecimento religioso;
  • respeitar a diversidade;
  • promover campanhas religiosas, sociais e institucionais;
  • conferir documentos formais (atas e relatórios);
  • administrar conflitos;
  • atender o público;
  • buscar apoio institucional;
  • captar recursos financeiros;
  • demonstrar tolerância;
  • avaliar a compatibilidade de princípios e estratégias de gestão com a missão religiosa;
  • promover festas e eventos;
  • alocar recursos;
  • planejar calendário religioso;
  • gerenciar os serviços contratados de terceiros;
  • preparar voluntários;
  • publicar artigos;
  • definir estratégias para divulgar a missão;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • promover a formação de voluntários;
  • participar de programas de rádio e tv;
  • gerenciar equipes;
  • coordenar grupos de estudos religiosos;
  • elaborar orçamento;
  • supervisionar a administração de entidades vinculadas à organização;
  • recrutar voluntários;
  • aprovar verbas;
  • traçar diretrizes;
  • gerenciar as atividades da entidade (administrativas, sociais etc.);
  • organizar eventos;
  • proferir palestras;
  • administrar o patrimônio da organização;
  • elaborar plano de ação;
  • demonstrar ética;
  • indicar representantes;
  • verificar viabilidade de programas e projetos;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • elaborar documentos formais (atas, relatórios, contratos etc.);
  • definir objetivos e metas;
  • participar de conselhos inter-religiosos;
  • acompanhar a arrecadação financeira;
  • demonstrar liderança;
  • organizar comemorações religiosas;
  • formular princípios da organização;
  • coordenar equipes de trabalho;
  • organizar equipes;
  • supervisionar programas e projetos da instituição;
  • elaborar estatutos;
  • recepcionar personalidades públicas;
  • interagir com a comunidade;
  • promover orientação espiritual nas escolas;
  • demonstrar comunicabilidade;
  • demonstrar sensibilidade social e psicológica;
  • saber ouvir;
  • mobilizar recursos;
  • articular conselhos da entidade (religioso, consultivo, administrativo);


Setores que mais contratam Coordenador de entidade religiosa no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações religiosas




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