Quanto ganha um Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)
Um Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 3.768,88 e R$ 17.595,64, com a média salarial de R$ 7.412,36 e o salário mediana em R$ 5.834,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 7.412,36 | 88.948,29 | 1.853,09 | 37,09 |
1º Quartil | 3.768,88 | 45.226,53 | 942,22 | 18,86 |
Salário Mediana | 5.834,00 | 70.008,00 | 1.458,50 | 29,19 |
3º Quartil | 13.419,19 | 161.030,25 | 3.354,80 | 67,14 |
Teto Salarial | 17.595,64 | 211.147,69 | 4.398,91 | 88,03 |
Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes
- Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
- Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro - RJ | 2.798 - 15.275 | 7.251,08 | 2.797,77 | 5.834,00 | 12.611,46 | 15.275,38 |
Curitiba - PR | 3.712 - 8.065 | 5.425,26 | 3.712,33 | 5.580,00 | 6.658,30 | 8.064,73 |
Belo Horizonte - MG | 2.731 - 16.690 | 10.009,56 | 2.730,50 | 10.055,18 | 13.779,50 | 16.690,14 |
Divinópolis - MG | 5.774 - 9.635 | 7.228,00 | 5.774,00 | 7.955,00 | 7.955,00 | 9.635,33 |
Manaus - AM | 2.974 - 8.079 | 4.927,40 | 2.974,00 | 5.350,00 | 6.670,00 | 8.078,90 |
São Paulo - SP | 2.810 - 60.562 | 19.124,00 | 2.810,00 | 15.000,00 | 50.000,00 | 60.561,50 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro | 2.771 - 15.275 | 7.120,09 | 2.771,15 | 5.834,00 | 12.611,46 | 15.275,38 |
Paraná | 3.487 - 13.591 | 6.398,57 | 3.486,76 | 5.580,00 | 11.221,00 | 13.591,21 |
São Paulo | 2.810 - 41.562 | 12.360,11 | 2.810,00 | 5.760,00 | 34.313,50 | 41.561,54 |
Minas Gerais | 4.252 - 16.312 | 8.970,73 | 4.252,25 | 9.000,00 | 13.467,50 | 16.312,24 |
Santa Catarina | 4.309 - 14.924 | 7.425,78 | 4.309,31 | 6.259,00 | 12.321,00 | 14.923,56 |
Maranhão | 2.810 - 3.634 | 2.900,67 | 2.810,00 | 2.892,00 | 3.000,00 | 3.633,69 |
Amazonas | 2.974 - 8.079 | 4.927,40 | 2.974,00 | 5.350,00 | 6.670,00 | 8.078,90 |
Principais locais de trabalho
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:
Atividades
- determinar potências do motor conforme tabelas;
- lançar paraquedistas;
- conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
- operar subida;
- realizar inspeção externa da aeronave;
- alijar (liberar) faixa de propaganda;
- taxiar aeronave;
- comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
- submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
- "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
- determinar velocidade e posição de;
- comunicar-se por sinais;
- operar descida;
- ativar sistemas alternativos;
- checar sistemas operacionais da aeronave;
- efetuar voo a baixa altura;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar autocontrole;
- usar equipamentos de proteção individual;
- expressar-se verbalmente;
- pousar aeronave;
- preencher documentação de bordo;
- pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
- "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
- examinar amarração das cargas;
- conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
- acompanhar navegação e consumo de combustível;
- regular sistemas que compõem a aeronave;
- combater incêndio;
- decolar aeronave;
- identificar a anormalidade ou emergência;
- treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
- conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
- efetuar acrobacias;
- efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
- tirar fotografias aéreas;
- gerenciar procedimentos;
- realizar operações resgate e salvamento;
- verificar condições meteorológicas;
- operar aproximação;
- interpretar cartas e mapas;
- dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
- "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
- aplicar regras de voo por instrumentos;
- conferir equipamentos de emergência e segurança;
- tomar decisões;
- desligar motores;
- obter autorização de voo;
- consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
- operar sistema de pulverização agrícola;
- agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
- administrar o estresse;
- consultar manuais da aeronave;
- monitorar rota e altitude autorizadas;
- desativar sistemas previstos;
- proceder à partida e táxi;
- conviver com diferenças;
- realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
- verificar condições operacionais do destino e alternativas;
- seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
- alijar (soltar) carga e ou combustível;
- providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
- manusear extintores de incêndio;
- comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
- efetuar procedimentos de abandono;
- adaptar-se à diversidade de culturas;
- providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
- verificar existência e condições de local para pouso;
- operar cruzeiro;
- supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
- determinar peso máximo de decolagem e pouso;
- demonstrar uso de equipamentos de emergência;
- demonstrar paciência;
- analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
- analisar dimensões do heliponto;
- manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
- reconfigurar performance da aeronave;
- combater causas da emergência;
- efetuar voo pairado;
- obter autorização para local de pouso;
- usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés);
- acionar apoios de terra;
- expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
- controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
- comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
- orientar-se espacialmente;
- mostrar-se apto fisicamente;
- demonstrar liderança;
- calcular número de voos para pulverização;
- aplicar regras de voo visual;
- manusear garrafas de oxigênio portáteis;
- monitorar sistemas que compõem a aeronave;
- adaptar-se a diferentes climas e horários;
- reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
- participar de treinamentos de segurança;
- ajustar potência do motor;
- conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
- examinar posicionamento e distribuição das cargas;
- examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
- preencher comunicado de segurança;
- calcular quantidade de combustível;
- planejar rota e nível de voo (altitude);
- demonstrar raciocínio lógico;
- manejar guincho de içamento (carga externa);
- providenciar descontaminação do sistema de pulverização;
- pescar (enganchar) faixa de propaganda;
- preparar notificação de voo;
- conferir peso da carga;
Setores que mais contratam Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) no mercado de trabalho
- Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
- Holdings de instituições não-financeiras
- Atividades auxiliares dos transportes aéreos, exceto operação dos aeroportos e campos de aterrissagem
- Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão
- Aluguel de andaimes
- Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
- Fabricação de pilhas, baterias e acumuladores elétricos, exceto para veículos automotores
- Atividades de produção de fotografias aéreas e submarinas
- Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
- Coleta de resíduos não-perigosos
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br