Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Professores leigos e de nível médio
- Professores de nível médio na educação infantil, no ensino fundamental e no profissionalizante
- Professores de nível médio no ensino fundamental
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Professores de nível médio no ensino fundamental trabalham na rede pública e privada de ensino de primeira a quarta séries de classes unisseriadas e multisseriadas. Os profissionais da rede pública são predominantemente estatutários, há prefeituras que contratam sob o regime celetista. Há, ainda, os professores que são admitidos na rede pública sem concurso e são chamados de ocupante de função atividade (ofa). Na rede privada, são empregados com carteira assinada. Trabalham em equipes pedagógicas, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de nível médio no ensino fundamental
O exercício dessa ocupação requer formação de nível médio profissionalizante em magistério. A partir de 2007, o requisito mínimo de formação será nível superior completo na área de educação.
Funções e atividades do Professor de ensino fundamental - séries iniciais
Professores de nível médio no ensino fundamental devem:
- preparar aula;
- ministrar aula;
- diagnosticar a realidade dos alunos;
- conscientizar a comunidade escolar;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- avaliar os alunos;
- planejar o ano letivo;
Atividades
- ensinar técnicas artísticas;
- selecionar conteúdos;
- revisar conteúdos;
- pesquisar informações;
- participar da elaboração de normas de conduta;
- debater ideias e temas;
- definir material didático;
- realizar atividades lúdicas;
- mediar ensino-aprendizagem;
- demonstrar versatilidade;
- aplicar questionários;
- demonstrar coerência;
- encaminhar alunos para profissionais de apoio (psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos);
- identificar a realidade familiar;
- contar estórias;
- reciclar material;
- solicitar apoio da orientação ou coordenação;
- expor oralmente;
- realizar leituras de apoio;
- definir estratégias;
- avaliar planejamento;
- entrevistar pais e alunos;
- preencher diário de classe;
- observar os alunos;
- elaborar projetos;
- selecionar livros didáticos;
- participar de reuniões;
- selecionar livros paradidáticos;
- participar de reuniões com coordenação e diretoria;
- visitar locais para estudos;
- organizar-se;
- definir métodos de avaliação;
- contornar situações adversas;
- proferir palestras;
- trocar informações e experiências com colegas, comunidade, alunos e coordenação;
- aplicar instrumentos de avaliação;
- demonstrar sociabilidade;
- aplicar técnicas de expressão corporal;
- definir atividades e eventos extraclasse;
- preencher lista de chamada;
- demonstrar paciência;
- esclarecer dúvidas;
- demonstrar discernimento;
- conferir material;
- responder comunicados;
- dramatizar situações;
- pesquisar material (editoras, internet);
- participar da definição da proposta pedagógica;
- atender pais de alunos;
- consultar relatório da turma do ano anterior;
- fornecer subsídios à diretoria;
- servir como referencial de conduta;
- convocar pais de alunos;
- distribuir material;
- corrigir instrumentos de avaliação;
- diagnosticar o conhecimento prévio dos alunos;
- selecionar atividades lúdicas;
- adotar medidas disciplinares;
- participar de eventos e encontros profissionais e comunitários;
- integrar as famílias à comunidade escolar;
- demonstrar imparcialidade;
- elaborar instrumentos de avaliação;
- demonstrar autoconfiança;
- autocontrolar-se;
- acompanhar o processo de desenvolvimento dos alunos;
- selecionar material;
- participar de conselhos;
- interpretar resultados de pré-testes de cognição;
- elogiar o progresso do aluno;
- preencher relatório de avaliação;
- trabalhar em grupo;
- interagir com o grupo;
- trocar ideias com professor do ano anterior;
- discutir conceitos de conduta;
- confeccionar material;
- avaliar comportamento;
- passar lição de casa;
- comprar material;
- requisitar material;
- discutir a proposta da escola;
- demonstrar criatividade;
- fixar metas;
- cobrar tarefas;
- trabalhar em equipe;
- preencher boletins escolares;
- definir objetivos;
- elaborar plano de aula;
- manter disciplina;
- sistematizar material e informações;
- enviar comunicados;
- preencher tarjetas (conceitos, notas);
- fornecer informações sobre profissionais de apoio;
- definir cronograma;
- mediar conflitos;
- demonstrar dinamismo;
- preencher cadastros;
- vistar agenda dos alunos;
- mediar atividades de autocorreção;
- avaliar participação;
Setores que mais contratam Professor de ensino fundamental - séries iniciais no mercado de trabalho
- Administração pública em geral
- Ensino fundamental
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino médio
- Educação infantil - creche
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Outras atividades de ensino
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Regulação das atividades de saúde, educação, serviços culturais e outros serviços sociais
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Educação profissional de nível técnico
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de organizações religiosas
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Holdings de instituições não-financeiras
- Ensino de idiomas
- Atividades de apoio à educação
- Atividades associativas
- Cursos preparatórios para concursos