Salário para o cargo de Mecânico de vôo
CBO 3411-15 > Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Mecânico de vôo - Descrição, atividades e funções do cargo

Operam aeronaves de pequeno porte para transporte de passageiros ou de cargas ou na realização de serviços especializados, tais como: pulverização agrícola, aerofotogrametria, propaganda aérea, lançamento de paraquedistas e outros, manejando sistemas gerais e comandos, aplicando regras de tráfego aéreo e procedimentos de segurança. Planejam as atividades de vôo, inspecionam aeronaves em terra, externa e internamente, contatam órgãos de controle e outras aeronaves, buscando informações diversas sobre meteorologia, tráfego aéreo, situações nos aeroportos, e preenchem documentação de bordo. Podem atuar em operações de combate a incêndio, salvamento, resgate e treinar alunos novos ou pilotos em aeronaves específicas.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nível médio em serviços de transportes
      • Técnicos em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo atuam nas empresas de transporte aéreo, no interior de aeronaves, em horários irregulares. Os mecânicos de vôo são assalariados, com registro em carteira, as demais ocupações são exercidas por profissionais autônomos. Trabalham sujeitos a pressões e posições desconfortáveis, durante longos períodos. Às vezes com a exposição de material tóxico, radiação, ruído intenso e, também, lesão auricular, contaminação virótica e aceleração da gravidade.


O que é preciso para trabalhar na área dos Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo

Essas ocupações são exercidas por profissionais autônomos com habilitações específicas, nas áreas em que estiverem atuando. Requer- se formação de nível médio, acrescida de cursos profissionalizantes, com duração mínima de duzentas horas-aula como pilotos privados de helicóptero. Para seguir a carreira de piloto comercial, deverão fazer outro curso superior a duzentas horas-aula, ministrados em escolas de aviação. Após a conclusão dos cursos, os profissionais são habilitados pelo Departamento de Aviação Civil (DAC), que lhes concede licenças para atuar na área. Os pilotos podem assumir funções diferentes dentro da aeronave, como comandante ou co- piloto. Já os mecânicos de vôo devem ter formação técnica em mecânica, com especialização em aeronaves. São auxiliares dos comandantes e operam sistemas internos da aeronave, sob supervisão constante. Em aviões modernos, com controles automáticos, não há necessidade desses profissionais, sendo uma ocupação em extinção. Os pilotos agrícolas, normalmente, trabalham cinco meses no ano, a pulverização é uma atividade sazonal. Todos esses profissionais estão expostos à radiação, ruído intenso, sujeitos a lesão auricular, cataratas e contaminações viróticas. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Mecânico de vôo

Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo devem:

  • inspecionar aeronave e equipamentos;
  • traçar plano operacional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • interpretar regras de tráfego aéreo;
  • trabalhar com segurança;
  • comunicar-se;
  • operar aeronaves;
  • agir em situações de emergência e anormalidade;

Atividades

  • demonstrar autocontrole;
  • demonstrar uso de equipamentos de emergência;
  • expressar-se verbalmente;
  • combater causas da emergência;
  • checar sistemas operacionais da aeronave;
  • proceder à partida e táxi;
  • consultar publicações do depv (diretoria de eletrônica e proteção ao voo);
  • examinar amarração das cargas;
  • calcular quantidade de combustível;
  • determinar peso máximo de decolagem e pouso;
  • efetuar cheque de motores, sistemas e instrumentos antes da decolagem;
  • desligar motores;
  • regular sistemas que compõem a aeronave;
  • controlar potências e velocidades de acordo com fases de voo;
  • determinar velocidade e posição de;
  • comunicar ocorrências ao comandante ou à manutenção;
  • mostrar-se apto fisicamente;
  • reconfigurar performance da aeronave;
  • "efetuar ""check list"" de cada fase da operação (conferir lista já elaborada)";
  • realizar inspeção externa da aeronave;
  • monitorar sistemas que compõem a aeronave;
  • verificar condições operacionais do destino e alternativas;
  • comunicar-se por sinais;
  • "gerenciar procedimentos de emergência e anormalidade conforme ""check list""";
  • treinar procedimentos de emergência em simulador de voo;
  • usar equipamentos de proteção individual;
  • examinar posicionamento e distribuição das cargas;
  • efetuar procedimentos de abandono;
  • manusear garrafas de oxigênio portáteis;
  • acompanhar navegação e consumo de combustível;
  • desativar sistemas previstos;
  • conferir tipos de cargas e embalagens a bordo;
  • demonstrar paciência;
  • comunicar emergência aos órgãos de controle através de fonia ou códigos;
  • demonstrar liderança;
  • consultar manuais da aeronave;
  • identificar a anormalidade ou emergência;
  • manusear extintores de incêndio;
  • alijar (soltar) carga e ou combustível;
  • conferir equipamentos de emergência e segurança;
  • acionar apoios de terra;
  • ajustar potência do motor;
  • conferir artigos de comissariaria (alimentos, bebidas, lanternas, farmácia);
  • conferir peso da carga;
  • determinar potências do motor conforme tabelas;
  • verificar condições meteorológicas;
  • preencher documentação de bordo;
  • adaptar-se à diversidade de culturas;
  • verificar existência e condições de local para pouso;
  • orientar-se espacialmente;
  • examinar combustível (quantidade, qualidade e tipo);
  • providenciar degelo na aeronave (operação inverno);
  • ativar sistemas alternativos;
  • analisar condições da pista (cumprimento, tipo de piso, altitude e temperatura);
  • interpretar cartas e mapas;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • conferir execução das ações dos demais tripulantes e auxiliares de terra;
  • administrar o estresse;
  • dar provas de coordenação motora para manuseio de painéis e outros comandos;
  • gerenciar procedimentos;
  • conviver com diferenças;
  • comunicar ao comandante as restrições operacionais da aeronave;
  • trabalhar em equipe;
  • tomar decisões;
  • submeter-se à revalidação de exames de capacidade física, habilitação técnica e vacinas;
  • expressar-se em idioma estrangeiro (inglês);
  • preencher comunicado de segurança;
  • participar de treinamentos de segurança;
  • conferir documentação da aeronave, manuais e pastas de navegação;
  • adaptar-se a diferentes climas e horários;


Setores que mais contratam Mecânico de vôo no mercado de trabalho





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