Salário para o cargo de Professor de medicina veterinária
CBO 2344-40 > Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Professor de medicina veterinária - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram atividades didáticas, preparam aulas teóricas e práticas para disciplinas das ciências biológicas e da saúde, do ensino superior, planejam cursos, realizam atividades de extensão e divulgam produção acadêmica. Orientam e avaliam alunos, participam da administração universitária, avaliam disciplinas e cursos, comunicam-se oralmente e por escrito. Podem desenvolver pesquisas.

Quanto ganha um Professor de medicina veterinária

Um Professor de medicina veterinária trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.596,96 e R$ 13.639,38, com a média salarial de R$ 6.206,42 e o salário mediana em R$ 4.916,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Professor de medicina veterinária

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.206,42 74.477,04 1.551,61 51,72
1º Quartil 2.596,96 31.163,52 649,24 21,64
Salário Mediana 4.916,00 58.992,00 1.229,00 40,97
3º Quartil 11.260,77 135.129,24 2.815,19 93,84
Teto Salarial 13.639,38 163.672,56 3.409,85 113,66


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.


Funções e atividades do Professor de medicina veterinária

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior devem:

  • planejar cursos;
  • ministrar atividades didáticas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • divulgar produção acadêmica;
  • avaliar alunos, disciplinas e cursos;
  • desenvolver pesquisas;
  • comunicar-se;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • orientar alunos;
  • participar da administração universitária;
  • realizar atividades de extensão;

Atividades

  • agir com senso crítico;
  • coordenar projetos institucionais;
  • participar de eventos científicos;
  • definir carga horária;
  • defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes;
  • proferir palestras e conferências;
  • discutir avaliação com aluno;
  • orientar elaboração de projetos e textos científicos;
  • integrar corpo editorial de revistas;
  • definir perfil de profissional de conclusão;
  • submeter textos para publicação;
  • elaborar ementas;
  • elaborar relatórios acadêmico-administrativos;
  • elaborar projetos;
  • coordenar disciplinas;
  • ministrar atividades de campo;
  • interpretar mensagens orais (compreensão oral);
  • integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias;
  • registrar frequência de aluno;
  • expressar-se por escrito;
  • definir bibliografia;
  • liderar pessoas;
  • presidir órgãos colegiados;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • participar de comissões;
  • ter visão global;
  • produzir materiais iconográficos e ilustrativos;
  • participar de bancas de concursos;
  • implementar ações educativas e preventivas;
  • definir objetivos de cursos;
  • treinar equipe de pesquisa;
  • orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias;
  • participar de órgãos colegiados;
  • expressar-se oralmente;
  • selecionar metodologia de ensino;
  • esclarecer dúvidas;
  • participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros (laboratório de análise);
  • prestar assessorias e consultorias;
  • demonstrar criatividade;
  • redigir relatórios técnicos, científicos e boletins;
  • prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária;
  • estimular auto aprendizado;
  • ministrar aulas práticas;
  • identificar demanda de mercado;
  • oferecer cursos;
  • corrigir trabalhos acadêmicos;
  • supervisionar estágios curriculares;
  • captar recursos materiais e financeiros;
  • desenvolver equipamentos e materiais;
  • difundir métodos, técnicas e produtos, junto à comunidade;
  • definir políticas acadêmicas;
  • trabalhar em grupo;
  • divulgar resultados de avaliação;
  • preparar material didático;
  • selecionar conteúdo;
  • orientar execução de tarefas;
  • constituir equipe de pesquisa;
  • orientar sobre utilização de equipamentos e materiais;
  • elaborar cronograma de atividades;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • propor alterações em estrutura curricular;
  • orientar alunos em procedimentos de metodologia científica;
  • demonstrar capacidade de análise;
  • providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa;
  • registrar resultados de avaliações;
  • compor apresentação final de publicações;
  • revisar literatura;
  • analisar processo de avaliação;
  • integrar equipes de órgãos externos à instituição de ensino;
  • integrar direção de associações científicas e profissionais;
  • chefiar departamento;
  • executar consultoria ´ad hoc´;
  • coordenar pesquisa;
  • elaborar pareceres diversos;
  • preparar avaliações;
  • ministrar aulas expositivas;
  • redigir textos didáticos, científicos e técnicos;
  • identificar pré-requisitos;
  • preparar documentação científica;
  • participar de bancas de seleção, qualificação e titulação;
  • estabelecer número de vagas;
  • coordenar missões científicas;
  • gerenciar recursos das pesquisas;
  • estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais;
  • participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros;
  • coordenar eventos científicos;
  • revisar avaliações;
  • redigir boletins;
  • estimular atitude crítica;
  • obter financiamento para publicação;
  • coordenar seminários e grupos de discussão;
  • orientar sobre utilização de fontes de pesquisa;
  • estabelecer metodologia de pesquisa;
  • partilhar conhecimento;
  • elaborar proposta de criação de curso;
  • estimular realização de trabalhos em grupo;
  • ensinar métodos e técnicas de pesquisa;
  • supervisionar experimentos;
  • propor convênios;
  • orientar percurso acadêmico do aluno;
  • estimular desenvolvimento de conduta ética;
  • organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente;
  • coletar dados;
  • instruir alunos na formação de atitudes;
  • demonstrar capacidade de motivação;
  • preparar apresentação de resultados;
  • analisar dados;
  • conceder entrevistas à mídia;
  • interpretar mensagens escritas (compreensão escrita);
  • argumentar com clareza e consistência;
  • revisar textos;
  • coordenar laboratórios de ensino e pesquisa;
  • definir critérios e calendário de avaliação;
  • atualizar literatura;
  • estabelecer intercâmbio científico;
  • definir elenco de disciplinas;
  • instruir alunos em técnicas especiais;
  • constituir corpo docente;
  • agir com disciplina;
  • adaptar equipamentos e materiais;
  • coordenar implantação de cursos;


Setores que mais contratam Professor de medicina veterinária no mercado de trabalho

  • Educação superior - graduação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Atividades de apoio à educação
  • Ensino fundamental




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Orientador sócio educativo
Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

Orientador sócio educativo