Salário para o cargo de Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)
CBO 3411-10 > Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) - Descrição, atividades e funções do cargo

Operam aeronaves de pequeno porte para transporte de passageiros ou de cargas ou na realização de serviços especializados, tais como: pulverização agrícola, aerofotogrametria, propaganda aérea, lançamento de paraquedistas e outros, manejando sistemas gerais e comandos, aplicando regras de tráfego aéreo e procedimentos de segurança. Planejam as atividades de vôo, inspecionam aeronaves em terra, externa e internamente, contatam órgãos de controle e outras aeronaves, buscando informações diversas sobre meteorologia, tráfego aéreo, situações nos aeroportos, e preenchem documentação de bordo. Podem atuar em operações de combate a incêndio, salvamento, resgate e treinar alunos novos ou pilotos em aeronaves específicas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio em serviços de transportes
      • Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:

  • interpretar regras de tráfego aéreo;
  • comunicar-se;
  • realizar serviços especializados;
  • inspecionar aeronave e equipamentos;
  • agir em situações de emergência e anormalidade;
  • operar aeronaves;
  • demonstrar competências pessoais;
  • trabalhar com segurança;
  • traçar plano operacional;

Atividades

  • examinar posicionamento e distribuição das cargas;
  • seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
  • efetuar voo pairado;
  • realizar inspeção externa da aeronave;
  • efetuar procedimentos de abandono;
  • operar aproximação;
  • expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
  • ajustar potência do motor;
  • conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
  • conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
  • acionar apoios de terra;
  • acompanhar navegação e consumo de combustível;
  • ativar sistemas alternativos;
  • pousar aeronave;
  • comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
  • interpretar cartas e mapas;
  • dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
  • manejar guincho de içamento (carga externa);
  • conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
  • alijar (soltar) carga e ou combustível;
  • administrar o estresse;
  • identificar a anormalidade ou emergência;
  • consultar manuais da aeronave;
  • participar de treinamentos de segurança;
  • demonstrar liderança;
  • realizar operações resgate e salvamento;
  • demonstrar uso de equipamentos de emergência;
  • preencher comunicado de segurança;
  • trabalhar em equipe;
  • mostrar-se apto fisicamente;
  • "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
  • analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
  • obter autorização para local de pouso;
  • "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
  • planejar rota e nível de voo (altitude);
  • taxiar aeronave;
  • proceder à partida e táxi;
  • determinar velocidade e posição de;
  • preencher documentação de bordo;
  • demonstrar paciência;
  • usar equipamentos de proteção individual;
  • demonstrar autocontrole;
  • orientar-se espacialmente;
  • adaptar-se a diferentes climas e horários;
  • gerenciar procedimentos;
  • regular sistemas que compõem a aeronave;
  • submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
  • conviver com diferenças;
  • adaptar-se à diversidade de culturas;
  • conferir peso da carga;
  • efetuar voo a baixa altura;
  • monitorar sistemas que compõem a aeronave;
  • analisar dimensões do heliponto;
  • monitorar rota e altitude autorizadas;
  • manusear extintores de incêndio;
  • checar sistemas operacionais da aeronave;
  • manusear garrafas de oxigênio portáteis;
  • verificar existência e condições de local para pouso;
  • operar cruzeiro;
  • aplicar regras de voo por instrumentos;
  • verificar condições operacionais do destino e alternativas;
  • manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
  • consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
  • desligar motores;
  • comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
  • controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
  • calcular quantidade de combustível;
  • examinar amarração das cargas;
  • agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
  • aplicar regras de voo visual;
  • preparar notificação de voo;
  • conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
  • comunicar-se por sinais;
  • conferir equipamentos de emergência e segurança;
  • operar descida;
  • examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
  • reconfigurar performance da aeronave;
  • realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
  • desativar sistemas previstos;
  • providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
  • efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
  • providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
  • operar subida;
  • determinar potências do motor conforme tabelas;
  • expressar-se verbalmente;
  • treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
  • decolar aeronave;
  • obter autorização de voo;
  • combater incêndio;
  • comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
  • verificar condições meteorológicas;
  • determinar peso máximo de decolagem e pouso;
  • lançar paraquedistas;
  • tomar decisões;
  • combater causas da emergência;
  • pesquisar pontos de abastecimento de combustível;


Setores que mais contratam Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) no mercado de trabalho

  • Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
  • Holdings de instituições não-financeiras




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