Salário para o cargo de Mecânico de vôo
CBO 3411-15 > Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Mecânico de vôo - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam aeronaves de pequeno porte para transporte de passageiros ou de cargas ou na realização de serviços especializados, tais como: pulverização agrícola, aerofotogrametria, propaganda aérea, lançamento de paraquedistas e outros, manejando sistemas gerais e comandos, aplicando regras de tráfego aéreo e procedimentos de segurança. Planejam as atividades de vôo, inspecionam aeronaves em terra, externa e internamente, contatam órgãos de controle e outras aeronaves, buscando informações diversas sobre meteorologia, tráfego aéreo, situações nos aeroportos, e preenchem documentação de bordo. Podem atuar em operações de combate a incêndio, salvamento, resgate e treinar alunos novos ou pilotos em aeronaves específicas.

Quanto ganha um Mecânico de vôo

Um Mecânico de vôo trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.738,13 e R$ 7.753,52, com a média salarial de R$ 3.242,22 e o salário mediana em R$ 2.213,16 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Mecânico de vôo

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.242,22 38.906,59 810,55 15,19
1º Quartil 1.738,13 20.857,58 434,53 8,14
Salário Mediana 2.213,16 26.557,92 553,29 10,37
3º Quartil 5.913,17 70.958,00 1.478,29 27,70
Teto Salarial 7.753,52 93.042,26 1.938,38 36,32


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio em serviços de transportes
      • Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.850 - 8.099 3.546,59 1.850,00 2.632,00 6.686,50 8.098,89
Minas Gerais 1.412 - 2.422 1.608,83 1.412,00 1.480,50 2.000,00 2.422,46


Principais locais de trabalho

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Mecânico de vôo

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:

  • agir em situações de emergência e anormalidade;
  • operar aeronaves;
  • interpretar regras de tráfego aéreo;
  • comunicar-se;
  • trabalhar com segurança;
  • traçar plano operacional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • inspecionar aeronave e equipamentos;
  • realizar serviços especializados;

  • Atividades

    • consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
    • verificar condições operacionais do destino e alternativas;
    • decolar aeronave;
    • efetuar voo pairado;
    • operar descida;
    • participar de treinamentos de segurança;
    • aplicar regras de voo por instrumentos;
    • monitorar sistemas que compõem a aeronave;
    • conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
    • comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
    • expressar-se verbalmente;
    • orientar-se espacialmente;
    • interpretar cartas e mapas;
    • analisar dimensões do heliponto;
    • trabalhar em equipe;
    • verificar existência e condições de local para pouso;
    • lançar paraquedistas;
    • gerenciar procedimentos;
    • "monitorar altura e faixas de aplicação por ""gps"" (sistema global de posição) e ou bandeira";
    • comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
    • mostrar-se apto fisicamente;
    • demonstrar raciocínio lógico;
    • alijar (liberar) faixa de propaganda;
    • taxiar aeronave;
    • operar cruzeiro;
    • alijar (soltar) carga e ou combustível;
    • administrar o estresse;
    • ajustar potência do motor;
    • conferir peso da carga;
    • acompanhar navegação e consumo de combustível;
    • usar equipamentos de proteção individual;
    • examinar amarração das cargas;
    • adaptar-se à diversidade de culturas;
    • determinar potências do motor conforme tabelas;
    • reconfigurar performance da aeronave;
    • acionar apoios de terra;
    • "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
    • conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
    • operar aproximação;
    • demonstrar paciência;
    • manusear garrafas de oxigênio portáteis;
    • providenciar adequação da aeronave ao tipo de serviço;
    • agendar manutenção preventiva, periódica e corretiva;
    • combater causas da emergência;
    • manejar guincho de içamento (carga externa);
    • submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
    • comunicar-se por sinais;
    • providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
    • adaptar-se a diferentes climas e horários;
    • calcular quantidade de combustível;
    • regular sistemas que compõem a aeronave;
    • monitorar rota e altitude autorizadas;
    • combater incêndio;
    • ativar sistemas alternativos;
    • pesquisar pontos de abastecimento de combustível;
    • realizar inspeção externa da aeronave;
    • supervisionar serviços de manutenção e compra de componentes;
    • examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
    • demonstrar autocontrole;
    • dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
    • operar sistema de pulverização agrícola;
    • identificar a anormalidade ou emergência;
    • operar subida;
    • proceder à partida e táxi;
    • checar sistemas operacionais da aeronave;
    • seguir instruções dos órgãos de controle de tráfego aéreo;
    • efetuar procedimentos de abandono;
    • calcular número de voos para pulverização;
    • analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
    • determinar peso máximo de decolagem e pouso;
    • demonstrar liderança;
    • comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
    • conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
    • manter contato com órgãos de controle e outras aeronaves;
    • realizar operações resgate e salvamento;
    • verificar condições meteorológicas;
    • tomar decisões;
    • realizar voos de inspeção em linhas de alta tensão;
    • tirar fotografias aéreas;
    • consultar manuais da aeronave;
    • examinar posicionamento e distribuição das cargas;
    • planejar rota e nível de voo (altitude);
    • obter autorização de voo;
    • usar máscara de oxigênio (voo sem pressurização, acima de 10.000 pés);
    • preencher comunicado de segurança;
    • efetuar acrobacias;
    • preparar notificação de voo;
    • preencher documentação de bordo;
    • conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
    • expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
    • manusear extintores de incêndio;
    • "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
    • desligar motores;
    • conviver com diferenças;
    • obter autorização para local de pouso;
    • reconhecer área de aplicação (agrícola e aerofotogrametria);
    • demonstrar uso de equipamentos de emergência;
    • desativar sistemas previstos;
    • conferir equipamentos de emergência e segurança;
    • pescar (enganchar) faixa de propaganda;
    • aplicar regras de voo visual;
    • efetuar voo a baixa altura;
    • determinar velocidade e posição de;
    • pousar aeronave;
    • providenciar descontaminação do sistema de pulverização;
    • treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
    • controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
    • efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;


    Setores que mais contratam Mecânico de vôo no mercado de trabalho

    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Atividades de apoio à agricultura
    • Fabricação de açúcar em bruto
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal
    • Fabricação de aeronaves
    • Ensino fundamental
    • Fabricação de artigos de serralheria, exceto esquadrias
    • Outras sociedades de participação, exceto holdings
    • Comércio a varejo de pneumáticos e câmaras-de-ar
    • Locação de mão-de-obra temporária




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Caricaturista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Caricaturista