Salário para o cargo de Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)
CBO 3411-10 > Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam aeronaves de pequeno porte para transporte de passageiros ou de cargas ou na realização de serviços especializados, tais como: pulverização agrícola, aerofotogrametria, propaganda aérea, lançamento de paraquedistas e outros, manejando sistemas gerais e comandos, aplicando regras de tráfego aéreo e procedimentos de segurança. Planejam as atividades de vôo, inspecionam aeronaves em terra, externa e internamente, contatam órgãos de controle e outras aeronaves, buscando informações diversas sobre meteorologia, tráfego aéreo, situações nos aeroportos, e preenchem documentação de bordo. Podem atuar em operações de combate a incêndio, salvamento, resgate e treinar alunos novos ou pilotos em aeronaves específicas.

Quanto ganha um Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)

Um Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.768,88 e R$ 17.595,64, com a média salarial de R$ 7.412,36 e o salário mediana em R$ 5.834,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.412,36 88.948,29 1.853,09 37,09
1º Quartil 3.768,88 45.226,53 942,22 18,86
Salário Mediana 5.834,00 70.008,00 1.458,50 29,19
3º Quartil 13.419,19 161.030,25 3.354,80 67,14
Teto Salarial 17.595,64 211.147,69 4.398,91 88,03


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio em serviços de transportes
      • Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.798 - 15.275 7.251,08 2.797,77 5.834,00 12.611,46 15.275,38
Curitiba - PR 3.712 - 8.065 5.425,26 3.712,33 5.580,00 6.658,30 8.064,73
Belo Horizonte - MG 2.731 - 16.690 10.009,56 2.730,50 10.055,18 13.779,50 16.690,14
Divinópolis - MG 5.774 - 9.635 7.228,00 5.774,00 7.955,00 7.955,00 9.635,33
Manaus - AM 2.974 - 8.079 4.927,40 2.974,00 5.350,00 6.670,00 8.078,90
São Paulo - SP 2.810 - 60.562 19.124,00 2.810,00 15.000,00 50.000,00 60.561,50


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 2.771 - 15.275 7.120,09 2.771,15 5.834,00 12.611,46 15.275,38
Paraná 3.487 - 13.591 6.398,57 3.486,76 5.580,00 11.221,00 13.591,21
São Paulo 2.810 - 41.562 12.360,11 2.810,00 5.760,00 34.313,50 41.561,54
Minas Gerais 4.252 - 16.312 8.970,73 4.252,25 9.000,00 13.467,50 16.312,24
Santa Catarina 4.309 - 14.924 7.425,78 4.309,31 6.259,00 12.321,00 14.923,56
Maranhão 2.810 - 3.634 2.900,67 2.810,00 2.892,00 3.000,00 3.633,69
Amazonas 2.974 - 8.079 4.927,40 2.974,00 5.350,00 6.670,00 8.078,90


Principais locais de trabalho

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:

  • operar aeronaves;
  • traçar plano operacional;
  • trabalhar com segurança;
  • demonstrar competências pessoais;
  • interpretar regras de tráfego aéreo;
  • agir em situações de emergência e anormalidade;
  • comunicar-se;
  • realizar serviços especializados;
  • inspecionar aeronave e equipamentos;

  • Atividades

    • determinar potências do motor conforme tabelas;
    • lançar paraquedistas;
    • conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
    • operar subida;
    • realizar inspeção externa da aeronave;
    • alijar (liberar) faixa de propaganda;
    • taxiar aeronave;
    • comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
    • submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
    • "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
    • determinar velocidade e posição de;
    • comunicar-se por sinais;
    • operar descida;
    • ativar sistemas alternativos;
    • checar sistemas operacionais da aeronave;
    • efetuar voo a baixa altura;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar autocontrole;
    • usar equipamentos de proteção individual;
    • expressar-se verbalmente;
    • pousar aeronave;
    • preencher documentação de bordo;
    • pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
    • "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
    • examinar amarração das cargas;
    • conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
    • acompanhar navegação e consumo de combustível;
    • regular sistemas que compõem a aeronave;
    • combater incêndio;
    • decolar aeronave;
    • identificar a anormalidade ou emergência;
    • treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
    • conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
    • efetuar acrobacias;
    • efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
    • tirar fotografias aéreas;
    • gerenciar procedimentos;
    • realizar operações resgate e salvamento;
    • verificar condições meteorológicas;
    • operar aproximação;
    • interpretar cartas e mapas;
    • dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
    • "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
    • aplicar regras de voo por instrumentos;
    • conferir equipamentos de emergência e segurança;
    • tomar decisões;
    • desligar motores;
    • obter autorização de voo;
    • consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
    • operar sistema de pulverização agrícola;
    • agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
    • administrar o estresse;
    • consultar manuais da aeronave;
    • monitorar rota e altitude autorizadas;
    • desativar sistemas previstos;
    • proceder à partida e táxi;
    • conviver com diferenças;
    • realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
    • verificar condições operacionais do destino e alternativas;
    • seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
    • alijar (soltar) carga e ou combustível;
    • providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
    • manusear extintores de incêndio;
    • comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
    • efetuar procedimentos de abandono;
    • adaptar-se à diversidade de culturas;
    • providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
    • verificar existência e condições de local para pouso;
    • operar cruzeiro;
    • supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
    • determinar peso máximo de decolagem e pouso;
    • demonstrar uso de equipamentos de emergência;
    • demonstrar paciência;
    • analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
    • analisar dimensões do heliponto;
    • manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
    • reconfigurar performance da aeronave;
    • combater causas da emergência;
    • efetuar voo pairado;
    • obter autorização para local de pouso;
    • usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés);
    • acionar apoios de terra;
    • expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
    • controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
    • comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
    • orientar-se espacialmente;
    • mostrar-se apto fisicamente;
    • demonstrar liderança;
    • calcular número de voos para pulverização;
    • aplicar regras de voo visual;
    • manusear garrafas de oxigênio portáteis;
    • monitorar sistemas que compõem a aeronave;
    • adaptar-se a diferentes climas e horários;
    • reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
    • participar de treinamentos de segurança;
    • ajustar potência do motor;
    • conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
    • examinar posicionamento e distribuição das cargas;
    • examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
    • preencher comunicado de segurança;
    • calcular quantidade de combustível;
    • planejar rota e nível de voo (altitude);
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • manejar guincho de içamento (carga externa);
    • providenciar descontaminação do sistema de pulverização;
    • pescar (enganchar) faixa de propaganda;
    • preparar notificação de voo;
    • conferir peso da carga;


    Setores que mais contratam Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) no mercado de trabalho

    • Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
    • Holdings de instituições não-financeiras
    • Atividades auxiliares dos transportes aéreos, exceto operação dos aeroportos e campos de aterrissagem
    • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
    • Aluguel de andaimes
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Fabricação de pilhas, baterias e acumuladores elétricos, exceto para veículos automotores
    • Atividades de produção de fotografias aéreas e submarinas
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Coleta de resíduos não-perigosos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Diretor de leasing
    Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

    Diretor de leasing