Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes
- Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
- Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Mecânico de vôo
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:
- comunicar-se;
- operar aeronaves;
- interpretar regras de tráfego aéreo;
- agir em situações de emergência e anormalidade;
- traçar plano operacional;
- trabalhar com segurança;
- demonstrar competências pessoais;
- inspecionar aeronave e equipamentos;
Atividades
- conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
- administrar o estresse;
- realizar inspeção externa da aeronave;
- preencher comunicado de segurança;
- treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
- comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
- demonstrar liderança;
- acompanhar navegação e consumo de combustível;
- identificar a anormalidade ou emergência;
- orientar-se espacialmente;
- combater causas da emergência;
- verificar condições meteorológicas;
- analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
- regular sistemas que compõem a aeronave;
- conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
- gerenciar procedimentos;
- dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
- verificar existência e condições de local para pouso;
- participar de treinamentos de segurança;
- interpretar cartas e mapas;
- determinar peso máximo de decolagem e pouso;
- demonstrar uso de equipamentos de emergência;
- desligar motores;
- efetuar procedimentos de abandono;
- submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
- preencher documentação de bordo;
- conferir peso da carga;
- examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
- "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
- trabalhar em equipe;
- manusear extintores de incêndio;
- manusear garrafas de oxigênio portáteis;
- ajustar potência do motor;
- controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
- expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
- reconfigurar performance da aeronave;
- conferir equipamentos de emergência e segurança;
- comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
- expressar-se verbalmente;
- determinar velocidade e posição de;
- alijar (soltar) carga e ou combustível;
- proceder à partida e táxi;
- comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
- desativar sistemas previstos;
- usar equipamentos de proteção individual;
- efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
- "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
- conviver com diferenças;
- examinar posicionamento e distribuição das cargas;
- conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
- consultar manuais da aeronave;
- demonstrar paciência;
- checar sistemas operacionais da aeronave;
- providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
- adaptar-se à diversidade de culturas;
- adaptar-se a diferentes climas e horários;
- comunicar-se por sinais;
- determinar potências do motor conforme tabelas;
- mostrar-se apto fisicamente;
- verificar condições operacionais do destino e alternativas;
- tomar decisões;
- calcular quantidade de combustível;
- acionar apoios de terra;
- demonstrar raciocínio lógico;
- monitorar sistemas que compõem a aeronave;
- demonstrar autocontrole;
- examinar amarração das cargas;
- conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
- consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
- ativar sistemas alternativos;