Salário para o cargo de Professor de filologia
CBO 2346-76 > Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Professor de filologia - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram aulas, cursos e seminários e realizam pesquisas, nas áreas de linguística e literatura, orientam alunos, realizam atividades pedagógico-administrativas, de avaliação e de qualificação profissional, organizam a produção do conhecimento na área, divulgam conhecimentos científicos, prestam assessoria e consultoria.

Quanto ganha um Professor de filologia

Um Professor de filologia trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.043,88 e R$ 6.410,08, com a média salarial de R$ 3.302,00 e o salário mediana em R$ 3.130,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de filologia

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.302,00 39.624,00 825,50 21,80
1º Quartil 2.043,88 24.526,50 510,97 13,49
Salário Mediana 3.130,00 37.560,00 782,50 20,66
3º Quartil 4.888,60 58.663,20 1.222,15 32,27
Teto Salarial 6.410,08 76.920,95 1.602,52 42,32


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Principais locais de trabalho

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior exercem suas funções em instituições e estabelecimentos cujas atividades estão relacionadas a ensino, cultura e pesquisa e desenvolvimento. Geralmente, são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam de forma individual, em duplas e em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão ocasional, em ambientes fechados, geralmente no período diurno, o exercicio do trabalho pode ocorrer de forma presencial e em sistema de ensino a distância. Os profissionais de algumas das ocupações podem estar sujeitos à estresse e podem estar expostos à ação de ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior na área de letras, geralmente pós-graduadas. Para o exercício pleno das funções não se requer experiência profissional, exceto para as ocupações de professores de filologia e crítica textual e professores de literatura comparada. A admissão ao exercício profissional em universidades públicas é por consurso.


Funções e atividades do Professor de filologia

Professores nas áreas de língua e literatura do ensino superior devem:

  • ministrar aulas, cursos, seminários nas Áreas de língua, linguística e literatura;
  • organizar a produção do conhecimento na Área;
  • divulgar conhecimentos científicos;
  • realizar atividades pedagógico-administrativas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades de qualificação profissional;
  • prestar assessoria e consultoria;
  • realizar atividades de avaliação;
  • orientar alunos;
  • realizar pesquisas nas Áreas de língua, linguística e literatura;

  • Atividades

    • avaliar o projeto pedagógico do curso;
    • participar de júri de premiação cultural;
    • representar os pares em comissões externas à instituição;
    • organizar antologias;
    • demonstrar capacidade de transmitir conhecimentos científicos, com clareza;
    • exercer cargos de chefia, direção, supervisão e coordenação;
    • publicar trabalhos;
    • avaliar a leitura e compreensão de textos orais e escritos;
    • realizar autoavaliação;
    • avaliar a produção escrita de alunos;
    • atualizar-se na carreira acadêmica;
    • orientar trabalhos de monitoria;
    • planejar e implementar grades curriculares;
    • atualizar conteúdos programáticos;
    • promover seminários, palestras, entre outros, sobre temas específicos;
    • planejar orçamento;
    • realizar palestras, conferências, etc;
    • orientar alunos na apresentação de trabalhos;
    • avaliar grade curricular;
    • elaborar material didático e paradidático;
    • preparar programas de cursos;
    • elaborar críticas literárias;
    • organizar concursos literários;
    • indicar bibliografia;
    • avaliar as necessidades dos alunos;
    • organizar e editar publicações científicas;
    • organizar eventos científicos e culturais;
    • participar da correção de exames;
    • estudar novas tecnologias de apoio à pesquisa;
    • realizar estudos interdisciplinares;
    • trabalhar em equipe;
    • proceder com ética nas relações interpessoais e profissionais;
    • desenvolver atividades de pós-doutorado;
    • elaborar pareceres para órgãos de fomento à pesquisa;
    • participar de discussões sobre a área, pela internet;
    • discutir sobre a aplicação do estudo da língua na prática profissional;
    • desenvolver metodologias científicas de trabalho;
    • dar atendimento individual aos alunos;
    • demonstrar domínio instrumental de língua estrangeira;
    • demonstrar capacidade de interagir com os alunos;
    • escrever textos relacionados à pesquisa;
    • preparar instrumentos de avaliação;
    • participar de eventos acadêmicos, científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • elaborar glossários;
    • organizar edições diplomáticas;
    • discutir propostas curriculares;
    • organizar edições didáticas de obras literárias;
    • demonstrar capacidade de reflexão;
    • traduzir textos;
    • prestar assessoria a órgãos de fomento à pesquisa;
    • estruturar projetos pedagógicos na área;
    • definir conteúdos programáticos;
    • realizar seminários para discussão de resultados parciais de pesquisas;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • elaborar projetos;
    • organizar edições críticas;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • avaliar exame nacional de cursos;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • realizar discussões teórico-metodológicas;
    • ministrar cursos de ensino à distância;
    • divulgar a produção discente;
    • analisar princípios metodológicos da área;
    • promover intercâmbios científicos e culturais;
    • programar atividades de laboratório de língua e informática;
    • montar equipe de pesquisa;
    • organizar edições didáticas para o ensino de línguas;
    • escrever verbetes;
    • distribuir disciplinas;
    • discutir resultados da produção discente;
    • frequentar cursos de especialização, aperfeiçoamento, extensão, etc;
    • atualizar acervo bibliográfico da área na instituição;
    • programar o uso de equipamentos de apoio;
    • avaliar o desenvolvimento de alunos no curso;
    • promover o estudo de textos;
    • estimular senso crítico dos alunos;
    • relacionar conhecimentos específicos da área a questões socioculturais;
    • elaborar pareceres para editoras;
    • relacionar teoria e prática;
    • orientar trabalhos de conclusão de curso - tcc;
    • participar da organização de bancas examinadoras;
    • elaborar tese de doutorado;
    • programar atividades de pesquisa;
    • avaliar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
    • participar de reuniões de linhas e grupos de pesquisa;
    • orientar teses de doutorado;
    • elaborar livros didáticos de língua e literatura;
    • participar da elaboração de propostas curriculares;
    • elaborar pareceres para publicações científicas;
    • selecionar material didático e paradidático (livros, fitas, vídeos etc);
    • elaborar exames de proficiência em línguas;
    • discutir o uso da língua frente às demandas econômicas, sociais, políticas;
    • disponibilizar conhecimentos didático-pedagógicos, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • elaborar cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs, etc.;
    • elaborar exames para concursos (vestibular, ingresso seleção de professores, etc.);
    • participar de comissões para estabelecimento de critérios de avaliação para concursos;
    • participar de colegiados;
    • realizar atualização bibliográfica;
    • realizar discussões teórico-metodológicas com os alunos;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • dominar os fundamentos histórico-teórico-metodológicos da área;
    • discutir questões sociais e culturais, em classe;
    • promover cursos de extensão para empresas, sindicatos, ongs etc.;
    • realizar atividades de editoração;
    • sugerir traduções, publicações, etc., para editoras;
    • orientar trabalhos de iniciação científica;
    • realizar revisão de textos e traduções;
    • prestar assessoria a instituições de ensino;
    • elaborar dicionários;
    • articular conhecimento de diferentes áreas;
    • apresentar trabalhos em congressos científicos;
    • participar de intercâmbios científicos e culturais, nacionais e internacionais;
    • pesquisar o uso de novas tecnologias de apoio para a área;
    • elaborar notas e resenhas sobre livros;
    • analisar a interrelação entre formas verbais e não-verbais de linguagem;
    • orientar dissertações de mestrado;
    • elaborar dissertação de mestrado;
    • elaborar e implementar projetos de extensão;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • organizar atlas linguísticos;
    • participar de bancas examinadoras (tcc, me, do etc.);
    • participar de júri de premiação acadêmica e científica;
    • demonstrar capacidade de análise e síntese;
    • orientar trabalhos de especialização;
    • prever recursos financeiros para pesquisa;
    • disponibilizar a produção científica, via meios impressos, eletrônicos e digitais;
    • supervisionar estágios;
    • promover estudos sobre inter-relações de diferentes linguagens;
    • sugerir compra de materiais para laboratório de língua, informática, etc;
    • estudar novas tecnologias de apoio ao ensino;
    • elaborar relatórios e monografias;
    • organizar horários, cronogramas, etc;
    • realizar levantamento bibliográfico;
    • selecionar textos para estudo;
    • publicar traduções de textos;
    • promover estudos inter e transdisciplinares;
    • escrever prefácio, posfácios, introduções, orelhas e quartas capas;
    • analisar processos de comunicação em instituições;


    Setores que mais contratam Professor de filologia no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Ensino médio
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Tradutor
    Filólogos, tradutores ,intérpretes

    Tradutor