Salário para o cargo de Coordenador de entidade religiosa
CBO 1143-05 > Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Coordenador de entidade religiosa - Descrição, atividades e funções do cargo

Implementam a missão religiosa, representam, jurídica e legalmente, a instituição, gerenciam operações administrativas e financeiras, coordenam atividades, articulam recursos humanos e materiais, comunicam-se oralmente e por escrito.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Membros superiores e dirigentes do poder público
      • Dirigentes e administradores de organização de interesse público
        • Dirigentes e administradores de entidades religiosas

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Principais locais de trabalho

Dirigentes e administradores de entidades religiosas podem exercer suas funções como trabalhadores de instituições de caráter religioso, entidades filantrópicas, instituições de assistência social e educacional, centros e comunidades sociais, educacionais e religiosas, congregações e paróquias. São contratados, dependendo do grupo religioso ao qual pertencem, na condição de empregados com carteira assinada, por conta própria, como autônomos ou ainda, como voluntários. Atuam em equipes, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dirigentes e administradores de entidades religiosas

Em determinadas instituições e entidades religiosas, a função de direção e gestão é exercida por pessoas com formação religiosa profissional. De modo geral, requer-se que os trabalhadores dessa família ocupacional tenham escolaridade de nível superior. O tempo exigido para o pleno exercício das funções é de, no mínimo, cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Coordenador de entidade religiosa

Dirigentes e administradores de entidades religiosas devem:

  • gerenciar operações administrativas e financeiras;
  • coordenar atividades;
  • articular recursos;
  • implementar a missão religiosa;
  • representar a instituição;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;

Atividades

  • aprovar verbas;
  • alocar recursos;
  • promover orientação espiritual nas escolas;
  • demonstrar tolerância;
  • desenvolver material de divulgação;
  • recrutar voluntários;
  • interagir com a comunidade;
  • acompanhar a arrecadação financeira;
  • gerenciar plano de comunicação;
  • participar de conselhos inter-religiosos;
  • demonstrar conhecimento religioso;
  • saber ouvir;
  • publicar boletins internos e periódicos;
  • recepcionar personalidades públicas;
  • elaborar estratégias e plano de comunicação da entidade;
  • planejar calendário religioso;
  • participar de eventos inter-religiosos;
  • elaborar estratégias de ensino;
  • participar de programas de rádio e tv;
  • indicar representantes;
  • demonstrar autocontrole;
  • definir rotinas operacionais;
  • promover ações sociais;
  • demonstrar capacidade de compartilhar;
  • demonstrar liderança;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • formular princípios da organização;
  • assessorar a elaboração do projeto arquitetônico dos espaços para culto;
  • elaborar projetos e programas missionários;
  • buscar apoio institucional;
  • demonstrar ética;
  • supervisionar a administração de entidades vinculadas à organização;
  • gerenciar equipes;
  • promover festas e eventos;
  • atender o público;
  • implementar plano de ação;
  • proferir palestras;
  • demonstrar carisma;
  • publicar artigos;
  • visitar projetos e entidades sociais;
  • elaborar plano de ação;
  • verificar viabilidade de programas e projetos;
  • acompanhar o quadro associativo (sócios, membros e mantenedores);
  • organizar comemorações religiosas;
  • administrar conflitos;
  • traçar diretrizes;
  • desenvolver ações estratégicas;
  • representar a instituição junto à mídia;
  • elaborar estatutos;
  • promover a formação de voluntários;
  • definir estratégias para divulgar a missão;
  • pesquisar usos e costumes da região;
  • administrar o patrimônio da organização;
  • administrar o fluxo de caixa;
  • coordenar equipes de trabalho;
  • organizar seminários, acampamentos, retiros, cursos;
  • respeitar a diversidade;
  • elaborar documentos formais (atas, relatórios, contratos etc.);
  • participar de campanhas de utilidade pública;
  • demonstrar sensibilidade social e psicológica;
  • demonstrar coerência;
  • elaborar orçamento;
  • articular conselhos da entidade (religioso, consultivo, administrativo);
  • demonstrar comunicabilidade;
  • gerenciar os serviços contratados de terceiros;
  • gerenciar as atividades da entidade (administrativas, sociais etc.);
  • articular parcerias;
  • organizar equipes;
  • avaliar a compatibilidade de princípios e estratégias de gestão com a missão religiosa;
  • atender órgãos de imprensa;
  • mobilizar recursos;
  • representar jurídica e legalmente a instituição;
  • identificar lideranças na comunidade;
  • captar recursos financeiros;
  • definir objetivos e metas;
  • demonstrar amor ao próximo;
  • preparar voluntários;
  • demonstrar organização;
  • formar comitês;
  • conferir documentos formais (atas e relatórios);
  • estabelecer normas e regras administrativas;
  • organizar eventos;
  • promover campanhas religiosas, sociais e institucionais;
  • supervisionar programas e projetos da instituição;
  • participar de conselhos políticos e comunitários;
  • respeitar o próximo;
  • coordenar grupos de estudos religiosos;


Setores que mais contratam Coordenador de entidade religiosa no mercado de trabalho

  • Atividades de organizações religiosas




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