Salário para o cargo de Registrador civil de pessoas jurídicas
CBO 2413-10 > Tabeliães e registradores

Registrador civil de pessoas jurídicas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Formalizam juridicamente a vontade das partes, no exercício da fé pública delegada pelo estado e de acordo com as determinações previstas em lei. Registram atos e fatos jurídicos, tais como nascimentos, casamentos, óbitos e outros e também as sociedades civis, associações e fundações, os títulos e documentos públicos e particulares, as operações imobiliárias, os contratos marítimos e as embarcações marítimas, a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos, averbam alterações em todos estes atos e fatos. Reconhecem a veracidade de documentos e fatos, conferindo aos documentos forma e autenticidade legal e pública, aconselham e prestam informações ao usuário do serviço. Conservam o acervo e gerenciam a serventia. Prestam informações.

Quanto ganha um Registrador civil de pessoas jurídicas

Um Registrador civil de pessoas jurídicas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.665,68 e R$ 10.051,22, com a média salarial de R$ 3.795,32 e o salário mediana em R$ 1.800,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Registrador civil de pessoas jurídicas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.795,32 45.543,79 948,83 17,77
1º Quartil 1.665,68 19.988,14 416,42 7,80
Salário Mediana 1.800,00 21.600,00 450,00 8,43
3º Quartil 7.665,49 91.985,85 1.916,37 35,89
Teto Salarial 10.051,22 120.614,60 2.512,80 47,07


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências jurídicas
      • Advogados, procuradores, tabeliães
        • Tabeliães e registradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Palmeira - PR 1.700 - 2.907 1.937,50 1.700,00 1.800,00 2.400,00 2.906,95
Brasília - DF 3.047 - 18.168 9.023,55 3.047,00 9.023,66 15.000,00 18.168,45
Petrópolis - RJ 1.700 - 2.150 1.760,00 1.700,00 1.775,00 1.775,00 2.149,93


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Paraná 1.700 - 3.361 2.029,41 1.700,00 1.800,00 2.775,00 3.361,16
Minas Gerais 1.412 - 10.905 5.703,00 1.412,00 6.045,50 9.003,00 10.904,70
Rio de Janeiro 1.657 - 2.150 1.742,82 1.656,92 1.775,00 1.775,00 2.149,93
Distrito Federal 3.047 - 18.168 9.023,55 3.047,00 9.023,66 15.000,00 18.168,45


Principais locais de trabalho

Tabeliães e registradores trabalham em cartórios, como empregadores. Atuam em equipe, em ambiente fechado e em horário diurno e horários irregulares (oficial de registro de pessoas naturais).


O que é preciso para trabalhar na área dos Tabeliães e registradores

O exercício desse cargo requer bacharelado em Direito ou dez anos de experiência cartorária. A fé pública para o exercício notorial e de registro é delegada por concurso.


Funções e atividades do Registrador civil de pessoas jurídicas

Tabeliães e registradores devem:

  • registrar atos e fatos jurídicos;
  • conservar acervo;
  • formalizar juridicamente a vontade das partes;
  • autenticar documentos e fatos;
  • prestar informações;
  • gerir a serventia (tabelionato e registro);
  • demonstrar competências pessoais;
  • aconselhar o usuário do serviço;

  • Atividades

    • registrar contratos marítimos;
    • compor acervo segundo critérios práticos;
    • receber pagamentos de títulos;
    • lavrar protestos de títulos;
    • certificar a veracidade das cópias conforme original;
    • empreender inovações;
    • recolher tributos dos usuários;
    • agir com equilíbrio emocional;
    • pagar tributos;
    • colher assinaturas dos usuários;
    • participar às serventias de origem as alterações dos fatos da vida civil;
    • cancelar registros;
    • registrar operações imobiliárias;
    • expedir intimações;
    • ler o ato ao usuário;
    • registrar a distribuição de títulos, feitos ajuizados e outros documentos;
    • administrar acervo;
    • registrar capacidade civil e ausência;
    • selecionar funcionários;
    • recomendar busca de certidões negativas complementares de bens e pessoas;
    • aprovar testamento cerrado;
    • verificar capacidade e identificação dos usuários;
    • verificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel;
    • arquivar certidões e guias de impostos;
    • fiscalizar o pagamento de tributos;
    • apontar soluções para problemas;
    • agir eticamente;
    • lavrar instrumentos públicos: procurações, testamentos, escrituras de compra e venda e outros;
    • raciocinar logicamente;
    • elaborar informações estatísticas;
    • coordenar os serviços;
    • contratar serviços de terceiros;
    • desenvolver relacionamentos sociais positivos;
    • empregar criatividade;
    • registrar casamentos;
    • prenotar títulos;
    • examinar documentos;
    • responder a requisição de informações, judiciais e administrativas;
    • verificar conformidade do ato à vontade do usuário;
    • registrar chancelas mecânicas;
    • registrar sociedades civis, associações e fundações;
    • analisar a vontade do usuário;
    • expressar-se com clareza;
    • contratar funcionários e serviços de terceiros;
    • adquirir equipamentos;
    • definir espaço físico de acomodação do acervo;
    • fornecer informações verbais;
    • redigir atas notariais;
    • acatar sustações judiciais e desistências de protesto;
    • matricular empresas de radiodifusão, jornais, revistas e outros periódicos;
    • suportar pressões externas;
    • registrar escritos particulares;
    • informar entidades e associações de crédito de informações sobre protestos lavrados e cancelado;
    • escrever corretamente;
    • preparar condições ambientais para conservação do acervo;
    • fornecer informações sobre alienações de bens para receita federal;
    • manter-se atualizado;
    • averbar alterações de registros de títulos e documentos;
    • autenticar livros;
    • emitir notificações;
    • escriturar a contabilidade da serventia;
    • registrar óbitos;
    • registrar nascimentos;
    • selecionar recursos materiais para conservação de acervo;
    • comunicar cumprimento de determinação judicial;
    • averbar alterações de contratos sociais e atas;
    • registrar embarcações marítimas;
    • decidir rapidamente;
    • averbar alterações nos registros de distribuições;
    • promover atualização dos funcionários;
    • arquivar documentos de pessoas físicas e jurídicas;
    • agir com urbanidade;
    • esclarecer usuário sobre as implicações de seus atos;
    • averbar alterações de estado civil;
    • ouvir o usuário;
    • adequar espaço físico;
    • fornecer certidões;
    • atuar com eficiência;
    • registrar protesto de títulos;
    • agir com imparcialidade;
    • fornecer informações sobre alienação de imóveis às prefeituras;
    • fornecer informações estatísticas para órgãos públicos;
    • reconhecer firmas, letras e chancelas;
    • guardar sigilo;
    • certificar conformidade entre documentos eletrônicos e documentos em papel;
    • averbar modificações dos dados de imóveis, de pessoas e direitos;
    • orientar sobre documentos obrigatórios;
    • matricular imóveis;
    • protocolar títulos;
    • sensibilizar-se com aspectos sociais;
    • fazer uso da paciência;
    • registrar títulos e documentos;
    • treinar pessoal;


    Setores que mais contratam Registrador civil de pessoas jurídicas no mercado de trabalho

    • Cartórios
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Serviços de engenharia
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Atividades de contabilidade
    • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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