Salário para o cargo de Professor de física (ensino superior)
CBO 2342-05 > Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

Professor de física (ensino superior) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Exercem atividades didáticas, preparam material didático, formam profissionais e coordenam cursos de física, de química e de astronomia de graduação e/ou pós-graduação. Desenvolvem e realizam atividades de pesquisa e extensão. Atualizam seus conhecimentos, atuam em políticas públicas e participam do processo de avaliação institucional. Atuam na administração de instituições de ensino superior, definem infra-estrutura pertinente e estruturam processos seletivos.

Quanto ganha um Professor de física (ensino superior)

Um Professor de física (ensino superior) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.324,03 e R$ 114.169,70, com a média salarial de R$ 23.612,67 e o salário mediana em R$ 2.599,30 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de física (ensino superior)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 23.612,67 283.352,01 5.903,17 144,83
1º Quartil 1.324,03 15.888,41 331,01 8,12
Salário Mediana 2.599,30 31.191,60 649,83 15,94
3º Quartil 87.070,69 1.044.848,24 21.767,67 534,04
Teto Salarial 114.169,70 1.370.036,36 28.542,42 700,25


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.366 - 18.997 8.024,71 1.366,05 4.400,00 15.683,78 18.996,67
Campinas - SP 2.369 - 7.709 3.654,21 2.368,88 2.558,60 6.364,60 7.708,99
Belo Horizonte - MG 2.617 - 18.480 5.787,00 2.617,20 3.586,00 15.257,00 18.479,74
Monte Alto - SP 1.769 - 2.143 1.769,00 1.769,00 1.769,00 1.769,00 2.142,67
Niterói - RJ 1.154 - 1.941 1.326,46 1.154,00 1.250,00 1.602,38 1.940,85
Manaus - AM 3.571 - 915.113 282.412,53 3.570,60 88.143,00 755.524,00 915.113,33


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.529 - 15.699 5.115,39 1.529,45 2.558,60 12.960,92 15.698,65
Rio de Janeiro 1.154 - 9.661 2.724,97 1.154,00 1.309,22 7.976,31 9.661,14
Minas Gerais 1.609 - 17.489 5.637,07 1.608,53 3.586,00 14.438,67 17.488,55
Rio Grande do Sul 1.234 - 7.141 3.108,24 1.234,20 2.647,00 5.896,00 7.141,41
Amazonas 3.571 - 915.113 282.412,53 3.570,60 88.143,00 755.524,00 915.113,33


Principais locais de trabalho

Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior trabalham nas áreas de física, química e astronomia, lecionando em faculdades e universidades públicas e privadas, como estatutários ou assalariados com carteira assinada. O trabalho é individual, com supervisão ocasional, realizado em ambiente fechado, com horários irregulares. Permanecem durante longos períodos em posições desconfortáveis. Os professores de física, em algumas atividades, ficam expostos à radiação, os professores de química podem estar expostos à radiação e à material tóxico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior

O exercício desse cargo requer ensino superior em física ou química e títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. O pleno desempenho das atividades, como professor-titular, geralmente ocorre após cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Professor de física (ensino superior)

Professores de ciências físicas, químicas do ensino superior devem:

  • desenvolver atividades de pesquisa;
  • agir na administração de instituições de ensino superior;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar em políticas públicas;
  • preparar material didático;
  • participar do processo de avaliação institucional;
  • exercer atividades didáticas;
  • formar profissionais;
  • realizar atividades de extensão;
  • definir a infraestrutura pertinente;
  • coordenar cursos;
  • estruturar processos seletivos;
  • atualizar conhecimentos;

  • Atividades

    • assessorar órgãos públicos;
    • atender aluno extraclasse;
    • aprender de forma autônoma e contínua;
    • participar de congressos;
    • orientar iniciação científica;
    • realizar estágios exógenos;
    • divulgar os resultados em revistas científicas;
    • organizar dados;
    • elaborar normas;
    • acompanhar a instalação dos equipamentos;
    • gerar conhecimento;
    • demonstrar curiosidade;
    • ministrar aulas de física no ensino superior;
    • coordenar laboratório de ensino;
    • executar perícias;
    • supervisionar estágios;
    • manter atualizada a cultura geral;
    • formular projetos de pesquisa;
    • planejar laboratório de pesquisa;
    • orientar alunos em pós-graduação;
    • escrever roteiros de laboratório;
    • respeitar ética profissional;
    • coordenar disciplinas teóricas;
    • orientar alunos em projetos de especialização;
    • ministrar cursos de especialização;
    • planejar salas de aula;
    • interagir com o ensino médio e fundamental;
    • prestar serviços técnico-científicos;
    • organizar eventos científicos;
    • demonstrar senso crítico;
    • formar recursos humanos;
    • dirigir trabalho de final de curso;
    • panejar salas de instrumentos;
    • participar em bancas de concurso;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • chefiar departamentos;
    • avaliar o projeto pedagógico;
    • divulgar método científico;
    • atualizar curriculum vitae;
    • participar de seminários;
    • produzir mídia eletrônica;
    • demonstrar espírito empreendedor;
    • desenvolver instrumentação;
    • proferir conferências;
    • coordenar disciplinas intercursos ou interunidades;
    • definir diretrizes curriculares;
    • atuar em colegiados;
    • atuar inter, multi e transdisciplinarmente;
    • familiarizar-se com novas tecnologias de ensino;
    • divulgar resultados de pesquisa para o grande público;
    • incentivar a participação de alunos em eventos e congressos;
    • cursar pós-graduação lato senso;
    • definir procedimentos;
    • atualizar experimentos;
    • adequar projeto pedagógico;
    • executar estrutura curricular;
    • saber expressar-se em público;
    • prestar consultoria;
    • elaborar plano de ensino;
    • ministrar cursos de aperfeiçoamento;
    • participar do conselho regional e federal de química;
    • escrever livros;
    • propor ementas;
    • elaborar orçamento;
    • orientar dissertação de mestrado;
    • prestar consultoria ad-hoc;
    • organizar atividades de extensão;
    • coletar dados;
    • executar projetos de pesquisa;
    • planejar laboratório de ensino;
    • corrigir provas;
    • participar do planejamento do quadro de pessoal;
    • orientar monografias;
    • cursar pós-graduação estrito senso;
    • participar em comissões;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • atender aluno em atividade de recuperação;
    • avaliar textos;
    • preparar provas;
    • participar em bancas examinadoras;
    • organizar eventos;
    • participar de sociedades científicas nacionais;
    • tutorar alunos;
    • produzir relatórios;
    • executar o projeto pedagógico;
    • selecionar professores;
    • propor projeto pedagógico;
    • produzir pareceres;
    • ministrar aulas em disciplinas afins às áreas de física e química no ensino superior;
    • orientar tese de doutorado;
    • realizar estágios de pós-doutorado;
    • avaliar estágio probatório;
    • coordenar disciplinas;
    • dominar os conteúdos pertinentes à área;
    • entrevistar candidatos;
    • dirigir unidades;
    • apresentar trabalhos em eventos científicos;
    • ministrar aulas de química no ensino superior;
    • dirigir instituições;
    • cursar especialização;
    • elaborar prestação de contas;
    • elaborar estrutura curricular;
    • planejar bibliotecas;
    • reconhecer as relações do desenvolvimento da química, física e astronomia com outras áreas do saber;
    • coordenar cursos;
    • comunicar-se com eficiência;
    • ministrar aulas de astronomia no ensino superior;
    • gerar patentes;
    • elaborar instrumento de avaliação;
    • avaliar o processo ensino-aprendizagem;
    • planejar aula teórica;
    • planejar aula experimental;
    • utilizar demonstrações experimentais em aulas teóricas;
    • participar de atividades de extensão;
    • introduzir experimentos;
    • coordenar projetos de pesquisa;
    • realizar atividades de educação continuada;


    Setores que mais contratam Professor de física (ensino superior) no mercado de trabalho

    • Atividades de condicionamento físico
    • Ensino fundamental
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Administração pública em geral
    • Educação superior - graduação
    • Educação infantil - pré-escola
    • Produção e promoção de eventos esportivos
    • Outras atividades de ensino
    • Educação superior - pós-graduação e extensão




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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