Salário para o cargo de Professor de clínica médica (ensino superior)
CBO 2344-35 > Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Professor de clínica médica (ensino superior) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ministram atividades didáticas, preparam aulas teóricas e práticas para disciplinas das ciências biológicas e da saúde, do ensino superior, planejam cursos, realizam atividades de extensão e divulgam produção acadêmica. Orientam e avaliam alunos, participam da administração universitária, avaliam disciplinas e cursos, comunicam-se oralmente e por escrito. Podem desenvolver pesquisas.

Quanto ganha um Professor de clínica médica (ensino superior)

Um Professor de clínica médica (ensino superior) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.037,97 e R$ 14.420,05, com a média salarial de R$ 6.149,62 e o salário mediana em R$ 4.853,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de clínica médica (ensino superior)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.149,62 73.795,39 1.537,40 52,40
1º Quartil 3.037,97 36.455,67 759,49 25,89
Salário Mediana 4.853,00 58.236,00 1.213,25 41,35
3º Quartil 10.997,35 131.968,15 2.749,34 93,70
Teto Salarial 14.420,05 173.040,59 3.605,01 122,87


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 1.751 - 7.004 3.435,47 1.750,57 2.952,00 5.782,35 7.003,75
Blumenau - SC 9.290 - 11.703 9.476,00 9.290,00 9.476,00 9.662,00 11.702,90
Maringá - PR 4.125 - 7.650 4.792,16 4.125,35 4.347,00 6.316,13 7.650,29
Campinas - SP 6.012 - 17.350 9.776,71 6.011,85 10.620,00 14.324,55 17.350,33
Vassouras - RJ 9.806 - 14.314 10.814,12 9.806,34 10.773,00 11.817,33 14.313,51
Campina Grande - PB 1.534 - 7.719 3.286,68 1.533,60 2.615,00 6.372,52 7.718,59
Nova Iguaçu - RJ 4.334 - 6.212 4.658,25 4.334,00 4.334,00 5.128,70 6.212,04
Lajeado - RS 3.743 - 27.545 11.477,25 3.743,49 10.606,00 22.741,00 27.544,58
Belém - PA 12.119 - 15.265 12.243,10 12.119,00 12.119,00 12.603,00 15.265,13
Recife - PE 1.732 - 3.762 2.633,73 1.731,80 2.932,00 3.105,63 3.761,63
Araras - SP 6.141 - 17.363 10.474,54 6.141,00 10.620,00 14.334,78 17.362,71
Teresópolis - RJ 1.785 - 7.305 3.376,00 1.785,00 2.911,00 6.031,00 7.304,93
Araçatuba - SP 1.640 - 2.343 1.742,20 1.639,57 1.691,00 1.934,00 2.342,52
Colatina - ES 3.994 - 5.082 4.124,37 3.994,43 4.150,00 4.195,71 5.081,98
Itaperuna - RJ 4.408 - 7.682 5.105,03 4.408,14 4.853,00 6.342,00 7.681,62
Pouso Alegre - MG 1.815 - 5.007 2.588,53 1.814,77 2.257,00 4.134,14 5.007,40
Manhuacu - MG 5.350 - 8.422 5.901,97 5.349,86 5.565,00 6.953,00 8.421,68
Santos - SP 2.361 - 12.486 5.352,51 2.361,43 4.138,00 10.308,86 12.486,40
Santa Maria - RS 2.427 - 7.696 4.247,67 2.427,00 4.084,00 6.353,83 7.695,95
Manaus - AM 2.174 - 7.979 4.147,43 2.174,20 4.030,00 6.587,80 7.979,34


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.796 - 9.269 3.915,75 1.796,13 2.917,00 7.652,83 9.269,34
São Paulo 1.930 - 16.885 7.255,78 1.929,74 6.141,00 13.940,52 16.885,18
Rio de Janeiro 2.277 - 13.909 6.421,25 2.277,44 4.941,00 11.483,41 13.909,05
Santa Catarina 8.172 - 11.703 9.132,07 8.172,41 9.290,00 9.662,00 11.702,90
Rio Grande do Sul 2.596 - 17.089 6.874,90 2.595,59 5.271,00 14.108,55 17.088,70
Paraná 2.921 - 9.121 4.807,24 2.920,80 4.347,00 7.530,49 9.121,15
Pernambuco 2.369 - 17.544 6.696,38 2.368,73 4.717,00 14.484,29 17.543,80
Paraíba 1.624 - 9.831 4.016,06 1.623,77 3.107,00 8.116,32 9.830,73
Pará 12.119 - 15.265 12.243,10 12.119,00 12.119,00 12.603,00 15.265,13
Espírito Santo 3.994 - 5.082 4.124,37 3.994,43 4.150,00 4.195,71 5.081,98
Amazonas 2.174 - 7.979 4.147,43 2.174,20 4.030,00 6.587,80 7.979,34
Ceará 3.025 - 8.030 4.125,70 3.025,25 3.360,00 6.629,49 8.029,84
Bahia 1.599 - 4.618 2.519,33 1.598,67 2.153,00 3.813,00 4.618,42
Mato Grosso do Sul 3.751 - 8.505 5.318,02 3.751,00 4.213,58 7.022,19 8.505,49
Distrito Federal 8.828 - 11.038 8.931,64 8.828,00 8.828,00 9.113,00 11.037,94
Mato Grosso 2.212 - 6.699 4.058,80 2.212,00 4.255,00 5.531,00 6.699,31


Principais locais de trabalho

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades relacionam-se ao ensino e à pesquisa e desenvolvimento. São empregados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipe de trabalho multidisciplinar, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e, geralmente, no período diurno. Em algumas ocupações os profisionais podem desenvolver suas atividades sob pressão, levando-as à situação de estresse, podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos de tempo e, ainda, podem estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação e ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação superior, em geral complementada por especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Nas universidades públicas o acesso é por concurso.


Funções e atividades do Professor de clínica médica (ensino superior)

Professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar atividades de extensão;
  • ministrar atividades didáticas;
  • participar da administração universitária;
  • desenvolver pesquisas;
  • planejar cursos;
  • comunicar-se;
  • preparar aulas teóricas e práticas;
  • orientar alunos;
  • avaliar alunos, disciplinas e cursos;
  • divulgar produção acadêmica;

  • Atividades

    • captar recursos materiais e financeiros;
    • preparar documentação científica;
    • definir bibliografia;
    • partilhar conhecimento;
    • elaborar cronograma de atividades;
    • organizar campanhas e programas de saúde e meio-ambiente;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • estabelecer número de vagas;
    • oferecer cursos;
    • ministrar aulas práticas;
    • definir perfil de profissional de conclusão;
    • implementar ações educativas e preventivas;
    • expressar-se oralmente;
    • submeter textos para publicação;
    • gerenciar recursos das pesquisas;
    • orientar percurso acadêmico do aluno;
    • elaborar pareceres diversos;
    • instruir alunos na formação de atitudes;
    • demonstrar capacidade de motivação;
    • corrigir trabalhos acadêmicos;
    • participar de bancas de concursos;
    • presidir órgãos colegiados;
    • registrar frequência de aluno;
    • ensinar métodos e técnicas de pesquisa;
    • identificar demanda de mercado;
    • orientar elaboração de projetos e textos científicos;
    • conceder entrevistas à mídia;
    • redigir textos didáticos, científicos e técnicos;
    • estimular desenvolvimento de competências e habilidades profissionais;
    • preparar material didático;
    • agir com disciplina;
    • integrar equipes multidisciplinares de intervenção ambiental e comunitárias;
    • estimular auto aprendizado;
    • participar da administração de biotérios, museus, fazendas e outros;
    • elaborar projetos;
    • agir com senso crítico;
    • preparar avaliações;
    • integrar direção de associações científicas e profissionais;
    • instruir alunos em técnicas especiais;
    • prestar assessorias e consultorias;
    • adaptar equipamentos e materiais;
    • interpretar mensagens orais (compreensão oral);
    • coordenar disciplinas;
    • constituir equipe de pesquisa;
    • demonstrar criatividade;
    • orientar execução de tarefas;
    • analisar processo de avaliação;
    • coordenar pesquisa;
    • revisar avaliações;
    • registrar resultados de avaliações;
    • interpretar mensagens escritas (compreensão escrita);
    • supervisionar estágios curriculares;
    • ministrar atividades de campo;
    • esclarecer dúvidas;
    • coordenar laboratórios de ensino e pesquisa;
    • estimular desenvolvimento de conduta ética;
    • coordenar seminários e grupos de discussão;
    • preparar apresentação de resultados;
    • obter financiamento para publicação;
    • executar consultoria ´ad hoc´;
    • definir elenco de disciplinas;
    • participar de comissões;
    • liderar pessoas;
    • expressar-se por escrito;
    • propor alterações em estrutura curricular;
    • defender aprovação de cursos em instâncias pertinentes;
    • coordenar implantação de cursos;
    • trabalhar em grupo;
    • estabelecer metodologia de pesquisa;
    • ter visão global;
    • participar de órgãos colegiados;
    • elaborar relatórios acadêmico-administrativos;
    • estimular realização de trabalhos em grupo;
    • definir carga horária;
    • estabelecer intercâmbio científico;
    • coletar dados;
    • participar de eventos científicos;
    • orientar atividades de estágios, pesquisas e monitorias;
    • participar de bancas de seleção, qualificação e titulação;
    • discutir avaliação com aluno;
    • integrar equipes de órgãos externos à instituição de ensino;
    • analisar dados;
    • orientar sobre utilização de equipamentos e materiais;
    • redigir relatórios técnicos, científicos e boletins;
    • ministrar aulas expositivas;
    • propor convênios;
    • estimular atitude crítica;
    • demonstrar capacidade de síntese;
    • redigir boletins;
    • exercer curadoria de coleções;
    • coordenar eventos científicos;
    • chefiar departamento;
    • coordenar projetos institucionais;
    • selecionar metodologia de ensino;
    • produzir materiais iconográficos e ilustrativos;
    • coordenar missões científicas;
    • identificar pré-requisitos;
    • supervisionar experimentos;
    • desenvolver equipamentos e materiais;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • difundir métodos, técnicas e produtos, junto à comunidade;
    • atualizar literatura;
    • participar da administração de hospitais universitários, ambulatórios, clínicas e outros (laboratório de análise);
    • compor apresentação final de publicações;
    • constituir corpo docente;
    • revisar literatura;
    • definir critérios e calendário de avaliação;
    • orientar sobre utilização de fontes de pesquisa;
    • elaborar ementas;
    • definir políticas acadêmicas;
    • revisar textos;
    • selecionar conteúdo;
    • elaborar proposta de criação de curso;
    • definir objetivos de cursos;
    • prestar assistência hospitalar, ambulatorial e comunitária;
    • orientar alunos em procedimentos de metodologia científica;
    • demonstrar capacidade de análise;
    • proferir palestras e conferências;
    • providenciar aprovação junto ao comitê de ética em pesquisa;
    • integrar corpo editorial de revistas;
    • treinar equipe de pesquisa;
    • argumentar com clareza e consistência;


    Setores que mais contratam Professor de clínica médica (ensino superior) no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Outras sociedades de participação, exceto holdings
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Atividades de atenção ambulatorial
    • Educação profissional de nível tecnológico




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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