Salário para o cargo de Professor de química inorgânica (ensino superior)
CBO 2342-10 > Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

Professor de química inorgânica (ensino superior) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Exercem atividades didáticas, preparam material didático, formam profissionais e coordenam cursos de física, de química e de astronomia de graduação e/ou pós-graduação. Desenvolvem e realizam atividades de pesquisa e extensão. Atualizam seus conhecimentos, atuam em políticas públicas e participam do processo de avaliação institucional. Atuam na administração de instituições de ensino superior, definem infra-estrutura pertinente e estruturam processos seletivos.

Quanto ganha um Professor de química inorgânica (ensino superior)

Um Professor de química inorgânica (ensino superior) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.409,70 e R$ 9.417,04, com a média salarial de R$ 3.639,50 e o salário mediana em R$ 2.705,70 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de química inorgânica (ensino superior)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.639,50 43.673,99 909,87 32,35
1º Quartil 1.409,70 16.916,43 352,43 12,53
Salário Mediana 2.705,70 32.468,34 676,42 24,05
3º Quartil 7.181,84 86.182,04 1.795,46 63,84
Teto Salarial 9.417,04 113.004,48 2.354,26 83,71


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Coronel Fabriciano - MG 2.259 - 6.505 3.043,08 2.259,00 2.690,58 5.370,20 6.504,55


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.535 - 7.550 3.247,03 1.535,14 2.553,64 6.233,68 7.550,41
Paraná 1.543 - 12.488 5.265,43 1.542,79 4.915,71 10.310,20 12.488,02
Minas Gerais 2.259 - 6.505 3.043,08 2.259,00 2.690,58 5.370,20 6.504,55


Principais locais de trabalho

Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior trabalham nas áreas de física, química e astronomia, lecionando em faculdades e universidades públicas e privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. O trabalho é individual, com supervisão ocasional, realizado em ambiente fechado, com horários irregulares. Permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis. Os professores de física, em algumas atividades, ficam expostos à radiação, os professores de química podem estar expostos à radiação e à material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior em física ou química e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de química inorgânica (ensino superior)

Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior devem:

  • participar do processo de avaliação institucional;
  • atuar em políticas públicas;
  • preparar material didático;
  • realizar atividades de extensão;
  • exercer atividades didáticas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver atividades de pesquisa;
  • atualizar conhecimentos;
  • formar profissionais;
  • coordenar cursos;
  • agir na administração de instituições de ensino superior;
  • estruturar processos seletivos;
  • definir a infraestrutura pertinente;

  • Atividades

    • propor projeto pedagógico;
    • realizar estágios de pós-doutorado;
    • coordenar cursos;
    • panejar salas de instrumentos;
    • avaliar textos;
    • corrigir provas;
    • planejar laboratório de pesquisa;
    • orientar tese de doutorado;
    • introduzir experimentos;
    • aprender de forma autônoma e contínua;
    • orientar monografias;
    • cursar especialização;
    • avaliar o projeto pedagógico;
    • preparar provas;
    • produzir relatórios;
    • elaborar prestação de contas;
    • cursar pós-graduação lato senso;
    • ministrar aulas de química no ensino superior;
    • atuar inter, multi e transdisciplinarmente;
    • orientar dissertação de mestrado;
    • adequar projeto pedagógico;
    • prestar consultoria ad-hoc;
    • avaliar estágio probatório;
    • reconhecer as relações do desenvolvimento da química, física e astronomia com outras áreas do saber;
    • comunicar-se com eficiência;
    • incentivar a participação de alunos em eventos e congressos;
    • definir diretrizes curriculares;
    • participar em bancas examinadoras;
    • supervisionar estágios;
    • organizar eventos científicos;
    • coordenar laboratório de ensino;
    • saber expressar-se em público;
    • ministrar aulas de física no ensino superior;
    • elaborar plano de ensino;
    • participar de seminários;
    • ministrar cursos de especialização;
    • coordenar disciplinas;
    • coletar dados;
    • dirigir unidades;
    • realizar atividades de educação continuada;
    • dirigir trabalho de final de curso;
    • executar perícias;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • coordenar disciplinas teóricas;
    • executar estrutura curricular;
    • executar projetos de pesquisa;
    • desenvolver instrumentação;
    • demonstrar curiosidade;
    • proferir conferências;
    • participar em comissões;
    • utilizar demonstrações experimentais em aulas teóricas;
    • formar recursos humanos;
    • participar de congressos;
    • assessorar órgãos públicos;
    • cursar pós-graduação estrito senso;
    • ministrar aulas de astronomia no ensino superior;
    • elaborar instrumento de avaliação;
    • executar o projeto pedagógico;
    • orientar iniciação científica;
    • dirigir instituições;
    • demonstrar senso crítico;
    • avaliar o processo ensino-aprendizagem;
    • atualizar experimentos;
    • participar de sociedades científicas nacionais;
    • elaborar orçamento;
    • interagir com o ensino médio e fundamental;
    • atuar em colegiados;
    • organizar atividades de extensão;
    • respeitar ética profissional;
    • elaborar estrutura curricular;
    • participar em bancas de concurso;
    • planejar aula experimental;
    • atender aluno em atividade de recuperação;
    • formular projetos de pesquisa;
    • planejar salas de aula;
    • entrevistar candidatos;
    • organizar dados;
    • prestar consultoria;
    • participar do conselho regional e federal de química;
    • atender aluno extraclasse;
    • planejar aula teórica;
    • atualizar curriculum vitae;
    • manter atualizada a cultura geral;
    • gerar conhecimento;
    • produzir pareceres;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • demonstrar espírito empreendedor;
    • ministrar cursos de aperfeiçoamento;
    • orientar alunos em projetos de especialização;
    • divulgar método científico;
    • planejar bibliotecas;
    • elaborar normas;
    • realizar estágios exógenos;
    • definir procedimentos;
    • selecionar professores;
    • dominar os conteúdos pertinentes à área;
    • divulgar os resultados em revistas científicas;
    • ministrar aulas em disciplinas afins às áreas de física e química no ensino superior;
    • tutorar alunos;
    • escrever roteiros de laboratório;
    • propor ementas;
    • divulgar resultados de pesquisa para o grande público;
    • organizar eventos;
    • produzir mídia eletrônica;
    • planejar laboratório de ensino;
    • gerar patentes;
    • prestar serviços técnico-científicos;
    • coordenar disciplinas intercursos ou interunidades;
    • chefiar departamentos;
    • participar de atividades de extensão;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • orientar alunos em pós-graduação;
    • familiarizar-se com novas tecnologias de ensino;
    • participar do planejamento do quadro de pessoal;
    • apresentar trabalhos em eventos científicos;
    • acompanhar a instalação dos equipamentos;
    • escrever livros;


    Setores que mais contratam Professor de química inorgânica (ensino superior) no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino médio
    • Educação superior - graduação
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Outras atividades de ensino
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Cursos preparatórios para concursos
    • Educação infantil - pré-escola




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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