Salário para o cargo de Professor de química orgânica (ensino superior)
CBO 2342-10 > Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

Professor de química orgânica (ensino superior) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Exercem atividades didáticas, preparam material didático, formam profissionais e coordenam cursos de física, de química e de astronomia de graduação e/ou pós-graduação. Desenvolvem e realizam atividades de pesquisa e extensão. Atualizam seus conhecimentos, atuam em políticas públicas e participam do processo de avaliação institucional. Atuam na administração de instituições de ensino superior, definem infra-estrutura pertinente e estruturam processos seletivos.

Quanto ganha um Professor de química orgânica (ensino superior)

Um Professor de química orgânica (ensino superior) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.269,48 e R$ 18.382,71, com a média salarial de R$ 6.838,22 e o salário mediana em R$ 3.113,50 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Professor de química orgânica (ensino superior)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.838,22 82.058,64 1.709,56 65,13
1º Quartil 2.269,48 27.233,76 567,37 21,61
Salário Mediana 3.113,50 37.362,00 778,38 29,65
3º Quartil 15.176,89 182.122,68 3.794,22 144,54
Teto Salarial 18.382,71 220.592,52 4.595,68 175,07


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior trabalham nas áreas de física, química e astronomia, lecionando em faculdades e universidades públicas e privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. O trabalho é individual, com supervisão ocasional, realizado em ambiente fechado, com horários irregulares. Permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis. Os professores de física, em algumas atividades, ficam expostos à radiação, os professores de química podem estar expostos à radiação e à material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior em física ou química e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de química orgânica (ensino superior)

Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • exercer atividades didáticas;
  • desenvolver atividades de pesquisa;
  • formar profissionais;
  • atuar em políticas públicas;
  • estruturar processos seletivos;
  • realizar atividades de extensão;
  • coordenar cursos;
  • participar do processo de avaliação institucional;
  • preparar material didático;
  • agir na administração de instituições de ensino superior;
  • atualizar conhecimentos;
  • definir a infraestrutura pertinente;

Atividades

  • panejar salas de instrumentos;
  • cursar especialização;
  • avaliar textos;
  • prestar consultoria ad-hoc;
  • ministrar cursos de especialização;
  • organizar eventos;
  • selecionar professores;
  • elaborar normas;
  • realizar estágios de pós-doutorado;
  • assessorar órgãos públicos;
  • ministrar cursos de aperfeiçoamento;
  • escrever roteiros de laboratório;
  • atuar inter, multi e transdisciplinarmente;
  • avaliar estágio probatório;
  • ministrar aulas de química no ensino superior;
  • coordenar laboratório de ensino;
  • incentivar a participação de alunos em eventos e congressos;
  • interagir com o ensino médio e fundamental;
  • elaborar estrutura curricular;
  • utilizar demonstrações experimentais em aulas teóricas;
  • atualizar experimentos;
  • divulgar os resultados em revistas científicas;
  • planejar aula teórica;
  • produzir instrumentos de avaliação;
  • familiarizar-se com novas tecnologias de ensino;
  • demonstrar senso crítico;
  • participar de sociedades científicas nacionais;
  • prestar serviços técnico-científicos;
  • organizar atividades de extensão;
  • realizar atividades de educação continuada;
  • divulgar método científico;
  • produzir pareceres;
  • elaborar instrumento de avaliação;
  • participar em comissões;
  • formular projetos de pesquisa;
  • desenvolver instrumentação;
  • respeitar ética profissional;
  • orientar alunos em projetos de especialização;
  • entrevistar candidatos;
  • cursar pós-graduação lato senso;
  • planejar salas de aula;
  • dirigir unidades;
  • coordenar projetos de pesquisa;
  • gerar patentes;
  • atualizar curriculum vitae;
  • tutorar alunos;
  • participar do planejamento do quadro de pessoal;
  • coordenar disciplinas teóricas;
  • participar do conselho regional e federal de química;
  • executar o projeto pedagógico;
  • executar projetos de pesquisa;
  • participar de congressos;
  • gerar conhecimento;
  • dirigir trabalho de final de curso;
  • apresentar trabalhos em eventos científicos;
  • dirigir instituições;
  • prestar consultoria;
  • aprender de forma autônoma e contínua;
  • preparar provas;
  • atender aluno em atividade de recuperação;
  • chefiar departamentos;
  • definir procedimentos;
  • propor projeto pedagógico;
  • planejar aula experimental;
  • cursar pós-graduação estrito senso;
  • participar de atividades de extensão;
  • planejar laboratório de ensino;
  • supervisionar estágios;
  • saber expressar-se em público;
  • orientar alunos em pós-graduação;
  • demonstrar curiosidade;
  • executar estrutura curricular;
  • orientar monografias;
  • elaborar prestação de contas;
  • produzir mídia eletrônica;
  • definir diretrizes curriculares;
  • participar de cursos de aperfeiçoamento;
  • organizar eventos científicos;
  • orientar tese de doutorado;
  • propor ementas;
  • coordenar disciplinas intercursos ou interunidades;
  • orientar dissertação de mestrado;
  • avaliar o projeto pedagógico;
  • elaborar orçamento;
  • coordenar disciplinas;
  • executar perícias;
  • atuar em colegiados;
  • planejar bibliotecas;
  • participar de seminários;
  • demonstrar espírito empreendedor;
  • realizar estágios exógenos;
  • adequar projeto pedagógico;
  • avaliar o processo ensino-aprendizagem;
  • coordenar cursos;
  • participar em bancas examinadoras;
  • elaborar plano de ensino;
  • participar em bancas de concurso;
  • planejar laboratório de pesquisa;
  • organizar dados;
  • dominar os conteúdos pertinentes à área;
  • coletar dados;
  • manter atualizada a cultura geral;
  • produzir relatórios;
  • escrever livros;
  • acompanhar a instalação dos equipamentos;
  • proferir conferências;
  • ministrar aulas em disciplinas afins às áreas de física e química no ensino superior;
  • divulgar resultados de pesquisa para o grande público;
  • orientar iniciação científica;
  • reconhecer as relações do desenvolvimento da química, física e astronomia com outras áreas do saber;
  • introduzir experimentos;
  • atender aluno extraclasse;
  • corrigir provas;
  • comunicar-se com eficiência;
  • formar recursos humanos;


Setores que mais contratam Professor de química orgânica (ensino superior) no mercado de trabalho

  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Ensino fundamental




Profissões em Destaque: