Salário para o cargo de Professor de fonoaudiologia
CBO 2344-30 > Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Professor de fonoaudiologia - Descrição, atividades e funções do cargo

Ministram atividades didáticas, preparam aulas teóricas e práticas para disciplinas das ciências biológicas e da saúde, do ensino superior, planejam cursos, realizam atividades de extensão e divulgam produção acadêmica. Orientam e avaliam alunos, participam da administração universitária, avaliam disciplinas e cursos, comunicam-se oralmente e por escrito. Podem desenvolver pesquisas.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.


Funções e atividades do Professor de fonoaudiologia

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior devem:

  • orientar alunos;
  • avaliar alunos, disciplinas e cursos;
  • planejar cursos;
  • participar da administração universitária;
  • ministrar atividades didáticas;
  • desenvolver pesquisas;
  • divulgar produção acadêmica;
  • realizar atividades de extensão;
  • comunicar-se;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • argumentar com clareza e consistência;
  • orientar alunos em procedimentos de metodologia científica;
  • expressar-se oralmente;
  • obter financiamento para publicação;
  • propor convênios;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • integrar corpo editorial de revistas;
  • esclarecer dúvidas;
  • coordenar projetos institucionais;
  • chefiar departamento;
  • coletar dados;
  • registrar resultados de avaliações;
  • constituir corpo docente;
  • definir bibliografia;
  • estimular realização de trabalhos em grupo;
  • produzir materiais iconográficos e ilustrativos;
  • participar de órgãos colegiados;
  • adaptar equipamentos e materiais;
  • organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente;
  • ministrar aulas práticas;
  • compor apresentação final de publicações;
  • captar recursos materiais e financeiros;
  • estimular atitude crítica;
  • treinar equipe de pesquisa;
  • propor alterações em estrutura curricular;
  • identificar demanda de mercado;
  • agir com disciplina;
  • divulgar resultados de avaliação;
  • conceder entrevistas à mídia;
  • participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros (laboratório de análise);
  • elaborar ementas;
  • coordenar implantação de cursos;
  • estimular auto aprendizado;
  • integrar equipes de órgãos externos à instituição de ensino;
  • oferecer cursos;
  • redigir textos didáticos, científicos e técnicos;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • preparar apresentação de resultados;
  • elaborar pareceres diversos;
  • coordenar pesquisa;
  • definir carga horária;
  • definir critérios e calendário de avaliação;
  • defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes;
  • corrigir trabalhos acadêmicos;
  • interpretar mensagens orais (compreensão oral);
  • ensinar métodos e técnicas de pesquisa;
  • preparar material didático;
  • prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária;
  • coordenar disciplinas;
  • liderar pessoas;
  • elaborar relatórios acadêmico-administrativos;
  • preparar avaliações;
  • definir perfil de profissional de conclusão;
  • estabelecer intercâmbio científico;
  • registrar frequência de aluno;
  • executar consultoria ´ad hoc´;
  • elaborar projetos;
  • difundir métodos, técnicas e produtos, junto à comunidade;
  • orientar execução de tarefas;
  • supervisionar experimentos;
  • ter visão global;
  • orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias;
  • revisar avaliações;
  • atualizar literatura;
  • demonstrar capacidade de motivação;
  • elaborar proposta de criação de curso;
  • orientar sobre utilização de equipamentos e materiais;
  • trabalhar em grupo;
  • presidir órgãos colegiados;
  • instruir alunos na formação de atitudes;
  • preparar documentação científica;
  • integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias;
  • implementar ações educativas e preventivas;
  • definir objetivos de cursos;
  • ministrar atividades de campo;
  • prestar assessorias e consultorias;
  • redigir boletins;
  • definir políticas acadêmicas;
  • proferir palestras e conferências;
  • estabelecer número de vagas;
  • participar de bancas de seleção, qualificação e titulação;
  • coordenar seminários e grupos de discussão;
  • providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa;
  • integrar direção de associações científicas e profissionais;
  • elaborar cronograma de atividades;
  • constituir equipe de pesquisa;
  • orientar sobre utilização de fontes de pesquisa;
  • supervisionar estágios curriculares;
  • coordenar eventos científicos;
  • participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros;
  • instruir alunos em técnicas especiais;
  • orientar elaboração de projetos e textos científicos;
  • agir com senso crítico;
  • demonstrar criatividade;
  • selecionar metodologia de ensino;
  • identificar pré-requisitos;
  • gerenciar recursos das pesquisas;
  • ministrar aulas expositivas;
  • definir elenco de disciplinas;
  • participar de bancas de concursos;
  • estabelecer metodologia de pesquisa;
  • coordenar laboratórios de ensino e pesquisa;
  • discutir avaliação com aluno;
  • desenvolver equipamentos e materiais;
  • revisar textos;
  • revisar literatura;
  • partilhar conhecimento;
  • analisar processo de avaliação;
  • redigir relatórios técnicos, científicos e boletins;
  • analisar dados;
  • orientar percurso acadêmico do aluno;
  • participar de comissões;
  • estimular desenvolvimento de conduta ética;
  • demonstrar capacidade de análise;
  • estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais;
  • participar de eventos científicos;
  • selecionar conteúdo;
  • submeter textos para publicação;
  • interpretar mensagens escritas (compreensão escrita);
  • expressar-se por escrito;


Setores que mais contratam Professor de fonoaudiologia no mercado de trabalho

  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Atividades de psicologia e psicanálise




Profissões em Destaque:

Salário para o cargo de Gerente de pensionato
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

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