Salário para o cargo de Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante
CBO 2152-10 > Oficiais de máquinas da marinha mercante

Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Coordenam e chefiam o funcionamento, a manutenção e o reparo de equipamentos e instalações mecânicas da seção de máquinas, a bordo de um navio, realizam ou dirigem, de um posto situado em terra, os trabalhos de revisão, reparo de equipamentos mecânicos do navio, na sua chegada ao porto. Acompanham e administram o desempenho de máquinas e gerenciam sistemas de manutenção, conduzem equipamentos, realizam manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio do navio, treinam e gerenciam tripulantes da seção de máquinas, coordenam fluxo de informações. Cumprem e fazem cumprir regulamentos, normas e procedimentos técnicos, de segurança, proteção e preservação do meio ambiente e saúde.

Quanto ganha um Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante

Um Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 6.291,28 e R$ 13.932,90, com a média salarial de R$ 8.056,37 e o salário mediana em R$ 7.976,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 8.056,37 96.676,38 2.014,09 37,96
1º Quartil 6.291,28 75.495,41 1.572,82 29,64
Salário Mediana 7.976,00 95.712,00 1.994,00 37,58
3º Quartil 10.625,83 127.509,92 2.656,46 50,07
Teto Salarial 13.932,90 167.194,83 3.483,23 65,65


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de máquinas da marinha mercante

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 4.537 - 13.667 7.878,05 4.536,58 7.976,00 11.283,58 13.667,01
Macaé - RJ 6.584 - 14.116 8.715,60 6.584,02 8.315,00 11.654,09 14.115,79
Niterói - RJ 5.065 - 12.753 7.837,93 5.065,00 7.976,00 10.528,86 12.752,87
São João da Barra - RJ 7.220 - 9.690 7.783,36 7.220,00 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Guapimirim - RJ 7.159 - 9.412 7.567,00 7.159,00 7.771,00 7.771,00 9.412,47
São Luís - MA 7.310 - 10.168 7.615,14 7.310,00 7.310,16 8.395,00 10.168,28
Manaus - AM 2.500 - 6.703 4.580,45 2.500,00 4.956,00 5.534,00 6.702,95


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 5.266 - 13.625 8.135,74 5.265,90 8.000,00 11.248,80 13.624,88
Maranhão 7.310 - 10.168 7.615,14 7.310,00 7.310,16 8.395,00 10.168,28
Amazonas 2.500 - 6.703 4.580,45 2.500,00 4.956,00 5.534,00 6.702,95
São Paulo 5.785 - 9.968 7.252,00 5.785,00 8.230,00 8.230,00 9.968,42


Principais locais de trabalho

Oficiais de máquinas da marinha mercante trabalham em transporte aquaviário, serviços portuários, atividades de pesca, construção naval e em organizações internacionais. São assalariados, com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão permanente, confinados em embarcações, em rodízio de turnos e horários irregulares. Em algumas atividades podem trabalhar em alturas, permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos e expostos a materiais tóxicos, radiação, altas temperaturas e ruídos. Estão sujeitos aos movimentos da embarcação. As condições de trabalho podem levar ao estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de máquinas da marinha mercante

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas normas da autoridade marítima para aquaviários, Normam-13/2000. Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas das quais o Brasil é signatário. Tratam-se das Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers-95 (STCW95), produzidas pela IMO (International Maritime Organization), organismo da ONU (Organização das Nações Unidas).


Funções e atividades do Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante

Oficiais de máquinas da marinha mercante devem:

  • treinar tripulantes;
  • coordenar fluxos de comunicação;
  • gerenciar tripulantes;
  • gerenciar sistemas de manutenção;
  • realizar manobras e procedimentos de atracação, desatracação e fundeio do navio;
  • conduzir equipamentos da seção de máquinas;
  • administrar seção de máquinas;
  • acompanhar desempenho do navio;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar serviços em terra;

  • Atividades

    • supervisionar quantidade de carga transportada;
    • garantir a utilização de epi´s;
    • preparar equipamentos auxiliares para carga e descarga;
    • identificar necessidades de capacitação de tripulantes;
    • efetuar cambação de óleo combustível do motor;
    • avaliar desempenho de tripulantes;
    • controlar aquisição de materiais e peças de reposição;
    • trabalhar em equipe;
    • exercer liderança;
    • assegurar disciplina;
    • realizar cursos de aperfeiçoamentos;
    • identificar necessidades de treinamento de tripulantes;
    • fazer cumprir disciplina;
    • reportar condições de operacionalidade dos equipamentos aos superiores;
    • suportar privação familiar e social;
    • elaborar relatórios técnicos;
    • simular exercícios de incêndio da embarcação;
    • adequar a operação e desempenho do navio para manter o cronograma;
    • administrar conflitos;
    • monitorar sistemas de drenagens de tanques e pneumáticos;
    • vistoriar quantidades de óleo combustível;
    • registrar atividades da embarcação;
    • manter tanques do navio inertizados;
    • dominar informática;
    • estabelecer rotinas de manutenção planejadas;
    • possuir equilíbrio emocional;
    • disponibilizar sistema de partida do motor;
    • comunicar aos órgãos competentes agressões ao meio ambiente;
    • ter flexibilidade profissional;
    • supervisionar distribuição e disposição da carga transportada;
    • segregar resíduos sólidos e líquidos;
    • participar das negociações de obras junto a estaleiros;
    • contatar fornecedores para compra de materiais;
    • elaborar relatórios de manutenção;
    • supervisionar tempo de bombeamento da carga;
    • tomar decisões;
    • demonstrar capacidade didática;
    • manter certificação do navio junto a órgãos competentes;
    • controlar processos de descarte e armazenamento de resíduos de embarcação;
    • supervisionar limpeza e operação de filtros e ralos de máquinas e sistemas de bordo;
    • contatar prestadores de serviços;
    • controlar sistemas hidráulicos do navio;
    • expressar-se oralmente;
    • dominar línguas estrangeiras;
    • raciocinar logicamente;
    • executar sondagens dos níveis dos tanques;
    • fiscalizar a escrituração da documentação da seção de máquinas;
    • monitorar horas de funcionamento dos equipamentos;
    • redigir adequadamente textos de forma clara e sucinta;
    • controlar utilização de gases industriais;
    • supervisionar velocidade contratual do navio;
    • verificar condições normais de temperatura e pressão dos equipamentos;
    • fornecer dados técnicos para equipamento avariado;
    • extinguir fontes poluidoras;
    • agir com dinamismo;
    • gerenciar cumprimento de cláusulas contratuais;
    • gerenciar custos de operações e pedaços;
    • testar sistema de partida principal e auxiliar;
    • operar controle de velocidade do navio;
    • controlar níveis de óleo e combustível;
    • planejar atividades de bordo;
    • controlar sistema de vapor do navio;
    • coordenar compra de combustível;
    • verificar sistema de comunicação;
    • realizar teste de pressão de carga e descarga;
    • acompanhar vistorias de navios;
    • responder pela direção técnica da embarcação;
    • tratar efluentes;
    • adaptar-se às condições e ambiente de trabalho;
    • ter ética profissional;
    • controlar pressão e temperatura dos sistemas;
    • realizar manutenção de equipamentos de combate à poluição ambiental;
    • demonstrar coragem;
    • realizar treinamento em extinção de fontes poluidoras;
    • zelar pela autoestima e bem estar dos tripulantes;
    • manter qualidade da carga transportada;
    • distribuir serviços na praça de máquinas;
    • assistir tecnicamente na manutenção de equipamentos;
    • analisar relatórios técnicos;
    • ambientar tripulantes e visitantes;
    • cumprir normas de proteção ao meio ambiente;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • realizar cursos de aperfeiçoamento;
    • testar sistema de governo do navio;
    • inspecionar navios;
    • supervisionar consumo de combustível em viagem e no porto;
    • supervisionar sistemas de controle eletroeletrônicos;
    • identificar necessidades de contratação;
    • participar da previsão orçamentária;
    • substituir superiores em suas faltas ou impedimentos;
    • simular exercícios de emergência de controle ambiental;
    • participar de decisão sobre velocidade do navio;
    • avaliar custo de reparo;
    • providenciar reparos;
    • simular exercícios de abandono de embarcação;
    • demonstrar motivação;
    • participar do planejamento da logística de transporte;
    • auditar navio;
    • prestar suporte técnico de reparo de equipamentos;
    • preencher folhas de registros de pressão e temperatura;
    • controlar sistemas de ar condicionado e frigorífico;
    • simular exercícios de colisão;
    • amenizar a poluição do meio ambiente por emissão de gases;
    • sugerir melhorias dos equipamentos junto ao fabricante e ao classificador;
    • reportar problemas emergenciais a superiores;
    • supervisionar máquinas no convés;
    • aumentar capacidade de geração de energia;
    • contratar serviços de manutenção e reparo;
    • realizar teste de pressão de redes de carga e descarga;
    • auxiliar negociações sobre contratos de fretes;
    • acompanhar docagem de navios;
    • oferecer suporte técnico de instalação de equipamentos;
    • otimizar processo de carregamento;
    • manter atualizada escrituração de diários de bordo;
    • organizar equipes de trabalho;
    • participar das decisões de equipamentos a bordo e em terra;
    • gerenciar problemas emergenciais;
    • demonstrar solidariedade;
    • controlar processos de dessalinização da água;
    • negociar condições de reparo e docagem com a empresa;
    • demonstrar iniciativa;
    • manter navio disponível para aluguel;
    • garantir através de treinamento a extinção de fontes poluidoras;
    • demonstrar criatividade;
    • coordenar atuação das agências e representantes;
    • estabelecer cronograma de trabalho;
    • controlar estoque de materiais;
    • manter hierarquia da embarcação;
    • reparar equipamentos na seção de máquinas e no convés;
    • sugerir ações de controle ambiental;
    • preparar máquinas de amarração e desamarração;
    • analisar quimicamente sistemas de água e óleos lubrificantes do navio;
    • acompanhar serviços de docagem em estaleiros;
    • supervisionar atuação da equipe técnica de suporte;
    • consultar escrituração de diário de bordo;


    Setores que mais contratam Primeiro oficial de máquinas da marinha mercante no mercado de trabalho

    • Navegação de apoio marítimo
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
    • Atividades de agenciamento marítimo
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Transporte marítimo de cabotagem - carga
    • Transporte marítimo de longo curso - carga
    • Transporte dutoviário
    • Escafandria e mergulho
    • Operador de transporte multimodal - otm
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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