Salário para o cargo de Professor de nutrição
CBO 2344-45 > Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Professor de nutrição - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram atividades didáticas, preparam aulas teóricas e práticas para disciplinas das ciências biológicas e da saúde, do ensino superior, planejam cursos, realizam atividades de extensão e divulgam produção acadêmica. Orientam e avaliam alunos, participam da administração universitária, avaliam disciplinas e cursos, comunicam-se oralmente e por escrito. Podem desenvolver pesquisas.

Quanto ganha um Professor de nutrição

Um Professor de nutrição trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.226,36 e R$ 13.162,01, com a média salarial de R$ 5.543,95 e o salário mediana em R$ 3.571,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Professor de nutrição

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.543,95 66.527,40 1.385,99 48,21
1º Quartil 2.226,36 26.716,32 556,59 19,36
Salário Mediana 3.571,00 42.852,00 892,75 31,05
3º Quartil 10.866,65 130.399,80 2.716,66 94,49
Teto Salarial 13.162,01 157.944,12 3.290,50 114,45


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.


Funções e atividades do Professor de nutrição

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior devem:

  • desenvolver pesquisas;
  • participar da administração universitária;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • divulgar produção acadêmica;
  • ministrar atividades didáticas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • orientar alunos;
  • planejar cursos;
  • avaliar alunos, disciplinas e cursos;
  • realizar atividades de extensão;
  • comunicar-se;

Atividades

  • executar consultoria ´ad hoc´;
  • ter visão global;
  • propor convênios;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • revisar avaliações;
  • expressar-se oralmente;
  • produzir materiais iconográficos e ilustrativos;
  • preparar material didático;
  • participar de órgãos colegiados;
  • interpretar mensagens escritas (compreensão escrita);
  • integrar direção de associações científicas e profissionais;
  • liderar pessoas;
  • providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa;
  • definir políticas acadêmicas;
  • divulgar resultados de avaliação;
  • desenvolver equipamentos e materiais;
  • esclarecer dúvidas;
  • demonstrar capacidade de análise;
  • presidir órgãos colegiados;
  • prestar assessorias e consultorias;
  • captar recursos materiais e financeiros;
  • redigir boletins;
  • instruir alunos em técnicas especiais;
  • analisar dados;
  • coletar dados;
  • prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária;
  • integrar corpo editorial de revistas;
  • submeter textos para publicação;
  • agir com disciplina;
  • participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros;
  • revisar textos;
  • estabelecer intercâmbio científico;
  • estabelecer número de vagas;
  • difundir métodos, técnicas e produtos, junto à comunidade;
  • gerenciar recursos das pesquisas;
  • preparar documentação científica;
  • coordenar eventos científicos;
  • ministrar atividades de campo;
  • compor apresentação final de publicações;
  • orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias;
  • agir com senso crítico;
  • estimular realização de trabalhos em grupo;
  • preparar apresentação de resultados;
  • argumentar com clareza e consistência;
  • coordenar seminários e grupos de discussão;
  • orientar elaboração de projetos e textos científicos;
  • propor alterações em estrutura curricular;
  • corrigir trabalhos acadêmicos;
  • conceder entrevistas à mídia;
  • ministrar aulas expositivas;
  • estimular desenvolvimento de conduta ética;
  • participar de bancas de concursos;
  • coordenar disciplinas;
  • integrar equipes de órgãos externos à instituição de ensino;
  • identificar demanda de mercado;
  • participar de eventos científicos;
  • orientar sobre utilização de equipamentos e materiais;
  • discutir avaliação com aluno;
  • constituir equipe de pesquisa;
  • oferecer cursos;
  • chefiar departamento;
  • constituir corpo docente;
  • definir carga horária;
  • estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais;
  • redigir relatórios técnicos, científicos e boletins;
  • definir objetivos de cursos;
  • identificar pré-requisitos;
  • definir critérios e calendário de avaliação;
  • orientar percurso acadêmico do aluno;
  • revisar literatura;
  • ensinar métodos e técnicas de pesquisa;
  • estimular auto aprendizado;
  • coordenar laboratórios de ensino e pesquisa;
  • participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros (laboratório de análise);
  • interpretar mensagens orais (compreensão oral);
  • instruir alunos na formação de atitudes;
  • supervisionar experimentos;
  • orientar sobre utilização de fontes de pesquisa;
  • definir elenco de disciplinas;
  • elaborar proposta de criação de curso;
  • registrar frequência de aluno;
  • demonstrar capacidade de motivação;
  • elaborar ementas;
  • organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente;
  • coordenar implantação de cursos;
  • coordenar projetos institucionais;
  • demonstrar criatividade;
  • estabelecer metodologia de pesquisa;
  • analisar processo de avaliação;
  • selecionar metodologia de ensino;
  • registrar resultados de avaliações;
  • trabalhar em grupo;
  • preparar avaliações;
  • redigir textos didáticos, científicos e técnicos;
  • defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes;
  • orientar execução de tarefas;
  • integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias;
  • adaptar equipamentos e materiais;
  • elaborar relatórios acadêmico-administrativos;
  • partilhar conhecimento;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • proferir palestras e conferências;
  • elaborar projetos;
  • participar de comissões;
  • atualizar literatura;
  • ministrar aulas práticas;
  • participar de bancas de seleção, qualificação e titulação;
  • elaborar cronograma de atividades;
  • treinar equipe de pesquisa;
  • selecionar conteúdo;
  • elaborar pareceres diversos;
  • coordenar pesquisa;
  • definir bibliografia;
  • supervisionar estágios curriculares;
  • definir perfil de profissional de conclusão;
  • estimular atitude crítica;
  • obter financiamento para publicação;
  • implementar ações educativas e preventivas;
  • orientar alunos em procedimentos de metodologia científica;
  • expressar-se por escrito;


Setores que mais contratam Professor de nutrição no mercado de trabalho

  • Educação superior - graduação
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Atividades de apoio à educação




Profissões em Destaque: