Salário para o cargo de Professor de farmácia e bioquímica
CBO 2344-20 > Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Professor de farmácia e bioquímica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram atividades didáticas, preparam aulas teóricas e práticas para disciplinas das ciências biológicas e da saúde, do ensino superior, planejam cursos, realizam atividades de extensão e divulgam produção acadêmica. Orientam e avaliam alunos, participam da administração universitária, avaliam disciplinas e cursos, comunicam-se oralmente e por escrito. Podem desenvolver pesquisas.

Quanto ganha um Professor de farmácia e bioquímica

Um Professor de farmácia e bioquímica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.370,57 e R$ 10.530,53, com a média salarial de R$ 4.767,25 e o salário mediana em R$ 3.520,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Professor de farmácia e bioquímica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.767,25 57.207,00 1.191,81 39,73
1º Quartil 2.370,57 28.446,84 592,64 19,75
Salário Mediana 3.520,00 42.240,00 880,00 29,33
3º Quartil 8.694,08 104.328,96 2.173,52 72,45
Teto Salarial 10.530,53 126.366,36 2.632,63 87,75


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.


Funções e atividades do Professor de farmácia e bioquímica

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior devem:

  • orientar alunos;
  • realizar atividades de extensão;
  • desenvolver pesquisas;
  • comunicar-se;
  • participar da administração universitária;
  • avaliar alunos, disciplinas e cursos;
  • planejar cursos;
  • ministrar atividades didáticas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • divulgar produção acadêmica;

Atividades

  • revisar textos;
  • presidir órgãos colegiados;
  • coordenar implantação de cursos;
  • chefiar departamento;
  • providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa;
  • elaborar relatórios acadêmico-administrativos;
  • instruir alunos em técnicas especiais;
  • selecionar metodologia de ensino;
  • coordenar eventos científicos;
  • participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros;
  • elaborar projetos;
  • definir objetivos de cursos;
  • participar de comissões;
  • coordenar disciplinas;
  • conceder entrevistas à mídia;
  • ministrar atividades de campo;
  • orientar execução de tarefas;
  • orientar elaboração de projetos e textos científicos;
  • redigir textos didáticos, científicos e técnicos;
  • coordenar laboratórios de ensino e pesquisa;
  • constituir corpo docente;
  • demonstrar capacidade de síntese;
  • participar de bancas de concursos;
  • analisar dados;
  • discutir avaliação com aluno;
  • orientar percurso acadêmico do aluno;
  • preparar avaliações;
  • esclarecer dúvidas;
  • interpretar mensagens escritas (compreensão escrita);
  • supervisionar estágios curriculares;
  • registrar resultados de avaliações;
  • corrigir trabalhos acadêmicos;
  • redigir boletins;
  • agir com disciplina;
  • demonstrar criatividade;
  • preparar documentação científica;
  • orientar sobre utilização de fontes de pesquisa;
  • integrar corpo editorial de revistas;
  • estabelecer metodologia de pesquisa;
  • obter financiamento para publicação;
  • preparar material didático;
  • participar de bancas de seleção, qualificação e titulação;
  • supervisionar experimentos;
  • orientar sobre utilização de equipamentos e materiais;
  • prestar assessorias e consultorias;
  • ministrar aulas práticas;
  • desenvolver equipamentos e materiais;
  • captar recursos materiais e financeiros;
  • atualizar literatura;
  • instruir alunos na formação de atitudes;
  • difundir métodos, técnicas e produtos, junto à comunidade;
  • definir elenco de disciplinas;
  • redigir relatórios técnicos, científicos e boletins;
  • oferecer cursos;
  • ensinar métodos e técnicas de pesquisa;
  • elaborar ementas;
  • elaborar cronograma de atividades;
  • integrar direção de associações científicas e profissionais;
  • coordenar pesquisa;
  • submeter textos para publicação;
  • coordenar missões científicas;
  • expressar-se oralmente;
  • elaborar proposta de criação de curso;
  • agir com senso crítico;
  • divulgar resultados de avaliação;
  • estimular desenvolvimento de conduta ética;
  • definir políticas acadêmicas;
  • revisar literatura;
  • propor alterações em estrutura curricular;
  • implementar ações educativas e preventivas;
  • participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros (laboratório de análise);
  • prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária;
  • propor convênios;
  • preparar apresentação de resultados;
  • defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes;
  • elaborar pareceres diversos;
  • produzir materiais iconográficos e ilustrativos;
  • constituir equipe de pesquisa;
  • gerenciar recursos das pesquisas;
  • argumentar com clareza e consistência;
  • ministrar aulas expositivas;
  • definir critérios e calendário de avaliação;
  • ter visão global;
  • demonstrar capacidade de análise;
  • definir bibliografia;
  • registrar frequência de aluno;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • participar de órgãos colegiados;
  • executar consultoria ´ad hoc´;
  • exercer curadoria de coleções;
  • organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente;
  • partilhar conhecimento;
  • coordenar projetos institucionais;
  • orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias;
  • estabelecer intercâmbio científico;
  • estimular realização de trabalhos em grupo;
  • integrar equipes de órgãos externos à instituição de ensino;
  • definir perfil de profissional de conclusão;
  • revisar avaliações;
  • identificar pré-requisitos;
  • definir carga horária;
  • liderar pessoas;
  • participar de eventos científicos;
  • estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais;
  • proferir palestras e conferências;
  • interpretar mensagens orais (compreensão oral);
  • estabelecer número de vagas;
  • coletar dados;
  • adaptar equipamentos e materiais;
  • estimular atitude crítica;
  • treinar equipe de pesquisa;
  • trabalhar em grupo;
  • expressar-se por escrito;
  • selecionar conteúdo;
  • compor apresentação final de publicações;
  • identificar demanda de mercado;
  • integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias;
  • analisar processo de avaliação;
  • coordenar seminários e grupos de discussão;
  • demonstrar capacidade de motivação;
  • orientar alunos em procedimentos de metodologia científica;
  • estimular auto aprendizado;


Setores que mais contratam Professor de farmácia e bioquímica no mercado de trabalho

  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação superior - graduação




Profissões em Destaque: