Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes
- Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
- Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Mecânico de vôo
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:
- comunicar-se;
- interpretar regras de tráfego aéreo;
- traçar plano operacional;
- inspecionar aeronave e equipamentos;
- operar aeronaves;
- trabalhar com segurança;
- demonstrar competências pessoais;
- agir em situações de emergência e anormalidade;
Atividades
- ativar sistemas alternativos;
- preencher documentação de bordo;
- comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
- proceder à partida e táxi;
- examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
- conferir peso da carga;
- acompanhar navegação e consumo de combustível;
- desativar sistemas previstos;
- conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
- expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
- combater causas da emergência;
- consultar manuais da aeronave;
- preencher comunicado de segurança;
- manusear extintores de incêndio;
- consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
- interpretar cartas e mapas;
- tomar decisões;
- conviver com diferenças;
- efetuar procedimentos de abandono;
- mostrar-se apto fisicamente;
- verificar condições meteorológicas;
- "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
- determinar peso máximo de decolagem e pouso;
- demonstrar uso de equipamentos de emergência;
- providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
- usar equipamentos de proteção individual;
- conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
- submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
- verificar condições operacionais do destino e alternativas;
- analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
- gerenciar procedimentos;
- determinar velocidade e posição de;
- regular sistemas que compõem a aeronave;
- identificar a anormalidade ou emergência;
- "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
- ajustar potência do motor;
- monitorar sistemas que compõem a aeronave;
- trabalhar em equipe;
- conferir equipamentos de emergência e segurança;
- comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
- comunicar-se por sinais;
- orientar-se espacialmente;
- manusear garrafas de oxigênio portáteis;
- realizar inspeção externa da aeronave;
- checar sistemas operacionais da aeronave;
- calcular quantidade de combustível;
- verificar existência e condições de local para pouso;
- determinar potências do motor conforme tabelas;
- reconfigurar performance da aeronave;
- alijar (soltar) carga e ou combustível;
- examinar amarração das cargas;
- treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
- acionar apoios de terra;
- participar de treinamentos de segurança;
- demonstrar liderança;
- demonstrar raciocínio lógico;
- dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
- examinar posicionamento e distribuição das cargas;
- expressar-se verbalmente;
- efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
- controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
- conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
- conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
- comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
- adaptar-se a diferentes climas e horários;
- demonstrar autocontrole;
- administrar o estresse;
- desligar motores;
- demonstrar paciência;
- adaptar-se à diversidade de culturas;