Salário para o cargo de Professor de química (ensino superior)
CBO 2342-10 > Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

Professor de química (ensino superior) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Exercem atividades didáticas, preparam material didático, formam profissionais e coordenam cursos de física, de química e de astronomia de graduação e/ou pós-graduação. Desenvolvem e realizam atividades de pesquisa e extensão. Atualizam seus conhecimentos, atuam em políticas públicas e participam do processo de avaliação institucional. Atuam na administração de instituições de ensino superior, definem infra-estrutura pertinente e estruturam processos seletivos.

Quanto ganha um Professor de química (ensino superior)

Um Professor de química (ensino superior) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.269,48 e R$ 18.382,71, com a média salarial de R$ 6.838,22 e o salário mediana em R$ 3.113,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Professor de química (ensino superior)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.838,22 82.058,64 1.709,56 65,13
1º Quartil 2.269,48 27.233,76 567,37 21,61
Salário Mediana 3.113,50 37.362,00 778,38 29,65
3º Quartil 15.176,89 182.122,68 3.794,22 144,54
Teto Salarial 18.382,71 220.592,52 4.595,68 175,07


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior trabalham nas áreas de física, química e astronomia, lecionando em faculdades e universidades públicas e privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. O trabalho é individual, com supervisão ocasional, realizado em ambiente fechado, com horários irregulares. Permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis. Os professores de física, em algumas atividades, ficam expostos à radiação, os professores de química podem estar expostos à radiação e à material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior em física ou química e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de química (ensino superior)

Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior devem:

  • realizar atividades de extensão;
  • preparar material didático;
  • definir a infraestrutura pertinente;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver atividades de pesquisa;
  • estruturar processos seletivos;
  • atuar em políticas públicas;
  • coordenar cursos;
  • exercer atividades didáticas;
  • agir na administração de instituições de ensino superior;
  • atualizar conhecimentos;
  • formar profissionais;
  • participar do processo de avaliação institucional;

Atividades

  • planejar laboratório de ensino;
  • cursar pós-graduação lato senso;
  • definir procedimentos;
  • coletar dados;
  • elaborar instrumento de avaliação;
  • elaborar normas;
  • coordenar disciplinas intercursos ou interunidades;
  • elaborar orçamento;
  • executar o projeto pedagógico;
  • atender aluno em atividade de recuperação;
  • realizar estágios exógenos;
  • propor projeto pedagógico;
  • coordenar laboratório de ensino;
  • participar do planejamento do quadro de pessoal;
  • propor ementas;
  • adequar projeto pedagógico;
  • coordenar cursos;
  • demonstrar senso crítico;
  • avaliar estágio probatório;
  • dirigir instituições;
  • avaliar textos;
  • organizar dados;
  • familiarizar-se com novas tecnologias de ensino;
  • introduzir experimentos;
  • participar em comissões;
  • orientar tese de doutorado;
  • coordenar projetos de pesquisa;
  • dirigir trabalho de final de curso;
  • participar de seminários;
  • interagir com o ensino médio e fundamental;
  • orientar iniciação científica;
  • ministrar aulas em disciplinas afins às áreas de física e química no ensino superior;
  • produzir mídia eletrônica;
  • comunicar-se com eficiência;
  • gerar patentes;
  • escrever livros;
  • planejar salas de aula;
  • organizar eventos científicos;
  • panejar salas de instrumentos;
  • incentivar a participação de alunos em eventos e congressos;
  • planejar laboratório de pesquisa;
  • utilizar demonstrações experimentais em aulas teóricas;
  • entrevistar candidatos;
  • ministrar cursos de aperfeiçoamento;
  • avaliar o processo ensino-aprendizagem;
  • corrigir provas;
  • orientar monografias;
  • atuar em colegiados;
  • acompanhar a instalação dos equipamentos;
  • participar de sociedades científicas nacionais;
  • elaborar estrutura curricular;
  • escrever roteiros de laboratório;
  • assessorar órgãos públicos;
  • aprender de forma autônoma e contínua;
  • desenvolver instrumentação;
  • divulgar os resultados em revistas científicas;
  • saber expressar-se em público;
  • realizar atividades de educação continuada;
  • planejar bibliotecas;
  • executar projetos de pesquisa;
  • orientar dissertação de mestrado;
  • planejar aula experimental;
  • orientar alunos em projetos de especialização;
  • participar do conselho regional e federal de química;
  • organizar eventos;
  • respeitar ética profissional;
  • prestar consultoria ad-hoc;
  • divulgar método científico;
  • definir diretrizes curriculares;
  • realizar estágios de pós-doutorado;
  • planejar aula teórica;
  • chefiar departamentos;
  • gerar conhecimento;
  • produzir pareceres;
  • participar de congressos;
  • executar perícias;
  • participar em bancas de concurso;
  • manter atualizada a cultura geral;
  • divulgar resultados de pesquisa para o grande público;
  • apresentar trabalhos em eventos científicos;
  • demonstrar espírito empreendedor;
  • avaliar o projeto pedagógico;
  • proferir conferências;
  • formular projetos de pesquisa;
  • demonstrar curiosidade;
  • ministrar aulas de química no ensino superior;
  • organizar atividades de extensão;
  • participar em bancas examinadoras;
  • participar de atividades de extensão;
  • prestar consultoria;
  • executar estrutura curricular;
  • elaborar plano de ensino;
  • ministrar cursos de especialização;
  • supervisionar estágios;
  • atender aluno extraclasse;
  • elaborar prestação de contas;
  • coordenar disciplinas;
  • coordenar disciplinas teóricas;
  • dominar os conteúdos pertinentes à área;
  • atuar inter, multi e transdisciplinarmente;
  • selecionar professores;
  • cursar pós-graduação estrito senso;
  • preparar provas;
  • prestar serviços técnico-científicos;
  • participar de cursos de aperfeiçoamento;
  • produzir relatórios;
  • dirigir unidades;
  • cursar especialização;
  • formar recursos humanos;
  • atualizar curriculum vitae;
  • tutorar alunos;
  • produzir instrumentos de avaliação;
  • orientar alunos em pós-graduação;
  • reconhecer as relações do desenvolvimento da química, física e astronomia com outras áreas do saber;
  • atualizar experimentos;


Setores que mais contratam Professor de química (ensino superior) no mercado de trabalho

  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino fundamental




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