Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos de nível médio em serviços de transportes
- Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
- Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.
O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo
Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Mecânico de vôo
Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:
- agir em situações de emergência e anormalidade;
- operar aeronaves;
- traçar plano operacional;
- comunicar-se;
- demonstrar competências pessoais;
- trabalhar com segurança;
- interpretar regras de tráfego aéreo;
- inspecionar aeronave e equipamentos;
Atividades
- demonstrar uso de equipamentos de emergência;
- dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
- manusear garrafas de oxigênio portáteis;
- submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
- manusear extintores de incêndio;
- conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
- checar sistemas operacionais da aeronave;
- realizar inspeção externa da aeronave;
- providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
- comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
- combater causas da emergência;
- "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
- verificar condições operacionais do destino e alternativas;
- mostrar-se apto fisicamente;
- desativar sistemas previstos;
- "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
- conferir peso da carga;
- conferir equipamentos de emergência e segurança;
- identificar a anormalidade ou emergência;
- proceder à partida e táxi;
- comunicar-se por sinais;
- demonstrar paciência;
- gerenciar procedimentos;
- expressar-se verbalmente;
- calcular quantidade de combustível;
- determinar velocidade e posição de;
- desligar motores;
- participar de treinamentos de segurança;
- usar equipamentos de proteção individual;
- examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
- regular sistemas que compõem a aeronave;
- administrar o estresse;
- consultar manuais da aeronave;
- comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
- alijar (soltar) carga e ou combustível;
- trabalhar em equipe;
- examinar amarração das cargas;
- preencher comunicado de segurança;
- consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
- analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
- preencher documentação de bordo;
- demonstrar autocontrole;
- ativar sistemas alternativos;
- conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
- expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
- controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
- conviver com diferenças;
- verificar condições meteorológicas;
- efetuar procedimentos de abandono;
- conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
- reconfigurar performance da aeronave;
- demonstrar raciocínio lógico;
- conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
- orientar-se espacialmente;
- acompanhar navegação e consumo de combustível;
- verificar existência e condições de local para pouso;
- adaptar-se a diferentes climas e horários;
- examinar posicionamento e distribuição das cargas;
- tomar decisões;
- treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
- determinar peso máximo de decolagem e pouso;
- ajustar potência do motor;
- determinar potências do motor conforme tabelas;
- interpretar cartas e mapas;
- adaptar-se à diversidade de culturas;
- efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
- acionar apoios de terra;
- demonstrar liderança;
- monitorar sistemas que compõem a aeronave;
- comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;