Salário para o cargo de Mestre (indústria petroquímica e carboquímica)
CBO 8101-05 > Supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas

Mestre (indústria petroquímica e carboquímica) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam e gerenciam processos contínuos de produção química, petroquímica e afins, corrigindo desvios das condições normais de operação. Supervisionam a elaboração de procedimentos técnicos operacionais e tratam anomalias. Lideram, desenvolvem e avaliam equipes de trabalho e participam na elaboração de documentos normativos (instruções de serviço, manuais de operação e outros). Trabalham em conformidade a normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores em indústrias de processos contínuos e outras indústrias
      • Supervisores de produção, em indústrias químicas, petroquímicas
        • Supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas atuam na fabricação de coque, refino de petróleo e de produtos químicos e afins, como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, no sistema de revezamento contínuo e descontínuo de turnos, em ambiente fechado, a céu aberto ou em veículos. Podem permanecer expostos a materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas. Algumas atividades são realizadas em grandes alturas.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas

Para o exercício desse cargo requer-se curso técnico de nível médio na área de química, oferecido por instituições de formação profissional ou escolas técnicas. O pleno desempenho das atividades ocorre com, no mínimo, cinco anos de experiência.


Funções e atividades do Mestre (indústria petroquímica e carboquímica)

Supervisores de produção em indústrias químicas, petroquímicas devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar processos contínuos de produção;
  • tratar anomalias (desvios das condições normais de operação);
  • liderar equipe;
  • desenvolver equipe de trabalho;
  • supervisionar a elaboração de procedimentos técnicos operacionais;
  • avaliar pessoal;
  • planejar ações necessárias ao processo de produção;
  • comunicar-se;
  • zelar pela segurança, higiene e meio ambiente;

Atividades

  • adotar disposições e correções imediatas;
  • supervisionar o sistema de gerenciamento de resíduos;
  • indicar profissionais para participação dos treinamentos;
  • utilizar equipamentos de proteção individual (epi);
  • orientar sobre a utilização de epi;
  • delegar tarefas às equipes;
  • administrar conflitos;
  • promover o dialogo diário de segurança (reuniões sistemáticas sobre segurança);
  • desenvolver habilidades de negociação;
  • confirmar (checar) o entendimento da mensagem;
  • demonstrar exemplarmente a utilização dos equipamentos de segurança;
  • controlar emoções em situações de conflito;
  • motivar equipes por meio de dinâmicas, para melhoria contínua no ambiente de trabalho;
  • seguir parâmetros de avaliação;
  • desenvolver habilidades para motivar pessoas;
  • exercitar a autonomia;
  • coordenar correções operacionais;
  • providenciar encaminhamentos na ocorrência de acidentes;
  • indicar profissionais para docência de treinamentos;
  • definir equipe para elaboração de procedimentos;
  • verificar a eficácia do treinamento por meio de avaliações e testes;
  • avaliar a anomalia;
  • desenvolver visão sistêmica;
  • alocar recursos humanos e materiais;
  • registrar erros e acertos;
  • assegurar o cumprimento das instruções, pela equipe de trabalho;
  • identificar as rotinas operacionais;
  • registrar atividades de treinamentos;
  • demonstrar assertividade (declarar posição);
  • orientar equipe quanto a paradas e partidas da planta de produção;
  • cumprir os procedimentos de tratamento da anomalia;
  • garantir a confirmação da informação;
  • manter princípios éticos;
  • analisar situações de risco, em conjunto ou individualmente;
  • levantar necessidades de treinamento;
  • utilizar os recursos de comunicação disponíveis;
  • identificar as causas da anomalia;
  • trocar experiências com outros profissionais;
  • identificar normas e procedimentos de segurança;
  • aplicar a ação corretiva para a anomalia;
  • ministrar treinamentos;
  • repassar informações com clareza;
  • promover ações de preservação da saúde ocupacional;
  • "dar ""feedback"" (realimentação, retorno) de avaliações";
  • alocar recursos para o treinamento;
  • agilizar (imprimir maior rapidez, eficiência) o fluxo de informações;
  • sistematizar avaliações contínuas;
  • acompanhar auditorias fiscais, de segurança e de qualidade;
  • comunicar assuntos relativos a acidentes ambientais e ocupacionais para as comunidades pertinentes;
  • consultar dirigentes e instruções sobre atribuições das áreas da empresa;
  • respeitar os limites de segurança dos processos, em sua área de atuação;
  • avaliar o perfil dos liderados;
  • selecionar recursos humanos;
  • programar rotinas e processos de trabalho;
  • utilizar ferramentas da qualidade;
  • participar de palestras e cursos de qualificação;
  • definir prioridades de manutenção e operação;
  • promover a motivação da equipe, nas atividades;
  • processar informações de liderados e de chefias;
  • escrever instruções e relatórios, de forma clara;
  • buscar o autodesenvolvimento (profissional e pessoal);
  • zelar pela integridade do ser humano;
  • assegurar o cumprimento das normas de segurança;
  • selecionar recursos materiais;
  • analisar riscos de desvios do processo de produção;
  • cumprir o programa de produção preestabelecido;
  • acionar órgãos competentes em caso de acidentes ambientais internos;
  • estabelecer prazos e prioridades para o processo operacional;
  • manter a continuidade operacional;
  • elaborar, em conjunto com rh, os planos de treinamentos;
  • preparar manuais de instruções técnicas;
  • definir recursos para cumprimento de metas e padrões;
  • desenvolver confiabilidade mútua;
  • esclarecer critérios de avaliação;
  • elaborar cronograma de trabalho das equipes;
  • autorizar parada do processo de produção em situações de emergência;
  • negociar sobre a liberação de equipamentos para manutenção;
  • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
  • emitir relatório de tratamento da anomalia;
  • manter-se atualizado sobre recursos e equipamentos de segurança por meio de consultas a catálogos;
  • "coordenar atividades de treinamento no local de trabalho (""on the job"")";
  • fazer revisão contínua dos procedimentos;
  • revisar manuais de operação;
  • identificar o perfil individual da equipe de trabalho;
  • valorizar o desempenho dos treinados;
  • otimizar custos de produção;
  • preencher relatórios pertinentes a acidentes e incidentes, conforme normas de segurança;
  • acompanhar inspeções em equipamentos em manutenção;
  • divulgar a anomalia para as demais áreas, quando pertinente;
  • manter equilíbrio emocional em situações diversas;
  • elaborar manuais de treinamentos;
  • elaborar manuais de operação;
  • encaminhar a anomalia para análises e registros documentais e laboratoriais;
  • liberar profissionais para treinamento, de acordo com convocação;
  • fazer rodízios funcionais da equipe de trabalho;
  • aprimorar o processo, a partir do tratamento da anomalia;
  • identificar as necessidades da equipe;
  • demonstrar proatividade (tomar iniciativas);
  • acordar metas com os liderados;
  • verificar a eficácia da ação corretiva, por meio de testes e exames;
  • identificar a anomalia;
  • possibilitar ao treinando a aplicação de conhecimentos adquiridos nos treinamentos;
  • monitorar as variações no processo de produção;
  • desenvolver a criatividade;
  • aplicar instruções e procedimentos do processo produtivo;


Setores que mais contratam Mestre (indústria petroquímica e carboquímica) no mercado de trabalho

  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Serviços de engenharia
  • Fabricação de colchões
  • Fabricação de produtos do refino de petróleo
  • Extração de petróleo e gás natural
  • Fabricação de embalagens de material plástico
  • Fabricação de outros produtos químicos
  • Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para a prospecção e extração de petróleo
  • Fabricação de outras máquinas e equipamentos de uso geral, peças e acessórios
  • Administração de obras
  • Fabricação de outros produtos de minerais não-metálicos




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