Salário para o cargo de Professor de nutrição
CBO 2344-45 > Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Professor de nutrição - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram atividades didáticas, preparam aulas teóricas e práticas para disciplinas das ciências biológicas e da saúde, do ensino superior, planejam cursos, realizam atividades de extensão e divulgam produção acadêmica. Orientam e avaliam alunos, participam da administração universitária, avaliam disciplinas e cursos, comunicam-se oralmente e por escrito. Podem desenvolver pesquisas.

Quanto ganha um Professor de nutrição

Um Professor de nutrição trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.323,72 e R$ 13.274,57, com a média salarial de R$ 5.242,46 e o salário mediana em R$ 3.346,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de nutrição

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.242,46 62.909,49 1.310,61 44,62
1º Quartil 2.323,72 27.884,59 580,93 19,78
Salário Mediana 3.346,00 40.152,00 836,50 28,48
3º Quartil 10.123,76 121.485,06 2.530,94 86,17
Teto Salarial 13.274,57 159.294,86 3.318,64 112,99


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Vassouras - RJ 10.773 - 14.030 11.145,24 10.773,00 11.115,00 11.583,00 14.029,68
Belo Horizonte - MG 1.697 - 5.413 2.856,29 1.696,75 2.596,00 4.469,25 5.413,29
Recife - PE 2.324 - 6.834 3.531,14 2.323,67 3.083,50 5.642,33 6.834,16
Goiânia - GO 2.600 - 4.118 2.745,45 2.600,00 2.600,00 3.400,00 4.118,18
Serra Talhada - PE 4.340 - 7.140 4.963,00 4.340,00 5.120,00 5.895,00 7.140,20


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 3.631 - 13.994 9.446,00 3.630,88 11.115,00 11.553,75 13.994,25
Minas Gerais 1.558 - 7.898 3.243,46 1.558,29 2.596,00 6.520,57 7.897,91
Pernambuco 2.480 - 7.121 3.837,35 2.479,80 3.502,00 5.879,40 7.121,31
São Paulo 1.839 - 10.902 4.855,69 1.839,33 3.692,00 9.000,67 10.901,88
Paraná 1.616 - 7.833 3.232,90 1.616,00 2.228,40 6.467,00 7.833,02
Goiás 2.600 - 4.118 2.745,45 2.600,00 2.600,00 3.400,00 4.118,18
Rio Grande do Sul 1.555 - 12.846 5.303,86 1.555,00 5.812,00 10.606,00 12.846,31


Principais locais de trabalho

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.


Funções e atividades do Professor de nutrição

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • orientar alunos;
  • comunicar-se;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • avaliar alunos, disciplinas e cursos;
  • divulgar produção acadêmica;
  • planejar cursos;
  • realizar atividades de extensão;
  • ministrar atividades didáticas;
  • desenvolver pesquisas;
  • participar da administração universitária;

  • Atividades

    • preparar material didático;
    • expressar-se por escrito;
    • coletar dados;
    • elaborar pareceres diversos;
    • organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente;
    • identificar pré-requisitos;
    • oferecer cursos;
    • estabelecer intercâmbio científico;
    • estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais;
    • obter financiamento para publicação;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • definir perfil de profissional de conclusão;
    • coordenar projetos institucionais;
    • participar de órgãos colegiados;
    • ministrar aulas expositivas;
    • interpretar mensagens orais (compreensão oral);
    • ter visão global;
    • prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária;
    • esclarecer dúvidas;
    • demonstrar capacidade de análise;
    • adaptar equipamentos e materiais;
    • revisar literatura;
    • providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa;
    • coordenar implantação de cursos;
    • preparar apresentação de resultados;
    • orientar execução de tarefas;
    • integrar equipes de órgãos externos à instituição de ensino;
    • orientar elaboração de projetos e textos científicos;
    • coordenar seminários e grupos de discussão;
    • participar de bancas de concursos;
    • propor alterações em estrutura curricular;
    • executar consultoria ´ad hoc´;
    • elaborar relatórios acadêmico-administrativos;
    • constituir equipe de pesquisa;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • interpretar mensagens escritas (compreensão escrita);
    • exercer curadoria de coleções;
    • coordenar missões científicas;
    • definir critérios e calendário de avaliação;
    • definir bibliografia;
    • estabelecer número de vagas;
    • participar de comissões;
    • orientar sobre utilização de equipamentos e materiais;
    • propor convênios;
    • elaborar projetos;
    • agir com disciplina;
    • orientar percurso acadêmico do aluno;
    • participar de bancas de seleção, qualificação e titulação;
    • participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros;
    • desenvolver equipamentos e materiais;
    • identificar demanda de mercado;
    • trabalhar em grupo;
    • agir com senso crítico;
    • argumentar com clareza e consistência;
    • redigir relatórios técnicos, científicos e boletins;
    • analisar processo de avaliação;
    • produzir materiais iconográficos e ilustrativos;
    • preparar documentação científica;
    • ministrar aulas práticas;
    • presidir órgãos colegiados;
    • selecionar conteúdo;
    • estimular auto aprendizado;
    • coordenar laboratórios de ensino e pesquisa;
    • elaborar ementas;
    • ensinar métodos e técnicas de pesquisa;
    • definir elenco de disciplinas;
    • conceder entrevistas à mídia;
    • orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias;
    • elaborar cronograma de atividades;
    • revisar textos;
    • captar recursos materiais e financeiros;
    • participar de eventos científicos;
    • corrigir trabalhos acadêmicos;
    • definir carga horária;
    • defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes;
    • treinar equipe de pesquisa;
    • gerenciar recursos das pesquisas;
    • orientar sobre utilização de fontes de pesquisa;
    • definir políticas acadêmicas;
    • partilhar conhecimento;
    • compor apresentação final de publicações;
    • ministrar atividades de campo;
    • integrar direção de associações científicas e profissionais;
    • instruir alunos em técnicas especiais;
    • demonstrar criatividade;
    • prestar assessorias e consultorias;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • revisar avaliações;
    • chefiar departamento;
    • expressar-se oralmente;
    • integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias;
    • supervisionar experimentos;
    • atualizar literatura;
    • coordenar eventos científicos;
    • redigir boletins;
    • coordenar pesquisa;
    • constituir corpo docente;
    • preparar avaliações;
    • instruir alunos na formação de atitudes;
    • difundir métodos, técnicas e produtos, junto à comunidade;
    • liderar pessoas;
    • integrar corpo editorial de revistas;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • redigir textos didáticos, científicos e técnicos;
    • estimular desenvolvimento de conduta ética;
    • discutir avaliação com aluno;
    • participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros (laboratório de análise);
    • elaborar proposta de criação de curso;
    • registrar resultados de avaliações;
    • registrar frequência de aluno;
    • estimular atitude crítica;
    • estabelecer metodologia de pesquisa;
    • supervisionar estágios curriculares;
    • coordenar disciplinas;
    • selecionar metodologia de ensino;
    • proferir palestras e conferências;
    • submeter textos para publicação;
    • orientar alunos em procedimentos de metodologia científica;
    • analisar dados;
    • estimular realização de trabalhos em grupo;
    • definir objetivos de cursos;
    • implementar ações educativas e preventivas;


    Setores que mais contratam Professor de nutrição no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Ensino fundamental
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Administração pública em geral
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: