Quanto ganha um Professor de nutrição
Um Professor de nutrição trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.323,72 e R$ 13.274,57, com a média salarial de R$ 5.242,46 e o salário mediana em R$ 3.346,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 5.242,46 | 62.909,49 | 1.310,61 | 44,62 |
1º Quartil | 2.323,72 | 27.884,59 | 580,93 | 19,78 |
Salário Mediana | 3.346,00 | 40.152,00 | 836,50 | 28,48 |
3º Quartil | 10.123,76 | 121.485,06 | 2.530,94 | 86,17 |
Teto Salarial | 13.274,57 | 159.294,86 | 3.318,64 | 112,99 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores do ensino superior
- Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor de ciências biológicas do ensino superior
- Professor de fisioterapia
- Professor de educação física no ensino superior
- Professor de odontologia
- Professor de medicina
- Professor de fonoaudiologia
- Professor de zootecnia do ensino superior
- Professor de medicina veterinária
- Professor de clínica médica (ensino superior)
- Professor de enfermagem do ensino superior
- Professor de clínica cirúrgica (ensino superior)
- Professor de farmácia e bioquímica
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Vassouras - RJ | 10.773 - 14.030 | 11.145,24 | 10.773,00 | 11.115,00 | 11.583,00 | 14.029,68 |
Belo Horizonte - MG | 1.697 - 5.413 | 2.856,29 | 1.696,75 | 2.596,00 | 4.469,25 | 5.413,29 |
Recife - PE | 2.324 - 6.834 | 3.531,14 | 2.323,67 | 3.083,50 | 5.642,33 | 6.834,16 |
Goiânia - GO | 2.600 - 4.118 | 2.745,45 | 2.600,00 | 2.600,00 | 3.400,00 | 4.118,18 |
Serra Talhada - PE | 4.340 - 7.140 | 4.963,00 | 4.340,00 | 5.120,00 | 5.895,00 | 7.140,20 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro | 3.631 - 13.994 | 9.446,00 | 3.630,88 | 11.115,00 | 11.553,75 | 13.994,25 |
Minas Gerais | 1.558 - 7.898 | 3.243,46 | 1.558,29 | 2.596,00 | 6.520,57 | 7.897,91 |
Pernambuco | 2.480 - 7.121 | 3.837,35 | 2.479,80 | 3.502,00 | 5.879,40 | 7.121,31 |
São Paulo | 1.839 - 10.902 | 4.855,69 | 1.839,33 | 3.692,00 | 9.000,67 | 10.901,88 |
Paraná | 1.616 - 7.833 | 3.232,90 | 1.616,00 | 2.228,40 | 6.467,00 | 7.833,02 |
Goiás | 2.600 - 4.118 | 2.745,45 | 2.600,00 | 2.600,00 | 3.400,00 | 4.118,18 |
Rio Grande do Sul | 1.555 - 12.846 | 5.303,86 | 1.555,00 | 5.812,00 | 10.606,00 | 12.846,31 |
Principais locais de trabalho
Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior
Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.
Funções e atividades do Professor de nutrição
Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior devem:
Atividades
- preparar material didático;
- expressar-se por escrito;
- coletar dados;
- elaborar pareceres diversos;
- organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente;
- identificar pré-requisitos;
- oferecer cursos;
- estabelecer intercâmbio científico;
- estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais;
- obter financiamento para publicação;
- demonstrar capacidade de síntese;
- definir perfil de profissional de conclusão;
- coordenar projetos institucionais;
- participar de órgãos colegiados;
- ministrar aulas expositivas;
- interpretar mensagens orais (compreensão oral);
- ter visão global;
- prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária;
- esclarecer dúvidas;
- demonstrar capacidade de análise;
- adaptar equipamentos e materiais;
- revisar literatura;
- providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa;
- coordenar implantação de cursos;
- preparar apresentação de resultados;
- orientar execução de tarefas;
- integrar equipes de órgãos externos à instituição de ensino;
- orientar elaboração de projetos e textos científicos;
- coordenar seminários e grupos de discussão;
- participar de bancas de concursos;
- propor alterações em estrutura curricular;
- executar consultoria ´ad hoc´;
- elaborar relatórios acadêmico-administrativos;
- constituir equipe de pesquisa;
- demonstrar capacidade de organização;
- interpretar mensagens escritas (compreensão escrita);
- exercer curadoria de coleções;
- coordenar missões científicas;
- definir critérios e calendário de avaliação;
- definir bibliografia;
- estabelecer número de vagas;
- participar de comissões;
- orientar sobre utilização de equipamentos e materiais;
- propor convênios;
- elaborar projetos;
- agir com disciplina;
- orientar percurso acadêmico do aluno;
- participar de bancas de seleção, qualificação e titulação;
- participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros;
- desenvolver equipamentos e materiais;
- identificar demanda de mercado;
- trabalhar em grupo;
- agir com senso crítico;
- argumentar com clareza e consistência;
- redigir relatórios técnicos, científicos e boletins;
- analisar processo de avaliação;
- produzir materiais iconográficos e ilustrativos;
- preparar documentação científica;
- ministrar aulas práticas;
- presidir órgãos colegiados;
- selecionar conteúdo;
- estimular auto aprendizado;
- coordenar laboratórios de ensino e pesquisa;
- elaborar ementas;
- ensinar métodos e técnicas de pesquisa;
- definir elenco de disciplinas;
- conceder entrevistas à mídia;
- orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias;
- elaborar cronograma de atividades;
- revisar textos;
- captar recursos materiais e financeiros;
- participar de eventos científicos;
- corrigir trabalhos acadêmicos;
- definir carga horária;
- defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes;
- treinar equipe de pesquisa;
- gerenciar recursos das pesquisas;
- orientar sobre utilização de fontes de pesquisa;
- definir políticas acadêmicas;
- partilhar conhecimento;
- compor apresentação final de publicações;
- ministrar atividades de campo;
- integrar direção de associações científicas e profissionais;
- instruir alunos em técnicas especiais;
- demonstrar criatividade;
- prestar assessorias e consultorias;
- demonstrar capacidade de motivação;
- revisar avaliações;
- chefiar departamento;
- expressar-se oralmente;
- integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias;
- supervisionar experimentos;
- atualizar literatura;
- coordenar eventos científicos;
- redigir boletins;
- coordenar pesquisa;
- constituir corpo docente;
- preparar avaliações;
- instruir alunos na formação de atitudes;
- difundir métodos, técnicas e produtos, junto à comunidade;
- liderar pessoas;
- integrar corpo editorial de revistas;
- divulgar resultados de avaliação;
- redigir textos didáticos, científicos e técnicos;
- estimular desenvolvimento de conduta ética;
- discutir avaliação com aluno;
- participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros (laboratório de análise);
- elaborar proposta de criação de curso;
- registrar resultados de avaliações;
- registrar frequência de aluno;
- estimular atitude crítica;
- estabelecer metodologia de pesquisa;
- supervisionar estágios curriculares;
- coordenar disciplinas;
- selecionar metodologia de ensino;
- proferir palestras e conferências;
- submeter textos para publicação;
- orientar alunos em procedimentos de metodologia científica;
- analisar dados;
- estimular realização de trabalhos em grupo;
- definir objetivos de cursos;
- implementar ações educativas e preventivas;
Setores que mais contratam Professor de nutrição no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Ensino fundamental
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Administração pública em geral
- Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br