Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes
- Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
- Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Mecânico de vôo
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:
- operar aeronaves;
- traçar plano operacional;
- inspecionar aeronave e equipamentos;
- interpretar regras de tráfego aéreo;
- agir em situações de emergência e anormalidade;
- trabalhar com segurança;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
Atividades
- verificar existência e condições de local para pouso;
- efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
- desligar motores;
- trabalhar em equipe;
- expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
- analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
- manusear garrafas de oxigênio portáteis;
- manusear extintores de incêndio;
- demonstrar raciocínio lógico;
- ajustar potência do motor;
- comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
- calcular quantidade de combustível;
- demonstrar liderança;
- "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
- preencher documentação de bordo;
- acompanhar navegação e consumo de combustível;
- comunicar-se por sinais;
- combater causas da emergência;
- alijar (soltar) carga e ou combustível;
- reconfigurar performance da aeronave;
- examinar posicionamento e distribuição das cargas;
- conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
- comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
- demonstrar paciência;
- proceder à partida e táxi;
- administrar o estresse;
- consultar manuais da aeronave;
- conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
- monitorar sistemas que compõem a aeronave;
- usar equipamentos de proteção individual;
- regular sistemas que compõem a aeronave;
- demonstrar autocontrole;
- mostrar-se apto fisicamente;
- preencher comunicado de segurança;
- determinar velocidade e posição de;
- controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
- conferir peso da carga;
- determinar potências do motor conforme tabelas;
- identificar a anormalidade ou emergência;
- dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
- providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
- conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
- conferir equipamentos de emergência e segurança;
- examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
- adaptar-se à diversidade de culturas;
- ativar sistemas alternativos;
- examinar amarração das cargas;
- tomar decisões;
- desativar sistemas previstos;
- verificar condições meteorológicas;
- interpretar cartas e mapas;
- "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
- conviver com diferenças;
- expressar-se verbalmente;
- realizar inspeção externa da aeronave;
- checar sistemas operacionais da aeronave;
- demonstrar uso de equipamentos de emergência;
- comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
- submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
- conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
- acionar apoios de terra;
- efetuar procedimentos de abandono;
- gerenciar procedimentos;
- verificar condições operacionais do destino e alternativas;
- adaptar-se a diferentes climas e horários;
- participar de treinamentos de segurança;
- treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
- consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
- orientar-se espacialmente;
- determinar peso máximo de decolagem e pouso;