Salário para o cargo de Professor de nutrição
CBO 2344-45 > Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Professor de nutrição - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram atividades didáticas, preparam aulas teóricas e práticas para disciplinas das ciências biológicas e da saúde, do ensino superior, planejam cursos, realizam atividades de extensão e divulgam produção acadêmica. Orientam e avaliam alunos, participam da administração universitária, avaliam disciplinas e cursos, comunicam-se oralmente e por escrito. Podem desenvolver pesquisas.

Quanto ganha um Professor de nutrição

Um Professor de nutrição trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.323,72 e R$ 13.274,57, com a média salarial de R$ 5.242,46 e o salário mediana em R$ 3.346,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de nutrição

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.242,46 62.909,49 1.310,61 44,62
1º Quartil 2.323,72 27.884,59 580,93 19,78
Salário Mediana 3.346,00 40.152,00 836,50 28,48
3º Quartil 10.123,76 121.485,06 2.530,94 86,17
Teto Salarial 13.274,57 159.294,86 3.318,64 112,99


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Vassouras - RJ 10.773 - 14.030 11.145,24 10.773,00 11.115,00 11.583,00 14.029,68
Belo Horizonte - MG 1.697 - 5.413 2.856,29 1.696,75 2.596,00 4.469,25 5.413,29
Recife - PE 2.324 - 6.834 3.531,14 2.323,67 3.083,50 5.642,33 6.834,16
Goiânia - GO 2.600 - 4.118 2.745,45 2.600,00 2.600,00 3.400,00 4.118,18
Serra Talhada - PE 4.340 - 7.140 4.963,00 4.340,00 5.120,00 5.895,00 7.140,20


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 3.631 - 13.994 9.446,00 3.630,88 11.115,00 11.553,75 13.994,25
Minas Gerais 1.558 - 7.898 3.243,46 1.558,29 2.596,00 6.520,57 7.897,91
Pernambuco 2.480 - 7.121 3.837,35 2.479,80 3.502,00 5.879,40 7.121,31
São Paulo 1.839 - 10.902 4.855,69 1.839,33 3.692,00 9.000,67 10.901,88
Paraná 1.616 - 7.833 3.232,90 1.616,00 2.228,40 6.467,00 7.833,02
Goiás 2.600 - 4.118 2.745,45 2.600,00 2.600,00 3.400,00 4.118,18
Rio Grande do Sul 1.555 - 12.846 5.303,86 1.555,00 5.812,00 10.606,00 12.846,31


Principais locais de trabalho

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.


Funções e atividades do Professor de nutrição

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior devem:

  • ministrar atividades didáticas;
  • avaliar alunos, disciplinas e cursos;
  • realizar atividades de extensão;
  • orientar alunos;
  • divulgar produção acadêmica;
  • participar da administração universitária;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar cursos;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • desenvolver pesquisas;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • participar de bancas de concursos;
    • chefiar departamento;
    • identificar pré-requisitos;
    • prestar assessorias e consultorias;
    • definir perfil de profissional de conclusão;
    • agir com senso crítico;
    • estabelecer metodologia de pesquisa;
    • orientar elaboração de projetos e textos científicos;
    • estimular atitude crítica;
    • registrar resultados de avaliações;
    • supervisionar estágios curriculares;
    • providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa;
    • demonstrar criatividade;
    • liderar pessoas;
    • coordenar eventos científicos;
    • participar de comissões;
    • constituir equipe de pesquisa;
    • coletar dados;
    • participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros (laboratório de análise);
    • definir objetivos de cursos;
    • prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária;
    • elaborar cronograma de atividades;
    • submeter textos para publicação;
    • estabelecer intercâmbio científico;
    • expressar-se por escrito;
    • proferir palestras e conferências;
    • coordenar laboratórios de ensino e pesquisa;
    • definir elenco de disciplinas;
    • treinar equipe de pesquisa;
    • integrar direção de associações científicas e profissionais;
    • ministrar atividades de campo;
    • integrar corpo editorial de revistas;
    • propor convênios;
    • partilhar conhecimento;
    • elaborar proposta de criação de curso;
    • participar de órgãos colegiados;
    • elaborar pareceres diversos;
    • selecionar conteúdo;
    • revisar textos;
    • captar recursos materiais e financeiros;
    • desenvolver equipamentos e materiais;
    • argumentar com clareza e consistência;
    • expressar-se oralmente;
    • redigir textos didáticos, científicos e técnicos;
    • definir critérios e calendário de avaliação;
    • difundir métodos, técnicas e produtos, junto à comunidade;
    • presidir órgãos colegiados;
    • estimular realização de trabalhos em grupo;
    • integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • estimular auto aprendizado;
    • identificar demanda de mercado;
    • integrar equipes de órgãos externos à instituição de ensino;
    • revisar literatura;
    • organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente;
    • oferecer cursos;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • orientar sobre utilização de fontes de pesquisa;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • orientar percurso acadêmico do aluno;
    • coordenar missões científicas;
    • coordenar implantação de cursos;
    • trabalhar em grupo;
    • orientar execução de tarefas;
    • corrigir trabalhos acadêmicos;
    • analisar dados;
    • preparar apresentação de resultados;
    • interpretar mensagens escritas (compreensão escrita);
    • redigir boletins;
    • elaborar ementas;
    • executar consultoria ´ad hoc´;
    • analisar processo de avaliação;
    • redigir relatórios técnicos, científicos e boletins;
    • compor apresentação final de publicações;
    • selecionar metodologia de ensino;
    • participar de bancas de seleção, qualificação e titulação;
    • estabelecer número de vagas;
    • esclarecer dúvidas;
    • constituir corpo docente;
    • ensinar métodos e técnicas de pesquisa;
    • instruir alunos na formação de atitudes;
    • coordenar projetos institucionais;
    • discutir avaliação com aluno;
    • preparar documentação científica;
    • coordenar disciplinas;
    • conceder entrevistas à mídia;
    • instruir alunos em técnicas especiais;
    • ministrar aulas práticas;
    • participar de eventos científicos;
    • produzir materiais iconográficos e ilustrativos;
    • estimular desenvolvimento de conduta ética;
    • demonstrar capacidade de análise;
    • interpretar mensagens orais (compreensão oral);
    • orientar sobre utilização de equipamentos e materiais;
    • definir políticas acadêmicas;
    • propor alterações em estrutura curricular;
    • ter visão global;
    • estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais;
    • adaptar equipamentos e materiais;
    • supervisionar experimentos;
    • definir carga horária;
    • registrar frequência de aluno;
    • exercer curadoria de coleções;
    • coordenar pesquisa;
    • orientar alunos em procedimentos de metodologia científica;
    • elaborar projetos;
    • atualizar literatura;
    • preparar avaliações;
    • preparar material didático;
    • ministrar aulas expositivas;
    • agir com disciplina;
    • participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros;
    • defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes;
    • definir bibliografia;
    • elaborar relatórios acadêmico-administrativos;
    • coordenar seminários e grupos de discussão;
    • orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias;
    • obter financiamento para publicação;
    • revisar avaliações;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • implementar ações educativas e preventivas;
    • gerenciar recursos das pesquisas;


    Setores que mais contratam Professor de nutrição no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Ensino fundamental
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Administração pública em geral
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador social de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador social de rua