Salário para o cargo de Professor de química inorgânica (ensino superior)
CBO 2342-10 > Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

Professor de química inorgânica (ensino superior) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Exercem atividades didáticas, preparam material didático, formam profissionais e coordenam cursos de física, de química e de astronomia de graduação e/ou pós-graduação. Desenvolvem e realizam atividades de pesquisa e extensão. Atualizam seus conhecimentos, atuam em políticas públicas e participam do processo de avaliação institucional. Atuam na administração de instituições de ensino superior, definem infra-estrutura pertinente e estruturam processos seletivos.

Quanto ganha um Professor de química inorgânica (ensino superior)

Um Professor de química inorgânica (ensino superior) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.472,00 e R$ 21.803,19, com a média salarial de R$ 7.557,22 e o salário mediana em R$ 4.409,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de química inorgânica (ensino superior)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.557,22 90.686,62 1.889,30 64,62
1º Quartil 2.472,00 29.663,98 618,00 21,14
Salário Mediana 4.409,00 52.908,00 1.102,25 37,70
3º Quartil 16.628,05 199.536,57 4.157,01 142,18
Teto Salarial 21.803,19 261.638,34 5.450,80 186,43


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.674 - 7.642 4.389,44 2.674,00 4.502,00 6.309,50 7.642,26


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.234 - 11.448 4.946,64 2.233,67 4.364,00 9.451,67 11.448,14
Rio Grande do Sul 1.721 - 15.923 6.224,17 1.721,00 5.074,50 13.146,33 15.923,23
Rio de Janeiro 4.779 - 45.918 16.582,33 4.779,00 9.116,50 37.910,00 45.917,73
Paraná 1.745 - 6.635 3.463,00 1.745,00 2.557,00 5.478,00 6.635,12


Principais locais de trabalho

Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior trabalham nas áreas de física, química e astronomia, lecionando em faculdades e universidades públicas e privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. O trabalho é individual, com supervisão ocasional, realizado em ambiente fechado, com horários irregulares. Permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis. Os professores de física, em algumas atividades, ficam expostos à radiação, os professores de química podem estar expostos à radiação e à material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior em física ou química e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de química inorgânica (ensino superior)

Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior devem:

  • desenvolver atividades de pesquisa;
  • demonstrar competências pessoais;
  • formar profissionais;
  • coordenar cursos;
  • atualizar conhecimentos;
  • definir a infraestrutura pertinente;
  • estruturar processos seletivos;
  • atuar em políticas públicas;
  • realizar atividades de extensão;
  • agir na administração de instituições de ensino superior;
  • preparar material didático;
  • exercer atividades didáticas;
  • participar do processo de avaliação institucional;

  • Atividades

    • cursar especialização;
    • planejar laboratório de ensino;
    • demonstrar curiosidade;
    • atender aluno extraclasse;
    • coordenar disciplinas teóricas;
    • executar projetos de pesquisa;
    • planejar laboratório de pesquisa;
    • participar em bancas de concurso;
    • demonstrar espírito empreendedor;
    • corrigir provas;
    • realizar estágios exógenos;
    • chefiar departamentos;
    • interagir com o ensino médio e fundamental;
    • respeitar ética profissional;
    • desenvolver instrumentação;
    • avaliar o projeto pedagógico;
    • manter atualizada a cultura geral;
    • gerar patentes;
    • propor ementas;
    • planejar salas de aula;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • produzir mídia eletrônica;
    • proferir conferências;
    • atualizar experimentos;
    • definir diretrizes curriculares;
    • divulgar os resultados em revistas científicas;
    • comunicar-se com eficiência;
    • orientar iniciação científica;
    • cursar pós-graduação lato senso;
    • ministrar aulas de astronomia no ensino superior;
    • prestar serviços técnico-científicos;
    • adequar projeto pedagógico;
    • produzir relatórios;
    • prestar consultoria;
    • assessorar órgãos públicos;
    • dirigir instituições;
    • propor projeto pedagógico;
    • familiarizar-se com novas tecnologias de ensino;
    • executar perícias;
    • orientar tese de doutorado;
    • escrever livros;
    • coordenar cursos;
    • reconhecer as relações do desenvolvimento da química, física e astronomia com outras áreas do saber;
    • aprender de forma autônoma e contínua;
    • participar de seminários;
    • definir procedimentos;
    • ministrar cursos de especialização;
    • formar recursos humanos;
    • produzir pareceres;
    • participar de congressos;
    • gerar conhecimento;
    • divulgar método científico;
    • atuar em colegiados;
    • planejar aula teórica;
    • dominar os conteúdos pertinentes à área;
    • elaborar plano de ensino;
    • elaborar prestação de contas;
    • demonstrar senso crítico;
    • utilizar demonstrações experimentais em aulas teóricas;
    • orientar dissertação de mestrado;
    • planejar aula experimental;
    • introduzir experimentos;
    • participar de sociedades científicas nacionais;
    • coordenar laboratório de ensino;
    • avaliar estágio probatório;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • coordenar disciplinas intercursos ou interunidades;
    • atuar inter, multi e transdisciplinarmente;
    • executar estrutura curricular;
    • orientar monografias;
    • dirigir unidades;
    • organizar dados;
    • acompanhar a instalação dos equipamentos;
    • elaborar instrumento de avaliação;
    • selecionar professores;
    • cursar pós-graduação estrito senso;
    • planejar bibliotecas;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • participar do conselho regional e federal de química;
    • ministrar aulas de física no ensino superior;
    • escrever roteiros de laboratório;
    • participar em comissões;
    • organizar eventos científicos;
    • participar de atividades de extensão;
    • panejar salas de instrumentos;
    • incentivar a participação de alunos em eventos e congressos;
    • organizar atividades de extensão;
    • preparar provas;
    • atender aluno em atividade de recuperação;
    • orientar alunos em projetos de especialização;
    • elaborar normas;
    • orientar alunos em pós-graduação;
    • supervisionar estágios;
    • realizar estágios de pós-doutorado;
    • ministrar aulas de química no ensino superior;
    • elaborar estrutura curricular;
    • executar o projeto pedagógico;
    • divulgar resultados de pesquisa para o grande público;
    • saber expressar-se em público;
    • participar do planejamento do quadro de pessoal;
    • apresentar trabalhos em eventos científicos;
    • atualizar curriculum vitae;
    • ministrar aulas em disciplinas afins às áreas de física e química no ensino superior;
    • formular projetos de pesquisa;
    • dirigir trabalho de final de curso;
    • coordenar disciplinas;
    • organizar eventos;
    • avaliar textos;
    • coletar dados;
    • realizar atividades de educação continuada;
    • entrevistar candidatos;
    • avaliar o processo ensino-aprendizagem;
    • elaborar orçamento;
    • tutorar alunos;
    • ministrar cursos de aperfeiçoamento;
    • participar em bancas examinadoras;
    • prestar consultoria ad-hoc;


    Setores que mais contratam Professor de química inorgânica (ensino superior) no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Educação infantil - pré-escola
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Educação profissional de nível técnico
    • Educação infantil - creche




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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