Salário para o cargo de Professor de química orgânica (ensino superior)
CBO 2342-10 > Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

Professor de química orgânica (ensino superior) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Exercem atividades didáticas, preparam material didático, formam profissionais e coordenam cursos de física, de química e de astronomia de graduação e/ou pós-graduação. Desenvolvem e realizam atividades de pesquisa e extensão. Atualizam seus conhecimentos, atuam em políticas públicas e participam do processo de avaliação institucional. Atuam na administração de instituições de ensino superior, definem infra-estrutura pertinente e estruturam processos seletivos.

Quanto ganha um Professor de química orgânica (ensino superior)

Um Professor de química orgânica (ensino superior) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.409,70 e R$ 9.417,04, com a média salarial de R$ 3.639,50 e o salário mediana em R$ 2.705,70 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de química orgânica (ensino superior)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.639,50 43.673,99 909,87 32,35
1º Quartil 1.409,70 16.916,43 352,43 12,53
Salário Mediana 2.705,70 32.468,34 676,42 24,05
3º Quartil 7.181,84 86.182,04 1.795,46 63,84
Teto Salarial 9.417,04 113.004,48 2.354,26 83,71


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Coronel Fabriciano - MG 2.259 - 6.505 3.043,08 2.259,00 2.690,58 5.370,20 6.504,55


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.535 - 7.550 3.247,03 1.535,14 2.553,64 6.233,68 7.550,41
Paraná 1.543 - 12.488 5.265,43 1.542,79 4.915,71 10.310,20 12.488,02
Minas Gerais 2.259 - 6.505 3.043,08 2.259,00 2.690,58 5.370,20 6.504,55


Principais locais de trabalho

Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior trabalham nas áreas de física, química e astronomia, lecionando em faculdades e universidades públicas e privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. O trabalho é individual, com supervisão ocasional, realizado em ambiente fechado, com horários irregulares. Permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis. Os professores de física, em algumas atividades, ficam expostos à radiação, os professores de química podem estar expostos à radiação e à material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior em física ou química e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de química orgânica (ensino superior)

Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior devem:

  • definir a infraestrutura pertinente;
  • exercer atividades didáticas;
  • formar profissionais;
  • estruturar processos seletivos;
  • desenvolver atividades de pesquisa;
  • agir na administração de instituições de ensino superior;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar em políticas públicas;
  • realizar atividades de extensão;
  • participar do processo de avaliação institucional;
  • preparar material didático;
  • atualizar conhecimentos;
  • coordenar cursos;

  • Atividades

    • aprender de forma autônoma e contínua;
    • coordenar cursos;
    • divulgar método científico;
    • planejar aula experimental;
    • acompanhar a instalação dos equipamentos;
    • propor projeto pedagógico;
    • organizar dados;
    • coordenar disciplinas intercursos ou interunidades;
    • participar do conselho regional e federal de química;
    • gerar patentes;
    • planejar laboratório de pesquisa;
    • atuar em colegiados;
    • dirigir instituições;
    • ministrar aulas de astronomia no ensino superior;
    • elaborar orçamento;
    • atualizar curriculum vitae;
    • atuar inter, multi e transdisciplinarmente;
    • organizar eventos científicos;
    • realizar estágios exógenos;
    • assessorar órgãos públicos;
    • ministrar aulas de química no ensino superior;
    • produzir mídia eletrônica;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • coordenar disciplinas;
    • participar do planejamento do quadro de pessoal;
    • gerar conhecimento;
    • coordenar laboratório de ensino;
    • ministrar cursos de especialização;
    • coletar dados;
    • demonstrar senso crítico;
    • cursar pós-graduação estrito senso;
    • orientar dissertação de mestrado;
    • ministrar aulas em disciplinas afins às áreas de física e química no ensino superior;
    • organizar eventos;
    • panejar salas de instrumentos;
    • elaborar normas;
    • avaliar estágio probatório;
    • reconhecer as relações do desenvolvimento da química, física e astronomia com outras áreas do saber;
    • elaborar prestação de contas;
    • respeitar ética profissional;
    • avaliar o processo ensino-aprendizagem;
    • planejar aula teórica;
    • participar de seminários;
    • produzir relatórios;
    • produzir pareceres;
    • atender aluno extraclasse;
    • participar em bancas examinadoras;
    • dominar os conteúdos pertinentes à área;
    • chefiar departamentos;
    • demonstrar espírito empreendedor;
    • adequar projeto pedagógico;
    • orientar iniciação científica;
    • utilizar demonstrações experimentais em aulas teóricas;
    • orientar monografias;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • participar de sociedades científicas nacionais;
    • dirigir unidades;
    • realizar estágios de pós-doutorado;
    • cursar pós-graduação lato senso;
    • executar estrutura curricular;
    • divulgar resultados de pesquisa para o grande público;
    • interagir com o ensino médio e fundamental;
    • atualizar experimentos;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • executar projetos de pesquisa;
    • corrigir provas;
    • supervisionar estágios;
    • entrevistar candidatos;
    • manter atualizada a cultura geral;
    • cursar especialização;
    • elaborar estrutura curricular;
    • introduzir experimentos;
    • escrever roteiros de laboratório;
    • planejar salas de aula;
    • apresentar trabalhos em eventos científicos;
    • executar o projeto pedagógico;
    • demonstrar curiosidade;
    • tutorar alunos;
    • participar em comissões;
    • familiarizar-se com novas tecnologias de ensino;
    • definir diretrizes curriculares;
    • executar perícias;
    • formular projetos de pesquisa;
    • planejar laboratório de ensino;
    • divulgar os resultados em revistas científicas;
    • participar de atividades de extensão;
    • preparar provas;
    • participar de congressos;
    • formar recursos humanos;
    • realizar atividades de educação continuada;
    • elaborar plano de ensino;
    • organizar atividades de extensão;
    • dirigir trabalho de final de curso;
    • planejar bibliotecas;
    • saber expressar-se em público;
    • selecionar professores;
    • prestar consultoria;
    • ministrar cursos de aperfeiçoamento;
    • avaliar o projeto pedagógico;
    • proferir conferências;
    • participar em bancas de concurso;
    • elaborar instrumento de avaliação;
    • prestar consultoria ad-hoc;
    • escrever livros;
    • orientar alunos em pós-graduação;
    • propor ementas;
    • coordenar disciplinas teóricas;
    • ministrar aulas de física no ensino superior;
    • definir procedimentos;
    • orientar tese de doutorado;
    • comunicar-se com eficiência;
    • prestar serviços técnico-científicos;
    • avaliar textos;
    • desenvolver instrumentação;
    • incentivar a participação de alunos em eventos e congressos;
    • atender aluno em atividade de recuperação;
    • orientar alunos em projetos de especialização;


    Setores que mais contratam Professor de química orgânica (ensino superior) no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino médio
    • Educação superior - graduação
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Outras atividades de ensino
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Educação infantil - pré-escola




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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