Salário para o cargo de Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)
CBO 3411-10 > Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) - Descrição, atividades e funções do cargo

Operam aeronaves de pequeno porte para transporte de passageiros ou de cargas ou na realização de serviços especializados, tais como: pulverização agrícola, aerofotogrametria, propaganda aérea, lançamento de paraquedistas e outros, manejando sistemas gerais e comandos, aplicando regras de tráfego aéreo e procedimentos de segurança. Planejam as atividades de vôo, inspecionam aeronaves em terra, externa e internamente, contatam órgãos de controle e outras aeronaves, buscando informações diversas sobre meteorologia, tráfego aéreo, situações nos aeroportos, e preenchem documentação de bordo. Podem atuar em operações de combate a incêndio, salvamento, resgate e treinar alunos novos ou pilotos em aeronaves específicas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio em serviços de transportes
      • Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas)

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:

  • trabalhar com segurança;
  • realizar serviços especializados;
  • agir em situações de emergência e anormalidade;
  • comunicar-se;
  • traçar plano operacional;
  • interpretar regras de tráfego aéreo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • operar aeronaves;
  • inspecionar aeronave e equipamentos;

Atividades

  • monitorar sistemas que compõem a aeronave;
  • realizar inspeção externa da aeronave;
  • operar descida;
  • operar aproximação;
  • conferir equipamentos de emergência e segurança;
  • demonstrar liderança;
  • usar equipamentos de proteção individual;
  • demonstrar uso de equipamentos de emergência;
  • determinar potências do motor conforme tabelas;
  • providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
  • operar subida;
  • dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
  • planejar rota e nível de voo (altitude);
  • monitorar rota e altitude autorizadas;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • pousar aeronave;
  • obter autorização de voo;
  • expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
  • demonstrar autocontrole;
  • seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
  • manusear extintores de incêndio;
  • analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
  • "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
  • alijar (soltar) carga e ou combustível;
  • interpretar cartas e mapas;
  • consultar manuais da aeronave;
  • manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
  • ajustar potência do motor;
  • supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
  • acompanhar navegação e consumo de combustível;
  • comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
  • "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
  • mostrar-se apto fisicamente;
  • regular sistemas que compõem a aeronave;
  • conferir peso da carga;
  • realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
  • conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
  • acionar apoios de terra;
  • conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
  • consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
  • aplicar regras de voo visual;
  • verificar existência e condições de local para pouso;
  • manejar guincho de içamento (carga externa);
  • proceder à partida e táxi;
  • verificar condições operacionais do destino e alternativas;
  • operar cruzeiro;
  • preencher documentação de bordo;
  • examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
  • identificar a anormalidade ou emergência;
  • efetuar voo pairado;
  • realizar operações resgate e salvamento;
  • conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
  • combater incêndio;
  • comunicar-se por sinais;
  • comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
  • verificar condições meteorológicas;
  • reconfigurar performance da aeronave;
  • obter autorização para local de pouso;
  • determinar peso máximo de decolagem e pouso;
  • lançar paraquedistas;
  • taxiar aeronave;
  • efetuar procedimentos de abandono;
  • submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
  • preparar notificação de voo;
  • expressar-se verbalmente;
  • gerenciar procedimentos;
  • decolar aeronave;
  • desligar motores;
  • adaptar-se à diversidade de culturas;
  • participar de treinamentos de segurança;
  • calcular quantidade de combustível;
  • manusear garrafas de oxigênio portáteis;
  • efetuar voo a baixa altura;
  • examinar amarração das cargas;
  • determinar velocidade e posição de;
  • preencher comunicado de segurança;
  • examinar posicionamento e distribuição das cargas;
  • pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
  • agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
  • ativar sistemas alternativos;
  • controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
  • efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
  • conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
  • tomar decisões;
  • analisar dimensões do heliponto;
  • checar sistemas operacionais da aeronave;
  • conviver com diferenças;
  • demonstrar paciência;
  • providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
  • administrar o estresse;
  • comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
  • aplicar regras de voo por instrumentos;
  • orientar-se espacialmente;
  • desativar sistemas previstos;
  • treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
  • adaptar-se a diferentes climas e horários;
  • combater causas da emergência;
  • trabalhar em equipe;


Setores que mais contratam Piloto comercial de helicóptero (exceto linhas aéreas) no mercado de trabalho

  • Serviço de táxi aéreo e locação de aeronaves com tripulação
  • Holdings de instituições não-financeiras




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