Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes
- Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
- Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Mecânico de vôo
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:
- demonstrar competências pessoais;
- inspecionar aeronave e equipamentos;
- traçar plano operacional;
- comunicar-se;
- agir em situações de emergência e anormalidade;
- operar aeronaves;
- interpretar regras de tráfego aéreo;
- trabalhar com segurança;
Atividades
- dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
- reconfigurar performance da aeronave;
- usar equipamentos de proteção individual;
- orientar-se espacialmente;
- combater causas da emergência;
- acompanhar navegação e consumo de combustível;
- demonstrar liderança;
- acionar apoios de terra;
- verificar condições operacionais do destino e alternativas;
- checar sistemas operacionais da aeronave;
- manusear garrafas de oxigênio portáteis;
- expressar-se verbalmente;
- demonstrar uso de equipamentos de emergência;
- verificar existência e condições de local para pouso;
- adaptar-se à diversidade de culturas;
- conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
- analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
- verificar condições meteorológicas;
- examinar posicionamento e distribuição das cargas;
- efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
- conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
- providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
- submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
- calcular quantidade de combustível;
- examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
- conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
- administrar o estresse;
- examinar amarração das cargas;
- treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
- preencher documentação de bordo;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar raciocínio lógico;
- comunicar-se por sinais;
- realizar inspeção externa da aeronave;
- efetuar procedimentos de abandono;
- consultar manuais da aeronave;
- tomar decisões;
- regular sistemas que compõem a aeronave;
- identificar a anormalidade ou emergência;
- interpretar cartas e mapas;
- gerenciar procedimentos;
- participar de treinamentos de segurança;
- ajustar potência do motor;
- preencher comunicado de segurança;
- demonstrar paciência;
- expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
- adaptar-se a diferentes climas e horários;
- determinar velocidade e posição de;
- comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
- monitorar sistemas que compõem a aeronave;
- determinar peso máximo de decolagem e pouso;
- conferir peso da carga;
- conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
- desativar sistemas previstos;
- "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
- manusear extintores de incêndio;
- controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
- proceder à partida e táxi;
- ativar sistemas alternativos;
- mostrar-se apto fisicamente;
- determinar potências do motor conforme tabelas;
- conviver com diferenças;
- conferir equipamentos de emergência e segurança;
- desligar motores;
- alijar (soltar) carga e ou combustível;
- comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
- "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
- comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
- demonstrar autocontrole;
- consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);