Salário para o cargo de Professor de nível médio no ensino fundamental
CBO 3312-05 > Professores de nível médio no ensino fundamental

Professor de nível médio no ensino fundamental - Descrição, atividades e funções do cargo

Ministram aulas no ensino fundamental de 1ª a 4ª séries, ensinando os alunos com técnicas de alfabetização, expressão artística e corporal, exercem atividades de planejamento do ano letivo, discutindo a proposta da escola, participando da definição da proposta pedagógica, fixando metas, definindo objetivos e cronogramas e selecionando conteúdos, preparam aulas, pesquisando e selecionando materiais e informações, diagnosticam a realidade dos alunos e avaliam seu conhecimento, acompanhando o processo de desenvolvimento dos alunos e aplicando instrumentos de avaliação, podem interagir com a comunidade escolar, buscando conscientizá-la sobre temas fundamentais para a cidadania e a qualidade de vida.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Professores leigos e de nível médio
      • Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
        • Professores de nível médio no ensino fundamental

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Professores de nível médio no ensino fundamental trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio no ensino fundamental

O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio profissionalizante em magistério. A partir de 2007, o requisito mínimo de formação será nível superior completo na área de educação.


Funções e atividades do Professor de nível médio no ensino fundamental

Professores de nível médio no ensino fundamental devem:

  • diagnosticar a realidade dos alunos;
  • avaliar os alunos;
  • ministrar aula;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar o ano letivo;
  • conscientizar a comunidade escolar;
  • preparar aula;
  • comunicar-se;

Atividades

  • avaliar planejamento;
  • realizar atividades lúdicas;
  • requisitar material;
  • entrevistar pais e alunos;
  • preencher cadastros;
  • esclarecer dúvidas;
  • trabalhar em equipe;
  • adotar medidas disciplinares;
  • aplicar instrumentos de avaliação;
  • selecionar livros didáticos;
  • servir como referencial de conduta;
  • consultar relatório da turma do ano anterior;
  • participar da elaboração de normas de conduta;
  • definir estratégias;
  • convocar pais de alunos;
  • preencher diário de classe;
  • dramatizar situações;
  • interpretar resultados de pré-testes de cognição;
  • selecionar material;
  • revisar conteúdos;
  • encaminhar alunos para profissionais de apoio (psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos);
  • trocar ideias com professor do ano anterior;
  • elogiar o progresso do aluno;
  • demonstrar versatilidade;
  • reciclar material;
  • demonstrar dinamismo;
  • mediar atividades de autocorreção;
  • observar os alunos;
  • avaliar comportamento;
  • aplicar questionários;
  • demonstrar criatividade;
  • elaborar instrumentos de avaliação;
  • comprar material;
  • elaborar plano de aula;
  • distribuir material;
  • definir cronograma;
  • elaborar projetos;
  • pesquisar informações;
  • visitar locais para estudos;
  • fornecer subsídios à diretoria;
  • proferir palestras;
  • participar da definição da proposta pedagógica;
  • preencher relatório de avaliação;
  • conferir material;
  • diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos;
  • trabalhar em grupo;
  • preencher tarjetas (conceitos, notas);
  • trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação;
  • integrar as famílias à comunidade escolar;
  • responder comunicados;
  • corrigir instrumentos de avaliação;
  • interagir com o grupo;
  • fixar metas;
  • pesquisar material (editoras, internet);
  • selecionar livros paradidáticos;
  • demonstrar imparcialidade;
  • contar estórias;
  • definir objetivos;
  • vistar agenda dos alunos;
  • acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos;
  • contornar situações adversas;
  • aplicar técnicas de expressão corporal;
  • expor oralmente;
  • confeccionar material;
  • selecionar atividades lúdicas;
  • sistematizar material e informações;
  • cobrar tarefas;
  • definir métodos de avaliação;
  • identificar a realidade familiar;
  • debater ideias e temas;
  • ensinar técnicas artísticas;
  • demonstrar coerência;
  • avaliar participação;
  • enviar comunicados;
  • participar de reuniões;
  • atender pais de alunos;
  • preencher boletins escolares;
  • demonstrar autoconfiança;
  • participar de conselhos;
  • realizar leituras de apoio;
  • discutir a proposta da escola;
  • manter disciplina;
  • preencher lista de chamada;
  • demonstrar paciência;
  • organizar-se;
  • mediar ensino-aprendizagem;
  • definir atividades e eventos extraclasse;
  • passar lição de casa;
  • selecionar conteúdos;
  • autocontrolar-se;
  • participar de reuniões com coordenação e diretoria;
  • definir material didático;
  • fornecer informações sobre profissionais de apoio;
  • demonstrar sociabilidade;
  • discutir conceitos de conduta;
  • demonstrar discernimento;
  • solicitar apoio da orientação ou coordenação;
  • participar de eventos e encontros profissionais e comunitários;
  • mediar conflitos;


Setores que mais contratam Professor de nível médio no ensino fundamental no mercado de trabalho

  • Administração pública em geral
  • Ensino fundamental
  • Educação infantil - pré-escola
  • Ensino médio
  • Educação infantil - creche
  • Serviços de assistência social sem alojamento
  • Outras atividades de ensino
  • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
  • Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
  • Educação superior - graduação e pós-graduação
  • Educação superior - graduação
  • Educação profissional de nível técnico
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Atividades de organizações religiosas
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Ensino de idiomas
  • Atividades de apoio à educação
  • Atividades associativas
  • Cursos preparatórios para concursos




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